Postos de saúde oferecem pré-natal às gestantes

Curso prepara enfermeiros e técnicos de enfermagem / Foto: Pedro Augusto
Curso prepara enfermeiros e técnicos de enfermagem / Foto: Pedro Augusto

A partir dessa semana todas as 32 unidades de saúde da Rede de Atenção Básica de Itabuna passam a oferecer exames do pré-natal para gestantes. O atendimento será mais rápido, visto que agora uma série de procedimentos será realizada na unidade do próprio bairro. Antes a cobertura atendia somente 11 postos, que realizavam todos os procedimentos, encaminhando os demais para outras unidades.

“Esse número era restrito. Agora há um fortalecimento da Atenção Básica, especialmente no acompanhamento às gestantes e detecção precoce das doenças” afirmou Luciana Pinheiro, diretora de Atenção Básica da Secretaria da Saúde. Ela explicou que os exames serão realizados pela equipe da unidade de saúde, logo após a consulta médica e conforme as necessidades identificadas no acompanhamento do pré-natal.

Mais de 60 profissionais entre enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades de saúde foram qualificados na sexta-feira (20) no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Eles participaram de treinamento teórico e prático para triagem pré-natal e exames diversos, que incluem investigação de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Ainda essa semana as unidades recebem os insumos necessários à realização dos procedimentos.

Ambulâncias para unidades

Para reforçar o atendimento da Atenção Básica a Prefeitura de Itabuna adquiriu quatro ambulâncias para unidades de saúde de bairros e distritos mais distantes do Centro da cidade. Serão contempladas as localidade de Itamaracá, Mutuns, Ferradas e Nova Ferradas que nunca tiveram traslado à disposição para hospitais e serviços de saúde.

A Secretaria da Saúde aguarda somente a chegada de equipamentos para colocá-las em funcionamento para a comunidade. A diretora de Atenção Básica, Luciana Pinheiro, explicou que a escolha dessas localidades foi primordialmente pela distância, fator que dificultava o atendimento de urgência e emergência de pacientes.

Duas unidades de saúde serão inauguradas

Em duas semanas as unidades de saúde Lavínia Magalhães, no bairro Conceição, e Amália Lessa, no Novo São Caetano, voltarão a funcionar. O secretário municipal da Saúde, Plínio Adry, assegurou nesta terça-feira (27) em entrevista ao programa Bahia Meio Dia, da TV Santa Cruz, que o compromisso da gestão é voltar o foco para as ações básicas da saúde e melhorar o funcionamento da rede de unidades de saúde nos bairros.

Plínio Adry relatou que o programa Requalifica UBS, do governo federal, já recuperou seis unidades e mais 11 serão inscritas no programa para que sejam reformadas e possam atender melhor à população. Ele disse ainda que está sendo providenciada uma empresa para fazer a manutenção dos equipamentos odontológicos. “Todos estavam em situação precária. Também conseguimos seis novos equipamentos com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab)”, informou o secretário de Saúde.

Quanto à grande demanda para exames e procedimentos, Plínio Adry explicou que Itabuna perdeu muito por ficar sem a gestão plena. O secretário teve reuniões com os prestadores de serviço da área de laboratórios e prometeu buscar na iniciativa privada as condições para que essa demanda seja atendida, pois de imediato o Município não pode atender. “Nosso desejo é que Itabuna volte a ser modelo de saúde para o Estado”, confia Plínio.

Em seu primeiro dia, Plínio Adry visita unidades de saúde

Nesta quinta-feira (8) em seu primeiro dia de trabalho após assumir o cargo da Secretaria de Saúde, o Dr. Plínio Adry visitou as unidades de saúde da Família Ubaldo Dantas, em Novas Ferradas, e Jorge Amado, no bairro Maria Matos. Já na sexta-feira (9), outras unidades de saúde serão visitadas, a exemplo da Lavignia Magalhães, no bairro Conceição, que apesar de reformada ainda não entrou em atividade. O objetivo das visitas é saber o estado das unidades, verificar quais as demandas de cada uma e analisar as condições para colocar as unidades em funcionamento ou melhorar o atendimento.

O secretário Plínio Adry lembra que a atenção básica é a porta de entrada não apenas para a promoção à saúde, mas também para organizar o fluxo na rede de atenção à ela. Ele acredita que pelo menos 80% dos problemas de saúde da população sejam resolvidos se a atenção básica funcionar como deve. “Se isso acontece, vamos ter menos inchaço em outros pontos de atendimento, a exemplo dos hospitais, daí a importância de prioridades e investimentos nesse setor”, acentuou.

O clínico geral Osvaldo Pereira, que atende pacientes na Unidade de Saúde da Família Jorge Amado, no bairro Maria Matos, deu as boas vindas ao secretário e mostrou-se confiante e entusiasmado diante das perspectivas de melhoria na saúde pública em Itabuna. Ele também se colocou à disposição da Secretaria da Saúde para ajudar, nem que seja com “sugestões simples”, como qualificou, para que a saúde pública funcione plenamente e deixe a comunidade itabunense bem atendida e satisfeita.

“É desse entusiasmo e parceria de pessoas comprometidas com a causa que precisamos. Vamos buscar mais apoios para realizarmos um bom serviço em favor da saúde das pessoas”, afirma o secretário, que esteve acompanhado da diretora da Atenção Básica, Lucina Pinheiro. O secretário voltou a reafirmar que sua prioridade será a atenção básica na rede pública de saúde para que funcione plenamente e atenda as necessidades e carências imediatas da comunidade.

“Vamos usar os insumos médico-hospitalar, os profissionais existentes no momento e aproveitar os novos selecionados pela Prefeitura. Além disso, vamos executar projetos para no curto, médio e longo prazos mudar essa realidade que hoje compromete a qualidade de vida da população”, disse Plínio.

O secretário da saúde disse ainda que não existem milagres que possam resolver todos os problemas ao mesmo tempo, especialmente em um setor complexo como a saúde, mas, segundo ele, com ações prioritárias será possível mudar o quadro e dotar o município de um serviço de melhor qualidade como deseja o prefeito Claudevane Leite e a população merece. “A situação vai melhorar a partir de agora, não tenho dúvida, estou muito confiante”, afirmou.