Como de costume durante as quartas-feiras a produção da Tv Cabrália – Record Bahia, faz um convite a um profissional ou gestor para participar do quadro “Quer Saber?”. Que tem o objetivo de esclarecer a sociedade de Itabuna e região sobre determinado assunto. E a pauta da entrevista desta quarta (11), foi a atual gestão da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, sendo que o Presidente Roberto José foi o convidado. Confira as perguntas que foram feitas pelo apresentador Tom Ribeiro ao entrevistado.
Tom: O que é a FICC?
Roberto: A FICC é a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania. Trabalhamos com uma gestão de politica publica cultural, além de ser fundação ela também é Secretaria de Cultura, e busca recursos no município, no Estado e União. Hoje temos projetos ativos, cerca de 40 agentes culturais, o PAI (Programa de Arte e Cultura Itinerante), Casa das Artes onde abrimos de 6 da manha e fechamos às 10 da noite de segunda a sexta, disponibilizando vários cursos. Estaremos abrindo novos cursos de canto, manequim etc. Atuamos também com o programa permanente de ações culturais na cidade, eventos específicos, a exemplo a FELITA (Feira Literária ou Feira do Livro). Apoiamos diversos eventos juninos, distribuindo bandeirolas. Temos hoje um sistema de cultura, coisa que não tínhamos antes, montamos o sistema municipal de cultura, que já está tramitando na Câmara de Vereadores, e outros novos projetos. Acredito que a gestão não se faz de formar verticalizada e sim horizontalizada, tendo assim uma abrangência maior.
Tom: O Centro de Cultura Adonias Filho a mais de 1 ano que está tudo parado, apesar de ser responsabilidade do Estado por quê não pode ser avocado pelo município?
Roberto: Se o Governo do Estado quiser passar o espaço para nós será um enorme prazer. Hoje temos o teatro Zélia Lessa, que transformamos ele, com teclado ecológico, captação de água da chuva, etc.
Tom: Dia da cidade, alguma novidade?
Roberto: Por enquanto estamos fechando os contratos, o prefeito deu o sinal verde para trabalharmos, equipe da FICC e da Secretaria de Indústria e Comércio está trabalhando em parceria. O evento acontecerá durante quatro dias, 25,26,27 e 28 de Julho. Teremos momentos das crianças, galinha pintadinha etc, estamos trazendo algumas atrações a nível nacional, terá bandas evangélicas e católicas. Tudo isso para atender a população em geral.
Tom: Reforma na FICC, e extensão com entrega de bandeirolas, como funciona isso?
Roberto: A nossa gestão vem do prefeito Vane, é um espaço de todos, o que fazemos é isso. Reformamos a sede da FICC sim, estamos apoiando a colocação de bandeirolas na cidade, o período junino é um resgaste cultural. Esse ano temos o plano de copa, e por isso temos ajudado e colaborado em vários bairros da cidade, as pessoas se unem para comer, dançar, se entreter, e nós valorizamos isso. A festividade faz um chamamento a paz. Além disso, abrimos espaço para que os artistas de Itabuna. Só para paixão de Cristo contratamos 100 artistas. Temos contratado muito, pela primeira vez na história faremos uma seleção pública conforme reza a constituição de uma boa administração pública.
Tom: Brasil e Croácia na estréia da Copa, quem leva a melhor?
Roberto: O Brasil com certeza, dois a zero contra o adversário.
Ao término das perguntas, o jornalista parabenizou Roberto pela gestão que vem desenvolvendo ao longo de um ano. Destacando, a sua iniciativa em colocar projetos culturais em prática.