TCM rejeita contas de ex-prefeita Uruçuca

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) rejeitou as contas relativas ao exercício de 2016 de Fernanda Santos da Silva, ex-prefeita de Uruçuca. Em sessão realizada nesta terça-feira (12), o relatório apontou diversas irregularidades nas contas do município. Entre elas, o descumprimento do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, que trata da ausência de recursos em caixa para pagamento dos restos a pagar, e a abertura de créditos sem autorização legislativa ou recursos para suporte.

Foto: Reprodução / Uruçuca.

O conselheiro Raimundo Moreira, relator do parecer, determinou a formulação de representação ao Ministério Público da Bahia contra a gestora para que sejam adotadas as medidas judiciais cabíveis diante das irregularidades. Os conselheiros determinaram a aplicação à ex-prefeita de uma multa de R$ 15 mil pelas irregularidades identificadas durante a análise técnica das contas e outra (por três votos a dois dos conselheiros presentes), no valor correspondente a 12% dos seus subsídios anuais, em razão da não redução da despesa total com pessoal.

Leia mais…

Cadeirante é preso por porte ilegal de arma e tráfico de drogas

Foto: Reprodução / Radar 64

A Polícia Civil de Santa Cruz de Cabrália prendeu nesta segunda-feira (11) o cadeirante Gerfenson dos Santos Pereira suspeito de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e assassinato. No momento da prisão, o jovem estava um revólver calibre 38 na cintura R$ 370,00 e nove porções de maconha, cuja quantidade não foi divulgada segundo o Radar 64. Gerfenson ainda é suspeito de ser o mandante do assassinato de Ronielson Santos Spindola, de 21 anos, no último dia 5 de dezembro, por conta de dívidas com o tráfico. A polícia atuou o cadeirante por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas e segue investigando o seu envolvimento no homicídio.

 

Polícia apreende mais de 110 quilos de maconha em Ilhéus

Nessa segunda-feira (11), a secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou a apreensão de mais de 110 quilos de maconha em um apartamento no bairro Alto do Teresópolis, em Ilhéus.

Droga foi encontrada em apartamento vazio (Foto: Divulgação/SSP-BA).

A polícia chegou ao imóvel, na Rua Napoleão Laureano, a partir de uma denúncia de que o local seria um cativeiro de pássaros silvestres. Ninguém estava no apartamento.

A droga foi encontrada prensada e embalada em tabletes por equipes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) da Polícia Militar. A polícia investiga de quem seria a maconha apreendida

Jovem fica famoso na internet ao postar vídeo do “fim do mundo” em Salvador

Um jovem, de 19 anos, ficou famoso na internet após publicar um vídeo narrando o “fim do mundo” em Salvador. Thiago Marinho é ator e fez uma brincadeira com a mudança de tempo que ocorreu na capital baiana no último sábado (09). O vídeo foi gravado no terraço no Espaço de Cinema Glauber Rocha, em frente à Praça Castro Alves. “Tô aqui no Glauber Rocha e o vento está levando a gente. Um tsunami. Disseram que ia ser no Réveillon e chegou mais cedo”, disse o jovem.

Mulher morre eletrocutada enquanto estendia roupas

Foto: reprodução/Blog do Anderson.

Uma mulher morreu eletrocutada, na tarde deste domingo (10), no município de Belo Campo. Segundo informações do Blog do Anderson, a vítima estava estendendo roupas, no quintal de casa, quando o varal despencou sobre uma fiação de eletricidade. A mulher recebeu atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não resistiu e morreu no local. O corpo foi levado para necropsia no Departamento de Polícia Técnica de Vitória da Conquista.

Itapetinga: Filho é preso por matar pai após briga por paternidade

Um jovem foi preso acusado de matar o pai em Itapetinga, no Médio Sudoeste baiano, neste domingo (10). Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), Gabriel de Souza Lima, de 22 anos, cometeu o crime por alegar que Edetor Pires Vieira, de 74 anos, não o reconhecia como filho.

Foto: Divulgação / SSP-BA.

O crime ocorreu no dia 2 de dezembro. O jovem, que tinha mandado de prisão expedido pela Justiça, foi encontrado na rodoviária do município, na madrugada deste domingo. Durante interrogatório, o acusado disse que há três anos descobriu ser filho de Edetor, popularmente conhecido como ‘Índio’. No dia do crime, disse que foi até a residência do pai para pedir que fosse reconhecido.

