Primeira chamada de aprovados do ProUni é liberada

O Ministério da Educação divulgou na manhã desta segunda-feira (20) a primeira lista de selecionados com bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni) no primeiro semestre de 2014 (veja aqui). A documentação deverá ser apresentada pelos aprovados entre esta segunda e sexta (24), nas universidades em que conseguiram a bolsa.

O ministério fará uma segunda chamada no dia 3 de fevereiro, caso restem bolsas. Nesta edição, o Prouni recebeu 1.259.285 candidatos – número recorde – de acordo com balanço divulgado pelo MEC no último sábado (18). O número de inscrições chegou a 2.424.354. Cada candidato pode fazer até duas opções de instituição e curso.

Ministério da Educação libera inscrições para o SISU

Está aberta a partir desta segunda-feira (6) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SISU), liberadas pelo Ministério da Educação (MEC). Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2013 poderão concorrer a uma das 171.756 vagas em cursos superiores oferecidas por universidades federais, estaduais e institutos federais.

As inscrições devem ser feitas no site sisu.mec.gov.br. O prazo de inscrição termina às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (10).

Clique em Leia Mais para saber como participar do SISU. Leia mais…

UESC é avaliada como uma das melhores universidades estaduais da Bahia

Nesta quarta-feira (24) o jornal Folha de São Paulo publicou o Ranking Universitário Folha (RUF), que mede a qualidade das universidades brasileiras. De acordo com o jornal, para chegar ao ranking, foi criada uma metodologia própria (tendo como referências avaliações internacionais consolidadas), que mescla indicadores de pesquisa e de inovação e a opinião do mercado de trabalho e de pesquisadores renomados.

Para compor o ranking, foram consideradas apenas as universidades mais completas, com ensino e pesquisa em diversos campos do conhecimento. Essas instituições precisam também cumprir exigências mais rígidas que as demais formas de organização de instituições de ensino.

O ranking geral conta com 191 instituições distribuídas em 188 posições, porque houve empates. O jornal usou como critérios: qualidade da pesquisa, qualidade de ensino, avaliação do mercado e o indicador de inovação.

A lista é liderada pela Universidade de São Paulo (USP), seguida pelas federais de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. A Universidade Federal da Bahia ocupa a 12ª posição da lista, que desconsidera se a instituição é federal ou estadual.

Na Bahia, a Universidade Estadual de Santa Cruz só fica atrás da UFBA, na 55ª posição. A UESC é a melhor avaliada entre as estaduais e fica à frente também da federal do recôncavo.

Situada em Ilhéus, a universidade ficou com nota 38,81 na “qualidade da pesquisa”, quando o máximo é de 55; na “avaliação do mercado”, a nota foi de 4,85, quando poderia chegar a 20; no “indicador de inovação”, a UESC ficou com nota 1,16, o máximo seria 5. A nota final da universidade ficou em 44,82. A universidade não foi citada quanto à “qualidade de ensino”. Para chegar aos números, o jornal ouviu especialistas, pesquisadores e diretores de empresas de recursos humanos.

 Se consideradas apenas as universidades estaduais do ranking, a UESC ficaria na nona colocação.