Enfermeiro nega negligência em caso de atendimento de idosa

Filmado no computador enquanto uma idosa, de 78 anos, passava mal, um enfermeiro do Hospital de Base de Itabuna, negou negligência no caso. Segundo Dino Cézar Rodrigues, o enfermeiro, as imagens foram feitas após ele ter feito os primeiros atendimentos à idosa. Em entrevista, o enfermeiro conta que a idosa aguardava uma maca, pedida por ele. Por conta da suposta falta de ação, o homem foi afastado do cargo e responde a um processo administrativo. Colegas de trabalho de Dino Cézar também foram a uma praça da cidade e fizeram uma manifestação e apoio ao enfermeiro. Cézar atua há cerca de dez anos na unidade de saúde.

Enfermeiro filmado ao recusar atendimento a senhora com princípio de infarto é afastado

m vídeo que começou a circular nas redes sociais esta semana mostra a indignação do autor com um funcionário do Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães (HBLEM), em Itabuna, que teria se recusado a atender uma paciente. De acordo com a narração, a senhora retratada nas imagens passava por um princípio de infarto.

A gravação mostra a mulher passando mal e deitada sobre o banco de uma sala de recepção com o filho, enquanto o profissional de saúde permanece sentado diante do computador em uma pequena sala logo em frente, de portas abertas, a poucos passos de onde ela está.

Uma mulher com princípio de infarto, precisando de atendimento, e a passividade da pessoa que precisa fazer o trabalho dela. (….) Eu quero só entender até quando esse tipo vergonha vai ficar num lugar de trabalho“, diz o autor das imagens, enquanto o funcionário afirma ter direitos e pede que ele se afaste.

O narrador afirma ainda que o “médico” estava no celular e que teria dito que é concursado e que, por isso, as acusações não dariam em nada para ele.

Por meio da Secretaria de Saúde do município de Itabuna, o Hospital de Base enviou uma nota de esclarecimento sobre o ocorrido, afirmando que o funcionário denunciado, um enfermeiro, foi afastado das funções.

Casal é morto a tiros enquanto dormia em fazenda

Um casal foi morto a tiros enquanto dormia em uma fazenda de Itabela. O fato ocorreu na madrugada desta quinta-feira (19), na propriedade que fica às margens da BA-283, na localidade de Escadinha.

Foto: Reprodução / Facebook

Segundo a Polícia Civil, cinco suspeitos são investigados. As vítimas, Fabrício Trevizani e Marycélia Bobbio, foram atingidos pelos criminosos pela janela do quarto onde o casal estava. Segundo informações, um filho da mulher de quatro anos de idade também estava dentro de casa, dormindo na sala, mas não se feriu. O grupo ainda fez um caseiro como refém na ação.

Ainda conforme a Polícia, enquanto três suspeitos mantinham o caseiro rendido, os outros se dirigiram até o local onde atiraram contra as vítimas. O caseiro foi liberado depois pelos criminosos e não se feriu. Até o momento, a Polícia trabalha com a suspeita de execução. Nenhum pertence foi levado das vítimas. O corpo do casal foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Eunápolis. Ainda segundo a Polícia, o filho da mulher está com os avós maternos.

Radialista tem carro furtado

Um veículo Uno 2007, cor verde claro, placa policial JQY-1006 foi furtado na madrugada desta quinta-feira (19) no bairro Zildolândia, próximo a Defensoria Pública, em Itabuna. Segundo informações, o furto pode ter ocorrido por volta das 5:00, já que, segundo relatos, o carro foi visto às 4:30 na porta do proprietário, o radialista Viny Santiago, da Rádio Morena FM. Quem tiver informações que ajudem a localizar o veículo, entrar em contato com a polícia através do 190.

Tenente suspeito de filmar mulher é liberado e não será afastado

O tenente da Polícia Militar Robson Santiago dos Santos, que foi encaminhado para 12ª Delegacia Territorial (DT/Itapuã) após denúncia de que estaria filmando uma mulher dentro do banheiro feminino de um shopping, foi liberado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e irá responder ao processo de investigação em liberdade.

