Grupo Brasileiro lança nova frota de ônibus para inter-municipais

Nesta quarta-feira (6) será lançada em Itabuna a nova frota de veículos do Grupo Brasileiro, que atua no serviço de transportes de passageiros e encomendas em diversas regiões do interior da Bahia. O lançamento será durante evento na sede do Sest-Senat às 19 horas. No total, o investimento é de 96 ônibus modernos e dotados de tecnologia que contribui para a redução de poluentes, sendo 33 da Rota Transportes.

Rota Transportes ganha 33 novos ônibus (Foto: Divulgação)

O lançamento contará com a presença do vice-governador e secretário de Infraestrutura da Bahia, Oto Alencar, do diretor executivo da Agerba, Eduardo Pessoa, do presidente da Abemtro, Décio Barros, prefeitos de municípios da região, parlamentares, entre outras autoridades e parceiros das empresas.

A renovação da frota vai favorecer aos usuários das empresas Rota Transportes, Expresso Brasileiro e Cidade Sol, que atendem às linhas intermunicipais em diversas regiões do Estado. A grande novidade são os seis novos ônibus modelo BRT, considerado o que há de mais moderno no transporte público de passageiros no momento.

De acordo com o diretor executivo da Rota, Paulo Carletto, mesmo com as dificuldades encontradas no mercado, a empresa é a terceira do país e a primeira em todo o Nordeste a investir nessa tecnologia, avançada, com o objetivo de proporcionar mais segurança, qualidade, acessibilidade e conforto aos usuários. Ele adiantou que os veículos BRT serão utilizados na linha Ilhéus-Itabuna.

AETU adéqua Lei do Motorista no transporte público de Itabuna

A Associação das Empresas de Transportes Urbanos (AETU) com apoio da Secretaria de Transportes de Itabuna (SETTRAN) está adequando o Sistema Municipal de Transporte Urbano e Rural de acordo com a Lei Federal nº 12.619 de 30 de abril de 2009 que dispõe sobre o exercício da profissão de motorista.

Dentre outras providências, está sendo implantado o descanso mínimo de 1 hora (e máximo de 2h), que podem ser divididos em intervalos menores, o que implicará em paradas de 10 à 20 minutos ao fim de cada viagem. A fiscalização de transporte do município está se empenhando para que a adequação ocorra sem prejuízo aos usuários, realizando testes e adaptações em todas as linhas, efetuando as paradas de descanso sempre nos pontos finais, acompanhada por fiscais e cumprindo com eficácia o horário programado de todas as linhas, firmando ainda o compromisso de disponibilizar a tabela de horários para a comunidade ao fim do processo de adaptação à Lei do Motorista.

II Plenária Popular de Itabuna nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (5) a partir das 18h acontece a II Plenária Popular de Itabuna na praça do Rio Cachoeira, na Beira Rio, promovida pelos movimentos sociais. O objetivo é avançar nas reivindicações e organizar a luta pela melhoria do transporte público na cidade. Além disso, uma nova reunião está marcada para a próxima terça-feira (9) para discussão da gratuidade da passagem e regulamentação dos mototaxistas.

As manifestações em Itabuna têm garantido alguns avanços na pauta do transporte. O prefeito Claudevane Leite voltou atrás sobre a declaração do aumento da passagem para R$ 2,40, e agora garante exigir melhoria na qualidade dos serviços prestados.