A complicada situação de Edson Dantas

Do Pimenta

O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Edson Dantas (PSB), ainda não sabe se será candidato a deputado estadual. Contas rejeitadas do período em que ele comandou o legislativo municipal podem colocá-lo na temível lista dos fichas sujas.

Enquanto não define seu futuro político, Dantas tenta a todo custo cavar espaços no governo do prefeito Claudevane Leite (Vane), do PRB, com quem não consegue sequer marcar uma audiência. O prefeito já definiu apoio aos pré-candidatos a deputado federal Márcio Marinho (PRB) e Davidson Magalhães (PCdoB) e, para estadual, Ângela Sousa (PSD). Segundo informações, Vane não quer conversa com o ex-vereador.

Pelo visto, o socialista não está nada contente com sua falta de prestígio no governo. Por isso ele tem feito ataques frequentes à gestão municipal e um dos principais alvos é o secretário de Transportes e Trânsito, Clodovil Soares, que curiosamente Dantas diz ter indicado para o cargo.

Eixo de carro quebra e congestiona trânsito em Itabuna

Fotos: Blog do Tom Ribeiro.
Fotos: Blog do Tom Ribeiro.

Itabuna – Um fato inesperado ocorreu por volta das 14h30min desta terça-feira (10), na movimentada Avenida Princesa Isabel. O eixo frontal de um Chevrolet – Blazer, quebrou quando o motorista seguia pela via e foi preciso acionar o guincho para retirar o carro do local.

Agentes da Secretaria de Transportes e Trânsito de Itabuna (SETTRAN), estiveram presentes e atuaram para que o trânsito pudesse fluir tanto para quem seguia em sentido ao Shopping, quanto para o Centro da cidade.

O imprevisto causou um congestionamento de cerca de 2 quilômetros ao longo da Avenida. Os motoristas que ficaram presos no trânsito tiveram que ter paciência para passar.

Não há informações sobre os motivos que levaram ao fato. Após o ocorrido o trânsito ainda ficou lento devido o número de automóveis que circulavam no horário de pico.

SETTRAN leiloou veículos apreendidos há anos

O leilão de sucatas que a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) realizou na manhã desta terça-feira rendeu bons resultados para quem tinha interesse em adquirir peças de motos e veículos para reposição.

O mecânico Cláudio Antônio Gonçalves, por exemplo, foi um dos compradores de um lote de sucatas de motos. Ele disse que é possível aproveitar várias peças para consertar outras motos em sua oficina. Segundo ele, nem sempre se encontram peças originais disponíveis na cidade e o pedido pode demorar até 15 dias para chegar.

Nesse primeiro leilão realizado pela atual gestão municipal, foram a leilão 170 lotes de sucatas ferrosas, sendo 140 de motos e o restante de carros, com lance inicial de R$50,00 cada. Para o leiloeiro Smith Neto, a Settran teve uma iniciativa elogiável, por motivos que vão desde a limpeza do pátio até a arrecadação de valores para os cofres municipais.

Pontos de ônibus sucateados, de quem é a culpa?

Os pontos de ônibus localizados em diferentes bairros em Itabuna não sofrem uma revitalização há anos. A pergunta que fica é, de quem é culpa? As imagens mostram a atual situação de um dos situado na rua Santa Rita, bairro de Fátima.

Risco de desabamento.
Risco de desabamento.

A resposta que temos é, culpa da SEDUR, da SETTRAN, da Prefeitura, de Vane, de A, B e C, mas, o que não se têm é uma resposta na prática para o problema. E quem sofre? Logicamente, a POPULAÇÃO! Sofre com a precariedade, com a falta de assentos, com a poeira, com as goteiras, com a umidades nas colunas do ‘ponto’ e por ai vai.

E aí? Se acontece um acidente de quem será a culpa? Quem será responsabilizado? Perguntar não ofende.

Relembre casos semelhantes clicando aqui e aqui.

 

Inspeção em transporte escolar é adiado para fevereiro

A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) de Itabuna adiou a vistoria do transporte escolar do município para o período de 24 a 28 de fevereiro. Segundo a cooperativa, no primeiro mês do ano a categoria não tem recursos para adquirir tacógrafo e certificado.