O tenente deixou a unidade policial na noite de terça-feira (17), por volta das 21h30. Ele e outras 10 pessoas foram ouvidas e novos depoimentos de testemunhas devem ser colhidos ainda nesta quarta-feira (18). O teor das declarações prestadas à polícia não foi divulgado.
Funcionários da 12ª DT informaram que não foram encontradas no celular do suspeito imagens que comprovem a filmagem. Entretanto, uma perícia no equipamento foi solicitada para esclarecer a situação que ocorreu no início da tarde de terça-feira, no bairro de Stella Maris.

A PM informou que o tenente não será afastado até que as investigações atestem indícios do crime. Robson atua no 12º Batalhão da PM (BPM/Camaçari).

Caso

Leia mais…

OAB-BA não vai ‘babar ovo’, diz Viana sobre desembargador que exigiu gravata em reunião

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), Luiz Viana, garantiu nesta segunda-feira (16) que seus membros não vão “babar ovo” de figuras poderosas do Judiciário baiano e que farão críticas quando for necessário. A declaração foi dada durante a abertura da 6ª Conferência Estadual da Advocacia, que ocorreu no Hotel Sheraton da Bahia, em Salvador.

Não espere da OAB-BA que a gente vá ‘babar ovo’ de poderoso. Nós vamos fazer a crítica“, defendeu. Para exemplificar seu posicionamento, Viana citou o caso do desembargador Esequias Pereira de Oliveira, corregedor regional do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), que impediu que advogados da OAB Subseção de Guanambi participassem de uma reunião por causa do vestuário: ao chegarem na Vara do Trabalho, eles foram informados que só poderiam participar do encontro, marcado informalmente pelo desembargador, aqueles que vestiam paletó e gravata (veja aqui).

Sexta-feira retrasada chego eu em Guanambi, porque o Corregedor do Tribunal de Trabalho vai pela primeira vez a Guanambi, depois de dois anos de mandato – acaba agora [o mandato], no começo de novembro – pede uma reunião com a OAB, marca-se a reunião na sala da OAB, no Fórum trabalhista, e o assessor do desembargador, a pedido do desembargador, diz que advogados que estão sem gravata não entram na reunião. Ein?“, ironizou.

Desculpe, na nossa casa quem diz como se veste somos nós“, bradou, sendo aplaudido pelos presentes. Viana disse que a Ordem passou dois anos discutindo sobre os critérios de vestimenta, principalmente nas cidades do semiárido, em que o calor é mais intenso. Para a OAB-BA, só é necessário paletó e gravata para sustentação oral ou para audiência (relembre aqui). “Na nossa sala? Desculpe. É uma coisa inacreditável. Não esperem que a gente vá ‘babar o ovo’ do senhor corregedor, a gente vai dizer que ele estava errado. E dos nossos colegas, dos dez, dois estavam sem gravata. E, por recomendação, todos tiraram as gravatas e não teve reunião“, concluiu.

MPT e Polícia Federal interditam a empresa Tel Telemática

A empresa Tel Telemática localizada na Avenida J.S Pinheiro em Itabuna foi interditada na manhã desta segunda-feira (16) pelo Ministério Público do Trabalho – MPT e agentes da Policia Federal.

De acordo com informações, a Polícia juntamente com o Ministério Público interditou todos os serviços realizados pela empresa e os colaboradores aguardam do lado de fora.

Segundo informações, a Tel Telemática está sendo investigada por irregularidades no modo de trabalho, danos a saúde e suposta suspeita de fraude. A empresa é acusada de não oferecer condições dignas de trabalho para os funcionários e de controlar até os minutos que os servidores demoram no banheiro.

Ainda de acordo com informações, a denúncia foi realizada por funcionários da empresa. A diretoria da Tel terá uma reunião hoje a tarde com o Ministério Público do Trabalho para saber quais serão as medidas tomadas.

A empresa de Call Center atua em Itabuna desde 2015 e emprega mais de 500 pessoas.

