Mais de 50% dos eleitores da Bahia são mulheres

Bahia – Assim como nas últimas eleições, as mulheres ainda representam mais da metade do total de eleitores da Bahia. Um balanço divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) aponta que, das 10.185.417 pessoas aptas ao voto no estado em 2014, 5.304.570 são do sexo feminino.

Em relação ano de 2012, quando foram eleitos prefeitos e vereadores, o percentual de mulheres votantes permanceu praticamente estável, saindo de 51% para 52%. Em termos quantitativos, o estado passou de 5.240.652 para 5.304.570 pessoas do sexo feminino aptas ao voto. Em 2012, o número total de eleitores, entre homens e mulheres, era de 10.110.100.

Apesar de representar mais da metade dos eleitores, as mulheres ainda são minoria entre os candidatos que disputam as eleições no estado. Dos 1.023 pedidos de candidatura neste ano, 703 foram de homens e 320 de mulheres.

Vereadores votam a favor do “Trem da Alegria”

Câmara de Vereadores de Itabuna (Foto: Ednaldo Pinto)
Câmara de Vereadores de Itabuna (Foto: Ednaldo Pinto)

Na tarde desta terça-feira (21) a câmara de vereadores de Itabuna aprovou o “trem da alegria” do prefeito Claudevane Leite (PRB). Foi criada a secretaria de comunicação com até oito cargos de diretoria (CC-1) com salário de R$ 4,5 mil. A sessão contou com 18 vereadores, 12 votaram a favor do projeto, já 6 votaram contra o mimo com dinheiro público.

O que chamou atenção, foi a postura do vereador Junior Brandão (PT), que se posicionou contra o projeto, mas acabou votando a favor, assim como o colega de partido, Paulinho do INSS.

Os vereadores que votaram contra foram: Chico Reis (PRP), Zé Silva (PSDB), Ailson Souza (PRTB), Joilson Rosa (PROS), Carmem (PROS) e Antonio Cavalcante (PMDB).

A secretária de Governo, Cleide Souza, participou da votação e conteve a “rebelião” dos vereadores.

Os vereadores ausentes foram Ruy Machado (PTB), Carlos Coelho (PROS), Gegeu (PMN), e Jairo Araujo (PC do B).

Informações do Políticos do Sul da Bahia

Vereadores votam por alteração na Secretaria de Comunicação Social

Câmara de Itabuna (Foto: Ednaldo Pinto)

Nesta segunda-feira (20) os vereadores da Câmara Municipal de Itabuna se reuniram para discussão e votação do anteprojeto de lei n° 068/2013, que altera a lei municipal de n° 2114, de 2009, e objetiva mudanças na estrutura administrativa do município.

De autoria do poder executivo e relatoria do vereador Nadson Monteiro (PPS), o anteprojeto que solicita a extinção da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos do Município de Itabuna (ARSEPI), e o desmembramento da secretaria de assuntos governamentais e comunicação foram amplamente discutidos na sessão de Comissão Técnica Permanente de Redação Legislativa.

Segundo o parecer apresentado por Nadson Monteiro e aprovado por unanimidade pelos edis, a ARSERPI “se faz necessária em face da necessidade de fiscalização sobre os serviços públicos e autarquias municipais”, explica o vereador. Ainda de acordo com o texto, a separação entre às Secretarias de Comunicação Social e de Governo dará uma maior autonomia aos órgãos.

O anteprojeto agora segue para a primeira votação em sessão ordinária no plenário vereador Raimundo Lima nesta terça-feira (21) às 14h.

Câmara de vereadores vota em Lei Orçamentária de 2014

Nesta quarta-feira (18) a Câmara de Vereadores de Itabuna aprovou em primeira votação a Lei Orçamentária Anual (LOA). De autoria do executivo e relatoria do vereador Aílson Souza (PRTB), a LOA é responsável por estabelecer as despesas e receitas que serão realizadas no ano subsequente à sua aprovação pelo Governo Municipal.

Câmara de vereadores de Itabuna (Foto: Ednaldo Pinto)
Câmara de vereadores de Itabuna (Foto: Ednaldo Pinto)

O orçamento previsto de R$ 467 milhões foi discutido em um ciclo de audiências das Comissões de Redação Legislativa, e de Finanças,
Orçamento e Tributos, onde passou pela supervisão dos edis no debate pela inclusão de emendas ao projeto.

Junto à Lei Orçamentária Anual, a Câmara também aprovou emenda de suplementação no orçamento, de autoria do vereador Jairo Araújo (PCdoB), que autoriza um aditivo de 40% sobre o valor previsto, caso durante o exercício financeiro haja despesas acima do limite.

De acordo com o vereador Jairo, a emenda de suplementação trás uma maior segurança ao executivo, no sentido de garantir um maior controle e transparência dos gastos públicos. “A câmara cumpriu o seu objetivo de dar ao município de Itabuna um orçamento discutido, emendado por diversos vereadores, e que desse uma folga para o executivo do ponto de vista do remanejamento do orçamento”, finaliza o vereador.