Os motoristas e proprietários de vans que fazem transporte escolar devem ficar atentos para a nova data de início da vistoria de veículos e utilitários empregados no serviço. A inspeção veicular será iniciada no dia 24 de fevereiro pelos veículos com placas terminadas em 1 e 2. A inspeção será realizada das 8h30min às 11 horas, na sede da Settran, no antigo Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, no bairro Lomanto.

É necessário apresentar originais e fotocópia da Carteira de Identidade (RG), CPF, Certidão Negativa de Antecedes Criminais e recibo do recolhimento do Imposto Sobre Serviço (ISS), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), certificado de registro e licenciamento com seguro obrigatório, alvará de licença da permissão, certificado de verificação do tacógrafo, crachás do permissionário e de seus auxiliares bem como de acompanhante e motorista auxiliar.

Ainda serão analisados itens de segurança e equipamentos obrigatórios dos veículos, a exemplo de faroletes e sinaleiras, bancos, forros, funilaria e pintura, extintor, pneus, cintos de segurança, trava das portas, retrovisor interno e externo, lanternas de freios de cor vermelha e de posição dianteira (brancas ou amarelas), buzina e pára-brisas, num total de 28 itens nos veículos. Também serão observadas se as faixas laterais e traseiras estão de acordo com as normas que regulamentam o serviço de transporte escolar.

Termina nesta sexta pré-cadastro de mototaxistas e motofretistas

Nesta sexta-feira (10) termina o prazo para que sejam pré-cadastradas as motocicletas com placas com final 9 e 0. O serviço de pré-cadastramento de mototaxistas e motofretistas teve início na segunda-feira (6). Com o procedimento, a Settran busca verificar a quantidade de profissionais que prestam serviço de transporte de passageiros e de mercadorias na cidade.

Mais de 580 profissionais realizaram o pré-cadastro na Settran (Foto: Wilson Oliveira)
Mais de 580 profissionais realizaram o pré-cadastro na Settran (Foto: Wilson Oliveira)

O pré-cadastro pode ser realizado das 8h30min as 12h e das 14h às 17h30min, na sede da Settran, no bairro Lomanto. O profissional deve apresentar originais da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – categorias A, AB ou superior – além do Certificado de Registro e Licença do Veículo (CRLV).

Numa segunda etapa será feita a convocação para cadastro definitivo em 700 vagas legalizadas e fiscalizadas pela Settran. A realização do pré-cadastro garante prioridade na definição daqueles que vão operar o serviço, o que deve ocorrer em até 90 dias, segundo a estimativa do diretor do Departamento de Transportes da Settran, Tomás Fernandes.

Regras e fiscalização

Segundo o diretor, o serviço de mototaxis e motofrete será organizado por meio de Centrais nos bairros e pontos estratégicos no Centro da cidade. Diferente do que atualmente acontece os veículos deverão ser guardados em garagens e não poderão ficar expostos nas ruas ou em passeios. A Settran vai elaborar plano tarifário de acordo com a distância percorrida e distribuir tabelas em todas as Centrais.

Após a formalização do serviço, a Settran contará com o apoio das Policias Civil e Militar, bem como da Polícia Rodoviária Federal e Estadual para a fiscalização de acordo com as regras do Código de Trânsito Brasileiro. Será exigido dos profissionais: plotagem da motocicleta, fardamento do condutor e curso de capacitação, que será oferecido pelo Sest/Senat. As medidas serão disciplinadas em um decreto em até 180 dias a partir da publicação da Lei nº 2.260.

Também será necessário apresentar antecedentes criminais e equipamentos de segurança e a higienização quinzenal de capacetes conforme padrão a ser estipulado no curso de capacitação. O diretor do Departamento de Transportes, Tomás Fernandes, lembra ainda que segundo a lei aqueles que mantêm transporte remunerado irregular cometem infração gravíssima e serão punidos com apreensão do veículo.

Vistoria do transporte escolar começa em janeiro em Itabuna

O processo de vistoria anual dos veículos utilizados no Transporte Escolar, visando à renovação da permissão de funcionamento (alvará) para o ano de 2014 em Itabuna, será no próximo mês de janeiro. Serão vistoriadas as condições gerais do veículo e seus equipamentos de segurança e realizada a avaliação psicológica dos condutores de quem será exigida a participação no Encontro Educativo sobre Segurança no Trânsito.

