Funcionários passam Natal sem o 13º terceiro

FTC Itabuna não paga funcionários

FTC

A Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) de  Itabuna não pagou os 13º salário dos colaboradores e professores. Segundo informações, a direção informou que não tem previsão para o pagamento.

Em função disso os professores estão dispostos a não lançarem as notas da prova final na caderneta eletrônica até o pagamento do 13º salário. Com isso os estudantes serão prejudicados, já que vão passar o natal com a expectativa do resultado das provas.

Prefeitura

Alguns secretários de Itabuna acabaram não recebendo o 13º salário por opção do prefeito Claudevane Leite. O salário liquido do secretário no município é de R$ 13 mil, com o pagamento do 13º no mês de dezembro o salário seria de R$ 26 mil.

Mas o prefeito decidiu não pagar o 13º salário aos secretários e seguiu a orientação da procuradoria jurídica do município. Vale lembrar que no governo passado o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), determinou que os secretários devolvessem o 13º salário.

Santa Casa

Os servidores da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna denunciam que estão sem receber o 13º salário. De acordo com os funcionários, nenhuma parcela foi paga e não há previsão para o pagamento. O prazo máximo determinado por lei encerrou na sexta-feira (20).

Ainda com base nos funcionários, um aviso foi colocado no mural no final da tarde de sexta-feira (20) que décimo só será pago após o natal.

A lista da insatisfação com os Secretários de Itabuna

Pelo menos seis secretários municipais estão na “Lista da Insatisfação” do prefeito Vane do Renascer (PRB), de Itabuna. Homem de temperamento sóbrio, Vane só mantém alguns devido à indicação de partidos políticos. Na Lista da Insatisfação, os campeões são os secretários José Carlos Trindade (Assistência Social) e José Humberto Martins (Indústria, Comércio e Turismo).

O prefeito esperava mais do secretário, indicado pelo deputado federal Bispo Marinho (PRB), mas Trindade não conseguiu unir a equipe e pouco faz para levantar o governo, além de desconhecer dos temas ligados à Pasta. E a área social é a de maior apelo para Vane.

A avaliação interna de membros do PRB e do governo é de que Marinho deveria buscar alguém da cidade para o cargo, que conhecesse as pessoas e a cidade. Ajudaria mais o projeto político do deputado e o governo. Trindade vive em Itabuna de segunda a sexta-feira. É cliente VIP da Águia Branca na ponte rodoviária Salvador-Itabuna-Salvador. O secretário, no entanto, conta com boa rede de apoios na Câmara para compensar a ineficiência.

Já o secretário da Indústria e Comércio, José Humberto Martins, é classificado como “só pose”. Avalia-se que Martins não conseguiu aproximar o empresariado do governo e transformou Itabuna num grande camelódromo.

Vane desejaria que Jabes Ribeiro, prefeito de Ilhéus, responsável pela indicação do advogado pela cota do PP, permita a Vane a escolha de um nome em maior sintonia com o empresariado e conhecedor de políticas de desenvolvimento econômico. A chiadeira do empresariado é geral. Apenas a operação de limpeza visual da cidade foi um ponto a favor.

Leia mais…

Após manifestação em Nova Ferradas, secretário promete melhorias

Fotógrafo: Ednaldo Pinto
Fotógrafo: Ednaldo Pinto

O Secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro, e o Secretário da Assistência Social, Silas Alves, estiverem na manhã desta sexta-feira (19) no bairro Nova Ferradas depois que moradores realizaram um protesto e fecharam a BR-415, reivindicando melhorias no bairro e um novo posto de saúde Dr. Ubaldo Dantas. Os representantes da prefeitura classificaram como justas as cobranças feitas pelos moradores, entre as quais a urbanização do bairro, construção de uma nova unidade de saúde, contratação de médicos e fornecimento de remédios gratuitos.

Marcos Monteiro explicou aos moradores que a prefeitura acaba de comprar, com recursos próprios, maquinário para promover melhorias nos bairros e nas estradas de zona rural. O secretário disse ainda que o trabalho de encascalhamento e patrolamento de ruas do bairro Nova Ferradas será iniciado nos próximos dias após as melhorias que já estão sendo feitas no acesso entre Ferradas e a comunidade de Itamaracá.

Os secretários informaram também que medidas estão sendo adotadas para o pleno funcionamento da atual unidade básica de saúde do bairro, que chegou a ser interditada esta semana pelos moradores. “Fechamos o posto de saúde porque há anos que a unidade está precisando passar por melhorias. Os ex-prefeitos prometeram, mas nunca cumpriram a promessa”, reclamou a moradora Zélia Maria dos Santos.

Licitação

O secretário Marcos Monteiro lembrou aos moradores que a prefeitura precisa seguir os trâmites legais para a realização de processo licitatório para a construção da nova unidade de saúde do Nova Ferradas, que é a principal reivindicação. O chefe de gabinete da Prefeitura de Itabuna, Silas Alves, reforçou no dialogo com os moradores que entende a cobrança que eles fazem, mas que não é possível realizar obras de um dia para o outro. “Há todo um procedimento que precisa ser observado”, assinalou.

De acordo com Silas, o prefeito Claudevane Leite já se comprometeu em resolver o problema da unidade de saúde do bairro. “Só que a construção de uma nova unidade demanda tempo. Por isso, precisamos encontrar uma solução em curto prazo para que a população não fique sem atendimento médico até uma solução definitiva”, justificou. Os moradores interditaram a BR-415 por mais de duas horas, o que gerou engarrafamento de mais de cinco quilômetros das duas pistas.