Desalojados de Itabuna recebem vacinas contra tétano e hepatite

Os desalojados da chuva em Itabuna receberão da Secretaria de Saúde vacinas contra tétano e hepatite. Equipes de enfermeiros e atendentes de enfermagem foram montadas no Espaço Cultural Josué Brandão, Parque de Exposição e Colégio Brasília Baraúna. O secretário Plínio Adry determinou à Vigilância Sanitária que mantenha equipes de prontidão para atender chamados referentes a doenças relacionadas às chuvas e inundações para medicação e bloqueio de áreas se necessário.

Arquivo Público Municipal abriga doações feitas por populares (Foto: Ednaldo Pinto)
Arquivo Público Municipal abriga doações feitas por populares (Foto: Ednaldo Pinto)

Um balanço preliminar feito nesta sexta-feira (29) pela Coordenação da Defesa Civil do Município e as secretarias da Prefeitura aponta para o registro de 20 famílias alojadas no Parque de Exposição Antonio Setenta e outras 70 famílias no Grupo Escolar Brasília Baraúna, removidas dos bairros São Roque, Caixa d’Água e Antique. Os desalojados receberam alimentação, cestas básicas, água potável, lençóis e colchonetes. Entre a quinta-feira (28) e esta sexta (29) foram servidos 2.500 pães fornecidos pela padaria do Sítio V, da Fundação Marimbeta.

Aprovados em seleção da Secretaria de Saúde aguardam convocação há meses

No começo de 2013 a Prefeitura Municipal de Itabuna abriu um edital pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) para contratação de profissionais na Secretaria de Saúde. Porém, depois de meses, parte dos selecionados não foram convocados.

Prefeitura de Itabuna (Foto: Pedro Augusto)
Prefeitura de Itabuna (Foto: Pedro Augusto)

Em julho deste ano a Prefeitura chegou a convocar parte dos aprovados, entre eles médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros. Após esta contratação não chamaram o restantes dos aprovados. Segundo os candidatos, eles têm buscado informações na Secretária de Saúde e sempre dão a esperança de que a convocação irá acontecer no mês seguinte, e nada disso acontecer. A Prefeitura teria dito ainda que seria em setembro, mas não houve convocação por conta da definição do novo secretário de saúde.

O novo secretário, Plínio Adry, foi nomeado e ainda não contrataram os candidatos que faltam. Depois, informaram aos pré-selecionados que a convocação seria em outubro por conta do retorno da Gestão Plena. O ano está acabando e nenhuma atitude foi tomada em relação a essas contratações.

Há pessoas que dizem ter largado o emprego na certeza de começar o trabalho na prefeitura e que hoje estão passando apertos por conta desta irresponsabilidade administrativa.

Até a conclusão desta matéria o Blog do Tom não conseguiu entrar em contato com o Secretário de Saúde Dr. Plínio Adry e nem com a Secretária de Administração, Mariana Duarte.

Secretaria da Saúde realiza caminhada pela doação de órgãos

A Secretaria da Saúde de Itabuna realiza nesta quinta-feira (26) a Caminhada Pela Vida como parte da mobilização pela doação de órgãos. Profissionais da saúde, pacientes transplantados e seus familiares vão caminhar a partir das 14 horas desde o Jardim do Ó até a Praça Adami. Durante o percurso ocorrerão ações educativas, panfletagem e conscientização pelo o aumento no número de transplantes e a consequente diminuição da fila de espera.

Em Itabuna, a maior procura é pela doação renal. Somente nos seis primeiros meses de 2013 foram realizados 37 transplantes. Na cidade, as pessoas podem buscar informações na Organização de Procura de Órgãos (OPO) que funciona no Hospital de Base e atende Ilhéus, Itabuna e região. Também na Santa Casa de Misericórdia, onde existe a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes.