Vistoria no Transporte Escolar  começa em janeiro (Foto: Pedro Augusto)
Vistoria no Transporte Escolar começa em janeiro (Foto: Pedro Augusto)

Para tornar mais ágil à avaliação dos veículos utilizados no serviço de transporte escolar, a Settran definiu uma escala, a partir do número final da placa do veículo, no período de 20 a 24 de janeiro. Os técnicos do Departamento de Transporte da Settran analisarão 28 itens obrigatórios dos automóveis e exigirão à apresentação de fotocópias e originais de 16 documentos do condutor.

Para o ano de 2014, uma das condicionantes à renovação do alvará é a instalação do tacógrafo, dispositivo empregado para monitorar o tempo de uso, a distância percorrida e a velocidade desenvolvida no trajeto.

No dia 20 de janeiro devem comparecer à Settran os proprietários de veículos com placas terminadas 1 e 2. O dia 21 estará reservado aos donos de carros com emplacamento finalizado nos números 3 e 4. A vistoria do transporte escolar terá sequência, no dia 22, com os veículos cujas placas finalizam com os números 5 e 6.

Os donos de automóveis de placas 7 e 8 devem comparecer à Settran no dia 23 de janeiro. O trabalho de inspeção no Transporte Escolar será finalizado, no dia 24, com o atendimento aos proprietários de veículos com emplacamento terminado em 9 e 0. O atendimento acontecerá sempre no horário das 9 às 11h30min e das 14 às 16 horas.

A entrega das permissões de funcionamento (alvarás) ocorrerá após a confirmada da freqüência dos condutores no Encontro Educativo Sobre Segurança no Trânsito, nos dias 27 e 28 de janeiro. O Edital está publicado no Diário Oficial do Município nº 469. (www.itabuna.ba.org.br).

Settran convoca mototaxistas e motofretistas para pré-cadastramento

Os mototaxistas e motofretistas estão sendo convocados para realizarem o pré-cadastro de regulamentação, vide edital publicado pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) da Prefeitura de Itabuna no Diário Oficial do Município nº 469. O procedimento será realizado 6 a 10 de janeiro de 2014, das 8h30min às 12 e das 14h às 17h30min, na sede da Settran – Rua Jorge Amado, s/nº, bairro Lomanto – a partir do número final da placa da motocicleta.

Mototaxistas e motofretistas serão pré-cadastrados em Itabuna (Foto: Gabriel de Oliveira)
Mototaxistas e motofretistas serão pré-cadastrados em Itabuna (Foto: Gabriel de Oliveira)

Para o pré-cadastro, os motociclistas devem apresentar à Settran os originais da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categorias A, AB ou superior, além do Certificado de Registro e Licença do Veículo (CRLV). A efetivação do pré-cadastramento garantirá prioridade aos mototaxistas e motofretistas na concessão da permissão para exploração dos serviços de transporte individual de passageiros ou de cargas, desde que atendam ao disposto na Lei que regulamenta o sistema no município a ser sancionada.

Segundo o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Clodovil Moreira Soares, a previsão inicial é que sejam concedidas 700 permissões para os serviços de mototáxis e motofrete. Ele revela que uma estimativa feita pela Settran prevê que atualmente existam, aproximadamente, quatro mil motociclistas atuando no setor, muitos dos quais de forma irregular quanto à exigência da carteira de habilitação e certificado de registro e licença de veículo.

“A partir do próximo ano, com a entrada em vigor da Lei que regulamenta a profissão no município de Itabuna, serão dispostas as regras e obrigatoriedades para quem deseja explorar os serviços. Portanto, após o pré-cadastramento poderemos chegar ao número exato dos profissionais que serão alocados nos pontos centrais distribuídos pelos bairros e definidos com a anuência da Settran”, disse o secretário.

De acordo com o Clodovil, o Projeto de Lei aprovado pela Câmara de Vereadores e que em vias de sanção pelo prefeito Claudevane Leite foi analisado pela Settran que indicou o veto de dois artigos por incompatibilidde com outros artigos. Ele adianta que, tão logo a lei passe a vigorar, a Secretaria de Transporte e Trânsito adotará as medidas para que as normas regulamentares do serviço sejam respeitadas, principalmente nos requisitos de identificação dos motociclistas e de segurança para passageiros.