PRF prende mulher com 2,2 mil papelotes de cocaína

Uma mulher foi presa com uma sacola com 2,2 mil papelotes de cocaína em Vitória da Conquista, sudoeste baiano. A prisão ocorreu na tarde deste sábado (14) na altura do km 839 da BR-116, em um ônibus que tinha saído de São Paulo com destino a Paulo Afonso, no norte do estado.

Foto: Divulgação / PRF-BA

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), durante a abordagem ao veículo, os agentes encontraram a sacola com a droga, pesando aproximadamente 2,2 Kg. Ainda segundo a PRF, diante do nervosismo da passageira sentada próximo onde a droga foi localizada, os policiais a conduziram a um posto da PRF.

No local, ao ser questionada pelos agentes, a mulher informou que levava o entorpecente para a cidade de Monte Santo, na região sisaleira baiana. A mulher, de 27 anos, foi presa e levada para uma delegacia de polícia de Vitória da Conquista. Ela vai responder por tráfico de entorpecentes.

Em nona atualização do ano, ‘Baralho do Crime’ da SSP ganha novos três criminosos

Em sua nona atualização neste ano, o Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública (SSP) ganhou três novos criminosos. Matheus Roberto Costa Souza, mais conhecido como “Boca Preta“, se tornou o “Oito de Copas”.

Foto: Divulgação / SSP-BA

Com atuação no bairro da Federação, ele é procurado por homicídio qualificado e substitui Adelson dos Santos Moreira Ramo. Como Adriel Montenegro dos Santos foi preso por assassinar a namorada, Adriano Luiz Rocha Dantas, o “Pé de Ferro” agora é o novo “Cinco de Paus”.

Ele conta com mandado de prisão por homicídio e atua no bairro da Liberdade. A terceira substituição é no naipe de Ouros. O traficante Antônio Moreira da Costa Júnior, o “Tentem” ou “Júnior do Gás” assume o lugar de Venício Bacellar Costa, o “Fofão” ou “Doido“, que foi preso em São Paulo.

“Tentem” é acusado de atuar em todas as regiões do Estado, principalmente em municípios do Recôncavo Baiano, como Sapeaçu, Castro Alves, Conceição do Almeida e Feira de Santana.

Com a ferramenta criada de forma lúdica para estimular a participação popular na captura dos criminosos, caso um cidadão identifique qualquer um dos criminosos citados, ele pode entrar em contato, de forma anônima, com o Disque Denúncia. Os telefones disponíveis são 3235-0000 para Salvador e 181 para o interior do Estado.

Criança relata estupro por ex-namorado da mãe; suspeito é agredido por populares

Uma menina de sete anos relatou ter sido estuprada pelo ex-namorado de sua mãe, no município de Prado. De acordo com a Polícia Militar (PM), o homem foi localizado nesta sexta-feira (13), no bairro São Braz, logo após o crime. Antes da prisão, o suspeito foi agredido por populares.

Foto: Reprodução / LiberdadeNews.

A PM informou que a criança foi até a casa do homem para pegar um material a pedido da mãe. Ao chegar ao local, o suspeito teria cometido o abuso. Após o ocorrido, a menina retornou à própria casa e contou à mãe. Ela apresentava marcas no pescoço que teriam sido feitas pelo homem.

A mãe da criança prestou queixa na delegacia da cidade e contou que os dois já tiveram um relacionamento amoroso. A vítima foi encaminhada para exame de corpo de delito.

Após ser agredida, mulher mata esposo e manda chamar a PM

Um homem identificado como João Matos dos Santos, de 42 anos, foi morto a golpes de faca por volta das 14h:20 deste domingo (15), na Rua C, próximo ao antigo ‘Sítio Show’, em Ubatã. O crime foi cometido pela companheira da vítima, identificada como Luciene Bispo Santos, de 42 anos, com quem João Matos mantinha uma relação amorosa há 1 ano e 9 meses.

Segundo o site Ubatã Notícias, a Mulher foi presa em flagrante por uma guarnição do 4º Pelotão da Polícia Militar de Ubatã. Segundo informações da suspeita Luciene Bispo, ela era agredida constantemente pelo companheiro, que neste domingo voltou a agredi-la com socos e pontapés.