A Lei Orçamentária Anual passará por segunda votação, a ser realizada nesta quinta-feira (19) às 14h, em sessão extraordinária no plenário vereador Raimundo Lima da Câmara Municipal.

Contas de Azevedo são rejeitadas

Após muitas discussões acaloradas, ameaças de denúncias e rinchas partidárias, as contas do ex-gestor José Nilton Azevedo foram rejeitadas por 11 votos a 10 na Câmara Municipal de Itabuna nesta sexta-feira (13) .

Previsto para começar às 9 horas da manhã, as contas só foram finalmente votadas por volta das 12h30min. Durante este período, leituras dos decretos sobre as contas de 2011 do Capitão Azevedo foram feitas em voz alta e, em seguida, cada vereador teve sua oportunidade para manifestar opiniões referentes ao decreto do Supremo Tribunal de Contas que rejeitou o parecer, o que deu início a um demorado debate.

O presidente da casa, Aldenes Meira, comandou o evento e soube por ordem na câmara a cada exaltação de populares, movimentos ou vereadores.

No primeiro momento em que o parecer iria ser discutido, o vereador Ronaldão apresentou um requerimento com dez assinaturas solicitando que a votação fosse secreta. No mesmo instante o público foi à delírio e se manifestou contra a atitude do edil. Das assinaturas no requerimento, apenas quatro pessoas – Jairo, Ronaldão, Ruy e Joilson – declararam ter assinado.

Depois do tumulto intenso que se formou – e muita pressão – Ronaldão decidiu retirar o requerimento e a votação prosseguiu aberta e acirrada, resultando em 11 votos a favor do Supremo Tribunal de Contas e 10 votos contra.

ATENÇÃO

Votaram pela rejeição das contas de Azevedo os vereadores Aldenes Meira (PCdoB), César Brandão (PPS), Chico Reis (PRP), Glebão (PV), Jairo Araújo (PCdoB), Júnior Brandão (PT), Nadson Monteiro (PPS), Pastor Francisco (PRB), Paulinho do INSS (PT), Soldada Valéria (PSC) e Zé Silva (PSDB).

Votaram a favor da aprovação das contas os vereadores Ailson Sousa (PRTB), Antônio Cavalcante (PMDB), Carlito do Sarinha (PTN), Carlos Coelho (DEM), Carmem do Posto Médico (PR), Gegéu Filho (PMN), Joilson Rosa (PSDC), Ronaldão (DEM), Ruy Machado (PTB) e Valter Socorrinho (PTN).

Contas de Azevedo são votadas na próxima semana

Ex-prefeito José Nilton Azevedo (Foto: Divulgação)
Ex-prefeito José Nilton Azevedo (Foto: Divulgação)

Na próxima quarta-feira (11) o vereador José Silva (PSDB) deve entregar o relatório sobre as contas do ex-prefeito de Itabuna Capitão Azevedo, referentes à 2011. A reunião da Comissão Técnica de Finanças está marcada para as 9h na sala de comissões técnicas. A votação das contas está agendada para a Sessão Ordinária no mesmo dia às 14h, no plenário.

Em tese, a votação será aberta, mas se um vereador apresentar um requerimento de votação secreta e obtiver 11 votos a favor, a votação poderá ser secreta. Nos bastidores, o comentário é que o prefeito Claudevane Leite (PRB) e o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães (PCdoB), estão pressionando os vereadores para rejeitar as contas do ex-prefeito.

Os dois estão com receio do ex-prefeito, o primeiro com a eleição de 2016, o segundo com a eleição de 2014.

Nos meios jurídicos, o comentário é que o processo de julgamento das contas de Capitão Azevedo está todo irregular. Se for aprovada ou rejeitada, tanto Azevedo quanto o Ministério Público estará respaldado para anular a sessão.

(Informações de Davidson Samuel)

Moradores do Jardim América II elegem síndico no próximo domingo

Condomínio Jardim América I (Foto: Carol Garcia/GOVBA)
Condomínio Jardim América I (Foto: Carol Garcia/GOVBA)

No próximo domingo (17) das 8h ás 15h acontece a votação para síndico do Residencial Jardim América II no espaço de lazer do condomínio. A chapa 1 é encabeçada por Givaldo Correia Lau (Gil) e pede a todos, que já tenham se mudado ou não, que compareçam para exercer o direito democrático de eleição.

Após empossamento, o sindico poderá tomar as primeiras medidas como segurança, manutenção, conservação, lazer, etc.

Novo presidente do PT é eleito em Itabuna

Flávio Barreto foi eleito presidente do PT em votação realizada na Câmara de Vereadores de Itabuna neste domingo (10). O candidato foi lançado pelo deputado Geraldo Simões e obteve 467 votos.