Novas linhas do transporte coletivo entram operação em Itabuna

Depois de operar em caráter experimental, a partir da próxima segunda-feira, dia 18, as novas linhas do Sistema de Transporte Coletivo Urbano criadas pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran), passam a operar de forma definitiva beneficiando diretamente moradores de 24 bairros, incluindo os condomínios residenciais Jardim América I e II e Pedro Fontes I e II, bem como a usuários do centro da cidade e famílias de pequenos agricultores da região da Roça do Povo.

Além de determinar a criação de quatro novas linhas às empresas Rio Cachoeira e São Miguel a Prefeitura também readequou outras duas linhas já existentes. As novas linhas criadas farão o seguinte itinerário: Bairro a Bairro (BB-32) Pedro Fontes 1 x Fonseca, BB-76 Nova Ferradas x Maria Pinheiro, BB-72 Manoel Leão x Jardim América e a RB-85 (Rural a Bairro) Roça do Povo x Hospital de Base.

Clodovil Soares, secretário da SETTRAN (Foto: Pedro Augusto)
Clodovil Soares, secretário da SETTRAN (Foto: Pedro Augusto)

Já as linhas que necessitaram de readequações implicaram na reativação e ampliação da linha BB-74 Daniel Gomes x Jardim América (semi-anel rodoviário), além da substituição da BB-18 pela linha BB-35, que terá como itinerário os bairros Daniel Gomes x Manoel Leão.

Durante esta semana, o secretário titular da Settran, Clodovil Moreira Soares, acompanhado de técnicos da Diretoria de Transportes, acompanhou de perto o funcionamento das novas linhas, inclusive ouvindo lideranças comunitárias para identificar possíveis necessidades de ajustes nos horários e nos percursos feitos pelos ônibus. “Assim foi possível, por exemplo, percebermos a necessidade de ampliarmos ao percurso da linha BB-35 Daniel Gomes x Manoel Leão, o atendimento ao Hospital de Base”, afirmou o secretário.

Para a presidente da Associação de Moradores do Bairro Daniel Gomes, Maria Luzia de Araújo, a reativação da linha 35 e a criação da BB-74 Daniel Gomes x Jardim América, foram duas grandes conquistas asseguradas pela comunidade. “No caso da linha Daniel Gomes x Manoel Leão, desde o ano 2011 que vínhamos solicitando à administração passada a sua reativação, por conta dos prejuízos causados à população que necessitava de transporte coletivo para ir ao trabalho e aos estudantes. Agora, a nossa reivindicação foi atendida e a comunidade está bastante satisfeitas”, disse a líder comunitária.

Transporte coletivo de Itabuna cria novas linhas de ônibus

As empresas Rio Cachoeira e São Miguel vão criar quatro novas linhas de ônibus e readequar outras duas existentes por conta das demandas apresentadas pelos itabunenses.

Novas linhas de ônibus são elaboradas (Foto: Pedro Augusto)
Novas linhas de ônibus são elaboradas (Foto: Pedro Augusto)

As mudanças entram em fase experimental nesta segunda-feira (11) e se torna definitiva a partir do dia 18, beneficiando diretamente moradores de 24 bairros periféricos além do centro da cidade e da população da área rural do projeto agrícola Roça do Povo. Com a criação das novas linhas, o Sistema de Transporte Coletivo de Itabuna passará a operar com 92 veículos, sendo dois destinados exclusivamente ao Transporte Cidadão.

Segundo o secretário de Transporte e Trânsito, Clodovil Moreira Soares, as intervenções que estão sendo implantadas é um dos primeiros passos que a Prefeitura está dando para ampliação e construção de um novo sistema de transporte coletivo. Ele destaca que nos próximos dias será aberto processo licitatório para contratação da empresa que desenvolverá o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que apontará as prioridades do novo modelo de transporte público.

