SISU abre inscrições dia 2 e oferecerá vagas na UFSB

O estudante que deseja disputar uma das vagas nos cursos de graduação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) deve se inscrever na segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A inscrição só pode ser feita se o candidato participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado. As aulas da UFSB estão previstas para começar no dia 9 de setembro. Neste domingo (1º), a instituição fará concurso para contratar servidores técnicos-administrativos, conforme informou o Pimenta.

SISU

O período de inscrição no Sisu vai de 2 a 4 de junho e a confirmação deve ser feita no site. O endereço é http://http//sisu.mec.gov.br

Pelo calendário divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o resultado da primeira chamada será divulgado no dia 6. Já o da segunda chamada, sairá dia 24.

Dentre os cursos que serão oferecidos pela UFSB estão Comunicação, Administração, Psicologia, Medicina, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Farmácia, a depender do campi(Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas). O acesso a estes cursos dependerá de avaliações após conclusão dos bacharelados interdisciplinares (1º ciclo).

Mais de 1 milhão de pessoas se inscrevem no primeiro dia do Sisu 2014

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou até as 18h30 desta segunda-feira (6) 1.058.715 inscritos, informou o Ministério da Educação (MEC). O número é quase o dobro do registrado no primeiro dia do processo seletivo do ano passado, 593.453. As inscrições podem ser feitas até as 23h59 de sexta-feira (10) no site do Sisu.

De acordo com balanço parcial, Minas Gerais é o estado com o maior número de inscritos, 150.405. Em seguida, aparecem o Rio de Janeiro, com 121.162 inscritos, São Paulo, com 82.253, o Ceará, com 76.179, e a Bahia, com 69.246.

O Sisu seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição, a inscrição está restrita ao estudante que tenha participado da edição de 2013 do exame. Fica impedido de se inscrever aquele que tenha tirado zero na prova de redação. O sistema oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior.

Ao se inscrever no Sisu, o participante pode escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência. Ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas online diariamente para consulta a qualquer hora do dia, na página do Sisu.

O resultado da primeira chamada do Sisu sai no próximo dia 13 e o da segunda, no dia 27. O prazo para a matrícula dos selecionados na primeira chamada vai de 17 a 21 deste mês e o da segunda chamada, de 31 de janeiro a 4 de fevereiro.

O candidato que não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso nas chamadas regulares ou for selecionado somente para a segunda opção poderá aderir à lista de espera entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro. A convocação pelas instituições dos candidatos em lista de espera vai ocorrer a partir do dia 11 de fevereiro.

Ministério da Educação libera inscrições para o SISU

Está aberta a partir desta segunda-feira (6) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SISU), liberadas pelo Ministério da Educação (MEC). Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2013 poderão concorrer a uma das 171.756 vagas em cursos superiores oferecidas por universidades federais, estaduais e institutos federais.

As inscrições devem ser feitas no site sisu.mec.gov.br. O prazo de inscrição termina às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (10).

Clique em Leia Mais para saber como participar do SISU. Leia mais…

UFBA adota Sisu como novo método de seleção em 2014

Nesta quarta-feira (19) a assessoria da instituição informou que a partir de 2014 a Universidade Federal da Bahia (UFBA) vai adotar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A decisão foi tomada em reunião do Conselho Acadêmico de Ensino.

Segundo a Universidade, a seleção a partir do primeiro semestre de 2014 será feita 100% por meio do Sisu. Com essa mudança, deixa de existir o tradicional vestibular para os cursos de graduação, que tinha primeira e segunda fases. As regras específicas sairão no edital de seleção do vestibular.

A Universidade Federal da Bahia organizou reuniões para discutir a viabilidade de adotar o Sisu como meio de seleção na instituição a partir de 2014, nos cursos de graduação. Os encontros contaram com a participação da reitora, professora Dora Leal Rosa.

Lista da primeira chamada do Sisu é divulgada

O Ministério da Educação divulgou na manhã desta segunda-feira (17) a primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do meio de ano. Para ter acesso aos resultados, o candidato precisa entrar no site http://sisu.mec.gov.br, clicar no botão ‘Lista de selecionados’ e informar os campos instituição, local de oferta, curso e turno. Os convocados devem fazer as matrículas entre os dias 21 e 25 de junho. A segunda chamada será divulgada no dia 1º de julho, com matrículas nos dias 5, 8 e 9 de julho.

Esta edição do Sisu atingiu a marca de 738.439 candidatos inscritos até as 18h desta sexta-feira (14), segundo balanço do MEC. O número é superior ao registrado no segundo semestre do ano passado, quando o balanço final fechou em 642.878 inscritos, de acordo com o ministério.

O número de inscrições chegou a 1.428.124. Como cada candidato pode concorrer em até duas opções de curso, o número de inscrições e de estudantes é diferente.

Nesta edição, o sistema oferece 39.724 vagas em cursos de graduação em universidades federais e institutos federais de ensino superior. De acordo com os dados, 54 instituições já aderiram ao sistema com 1.179 cursos.

 

Lista de espera

Entre os dias 1º a 12 de julho ocorre o prazo para que os candidatos manifestem interesse em participar da lista de espera.

Podem participar os estudantes não selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares e os candidatos selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula. A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato.

A lista de espera do Sisu será utilizada prioritariamente pelas instituições participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas nas duas chamadas regulares do Sisu, a partir do dia 17 de julho.

Em caso de empate entre dois ou mais estudantes pelas notas do Enem 2012, o desempate será feito, pela ordem:

I – nota obtida na redação;
II – nota obtida na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;
III – nota obtida na prova de matemática e suas tecnologias;
IV – nota obtida na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;
V – nota obtida na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

Inscrições para o Sisu terminam hoje

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do meio de ano terminam às 23h59 desta sexta-feira (14). Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e quer concorrer a uma das 39.724 vagas em cursos de graduação em universidades federais e institutos federais de ensino superior deve se inscrever no site do Sisu. Quem já fez a inscrição pode até o último minuto mudar as opções de curso. Até as 18h11 desta quinta-feira (13), o sistema registrava mais de 644 mil inscritos.

O Sisu é um sistema dinâmico, por isso os estudantes podem mudar a inscrição quantas vezes quiserem até o prazo final. O sistema vai considerar a última inscrição validada pelo candidato. O resultado da primeira chamada sai nesta segunda-feira (17), com matrículas nos dias 21, 24 e 25. Haverá uma segunda chamada, no dia 1º de julho, com matrículas nos dias 5, 8 e 9, e ainda, a lista de espera. De acordo com o Ministério da Educação, 54 instituições que oferecem 1.179 cursos já aderiram ao sistema.

Saber monitorar as notas de corte pelo sistema e abrir mão de disputar uma determinada vaga como cotista, em um determinado caso onde a concorrência pode ser maior, faz com que o candidato encontre opções de curso em que tenham maior chance de aprovação.

Como tem muita gente para poucas vagas, o estudante deve seguir algumas dicas de procedimento durante o período de inscrições e monitorar a nota de corte dos cursos escolhidos o tempo todo. Se a nota de corte estiver muito acima da pontuação obtida pelo candidato no Enem de 2012, a melhor saída é escolher um outro curso e/ou instituição com nota de corte mais baixa.

Site para inscrição: http://sisu.mec.gov.br/

Os candidatos que se enquadram na política de cotas (estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública, com renda per capita de até 1,5 salário mínimo, ou que se autodeclara preto, pardo ou indígena) também devem verificar se vale mais a pena concorrer entre os cotistas, onde o número de vagas é menor, ou pela ampla concorrência. Nem sempre a nota de corte dos cotistas é menor do que os dos demais concorrentes.