Ângela Souza visita secretarias de Itabuna

A deputada estadual Ângela Sousa (PSD) visitou nesta quarta-feira (06) as secretarias municipais e repartições da Prefeitura de Itabuna onde recebeu diversas manifestações de apoios por parte de secretários, diretores de divisões e servidores públicos.

Durante as visitas os servidores reconheceram o trabalho da deputada estadual em toda a região, destacaram o apoio que a parlamentar vem dando a Itabuna e reafirmaram que o mandato precisa continuar.

Logo pela manhã a deputada visitou a secretaria de Desenvolvimento Urbano de Itabuna, acompanhada do presidente do diretório municipal do PSD, Tony Coelho, e de lideranças políticas, sendo recebida por funcionários de vários setores que garantiram o apoio.

Na oportunidade, Ângela reconheceu que a equipe de servidores vem fazendo um trabalho de excelência na cidade, cuidando de Itabuna com carinho, deixando o município mais bonito e garantindo mais qualidade de vida aos moradores.

A deputada também visitou o setor de transportes, chamando a atenção para o compromisso que o prefeito Claudevane Leite tem com a cidade, adquirindo com recursos próprios uma frota mecanizada para a realização dos serviços.

Em seguida foi a vez da visita ao Hospital de Base, sendo recepcionada pelo diretor-presidente Paulo Bicalho, pelos demais diretores, médicos, enfermeiros e servidores, conhecendo cada setor da unidade e o atendimento que vem prestando aos pacientes de toda a região. A parlamentar confirmou que continuará na Assembleia Legislativa garantindo o apoio para que novos equipamentos sejam instalados no Hospital de Base.

Deputado Augusto Castro visita e Ipirá diz que o município foi esquecido

Em visita a Ipirá o deputado Augusto Castro disse que o município foi esquecido pelo governo do Estado, assim como Itabuna e outros municípios baianos. “Nenhuma das promessas foi cumprida, como a UTI e o SAC”, ressaltou o deputado, que se reuniu com lideranças da cidade e visitou fábricas de couro e o centro de abastecimento da cidade.

Augusto Castro fala com populares
Augusto Castro fala com populares

Augusto Castro estava acompanhado do deputado João Carlos Bacelar e dos líderes do município Luiz Carlos Martins, ex-prefeito, e Marcelo Brandão, ex-candidato a prefeito. Também participaram do encontro e da visita os vereadores Divanilson Almeida Mascarenhas, Heckel Gomes de Oliveira, Laelson Neves, Mundinho de Almir, Mundinho de Nova Brasília, Ney Sodré e Paula Fernandes

Deputados e vereadores em visita à Ipirá
Deputados e vereadores em visita à Ipirá

Sinho Ferrari visita alunos da Fundação Marimbeta

Alunos abraçam o cantor em sua chegada.
Alunos abraçam o cantor em sua chegada.

Os alunos do Sítio II da Fundação Marimbeta no bairro Fonseca, em Itabuna, receberam na manhã desta quarta-feira (14) o cantor de arrocha Sinho Ferrari. A visita é uma tentativa de mostrar através do exemplo de vida do cantor e músico grapiúna, que é possível vencer na vida por meio da arte e da música.

O diretor-secretário da Fundação Marimbeta, Wadson Santos, explica: “Trabalhamos com crianças em área de vulnerabilidade social. Nosso objetivo maior é mostrar que elas podem crescer na vida. Sinho Ferrari saiu de uma família humilde, de uma cidade pequena do Sul da Bahia, como Ibicaraí, e hoje leva sua música para todo o Brasil”. Para Wadson, as crianças que fazem cursos de balé, jazz, música, teatro e artesanato na Fundação precisam ver no exemplo do artista que também podem chegar lá. “Queremos que elas saiam do contexto onde estão inseridas, olhem para fora, para o futuro”.

O gestor do Sítio II, Cironilton Gonçalves, lembrou que esse é um bom estímulo para os alunos da unidade. “Quando vêem um ídolo, a gente mostra para eles valorização do que fazem nas oficinas, onde cada dia a procura tem sido maior”.

O cantor Sinho Ferrari declarou o prazer de estar com as crianças do Sítio, já que acompanha os projetos sociais da Prefeitura de Itabuna desde a época em que cantava na banda Top Love. “Visitar hoje, fazendo uma carreira solo e receber o mesmo carinho é muito bom. Sou grato pelo convite.Tudo o que eu puder fazer para ver o sorriso no rosto dessas crianças farei”. O artista disse que o sonho faz parte da vida, mas correr atrás é o segundo passo. “Sempre corri atrás das oportunidades na minha vida toda. Desde os sete anos de idade que canto. Depois de um bom tempo é que estou conseguindo realizar alguns sonhos”, afirmou.

Sinho Ferrari lembrou às crianças que o importante é seguir sempre em frente, não desistir nunca e nem passar por cima de ninguém.

Em seu primeiro dia, Plínio Adry visita unidades de saúde

Nesta quinta-feira (8) em seu primeiro dia de trabalho após assumir o cargo da Secretaria de Saúde, o Dr. Plínio Adry visitou as unidades de saúde da Família Ubaldo Dantas, em Novas Ferradas, e Jorge Amado, no bairro Maria Matos. Já na sexta-feira (9), outras unidades de saúde serão visitadas, a exemplo da Lavignia Magalhães, no bairro Conceição, que apesar de reformada ainda não entrou em atividade. O objetivo das visitas é saber o estado das unidades, verificar quais as demandas de cada uma e analisar as condições para colocar as unidades em funcionamento ou melhorar o atendimento.

