Vane fala em seminário sobre a importância da Região Metropolitana Sul da Bahia

Aconteceu nesta quarta-feira (13) o seminário Região Metropolitana Sul da Bahia: Uma proposta, que visou a importância de metropolizar a região sul da Bahia. O prefeito Claudevane Leite defendeu a criação da Região Metropolitana e destacou a importância de os prefeitos da região se unirem para em conjunto com a sociedade, discutir e entender melhor a região, enfrentar as dificuldades financeiras e se preparar para os investimentos que estão chegando.

Prefeito de Itabuna Claudevane Leite  participa do Seminário sobre a Região Metropolitana do Sul da Bahia (Foto: Gabriel de Oliveira)
Prefeito de Itabuna Claudevane Leite participa do Seminário sobre a Região Metropolitana do Sul da Bahia (Foto: Gabriel de Oliveira)

O seminário realizado busca envolver os municípios do Sul da Bahia, a partir do eixo Itabuna-Ilhéus e foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur) e Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) no Centro de Convenções do Hotel Praia do Sol, em Ilhéus.

Vane deseja que as reuniões aconteçam também em Itabuna. “Vamos realizar a próxima audiência em Itabuna para que a comunidade participe e possa consolidar essa discussão” pediu o prefeito. Em sua explanação Vane brincou lembrando aos presentes que a luta pela Região Metropolitana une os “papa-jaca” e os “papa-caranguejo”, fazendo alusão aos apelidos de itabunenses e ilheenses, respectivamente, no passado.

O prefeito comentou sobre a quantidade de investimentos que a região já perdeu e a necessidade de maior entendimento. Também disse que as conquistas não serão somente de Itabuna e Ilhéus, mas da região como um todo.

Já o secretário do Desenvolvimento Urbano do Estado, Cícero Monteiro, mencionou que todos estão plantando uma semente; por isso, é importante que as Câmaras de Vereadores, a sociedade civil e a iniciativa privada se manifestem e participem dos debates. “É um trabalho de muitas mãos que pede algo importante: planejamento” sentenciou.

O coordenador do seminário e presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, alertou que, além do cacau e do turismo, a região Sul da Bahia está recebendo muitos investimentos que envolvem as duas principais cidades, mas vão impactar e mudar a realidade regional. “Precisamos, inicialmente, focar no tipo de investimento que precisamos e resgatar os mecanismos de planejamento. Daqui a sete anos essa será outra região” afirmou.

Os comentários estão fechados.