Uma das dificuldades enfrentadas pelas equipes de saúde é a falta de conhecimento da família sobre o desejo da pessoa em ser um doador. “É preciso avisar à família que se pretende ser doador de órgãos, bem como buscar maiores informações sobre a doação”, informou a enfermeira Anna Maria Aragão, responsável pela mobilização para Doação de Órgãos na Secretaria de Saúde.

De pessoas vivas podem ser doados fígado, rim e medula óssea. Famílias de pessoas que tiveram morte cerebral podem liberar a doação de coração, pulmão, fígado, pâncreas, intestino, rim, córnea, veia, ossos, pele e tendão.

Bahia: Homem protesta com ratos pendurados na porta da Secretaria de Saúde

Morador usou uma corda com ratos como forma de protesto / Foto: Várzea do Poço Notícias
Morador usou uma corda com ratos como forma de protesto / Foto: Várzea do Poço Notícias

Um protesto causou alvoroço e estranhamento em frente à Secretaria de Saúde da cidade de Várzea do Poço, que fica a 331 quilômetros de Salvador. O morador da cidade, Joelton Mota Rodrigues, amarrou ratos mortos em um barbante e pendurou na porta da Secretaria como forma de cobrar da Vigilância Sanitária a resolução de seu problema.

Joelton mora ao lado de um terreno onde sua vizinha, Lídia Maria cria galinhas, cágados e cachorros. Segundo ele, o quintal estava desorganizado, com entulhos e a presença de restos alimentares e fezes dos animais causa forte odor na vizinhança. Por causa dessa situação, segundo o morador, vários ratos e insetos começaram a aparecer nas residências vizinhas.

Joelton procurou a Vigilância Sanitária da cidade, que notificou a senhorae limpou o terreno. No entanto, com o retorno da situação, o vizinho voltou a reclamar e recebeu a sugestão de procurar o Ministério Público.

A Vigilância Sanitária de Várzea do Poço vai entrar com uma ação no Ministério Público para conseguir autorização para entrar na casa da mulher e realizar a limpeza do terreno. Leia mais…

Ilhéus quer 60 profissionais do Programa Mais Médicos

A secretária Ledívia Espinheira foi a Brasília com o projeto para contratação de 60 profissionais
A secretária Ledívia Espinheira foi a Brasília com o projeto para contratação de 60 profissionais

Foi solicitada pela Secretaria de Saúde de Ilhéus a adesão do município ao programa Mais Médicos, do Governo Federal, e pediu a indicação de 60 profissionais para atuarem nas unidades de atenção básica. A secretária Ledívia Espinheira admitiu que os técnicos do órgão encontraram dificuldades para o cadastro online no sistema do programa, como ocorreu com outros municípios, e teve de ir a Brasília discutir o assunto com a Diretoria de Atenção Básica (DAB) e a Diretoria de Tecnologia da Informação do Ministério da Saúde.

Ela disse, ainda, que  o cadastramento incluiu 34 unidades de saúde (posto e centros) das zonas urbana e rural. “Efetuamos o cadastramento no programa Mais Médicos – que era uma cobrança permanente do prefeito Jabes Ribeiro – e agora vamos aguardar a análise do Ministério da Saúde para saber como nosso município será contemplado”, afirmou.

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas dos cursos de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.

A secretária municipal da Saúde explicou que a possibilidade de vinda de médicos para o município não substitui nenhuma das equipes que hoje atuam no Programa de Saúde da Família (PSF) e nos postos de saúde de modo geral. Ela lembrou que a gestão tem buscado o auxílio do Ministério da Saúde para garantir a rede de atenção básica e citou a adesão de Ilhéus ao Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab). Dos nove médicos enviados para Ilhéus através do programa, seis continuam atuando na zona urbana. O restante decidiu retornar às cidades de origem.

Porto Seguro realiza processo seletivo e quatro meses depois ainda não tem resultado

Mesmo após resultado, prefeitura de Porto Seguro não convoca selecionados.
Mesmo após resultado, prefeitura de Porto Seguro não convoca selecionados.

