Campus da UFSB é instalada em Porto Seguro com Jaques Wagner

Governador Jaques Wagner participa de solenidade (Foto: Divulgação)
Governador Jaques Wagner participa de solenidade (Foto: Divulgação)

O governador Jaques Wagner estará em Porto Seguro nesta sexta-feira (29) na solenidade da instalação do Campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) no município.

A reunião do Conselho Universitário Matriz, que será realizada às 16 horas no Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento – localizado no Km 10 da BR-367 – promete ser bastante prestigiada, contando ainda com a presença do vice-governador, da prefeita de Porto Seguro, do reitor da UFSB, Naomar Almeida Filho, além de senadores, deputados, vereadores, secretários municipais e autoridades civis e militares de Porto Seguro e região.

Todo o processo de implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia em Porto Seguro tem contado com o apoio decisivo da prefeitura. A administração não tem medido esforços no sentido de contribuir para atender a um antigo anseio da população, que considera a UFSB como um marco na educação do município.

A Universidade Federal do Sul da Bahia começará a funcionar no município em setembro de 2014, provisoriamente no Centro de Convenções, até que seja construída a sede oficial, em parceria com o Governo da Bahia e a Prefeitura de Porto Seguro.

O campus de Porto Seguro disponibilizará formação superior nas áreas de Ciências Humanas, Sociais e Ciências Ambientais, além de uma rede de colégios universitários, que abrirá 300 vagas nos seis municípios da sua área de abrangência – Porto Seguro, Eunápolis, Cabrália, Belmonte, Itabela e Guaratinga. Com uma proposta pedagógica e um modelo de ensino semelhante aos mais modernos do Brasil e do mundo, o sistema de ingresso à UFSB será através do Enem.

Dr. Plínio Adry assume cargo na Secretaria de Saúde

Na tarde desta quarta-feira (7) o pneumologista Plínio Ferreira Adry assumiu o cargo da de Secretário de Saúde em uma solenidade com presença de autoridades. Segundo ele, somente aceitou retornar à cidade pelo seu compromisso com a atenção básica de saúde. No mês de julho, o ex-secretário Renan Araújo foi exonerado pelo prefeito Claudevane Leite.

“Tenho certeza de que com as unidades em atividade plena, o trabalho aparece e a população fica satisfeita” disse Plínio em discurso de posse. O médico recordou sua luta como secretário de saúde entre 1989 e 1992 para a municipalização dos serviços em Itabuna. “Tivemos muitos problemas no início, já que a cidade não tinha hospital público e a hierarquização do Sistema Único de Saúde exigia. Então, iniciamos o projeto do Hospital de Base, que atualmente está sendo recuperado pelo médico Paulo Bicalho com o apoio decisivo do prefeito Claudevane Leite”, disse, acrescentando que, com a atenção básica funcionando, os postos de saúde voltarão a ser “portão de entrada do sistema”, a sua principal finalidade.

Mesmo reconhecendo avanços na gestão municipal da saúde, o prefeito Claudevane Leite disse que as coisas não estão ainda como deseja. “Conseguimos recuperar algumas unidades básicas, a urgência e emergência do Hospital de Base, o Centro de Referência à Doença Falciforme (Cedorf), mas ainda é pouco. O desafio é fazer a atenção básica operar com todas as unidades com exames e consultas médicas para atendimento da população. Este será o desafio doutor Plínio, mas o senhor contará com o apoio do governo”, afirmou o prefeito.

Vane disse que o retorno da plena para a gestão da saúde é bom, mas não significa a solução de todas as questões referentes ao atendimento da população. “Tenho certeza de que Itabuna deseja sucesso na sua gestão da Saúde, já que você é um profissional experiente, com mais de 60 anos de idade e o vigor da juventude. Vamos ter cobranças, mas estou certo de que seu amor à profissão e o seu desejo de ver a população atendida perto de casa serão responsáveis pelo seu sucesso frente ao desafio”, destacou o prefeito de Itabuna, acrescentando que a contratação de mais de 300 profissionais através de seleção pública reforça a atenção básica.

A solenidade contou com a presença da prefeita de Itajuipe, Gilka Badaró, que veio trazer o abraço ao seu conterrâneo Plínio Adry, o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, o representante do Conselho Regional de Medicina e vice-provedor da Santa Casa de Misericórdia, Almir Alexandrino. Ainda, secretários da Educação, Dinalva Melo do Nascimento; da Industria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins; do Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Junior; de Assuntos Governamentais e Comunicação, Cleide Sousa Oliveira; da Assistência Social, José Carlos Trindade; de Esportes e Recreação, Evans Maxwel Silva; presidente da FICC, Roberto José da Silva; da Emasa, Ricardo Campos; e da Fasi, Paulo Bicalho.

Também prestigiaram a solenidade, os vereadores Aldenes Meira, presidente da Câmara Municipal, César Brandão, líder do Governo; Pastor Francisco Edes; Glaby Andrade, Geraldo Barbosa, Antonio Cavalcanti, Walter Socorrinho, Joilson Rosa, Jairo Araújo e Valéria Moraes, e o representante da ABIH, Eduardo Fontes Neto.

Emergência do Hospital de Base é reentregue

No último sábado (27) o Pronto Socorro do Hospital de Base foi reaberto após passar por reformas, iniciadas em março deste ano. O prefeito Claudevane Leite e outras autoridades fizeram a reinauguração da Emergência em uma solenidade. O Hospital de Base recebeu 221 itens,entre os quais equipamentos médicos e mobiliários, além de passar por um “faxinaço”. O investimento total chegou à R$ 249.181,12.

Os equipamentos e mobiliários, que custaram R$ 1.240.000, foram conseguidos junto ao governo do estado. Já a Prefeitura de Itabuna, investiu na reforma do Pronto Socorro, compra de aparelhos de ar condicionado, informatização do hospital, além de capacitação dos funcionários e recuperação de equipamentos e mobiliários.

O Pronto Socorro foi beneficiado com nivelamento de piso, reparos nas redes elétrica e hidráulica, colocação de azulejos, teto de gesso, eliminação de infiltrações, substituição de caixões e portas, recuperação dos banheiros, sala de espera e recepção. O setor está totalmente climatizado e vai funcionar assim que for concluída a capacitação dos servidores e instalados todos os novos equipamentos. Por enquanto, o atendimento continua na emergência provisória.