Ao explicar o funcionamento das linhas implantadas e readequadas, Clodovil disse que elas foram definidas com base em estudo técnico que indicou, além da viabilidade, a demanda de passageiros nos percursos. As linhas criadas farão o seguinte itinerário: Bairro a Bairro (BB-32) servindo a linha entre o Condomínio Residencial Pedro Fontes 1 e bairro Fonseca; BB-76 que liga Nova Ferradas ao Maria Pinheiro; BB-72, que liga o Emanoel Leão ao Jardim América e o RB-85 (Rural a Bairro) que faz a ligação entre a Roça do Povo e o Hospital de Base.

As readequações implicaram na reativação e ampliação da linha BB-74 entre o Daniel Gomes e Jardim América (semianel rodoviário), além da substituição da BB-18 pela linha BB-35, que terá como itinerário os bairros Daniel Gomes e Manoel Leão. O secretário Clodovil Soares enfatiza que a reativação e reestruturação desta linha era uma das principais reivindicações dos usuários desde que foram desativadas em 2011, durante a gestão passada, quando houve a tentativa malsucedida de integração do Sistema.

“Por conta disso, estamos priorizando escutar a comunidade antes de executar qualquer mudança no Sistema de Transporte Coletivo a fim de que sejam atendidas às expectativas dos usuários. Neste sentido, a partir do próximo mês de janeiro estaremos visitando os bairros da cidade para coletar sugestões que serão sistematizadas, estudadas tecnicamente e adaptadas ao Plano Municipal de Mobilidade Urbana e, consequentemente, ao novo Sistema Municipal de Transporte Coletivo”, afirmou Clodovil Soares.

AETU adéqua Lei do Motorista no transporte público de Itabuna

A Associação das Empresas de Transportes Urbanos (AETU) com apoio da Secretaria de Transportes de Itabuna (SETTRAN) está adequando o Sistema Municipal de Transporte Urbano e Rural de acordo com a Lei Federal nº 12.619 de 30 de abril de 2009 que dispõe sobre o exercício da profissão de motorista.

Dentre outras providências, está sendo implantado o descanso mínimo de 1 hora (e máximo de 2h), que podem ser divididos em intervalos menores, o que implicará em paradas de 10 à 20 minutos ao fim de cada viagem. A fiscalização de transporte do município está se empenhando para que a adequação ocorra sem prejuízo aos usuários, realizando testes e adaptações em todas as linhas, efetuando as paradas de descanso sempre nos pontos finais, acompanhada por fiscais e cumprindo com eficácia o horário programado de todas as linhas, firmando ainda o compromisso de disponibilizar a tabela de horários para a comunidade ao fim do processo de adaptação à Lei do Motorista.

Proprietários de carros de som devem renovar alvarás no Settran

A Secretaria de Transportes e Trânsito de Itabuna (Settran) está convocando os proprietários de carros de som para a realização de vistoria dos veículos para renovação da permissão de funcionamento (alvará). O procedimento será realizado das 8 às 17 horas do próximo dia 31 na sede da Settran na rua Jorge Amado.

Carros de som serão vistoriados pelo Settran (Foto: Divulgação)
Carros de som serão vistoriados pelo Settran (Foto: Divulgação)

Os proprietários dos veículos devem apresentar original e fotocopia dos seguintes documentos: Certificado de Registro e Licença de Veiculo (CRLV); Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Nada Consta, Carteira de Identidade (RG), CPF, comprovante de residência e Certidão Negativa de Antecedentes Criminais (proprietário e condutor). Ainda, Alvará de Licença e Funcionamento e Certidão Negativa do Imposto sobre Serviços (ISS) emitidos pelo Setor de Tributos da Prefeitura.

Com referência aos veículos são itens obrigatórios: cintos de segurança, retrovisores externo e interno, limpador de pára-brisa, faróis principais dianteiros de cor branca, protetor auricular para motoristas, luzes de posição dianteira (faroletes) brancas ou amarelas, lanternas de freios de cor vermelha, lanternas indicadoras de direção: dianteira da cor âmbar ou vermelha; lanterna de marcha à ré, de cor branca, velocímetro, buzina, freios de estacionamento e de serviço, com comandos independentes, dentre outros que estão publicados na edição do Diário Oficial do Município, nº 329, do dia 27 de setembro passado.