A suspeita então teria se apoderado de uma faca de serra e teria desferido golpes contra a vítima, que morreu ainda no local. Luciene teria ido à casa da irmã, informado o ocorrido e pedido para que acionasse a PM, que a conduziu à Delegacia Territorial de Ubatã, onde permanece à disposição das autoridades. O corpo da vítima ainda permanece no local e deve passar por levantamento cadavérico realizado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jequié. Em tempo, este é o terceiro homicídio ocorrido em 2017 no município.

Religiosos fazem caminhada pela paz e pelo fim da intolerância em Ilhéus

Diversas religiões e instituições. Índios, negros, mulatos, pardos e brancos. E um só pedido: paz! A caminhada promovida pelos Povos de Terreiros de Ilhéus reuniu centenas de pessoas pelas ruas do bairro do Malhado, em Ilhéus, neste domingo (15).

No discurso de Mãe Carmosina, maior liderança local do candomblé, o mesmo sentimento do discurso do bispo diocesano de Ilhéus, dom Mauro Montagnolli, também presente ao encontro. O combate à intolerância religiosa deve ser a luta de todos, todos os dias, para a construção de uma sociedade que saiba aceitar as diferenças.

“Nós não devemos apenas ser tolerantes. O que precisamos é de respeito, de entender a opção do outro”, disse Carmosina.

Índios Tupinambá se misturaram aos adeptos da umbanda. Lideranças do candomblé, abraçaram padres e freis franciscanos. Integrantes da Defensoria Pública defenderam a causa, alegando que todos os dias chegam à instituição casos de intolerância religiosa e de desrespeito ao outro.

Vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal, esteve presente à caminhada. “A construção de uma Ilhéus mais cidadã passa por encontros como este, onde o respeito às diferenças pode ser visto como maior símbolo da paz”, disse.

Na Bahia, diversas pessoas são agredidas, excluídas ou desrespeitadas por conta da religião, credo, culto ou práticas litúrgicas que escolheram seguir. São ocorrências cujo crime é previsto no artigo 208 no Código Penal Brasileiro.

Adesão – Em setembro, Ilhéus aderiu ao Fórum Estadual Permanente de Combate a Intolerância Racial. Para as autoridades baianas, a cidade tem um papel estratégico de integrar as ações de infraestrutura com direitos humanos para os segmentos tradicionais. Isso permite priorizar recursos assegurados pelo Estatuto de Promoção da igualdade Racial, lei estadual que faz a previsão dos direitos e das áreas prioritárias para atuação.

A intenção deste movimento é de fortalecer a luta, promovendo a unicidade, podendo discutir junto o racismo institucional, as cotas. Trata-se da construção dos alicerces de um debate amplo, senão cria exclusão e divisões dentro de um setor que precisa unir forças para o enfrentamento de sobrevivência, garantias de direito e de espaço na sociedade.

Com a adesão Ilhéus passou a ter duas representações com direito a voz e voto no Fórum Estadual Permanente de Combate a Intolerância Racial. Por decisão do prefeito Mário Alexandre, uma das representações será da Prefeitura. A outra deverá ser democraticamente escolhida pelo setor e por suas lideranças.

Horário de verão já está valendo; Bahia está fora

Começou a vigorar a partir das 0h deste domingo (15) o horário de verão brasileiro. Os Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país ganharam uma hora a mais em relação aos demais Estados da federação. E assim será até a meia-noite do dia 17 de fevereiro de 2018, quando novamente, os relógios deverão ser atrasados uma hora.

O horário de verão só vigora no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país porque essas regiões estão mais afastadas da linha do Equador e, quando mais longe dela, mais longos são os dias e mais se aproveita a luz solar. A lógica é que com mais luz por um maior período de tempo, se economiza energia.

Irmãos são presos acusados de abusos sexuais contra garoto de 12 anos

Na tarde de quarta-feira (11), três irmãos foram presos na zona rural de Itagibá, acusados de abusar sexualmente de um garoto de 12 anos. A Polícia Civil cumpriu os mandados de prisão preventiva expedidos pela justiça local.