Petistas escolhem novo presidente (Foto: Ednaldo Pinto)
Petistas escolhem novo presidente (Foto: Ednaldo Pinto)

Já o candidato Zaquel Lima teve 253 votos e estava confiante, pois contava com apoios de petistas contra Flávio.

Vereadores se reúnem para decisão de votação das contas de Azevedo

Está sendo apresentado entre quatro paredes pelo vereador José Silva (PSDB) o seu parecer sobre o resultado da análise das contas do ex-prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo. Segundo fontes exclusivas, a reunião está sendo feita nesta sexta-feira (1º) na Câmara de Vereadores de forma que nem a assessoria de imprensa da Câmara pôde participar.

Reunião está sendo feita "as escondidas" (Foto: Ednaldo Pinto)
Reunião está sendo feita “as escondidas” (Foto: Ednaldo Pinto)

O vereador José Silva deve recomendar a aprovação ou a rejeição do parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que reprovou a gestão do ex-prefeito nas duas contas já analisadas (2009 e 2010). A partir da divulgação deste relatório, a expectativa é de que o plenário decida a questão dentro de 30 dias.

Estão participando da reunião o Pastor Francisco, Júnior Brandão, Valter Socorrinho, Nadson, Ronaldão, José Silva, Gegéu, Carlito, Ailson, Cavalcante, C. Brandão, Chico Reis, Jairo e Joilson.

Ainda segundo fontes, Azevedo precisa de 14 votos, mas informações dão conta de que este número pode cair para 11, visto que trabalhadores da gestão dele podem votar contra.

Resta aguardar a votação das contas ao final de novembro.

Bancários chegam a acordo e podem encerrar greve

O Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) chegaram a um acordo na madrugada desta sexta-feira (11) para encerrar a greve da categoria que completou 22 dias na quinta (10), informou a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). A decisão agora terá de ser levada às assembleias locais para ser votada porá fim à paralisação se aprovada.

Greve pode acabar após votação em assembleias locais (Foto: Divulgação)
Greve pode acabar após votação em assembleias locais (Foto: Divulgação)

Segundo a Contraf-CUT, cidades de São Paulo, incluindo a capital, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Sul vão realizar assembleias na tarde desta sexta. Demais sindicatos do país vão realizar assembleias até segunda-feira (14).

Os principais pontos do acordo, segundo a Contraf-CUT, são 8% de reajuste (1,82% de aumento real); 8,5% (2,29%) de reajuste para o piso da categoria, e compensação pelos dias parados pela greve de até uma hora por dia (entre segunda e sexta-feira) até o dia 15 de dezembro.

Fonte: G1

Vane pede a vereadores rejeitarem as contas de Azevedo

Na manhã da última sexta-feira 13 o prefeito de Itabuna Claudevane Leite (PRB), recebeu em seu gabinete 14 vereadores. A pauta da reunião foi a votação das contas do ex-prefeito Capitão Azevedo (DEM).

O alcaide pediu para os vereadores votarem pela a rejeição das contas do ex-prefeito. Segundo informações, ele seguiu o conselho do vice-prefeito Wenceslau (PC do B).

Os vereadores que não participaram da reunião foram: Ronaldão (DEM), Ruy Machado (PTB), Joilson (PSDC), Carlito (PTN), Ailson (PRTB), Zé Silva (PSDB), e Cavalcante (PMDB).

Vale lembrar que Claudevane declarou no final de 2012 que não iria interferir na câmara de vereadores, já que foi eleito para ser prefeito. Mas em menos de um ano de governo mudou de postura, e vai trabalhar para deixar Capitão Azevedo inelegível.

Jornalista Matheus Feitosa

Eleição para Conselho Municipal de Saúde será no dia 20

No dia 20 de julho será realizada a eleição dos 24 Conselheiros da Saúde em Itabuna na Escola Municipal Lucia Oliveira, das 9h às 17 horas. As inscrições para ter direito a voto começaram ontem (16) e vão até as 17 horas de hoje, na sede do Conselho Municipal de Saúde, na Avenida Firmino Alves, 244.

A comissão eleitoral que coordena a eleição do Conselho foi escolhida na segunda-feira (15), em assembléia no Sest/Senat. Das 41 entidades participantes 27 votaram na Chapa I e elegeram como presidente da Comissão, o representante do Sindicato dos Comerciários, Gilson Costa. Os demais membros são: Renan Araújo, Secretaria de Saúde; Leonardo Freitas, Hospital de Base; Marcos Alves, Associação de Moradores do Parque Boa Vista; Naialêna Felisberto, Sintratec; Zilda Portela, Sindiacs; José Raimundo Santos, Sintesi e Carlos Leahy, CDL.

A Secretaria da Saúde e o presidente da Comissão convocam os representantes de entidades municipais e da sociedade civil para participarem do processo eleitoral. Todo cidadão pode comparecer e participar. “Esperamos a participação intensa de todos, será garantido o direito a voto e voz” afirmou Gilson Costa.