Aprovação da Escola Municipal de Trânsito depende do DETRAN

Espaço da Escola de Trânsito é usado  pela Settran
Espaço da Escola de Trânsito é usado pela Settran / Foto: Gabriel de Oliveira

Itabuna poderá contar em breve com a primeira Escola Municipal de Trânsito, que permitirá aos cidadãos – que ainda não dispõem de condições de atender aos requisitos básicos – tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O prefeito Claudevane Leite, em audiência com o vice-governador Otto Alencar, acompanhado do secretário do Transporte e Trânsito (Settran), Clodovil Soares, pediu ao Governo do Estado a aceleração do processo liberatório pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).

O vice-governador Otto Alencar se mostrou interessado e imediatamente acionou o Major Maurício Botelho, que recebeu das mãos do prefeito Vane e do secretário Clodovil Soares o pedido de credenciamento da Escola Municipal de Transito. Clodovil disse que está muito confiante que Itabuna poderá oferecer à população um serviço de qualidade.

A unidade já está pronta e vai funcionar no anexo da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran), no antigo Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, no bairro Lomanto Junior e oferecerá inicialmente 70 vagas divididas em dois turnos. Terão prioridade pessoas de baixa renda que cumpram os requisitos mínimos necessários, bem como pessoas cuja remuneração não permita o acesso à CNH, sem o comprometimento do seu sustento e/ou de sua família.

Prefeitura faz auditoria no transporte público

Por determinação do prefeito Claudevane Leite, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran) vai realizar uma auditoria no transporte público em Itabuna, principalmente no que se refere a horários e os itinerários, dois dos principais motivos de queixa dos usuários. O secretário Clodovil Soares informou também que será realizado um estudo técnico por uma empresa contratada pela Prefeitura para saber os valores das tarifas cobrados atualmente. A auditoria começará ainda neste trimestre.

O secretário adiantou que a questão será discutida por uma comissão independente que já está sendo formada com representantes da sociedade civil, pessoas que segundo ele conhecem de perto o problema. “A comissão terá poder de fiscalização da quantificação de tarifas, bilhetagem, o número de pessoas que usam o transporte urbano diariamente, para que tenhamos umas noção exata do valor da tarifa e como a administração municipal pode subsidiar para que tenhamos uma tarifa menor”.

A comissão terá inclusive a participação de dois integrantes do Comando Popular Itabuna. Clodovil diz que aguarda apenas os nomes que devem definidos pelo grupo para a formação da comissão.

Após a auditoria e a consultoria técnica, a Prefeitura promoverá uma audiência pública para que a população conheça os resultados e possam contribuir com as mudanças. Por meio da audiência pública será possível saber, por exemplo, se os usuários querem novas linhas de ônibus ou novos horários de circulação que atendam a todos os bairros.

O secretário de Transporte e Trânsito lembra que a busca da melhoria dos serviços do transporte público em Itabuna é um compromisso do prefeito Claudevane Leite assumido não só com os estudantes, mas também com toda a sociedade.

Settran reforça sinalização de trânsito em Itabuna

A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) iniciou esta semana um trabalho de requalificação da sinalização horizontal e vertical nas principais vias da cidade. O objetivo é organizar o fluxo de veículos e pedestres, além de direcionar melhor os visitantes.

O programa de requalificação da sinalização da cidade de Itabuna inclui a pintura de faixas de segurança, simples e contínuas, simples seccionada, dupla continua e seccionada, pintura de quebra-molas, substituição e colocação de novas placas de sinalização vertical, incluindo placas indicativas de localização.

O secretário Clodovil Soares informou que os serviços foram iniciados pela avenida Princesa Isabel e terão continuidade pelas avenidas Aziz Maron, Juracy Magalhães, Inácio Tosta Filho e José Soares Pinheiro. As faixas de pedestres da avenida Amélia Amado serão reavivadas, pois “é uma avenida com muitas escolas e locais de travessia de estudantes, pais e pedestres”, explicou o secretário.

De acordo com Clodovil, em um segundo momento a Settran irá sinalizar os principais corredores de tráfego dos bairros com maior fluxo de veículos, a exemplo dos bairros de Fátima, Califórnia, São Caetano, Pontalzinho, Conceição, Antique, Santa Inês, Lomanto Junior, Nova Itabuna e Santo Antônio. “O serviço será feito tão logo a Sedur conclua os serviços da operação tapa-buracos e recomposição das pistas para que não haja desperdício de dinheiro público”, assegurou.