Secretário reafirma impossibilidade da Prefeitura patrocinar Carnaval

Nesta sexta-feira (24) representantes de blocos e entidades carnavalescas estiveram no gabinete do secretário da Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins, reivindicando o apoio da Prefeitura de Itabuna para a realização de eventos alternativos ao carnaval, que foi cancelado no meio da semana.

Secretário da Indústria Comércio e Turismo José Humberto Martins (Foto: Wilson Oliveira)
Secretário da Indústria Comércio e Turismo José Humberto Martins (Foto: Wilson Oliveira)

Diante da reivindicação das entidades, o secretário admitiu que a proposta fosse oficializada, entretanto, José Humberto afirma que a recepção da mesma não significa que a administração municipal concorda com o que foi proposto. O secretário reafirmou a posição informada em nota oficial, de que a Prefeitura não tem como arcar com qualquer custo relacionado ao carnaval.

Secretário de Agricultura de Itabuna estaria insatisfeito com o cargo

O secretário de agricultura de Itabuna, Lanns Almeida, teria confidenciado para algumas pessoas que está insatisfeito com o cargo. A prefeitura não executou nenhum projeto que ele elaborou em 2013. Para completar, para o orçamento de 2014, a verba da secretaria será comprometida aproximadamente 70% com a folha de pagamento.

Lanns Almeida cogitou a possibilidade de assumir a diretoria-executiva da Companhia de Ações Regionais (CAR), já que se cogitou a possibilidade do atual diretor, José Vivaldo, assumir uma secretaria no governo Wagner (PT).

Mas como isso não aconteceu, Lanns Almeida optou por continuar mesmo insatisfeito no governo do prefeito Claudevane Leite (PRB).

Informações do Políticos do Sul da Bahia

Polícia Federal investiga Secretário de Relações Institucionais e ex-prefeito de Ilhéus

A Polícia Federal está investigando o Secretário de Relações Institucionais e ex-vereado Jailson Nascimento, e o ex-prefeito de Ilhéus, Newton Lima, por possíveis desvios de recursos públicos do Programa Nacional de Apoio ao Trasporte Escolar (PNATE) nos anos 2009/2010 no município. A operação Perlagós (“cegonha” em grego), foi desencadeada na manhã desta quinta-feira (18).

De acordo com a Polícia Federal, o esquema da fraude é utilizar empresas “laranjas” com o objetivo de participar de processos licitatórios irregulares de modo que, quem prestaria todo o serviço seria as empresas laranjas, pertencentes ao grupo criminoso (ST Transportes). Além disso, ao menos duas campanhas políticas foram bancadas com verbas deste grupo.

A investigação apurou também a participação de Jailson Nascimento e Newton Lima no período de 2009 à 2012, pois teriam recebido doações de campanha de uma das empresas envolvidas. Ainda segundo a Polícia Federal, alguns imrãos do ex-vereador já constaram na folha de pagamentos de uma dessas empresas.

Além dessas suspeitas, os ônibus utilizados pela empresa de transporte não atendiam à legislação de trânsito por não possuírem o alvará de licitação. A empresa também não cumpriu os itens de segurança, e os motoristas credenciados não tinham curso preparatório para o transporte escolar.

Os investigados estão sendo acusados pelos crimes previstos no artigo 1º, III do Decreto-lei nº 201/67, artigos 89 e 90 da Lei nº 8.666/93 em concurso com o artigo 288 do Código Penal Brasileiro (formação de quadrilha). As penas somadas podem chegar a 20 de prisão.

Moradores apresentam sugestões de obras em bairros de Itabuna

Nesta terça-feira (16) a partir das 14 horas no Colégio Ciso, Bairro de Fátima, inicia a primeira de quatro audiências públicas para as autoridades da cidade ouvirem as reivindicações dos moradores e incluí-las nas prioridades do governo municipal. As propostas servirão para a elaboração do Plano Plurianual Participativo (PPA), que será encaminhado para a Câmara de Vereadores até 31 de agosto e terá validade para o período de 2014 à 2017.

O Secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Júnior, explica que os moradores terão a oportunidade de apresentar a lista de prioridades para os bairros, incluindo obras, ações e serviços. Eles também vão conhecer o texto base do PPA, que recebeu as primeiras modificações indicadas pelos participantes da oficina realizada na faculdade Unime na última sexta-feira (12).

Wenceslau destaca ainda que os moradores poderão contribuir com as políticas públicas para os próximos quatros anos. “Durante as audiências para o Plano Plurianual Participativo serão apresentadas as prioridades do governo municipal para áreas como educação, saúde, desenvolvimento urbano, esporte, mobilidade urbana e desenvolvimento social. Agora queremos ouvir os moradores”, diz o secretário.

Bairros

Para a 1ª audiência foram convocados os moradores dos bairros de Fátima, Califórnia, Santa Inês, João Soares, Nova Califórnia, Vila das Dores (Canecos), Parque Verde, Monte Cristo, Parque Boa Vista e Antique. A segunda audiência pública será realizada na quarta-feira, 17, no bairro Jardim Primavera, no CAIC Jorge Amado, quando devem participar os moradores dos bairros São Caetano, Jaçanã, Sarinha Alcântara, Vila Anália, Novo São Caetano, Jardim Primavera, Novo Jaçanã, Carlos Silva, Fonseca, Novo Fonseca, Vale do Sol, Santa Clara e Santa Catarina.

Na quinta-feira, 18, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães serão ouvidos os moradores do Lomanto Júnior, Odilon, Emanoel Leão, Novo Horizonte, São Loureço, Santo Antônio, Nova Itabuna, Campo Formoso, Urbis IV, Jorge Amado, Morumbi, Ferradas, Nova Ferradas e Sinval Palmeira.

Na sexta-feira, 19, na Escola Lions Clube Itabuna Sul, no bairro Conceição, vão opinar e discutir a temática os moradores do Centro, Conceição, Vila Zara, São Judas, São Pedro, Pedro Jerônimo, Marinha Pinheiro, Zizo, Banco Raso, Jardim Vitória, Góes Calmon e Pontalzinho. As audiências serão realizadas sempre das 14 às 18 horas.