VII Semana Jurídica da FTC inicia com apoio da OAB-Itabuna

A turma de direito da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna está envolvida na realização da “VII Semana Jurídica”, cujo tema principal vai debater sobre “A Constituição Federal Brasileira 25 anos depois: Desafios na Construção da Cidadania”. O evento está sendo realizado nos dias 18 e 19 deste mês pela comissão de formatura do 7º semestre e está recebendo o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção local. Os participantes que pagaram uma taxa de inscrição de R$ 30 terão acesso a dois minicursos e várias palestras.

Na abertura do evento, o diretor geral da FTC e professor do curso de direito, Lindomar Coutinho, relembrou a trajetória dos outros seis eventos, elogiando e agradecendo o apoio da OAB-Itabuna em todos eles, “se tornando uma parceira de fundamental importância”. “Quero agradecer a presença de todos que se inscreveram e dizer que a participação da Ordem dos Advogados em nossos seminários, vem reconhecer a importância de nosso curso para a região”, disse o diretor.

O presidente da OAB-Itabuna, Dr. Andirlei Nascimento, no uso da palavra, falou sobre a importância da Constituição em vigor, destacando os avanços conquistados, a exemplo das eleições diretas em todos os níveis, a definição da função social da propriedade privada urbana, a responsabilidade fiscal, os programas sociais e a garantia dos direitos individuais e coletivos. “ A constituição de 1988 é considerada uma constituição cidadã e suas emendas só vem deixa-la atualizada, acompanhando o desenvolvimento do país e seus 25 anos é comemorado com muito entusiasmo pela OAB, por reconhecer o seu valor”, disse Andirlei.

Informatização da Justiça

A OAB-Itabuna se tornou referencia em toda Bahia no que diz respeito à capacitação digital. A subseção grapiúna vem ministrando os cursos de Processo Eletrônico – ESAJ, PJE, EDOC e EPROC, gratuitamente em todo o Estado, em parceria com a OAB-BA e a CAAB, através da COMISSÃO DE DIREITO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Na tarde deste dia 18, Dr.ª Jurema Cintra, vice-presidente da OAB-Itabuna, ministrou o curso para os futuros bacharéis de direito que se inscreveram para o seminário.

O intuito destes cursos é capacitar cada profissional que trabalha na área do Direito, para que este esteja sempre apto a exercer suas funções com eficiência, deixando cada bacharel atualizado nos avanços tecnológicos. Dr.ª Jurema ressalva “que o judiciário brasileiro vem passando por uma grande revolução silenciosa, onde os papéis dos grandes volumes de processos estão dando lugar aos processos virtuais, deixando a justiça mais rápida e isso faz com os novos advogados tenham que começar a carreira dominando essa nova plataforma e que os antigos se esforcem para aprender, ou ficam para trás”.

Os comentários estão fechados.