De acordo com as denúncias, os irmãos são acusados de praticar atos libidinosos contra o menor em uma fazenda onde residem os envolvidos. Os três estão custodiados temporariamente no Complexo Policial de Itagibá.

Em delação, executivo diz que Maduro recebeu US$ 35 milhões da Odebrecht

A construtora brasileira Odebrecht teria financiado a campanha eleitoral do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. A denúncia aparece em um vídeo em que o presidente da Odebrecht/Venezuela, Euzenando Azevedo, admite ter recebido um pedido de US$ 50 milhões por parte de Maduro, mas acabou fechando a contribuição em US$ 35 milhões.

Nicolás Maduro (Foto: Divulgação)

O vídeo faz parte da delação do executivo e foi colocado no Twitter pela procuradora-geral afastada da Venezuela, Luisa Ortega Díaz, nesta quinta-feira, 12. O trecho se refere às declarações que o executivo brasileiro prestou na sede do Ministério Público Federal, no Estado de Sergipe, no dia 15 de dezembro de 2016.

O brasileiro conta que Hugo Chávez, sabendo que iria morrer, indicou o então vice-presidente, Nicolás Maduro, como seu substituto. Azevedo lembra que Chávez morreu em Cuba. “Ele faleceu no dia 5 de março de 2013 e eleições foram convocadas”, disse.

“Eu fui procurado por um dos representantes do sr. Nicolás Maduro, um sr. chamado Américo Mata”, disse Azevedo. Segundo o executivo, Mata havia sido o presidente do Instituto do Desenvolvimento Rural Venezuelano. “Eu já o conhecia porque circulava no governo e quando o presidente Chávez estava doente, o vice-presidente (Maduro) ia visitar nossas obras e sempre ia acompanhado do sr. Mata”, disse o brasileiro.

Então esse sr. Américo Mata me procurou e fechou um encontro comigo”, explicou. Segundo ele, foram várias as reuniões. “Ele me pediu uma contribuição. Ele sabia de nosso negócio e do tamanho de nossas operações”, disse. “Ele me pediu a contribuição para ajudar a campanha do presidente Maduro”, insistiu.

Ele pediu um valor grande para a época”, admitiu. “Tínhamos uma operação muito grande na Venezuela”, disse. O brasileiro indica que Mata chegou a pedir US$ 50 milhões. “Eu aceitei dar US$ 35 milhões”, afirmou.

Azevedo também explicou o que pediu em troca do financiamento. “Pedi a ele que o candidato, se ganhasse, mantivesse nossas obras como prioritárias do governo dele, já que as obras eram do governo Chávez”, disse. “Ele (Maduro) era a continuidade. Mas poderia ter outro tipo de interesse”, explicou.

Américo me garantiu que, se o presidente Maduro ganhasse, continuaria colocando as obras da Odebrecht como prioritárias, até para dar imagem de continuidade de Chávez”, disse. “Nós negociamos e eu aceitei pagar. Foram liberados esses recursos para ele, durante a campanha”, completou.

O vídeo foi publicado por Ortega minutos depois de o atual procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, emitir um comunicado no qual informa que difundiu um alerta vermelho na Interpol contra Azevedo.

Saab também ativou outro alerta na Interpol contra Ortega. A procuradora destituída, porém, está em Genebra e amanhã terá encontros na ONU.

Ônibus tomba na região da Chapada Diamantina e deixa ao menos 4 mortos na BA-421

Um ônibus tombou na BA-421, em trecho que fica na cidade de Piritiba, região da Chapada Diamantina, por volta das 9h desta quinta-feira (12). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), ao menos quatro pessoas morreram no acidente, que ocorreu na altura do Km-17, próximo à fazenda Santa Luzia.

O número de feridos ainda não foi contabilizado, entretanto a PRE disse que 20 feridos foram levados para hospitais de Feira de Santana e Salvador, e que outras vítimas foram levadas para o hospital de Piritiba

O ônibus partiu da cidade de Itaberaba e tinha como destino Jacobina, em uma viagem de cerca de 207 km. O veículo era de transporte particular e estava fretado. A polícia vai investigar as circunstâncias do acidente.