Universidades estaduais paralisam atividades nesta quarta-feira (28)

Professores das universidades estaduais da Bahia vão paralisar as atividades nesta quarta-feira (28) em protesto pelo Dia Nacional de Luta em Defesa das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior. Uefs, Uneb, Uesc e Uesb suspenderão as atividades acadêmicas para denunciar a redução de quase 12 milhões das verbas para custeio e investimentos.

Durante o dia da paralisação, os professores estarão mobilizados em uma manifestação na Assembleia Legislativa, às 9h, e na Secretaria da Educação, às 14h, com a participação dos estudantes e técnico-administrativos. A categoria reivindica que sejam destinados, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos. Atualmente, este percentual não chega a 5%.

Segundo a Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (ADUFS), a falta de recursos tem causado sérios transtornos à comunidade acadêmica, comprometendo o andamento das atividades. Com a diminuição neste ano, as obras de construção e reformas podem ser suspensas, pagamentos de fornecedores, terceirizados, das contas de água, luz e telefone podem atrasar. A impossibilidade da realização de concurso público agravará a falta de técnicos e docentes. Na Uefs, o restaurante universitário poderá fechar a partir de julho.

Os comentários estão fechados.