O secretário Plínio Adry lembra que a atenção básica é a porta de entrada não apenas para a promoção à saúde, mas também para organizar o fluxo na rede de atenção à ela. Ele acredita que pelo menos 80% dos problemas de saúde da população sejam resolvidos se a atenção básica funcionar como deve. “Se isso acontece, vamos ter menos inchaço em outros pontos de atendimento, a exemplo dos hospitais, daí a importância de prioridades e investimentos nesse setor”, acentuou.

O clínico geral Osvaldo Pereira, que atende pacientes na Unidade de Saúde da Família Jorge Amado, no bairro Maria Matos, deu as boas vindas ao secretário e mostrou-se confiante e entusiasmado diante das perspectivas de melhoria na saúde pública em Itabuna. Ele também se colocou à disposição da Secretaria da Saúde para ajudar, nem que seja com “sugestões simples”, como qualificou, para que a saúde pública funcione plenamente e deixe a comunidade itabunense bem atendida e satisfeita.

“É desse entusiasmo e parceria de pessoas comprometidas com a causa que precisamos. Vamos buscar mais apoios para realizarmos um bom serviço em favor da saúde das pessoas”, afirma o secretário, que esteve acompanhado da diretora da Atenção Básica, Lucina Pinheiro. O secretário voltou a reafirmar que sua prioridade será a atenção básica na rede pública de saúde para que funcione plenamente e atenda as necessidades e carências imediatas da comunidade.

“Vamos usar os insumos médico-hospitalar, os profissionais existentes no momento e aproveitar os novos selecionados pela Prefeitura. Além disso, vamos executar projetos para no curto, médio e longo prazos mudar essa realidade que hoje compromete a qualidade de vida da população”, disse Plínio.

O secretário da saúde disse ainda que não existem milagres que possam resolver todos os problemas ao mesmo tempo, especialmente em um setor complexo como a saúde, mas, segundo ele, com ações prioritárias será possível mudar o quadro e dotar o município de um serviço de melhor qualidade como deseja o prefeito Claudevane Leite e a população merece. “A situação vai melhorar a partir de agora, não tenho dúvida, estou muito confiante”, afirmou.

Após protestos, Vane visita Nova Ferradas

Foto: Gabriel de Oliveira
Foto: Gabriel de Oliveira

Após os moradores do bairro Nova Ferradas interditarem a BR-415 e os Secretários prometerem melhorar a urbanização do bairro, construir uma nova unidade de saúde, contratar médicos e fornecer remédios gratuitos.

O prefeito Vane esteve na localidade na tarde desta terça-feira (22) para ouvir a bronca dos moradores e afirmou que o posto de saúde será totalmente reformado e a pavimentação das ruas do bairro será melhorada. Por enquanto o posto de saúde funcionará provisoriamente em uma casa doada por um morador do bairro, palavras do Secretário Marcos Monteiro.

Praças públicas receberão internet gratuita

Três pontos de acesso gratuito à internet serão instalados como parte da implantação da primeira etapa do projeto Cidade Digital até o segundo semestre deste ano em Itabuna. As praças escolhidas são a Rio Cachoeira, na Avenida Mário Padre; José Bastos, no centro da cidade, e terminal rodoviário, no Centro Comercial de Itabuna.

De acordo com o secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Júnior, o objetivo do projeto é a inclusão digital, assegurando a população o acesso à internet de banda larga gratuita e de qualidade. “O projeto visa proporcionar mais um atrativo para as pessoas que frequentam as praças públicas e também aos estudantes que os pais compram um notebook, mas que não têm como bancar mensalmente a assinatura do acesso à internet”, afirmou o secretário.

O município também definiu os 13 pontos de acesso do governo (PAG), que vão funcionar na Paróquia Santa Rita de Cássia, no bairro São Caetano; sede da Guarda Municipal, 15º Batalhão da Polícia Militar, secretarias de Saúde, Trânsito, Assistência Social, Hospital de Base, Policlínica 2 de Julho, prédio da prefeitura, Samu, Câmara de Vereadores, gráfica da UESC, na rua Juca Leão, e Instituto Municipal Ensino Aziz Maron (Imean), no centro da cidade.

Telecentro

Wenceslau Júnior afirma que no ponto na Paróquia Santa Rita será instalado um telecentro comunitário com 20 computadores para a comunidade, principalmente os estudantes carentes da região do bairro São Caetano. Para assegurar o acesso à internet a diferentes pontos da cidade, serão implantados 15 km de fibra ópticas.

O secretário explica que o projeto Cidade Digital, implantando em parceria como o Ministério das Comunicações, prevê ainda a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede e implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde. Os pontos terão velocidade de 100 megabytes para os PAGs e PAPs.

A meta da Prefeitura de Itabuna é levar, a médio prazo, internet banda larga para as praças públicas em toda a cidade. “Uma das preocupações do governo é oferecer a opção para crianças e jovens ficarem mais tempo nos espaços públicos”, finaliza Wenceslau.