Ainda segundo o acusado, os dois teriam começado uma discussão e ele, Gabriel, deu um empurrão em Índio, o derrubando no chão. Ainda segundo Gabriel, quando o idoso se levantou, o ameaçou de morte. Então, o jovem pegou uma faca na cozinha e acertou a vítima por várias vezes. Imagens de câmeras de segurança ajudaram a localizar o acusado, que será encaminhado para o sistema prisional.

Vice Prefeito internado com problemas no coração no HCMF

O ex-prefeito de Itajuípe, Jorjão (PTB) está internado no CTI (Centro de Terapia Intensiva) do hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna. Segundo informações, o político está com problema no coração e deverá ser transferido para um hospital da capital do estado.

Jorjão foi eleito vice-prefeito em 2012 na chapa encabeçada por Gilka Badaró (PSB), mas acabou assumindo o cargo em 2016 e ficando até o final do mandato. Ele é funcionário aposentado do Banco do Brasil.

Tony Salles rebate seguidora após crítica à Scheila Carvalho: ‘É cada uma viu’

Tony Salles perdeu a paciência na web após uma seguidora criticar o nariz de Scheila Carvalho, sua mulher. O cantor não gostou da mensagem deixada pela tal internauta no Instagram da ex-morena do Tchan aconselhando-a a “fazer uma plástica no nariz“. “Ela precisa ficar perfeita pra você, é isso que eu tô lendo mesmo? Porque, pra mim, ela já é perfeita. Acho que isso é o que mais importa aqui. Meu Deus, cada uma que eu vejo nessa internet, viu!“, respondeu Tony, indignado.

Se de um lado tem crítica, do outro é muito amor próprio e Scheila Carvalho está muito bem, obrigada. Bastante satisfeita com o corpo, a ex-morena do Tchan faz questão de compartilhar cliques do ‘monumento’ nas redes sociais. Em seus posts a dançarina busca incentivar seus seguidores a fazer o mesmo, se dedicar aos esportes e a amar o que tem. Nos comentários os fãs elogiam a forma física da morena que aos 44 anos ostenta um corpo de dar inveja a muita novinha.

Existe solução para gorduras localizadas? Veja Dicas Agora

Sabe aquela gordurinha localizada? Aquela, bem ali nos cantinhos e que você acha que não vai sumir nunca mais? Calma! Existe uma solução. Você pode secar a barriga em apenas dois dias, caso siga as dicas.Saiba como:

1 – Carboidratos integrais

Ao invés de comer alimentos que fazem parte da nossa base alimentar (arroz branco, farinha branca e pão), prefira alimentos na versão integral

2 – Aumente o consumo de fibras

Coma de 20g a 30g de fibras por dia. Opta por vegetais e legumes, de preferência crus. É recomendável no café da manhã aveia ou granola, além de frutas.

3 – Beba chá de cavalinha e hibisco

O efeito diurético desses chás, segundo estudos, colabora com a eliminação de líquidos do corpo. Use as ervas já secas para fazer e beba durante o dia inteiro. Se quiser, acrescente uma rodela de abacaxi.Viu como é fácil?

“Mantenha o foco durante os dois dias e compare o resultado do antes e depois”.

Prefeitura de Itacaré investe em treinamento de servidores

Representantes da Prefeitura de Itacaré participaram nesta terça-feira, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Álvaro Melo Vieira, em Ilhéus, de uma oficina promovida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) sobre Gerenciamento Costeiro na Bahia – Construindo Estratégias para o Gerenciamento Costeiro na Bahia (Gerco-BA).

O objetivo do trabalho foi propiciar um espaço de construção coletiva para as ações do Programa Gerco, em busca de sugestões e propostas necessárias para a elaboração dos Planos Municipais de Gerenciamento Costeiro (PMGC).

De Itacaré participaram da oficina os secretários municipais de Meio Ambiente, Paulo Baracho, e de Desenvolvimento Urbano, Ademar Sá, além dos técnicos das duas secretarias que estarão lidando diretamente com o gerenciamento costeiro no município.