Em Porto Seguro já faz quatro meses que a Prefeitura realizou um processo seletivo para a Secretaria de Saúde mas até o momento o resultado oficial não foi divulgado. As inscrições foram iniciadas no final do mês de abril em caráter emergencial com previsão de divulgação dos resultados para o dia 10 de junho. Uma lista com os selecionados foi apresentada pelo portal da prefeitura, mas nenhum dos candidatos foram convocados para começarem a trabalhar. Os moradores do município estão sem saber o que fazer, pois sabem que passaram no processo seletivo e mesmo assim não está surgindo uma oportunidade para ingressarem em seus empregos e não estão sendo atendidos pela Prefeitura.

Em seu primeiro dia, Plínio Adry visita unidades de saúde

Nesta quinta-feira (8) em seu primeiro dia de trabalho após assumir o cargo da Secretaria de Saúde, o Dr. Plínio Adry visitou as unidades de saúde da Família Ubaldo Dantas, em Novas Ferradas, e Jorge Amado, no bairro Maria Matos. Já na sexta-feira (9), outras unidades de saúde serão visitadas, a exemplo da Lavignia Magalhães, no bairro Conceição, que apesar de reformada ainda não entrou em atividade. O objetivo das visitas é saber o estado das unidades, verificar quais as demandas de cada uma e analisar as condições para colocar as unidades em funcionamento ou melhorar o atendimento.

O secretário Plínio Adry lembra que a atenção básica é a porta de entrada não apenas para a promoção à saúde, mas também para organizar o fluxo na rede de atenção à ela. Ele acredita que pelo menos 80% dos problemas de saúde da população sejam resolvidos se a atenção básica funcionar como deve. “Se isso acontece, vamos ter menos inchaço em outros pontos de atendimento, a exemplo dos hospitais, daí a importância de prioridades e investimentos nesse setor”, acentuou.

O clínico geral Osvaldo Pereira, que atende pacientes na Unidade de Saúde da Família Jorge Amado, no bairro Maria Matos, deu as boas vindas ao secretário e mostrou-se confiante e entusiasmado diante das perspectivas de melhoria na saúde pública em Itabuna. Ele também se colocou à disposição da Secretaria da Saúde para ajudar, nem que seja com “sugestões simples”, como qualificou, para que a saúde pública funcione plenamente e deixe a comunidade itabunense bem atendida e satisfeita.

“É desse entusiasmo e parceria de pessoas comprometidas com a causa que precisamos. Vamos buscar mais apoios para realizarmos um bom serviço em favor da saúde das pessoas”, afirma o secretário, que esteve acompanhado da diretora da Atenção Básica, Lucina Pinheiro. O secretário voltou a reafirmar que sua prioridade será a atenção básica na rede pública de saúde para que funcione plenamente e atenda as necessidades e carências imediatas da comunidade.

“Vamos usar os insumos médico-hospitalar, os profissionais existentes no momento e aproveitar os novos selecionados pela Prefeitura. Além disso, vamos executar projetos para no curto, médio e longo prazos mudar essa realidade que hoje compromete a qualidade de vida da população”, disse Plínio.

O secretário da saúde disse ainda que não existem milagres que possam resolver todos os problemas ao mesmo tempo, especialmente em um setor complexo como a saúde, mas, segundo ele, com ações prioritárias será possível mudar o quadro e dotar o município de um serviço de melhor qualidade como deseja o prefeito Claudevane Leite e a população merece. “A situação vai melhorar a partir de agora, não tenho dúvida, estou muito confiante”, afirmou.

Dr. Plínio Adry assume cargo na Secretaria de Saúde

Na tarde desta quarta-feira (7) o pneumologista Plínio Ferreira Adry assumiu o cargo da de Secretário de Saúde em uma solenidade com presença de autoridades. Segundo ele, somente aceitou retornar à cidade pelo seu compromisso com a atenção básica de saúde. No mês de julho, o ex-secretário Renan Araújo foi exonerado pelo prefeito Claudevane Leite.

