Irmão de Jabes manda em duas secretarias, diz vereador

Vereador Alisson Mendonça (PT)

Nessa quarta-feira (09), o vereador Alisson Mendonça (PT) concedeu uma longa entrevista a Vila Nova (O tabuleiro – Conquista FM). Alisson fez críticas pesadas aos métodos do prefeito Jabes Ribeiro (PP) – a quem o edil se referiu como “uma velha raposa da política”.

O vereador petista criticou a postura autoritária do prefeito. Segundo ele, Jabes submete a administração das secretarias municipais ao seu próprio irmão – John Ribeiro. “Na secretaria de assistência social, Jamil não faz nada que não seja avalizado e combinado com ele [John]“, afirmou Alisson Mendonça.

De acordo com o edil, a secretaria de educação de Ilhéus também é comandada pelo irmão do prefeito. Alisson disse que, dentro do acordo político, caberia ao PC do B a administração da pasta. Mas, o Partido Comunista não tem autonomia, “quem cuida das reformas e das obras da secretaria de educação é ele”, disse – mais uma vez se referindo a John Ribeiro.

Secretarias municipais lançam prestação de serviço à comunidade

Atendimento do SAS aos moradores do bairro Ferradas.

Aconteceu nesta terça-feira (20) no bairro Ferradas o lançamento do projeto “SAS Perto de Você”. O programa foi criado pela Prefeitura de Itabuna por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS) em parceria com as secretarias municipais da Saúde e da Educação e com a proposta de realizar mensalmente mutirões de serviços sociais e até cuidado com a beleza da população mais carente.

No lançamento em Ferradas, cerca de mil pessoas foram atendidas nos diversos serviços oferecidos, a exemplo da emissão de documentos no estande do Plantão Social, um dos mais concorridos. Outro estande bastante concorrido foi o do Bolsa Família, que inscreveu novas famílias no programa e atualizou o cadastro de dezenas de outras que deixaram de receber o beneficio por falta de atualização de dados.

O secretário da Assistência Social, José Carlos Trindade, se mostrou satisfeito com o resultado obtido nesse primeiro mutirão. Ele adianta que a proposta do prefeito Claudevane Leite vem sendo cumprida, com as ações acontecendo em benefício da população. “O governo municipal estará ainda mais perto da população para levar as políticas públicas que lhes garanta a inclusão social e o acesso à cidadania e por extensão, uma qualidade de vida decente para as famílias que mais necessitam”, reforçou.

O mutirão durou todo o dia, aconteceu na Praça Frei Ludovico, no centro de Ferradas, e contou com representantes de todos os departamentos da Secretaria da Assistência Social. Os profissionais, além de prestarem serviços sociais, também conversaram com os moradores, tiraram dúvidas e orientaram sobre os programas existentes no município em parceria com o governo federal.

A diretora do Departamento de Proteção Social Especial da SAS, Carla Maria Silveira Midjej, lamentou que por falta de orientação muitas famílias ainda estivessem de fora de programas sociais como o Bolsa Família. “Pois esse problema ficou para trás, já que a nossa proposta, a partir de agora, é levar os serviços da assistência social para perto da população atendendo os bairros da cidade e a zona rural”, informou.

Em paralelo à prestação de serviços, os alunos da Escola Municipal Lourival Oliveira Soares assistiram a palestras proferidas pelo psicanalista Marcelo Pereira de Moura e pela assistente social Eliane Falcão que abordaram sobre os perigos das drogas. As palestras foram realizadas nos três turnos dentro do programa “Crack, é possível vencer” que também será levado a outras unidades de ensino do município. O próximo mutirão será realizado em Mutuns, segundo o secretário da Assistência Social, José Carlos Trindade, em data a ser anunciada.

SEBRAE e prefeitura firmam parceria

O consultor André Portela palestrou à representantes das Secretarias Municipais.
O consultor André Portela palestrou à representantes das Secretarias Municipais.

Servidores e dirigentes de diversas secretarias participaram de uma palestra sobre “Estratégias de Implementação da Lei Complementar 123/2006” e acesso às compras governamentais nesta terça-feira (20) em Itabuna. Com o objetivo de dar conhecimento e ao mesmo tempo alinhar todas as secretarias quanto à implementação e funcionamento da política municipal de apoio às micro e pequenas empresas e ao empreendedor individual, a palestra foi feita pelo consultor André Portela e promovida pela Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo em parceria com o SEBRAE.

O consultor destacou a importância do estímulo para que empreendimentos de pequeno porte que já funcionam sem a devida regularização possam se formalizar e aumentar sua capacidade de geração de emprego e renda. André Portela elogiou a iniciativa da Prefeitura, que busca capacitar os servidores em relação à legislação, ao tempo em que oferece aos empreendedores a oportunidade de se adequarem à lei.

O secretário da Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins, enfatizou o esforço do governo municipal no sentido de gerar empregos na cidade, com um programa de atração de empresas e a adoção de políticas que incentivem os micro e pequenos empresários, lembrando que mais da metade dos empregos no Brasil são gerados pelo setor, que “só precisa de um olhar diferenciado, o que é uma diretriz do prefeito Claudevane Leite”. Como exemplo, o secretário menciona a Sala do Empreendedor, que funciona na prefeitura e presta esclarecimentos, apoio e encaminha documentação para os empreendedores interessados em sair da informalidade e desfrutar dos benefícios da legalidade.

Secretarias de Saúde discutirão transição para comando único

O Conselho Estadual dos Secretários Municipais da Saúde da Bahia e a Secretaria Municipal da Saúde promovem uma reunião com as secretarias da Saúde da microrregião de Itabuna nesta quarta-feira (19), para tratar da transição da microrregião para a implantação do comando único da Saúde na cidade.

Itabuna perdeu o comando único da Saúde, ou Gestão Plena como também é chamado, há cinco anos, quando o Conselho Municipal da Saúde apontou má gestão financeira dos recursos e pediu transferência da gestão para o Estado.

Desde o início da atual administração a rede municipal de saúde vem sendo preparada para receber de volta o comando único, já tendo  recebido parecer favorável do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Na avaliação desses órgãos, o Município de Itabuna apresenta todos os requisitos para gerir a Saúde novamente. A administração aguarda agora a reestruturação do Conselho Municipal de Saúde para que este analise e decida sobre a volta da Gestão Plena.