De acordo com Paulo Baracho, o encontro foi importante não somente por aprofundar mais no projeto de gerenciamento, como também definir as diretrizes e a forma de atuação, já que a proposta do Gerco é não somente atuar nas praias, mas também envolve uma série de questões ambientais no município, além de discutir sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico, Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, dentre outras ações de gerenciamento da costeiro na Bahia

Leia mais…

Acusado de estuprar e matar adolescente é condenado a 22 anos em Teixeira de Freitas

O julgamento do acusado de estuprar e matar a adolescente de 15 anos, Cassiane Lima, na cidade de Teixeira de Freitas, terminou na madrugada desta terça-feira (5). Ismael de Jesus Moraes, de 31 anos, foi condenado a 22 anos e seis meses de prisão em regime fechado, pelo crime cometido em 2014.

Cassiane Lima.

O julgamento começou na segunda (4) e durou cerca de 16 horas. Ele matou e escondeu o corpo da vítima em uma plantação de eucalipto nas proximidades da BR-101. O corpo dela foi encontrado seis dias depois do seu desaparecimento, no Rio Itaitinga, próximo da plantação. Ismael vai responder por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver, no presídio de Teixeira de Freitas. Após o julgamento, a defesa do acusado disse que vai recorrer da decisão.

Caso

A adolescente Cassiane Lima desapareceu no dia 27 de novembro de 2014. A polícia informou, na época, que ela foi atacada dentro de casa por Ismael, que era vizinho da família. No dia do crime, a mãe da vítima e os dois irmãos mais novos saíram da residência pela manhã, e deixaram a adolescente sozinha porque ela estudava no turno da tarde.

Ismael de Jesus Moraes, de 31 anos, foi condenado a 22 anos e seis meses de prisão em regime fechado.

A Polícia Civil informou que depois de cometer o crime, o suspeito colocou o corpo de Cassiane no porta-malas do carro e o conduziu até o local onde foi deixado. Ná época, o pai da vítima, Renevaldo dos Santos, havia pedido ajuda a Ismael para procurar a garota, na tentativa de descobrir onde poderia estar a adolescente que estava sumida de casa.

O acusado chegou a sofrer tentativa de linchamento pela população, quando confessou à polícia ter cometido o crime. A casa dele foi incendiada. O corpo de Cassiane foi sepultado no dia 2 de dezembro de 2014.

Durante audiência de pensão alimentícia casal reata relacionamento

Na última quinta-feira (30) na cidade de Careiro a 88 quilômetros de Manaus, um casal que estava realizando uma audiência de conciliação para discutir pensão alimentícia para o filho acabou deixando as emoções aflorarem. A dona de casa e o vigilante reataram o relacionamento durante a reunião, anteriormente casados durante seis anos se separaram quando a mulher se mudou aos seis meses de gravidez para a cidade onde aconteceu o reencontro. A juíza Sabrina Cunha que presidia a audiência comentou: “É uma situação rara, eles pareciam felizes ao final da audiência.

Empresário é assassinado em Una

Foto: Blog Agravo.

Crispim Gomes de Brito, conhecido como Noka, foi encontrado morto na manhã dessa segunda-feira (04), em uma localidade no distrito de Comandatuba, Una. Noka, que é proprietário da Pousada Real, estava desaparecido desde sábado (02). Indícios apontam como suspeito do homicídio um ex-funcionário com quem o empresário se desentendeu. O Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus realizou o procedimento cadavérico. O crime será investigado pela polícia.

Índice de lepra é alto em Itabuna

A Prefeitura Municipal de Itabuna iniciou nesta segunda-feira (04) a Campanha Municipal de Conscientização Sobre Hanseníase, que seguirá até a próxima sexta-feira (08). O objetivo é prevenir, diagnosticar, rastrear e tratar casos de hanseníase, popularmente conhecida como lepra. A campanha acontece através da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa Municipal de Prevenção e Tratamento da Hanseníase.

Manchas esbranquiçadas e caroços pelo corpo podem ser indícios da doença.

A secretária municipal de Saúde, Lísias Miranda São Mateus, explica que a incidência de casos de hanseníase em Itabuna é relativamente alto, comparado com os índices de controle e rastreio determinados pelo Ministério da Saúde. “O ideal é que haja um caso de hanseníase para cada grupo de 10 mil habitantes. Itabuna está com um índice de 2,8 casos em 2017”, disse ela.

Para efetivar a campanha, a coordenadora do programa, Moema Farias de Oliveira, organizou uma força-tarefa cujos trabalhos estarão concentrados na Unidade Básica de Saúde Dr. José Maria de Magalhães (antigo SESP), localizado na avenida Inácio Tosta Filho, Centro (atrás do Shopping do Camelô, ao lado da FTC e Receita Federal).

Leia mais…