“Tenho certeza de que com as unidades em atividade plena, o trabalho aparece e a população fica satisfeita” disse Plínio em discurso de posse. O médico recordou sua luta como secretário de saúde entre 1989 e 1992 para a municipalização dos serviços em Itabuna. “Tivemos muitos problemas no início, já que a cidade não tinha hospital público e a hierarquização do Sistema Único de Saúde exigia. Então, iniciamos o projeto do Hospital de Base, que atualmente está sendo recuperado pelo médico Paulo Bicalho com o apoio decisivo do prefeito Claudevane Leite”, disse, acrescentando que, com a atenção básica funcionando, os postos de saúde voltarão a ser “portão de entrada do sistema”, a sua principal finalidade.

Mesmo reconhecendo avanços na gestão municipal da saúde, o prefeito Claudevane Leite disse que as coisas não estão ainda como deseja. “Conseguimos recuperar algumas unidades básicas, a urgência e emergência do Hospital de Base, o Centro de Referência à Doença Falciforme (Cedorf), mas ainda é pouco. O desafio é fazer a atenção básica operar com todas as unidades com exames e consultas médicas para atendimento da população. Este será o desafio doutor Plínio, mas o senhor contará com o apoio do governo”, afirmou o prefeito.

Vane disse que o retorno da plena para a gestão da saúde é bom, mas não significa a solução de todas as questões referentes ao atendimento da população. “Tenho certeza de que Itabuna deseja sucesso na sua gestão da Saúde, já que você é um profissional experiente, com mais de 60 anos de idade e o vigor da juventude. Vamos ter cobranças, mas estou certo de que seu amor à profissão e o seu desejo de ver a população atendida perto de casa serão responsáveis pelo seu sucesso frente ao desafio”, destacou o prefeito de Itabuna, acrescentando que a contratação de mais de 300 profissionais através de seleção pública reforça a atenção básica.

A solenidade contou com a presença da prefeita de Itajuipe, Gilka Badaró, que veio trazer o abraço ao seu conterrâneo Plínio Adry, o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, o representante do Conselho Regional de Medicina e vice-provedor da Santa Casa de Misericórdia, Almir Alexandrino. Ainda, secretários da Educação, Dinalva Melo do Nascimento; da Industria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins; do Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Junior; de Assuntos Governamentais e Comunicação, Cleide Sousa Oliveira; da Assistência Social, José Carlos Trindade; de Esportes e Recreação, Evans Maxwel Silva; presidente da FICC, Roberto José da Silva; da Emasa, Ricardo Campos; e da Fasi, Paulo Bicalho.

Também prestigiaram a solenidade, os vereadores Aldenes Meira, presidente da Câmara Municipal, César Brandão, líder do Governo; Pastor Francisco Edes; Glaby Andrade, Geraldo Barbosa, Antonio Cavalcanti, Walter Socorrinho, Joilson Rosa, Jairo Araújo e Valéria Moraes, e o representante da ABIH, Eduardo Fontes Neto.

Novo secretário de saúde toma posse nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (7) o prefeito Claudevane Leite (PRB) dará posse ao novo secretário municipal de Saúde, Plínio Adry. A solenidade ocorrerá às 17 horas na Secretaria de Saúde, à rua Barão do Rio Branco, 112, Centro.

No dia 26 de julho, o prefeito exonerou o secretário Renan Araújo. A exoneração se deu por conta do baixo rendimento de Renan na secretaria, o que resultou em várias denúncias. Enquanto isso, alguns nomes são discutidos para assumirem o cargo. O prefeito Vane estaria bastante insatisfeito com o seu desempenho e tinha comunicado ao presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, sobre uma possível mudança.

Nome de novo secretario da saúde sai ainda hoje

Dr. Plínio Andry

Em conversa mantida com o prefeito Claudevane Leite, é possível que o nome do novo secretário de saúde saia ainda hoje. Nesta tarde, Vane vai conversar com o médico Plínio Adry, um dos três nomes cotados como substituto de Renan Araújo.

A indicação do médico é do PCdoB, que inicialmente pretendeu indicar o médico e empresário Eduardo Fontes. Este, porém, teria recusado o cargo.

O terceiro nome cotado é do médico Almir Alexandrino, que é bem relacionado e inclusive já realizou uma reunião com o Conselho Municipal de Saúde. Almir tem maiores chances se ser o novo secretário.

 

Eunápolis: Secretaria de Saúde confirma primeiro caso de gripe H1N1

Nesta quarta-feira (31) a Secretaria de Saúde de Eunápolis confirmou o primeiro caso de gripe Influenza A (H1N1) no município. Segundo nota técnica da Secretaria de Saúde enviada à imprensa, “dos casos suspeitos, até o momento e veiculados pela mídia, um foi confirmado como Influenza pelo vírus H1N1”.

Ainda segundo a nota, “Isto indica a probabilidade de que o vírus [H1N1] esteja circulando na região, juntamente com outros vírus”. A informação, no entanto, não é motivo para a população correr para os postos de saúde, diz a nota. Eunápolis realizou recentemente uma campanha de vacinação contra a gripe H1N1, alcançando 90% do público alvo, 10% a mais do que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (80%).

Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, a enfermeira sanitarista Katiane Laurentino, todas as medidas preventivas e educativas permanentes já foram tomadas. Ela adverte a população para alguns cuidados básicos que se deve ter para evitar um possível contágio ou transmissão da gripe, como “lavar as mãos com água e sabão”; “tapar o nariz ao tossir ou espirrar” e “evitar lugares fechados nessa época do ano (inverno)”.

A gripe H1N1 era popularmente conhecida como “Gripe Suína”.

Informações: Radar64

Após ser nomeado, Eduardo Fontes recusa convite para Secretaria de Saúde

Ao que tudo indica, o médico e empresário Eduardo Fontes recusou o convite para assumir a Secretaria de Saúde de Itabuna, pois suas atividades empresariais atrapalhariam nos compromissos do cargo. No último sábado (27) o prefeito Claudevane Leite e o ex-secretário Renan Araújo decidiram convidar Eduardo para ocupar o cargo.

Eduardo Fontes, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, é ligado ao PCdoB e ao próprio prefeito. A amizade ficou ainda mais forte durante a campanha eleitoral de 2012. O empresário já havia sido convidado para assumir a Pasta da Indústria, Comércio e Turismo, mas declinou.

Dificuldades para marcação de exame pelo SUS

As pessoas que necessitam dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Itabuna vem enfrentando diversas dificuldades, tendo em vista que faltam materiais, médicos, medicamentos e até mesmo equipamentos básicos. Segundo a população que utiliza os serviços do SUS, os problemas continuam mesmo após as mudanças ocorridas nos setores da administração pública municipal, proposta pelo prefeito Claudevane Leite.

Várias pessoas reclamam pela demora de marcação de exames, que chegam a esperar por meses para uma marcação ser feita. Pessoas também, muitas vezes idosos e de outras cidades, dormem de madrugada na fila para poder garantir a senha de atendimento, que não rende para todos.

Há uma desorganização muito grande por parte da Secretaria de Saúde, que um dia já foi melhor. É preciso regularizar toda a situação do município e priorizar as necessidades das pessoas que dependem do SUS. Pacientes esperam por horas em recepção de hospitais aguardando atendimento no pronto-socorro. Desse jeito não tem como a cidade desenvolver.

Atualização:

Moradores informam que os postos dos bairros Vilas das Dores e João Soares, entre outros, estão sem médicos. Famílias carentes estão sem atendimentos por falta de médicos em postos de saúde.

Líderes de bairros participam de reunião no combate à dengue

Foto: Pedro Augusto

Com o objetivo de tornar as lideranças de bairros mobilizadores sociais do projeto de prevenção e combate a dengue, a Secretaria de Saúde reuniu na manhã desta quarta-feira (12) representantes das associações de moradores dos bairros de Itabuna. O encontro, ocorrido no Departamento de Vigilância Epidemiológica, marcou também a reestruturação do projeto do governo do Estado para mobilização social contra dengue.

As lideranças de bairros foram reunidas para conhecer o projeto, apresentar detalhes de suas comunidades e iniciar uma participação ativa como mobilizadores nos bairros, colaborando na parte educativa e prática do processo de controle da proliferação do mosquito.

Edileide Lima, assistente social da Fundação Luis Eduardo Magalhães (FLEM) que presta assessoria técnica e operacional ao projeto, conta que o objetivo principal do encontro é resgatar os articuladores. “Eles são a peça fundamental do projeto. O momento é de retomar e apresentar explicações sobre a reestruturação do projeto e a importância da participação popular”. Edileide afirmou que sem os articuladores dos bairros é muito difícil fazer a prevenção e o controle da dengue. A assistente social da FLEM adiantou que o próximo passo do projeto é fazer um cronograma de reuniões para os 13 bairros de Itabuna e a partir daí traçar ações junto com a comunidade envolvida.

As lideranças foram alertadas pelos técnicos da FLEM de que mais de 90% dos criadouros do mosquito da dengue são nos domicílios, por isso é preciso ter cuidado no armazenamento da água. Além do cuidado com a água limpa parada, foi destacada a mudança de comportamento do mosquito. “Ele não tem mais a água limpa como principal veiculo de manutenção do seu ciclo de vida. Hoje o mosquito também coloca seus ovos em água poluída. Não com água corrente, mas se tiver parada pode virar um foco” explicou Samuel Carvalho, biólogo da FLEM, que esclareceu também a mudança na atividade do mosquito, que agora é tanto diurna quanto noturna.

Raimundo Souza, presidente da associação de moradores do bairro Califórnia, garantiu apoio ao projeto. “Me comprometi a ajudar e me engajar nessa luta contra dengue”. Ele disse que vai mobilizar a comunidade e fazer um chamado para que todos colaborem com a ação da Secretaria. “É um projeto muito bom, que vai alavancar a saúde em Itabuna, já que a dengue é nosso maior problema”.

Dia dos Namorados em Itabuna terá ação de prevenção à DST

Nesta quarta-feira (12), Dia dos Namorados, será realizada uma ação de combate as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) em bares, restaurantes e pizzarias da cidade, com a distribuição de preservativos, brindes e folhetos com esclarecimentos sobre as doenças. A iniciativa é da  Secretaria da Saúde de Itabuna.

A coordenadora municipal DST/AIDS, Suze Martins, conta que para a próxima semana está previsto o início do projeto Ronda Noturna, que constará de visitas às casas e pontos de prostituição fazendo palestras de conscientização sobre DSTs e distribuindo preservativos. Após o São João, as Campanhas do Fique Sabendo serão realizadas de forma estratégica em seis Unidades Básicas de Saúde, com bate-papos, testes de HIV e Hepatite.

Em julho, a coordenação de DST/HIV/AIDS realizará capacitação para enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde para que fiquem aptos a fazer o teste rápido em gestantes. No dia 28 de julho, aniversario de Itabuna, será realizada uma ação de combate a Hepatite em vários pontos da cidade.

No mês de agosto, em parceria com o grupo Humanus, será realizado o Seminário de Direitos Humanos e a Parada do Orgulho LGBT. Ainda naquele mês ficou programado o curso Saúde na Escola, no qual servidores das secretarias da Saúde e Educação vão orientar os estudantes sobre as DSTs e os meios de prevenção.