Jovem é executado a tiros durante São João em Itapetinga

Itapetinga – Charles Santos Pereira Silva, de 20 anos, foi morto a tiros por volta das 04h00 da madrugada desta segunda-feira (23). O crime ocorreu durante a festa de São João que acontecia no Parque Poliesportivo da Lagoa.

De acordo com informações colhidas com a imprensa local, Charles estava em um ‘barracão’ da festa, onde foliões dançavam forró. Quando foi surpreendido a tiros deflagrados por uma pistola 380. Sem reação, caiu no chão, agonizando.

Foto: Itapetinga Repórter.

Logo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi solicitado e esteve presente para socorre-lo, sendo que um dos tiros atingiram a sua nuca, dificultando assim a sua sobrevivência. Minutos depois ele não resistiu e foi óbito após dar entrada no Pronto Socorro do Hospital Cristo Redentor.

O corpo foi levado por agentes do Departamento de Polícia Técnica para Vitória da Conquista. Na cintura de Rafael a policia encontrou uma pistola 765, com 11 cartuchos intactos. Até o momento três pessoas foram detidas e conduzidas até a Delegacia da cidade, entretanto, após prestar esclarecimentos foram liberadas. A polícia investiga o caso.

Comentário em entrevista gera polêmica com Secretário de Saúde de Itororó

O secretário de saúde de Itororó, Marcelo Andrade, afirmou em entrevista para a rádio comunitária Itororó FM, que preferiu pagar às bandas que tocaram no Festsol 2013 do que pagar aos funcionários da prefeitura. A confissão gerou uma revolta entre moradores.

Segundo Marcelo, a expectativa era de pagar todos os funcionários até o dia 20 de junho para que pudessem passar o São João com o dinheiro garantido. “Mas infelizmente apertamos as contas e não conseguimos pagar, e selecionar uns e outros não seria justo”, diz o Secretário em entrevista. O comentário do Secretário gerou muita polêmica entre os moradores, pois os trabalhadores saíram prejudicados com essa decisão, já que a arrecadação municipal é baixa e o dinheiro que entra na cidade é curto, o suficiente para pagar os salários em dias e fazer alguns investimentos em melhorias.

“Esse governo não respeita os funcionários públicos, nunca respeitou. Agora quero ver de onde vão tirar dinheiro pra nos pagar. Essa atitude foi um tapa em nossa cara e pior que se reclamarmos somos perseguidos”, disse um empregado concursado da prefeitura de Itororó, que não quer ser identificado por medo de ser perseguido.

Os organizadores do movimento “Vem Pra Rua Itororó” disseram que esse é mais um motivo para o povo se manifestar e dizer não a esses “abusos de poder”. De acordo com alguns líderes do movimento, “a população não pode aceitar que o governo municipal prefira pagar de uma única vez um monte de artistas de fora da cidade (que vão gastar esse dinheiro em seus domicílios), sendo que esses valores poderiam ser parcelados, do que pagar os salários dos pais e mãe de famílias que trabalham para o município”.

“O pior é que a gente fica sem saber quem é o prefeito, quem é que manda na cidade. Se é Marco Brito, que o povo elegeu nas urnas, ou seus lacaios, que arrotam soberba por onde passa”, comenta um morador que ficou indignado com a declaração, mas não quer ser identificado por medo de represálias.

Segundo diz Marcelo Andrade, “Todas as bandas e todas as estruturas do São João foram pagas. Administrar com competência é isso; ter respeito com dinheiro público é isso”. O Secretário dá essas afirmações com a certeza de que foi coerente, pois garantiu um evento de qualidade para a população, embora esta não tenha recebido seu salário.

Filme pornô no telão durante apresentação de banda de Forró

Durante show da banda Djavú, que tocou em Capim Grosso durante os festejos juninos, o público foi surpreendido por cenas de inusitadas no telão durante apresentação do grupo. Enquanto a banda apresentava, no telão uma mulher e dois homens protagonizavam cenas de sexo explicito. De acordo com o site Augusto Urgente, tratava-se de um filme pornô.

Na imagem aparece o cantor Geandson Rios (proprietário da banda), e ao fundo a cena pornô na apresentação no Arraiá do Capitão na Praça da Prefeitura.Pessoas que estiveram presentes no show com crianças ficaram indignadas com as imagens mostradas no telão de led, instalado para exibir fotos e vídeos da banda durante o show.

Geandson Rios, divulgou uma nota em seu Facebook, dizendo que o ato não foi proposital e que teria sido um erro que está sendo investigado.

“Meu pai, minha mãe, minha esposa, e minha filha de 4 anos estavam lá no show para me prestigiar, inclusive minha filha estava no palco comigo. Quero humildemente pedir desculpas a todos que estavam presentes”, disse.

Do Thame

Balanço sobre o feriadão na região

O feriadão que se estendeu da sexta-feira (21) até esta segunda-feira (24) foi relativamente tranquilo em Itabuna. Nesse período, quatro pessoas foram assassinadas na região e uma vítima de tentativa de homicídio se recupera no Hospital de Base. Já nas estradas o movimento foi grande. Segundo a Polícia Rodoviária, foram 188 acidentes na região, envolvendo 85 pessoas feridas e 12 mortes. Os locais mais perigosos foram a BR-101 e BR-116.

Quanto aos festejos no São João o clima foi de festa. No Hospital Manoel Novaes não houve nenhuma entrada de pessoas com queimaduras (apenas uma menina que se queimou com água quente); no Hospital Calixto também não houve ocorrência por queimadura e corpo de bombeiros  não recebeu chamados.

Homicídios na madrugada deste domingo

Fotógrafo: Ednaldo Pinto

Dois homicídios aconteceram na madrugada deste domingo (23), véspera de São João. De acordo com algumas informações da polícia, o primeiro assassinato foi de André Gustavo da Silva, morto a tiros na rua Epitácio Pessoa, bairro Sarinha. Pouco tempo depois, Luiz Pereira de Jesus, 35 anos, foi morto no bairro Jorge Amado com cerca de quatro tiros e pedradas na cabeça. Os corpos já passaram pela perícia e no momento a polícia investiga os casos.

Dicas para evitar acidentes com fogo no São João

No período junino, em meio a fogos de artifício e fogueiras, as pessoas ficam naturalmente mais suscetíveis a acidentes com fogos. Famílias inteiras viajam para aproveitar os festejos juninos e acabam não tomando algumas medidas preventivas. O Blog do Tom dá algumas dicas para você festejar com maior segurança.

Dicas para se acender fogueira
– Escolher locais limpos, sem vegetação ou plantas, no momento de armar a fogueira.
– Não acender próximo a copa de árvores e fiações elétricas.
– Nunca jogar líquidos inflamáveis após ter acendido a fogueira. Prepare uma pequena lata com um pedaço de estopa ou tecido embebido com combustível, dessa forma a ignição da fogueira se dá a partir de uma queima controlada.
– Não soltar fogos de artifício de qualquer que seja o tipo dentro da fogueira.
– Controlar a altura da fogueira. Evitar pilhas de madeira muito altas.

Dicas para soltar fogos de artifício
– Não permitir crianças com menos de 10 anos soltar bombas. Limitar a brincadeira a fogos luminosos e aos estalinhos conhecidos como “traque”.
– Quanto maior o potencial de explosão, maior a responsabilidade.
– Ao comprar, procurar informações do manuseio com o barraqueiro que comercializou.
– Ler as instruções nas caixas dos fogos antes de soltá-los.
– Não soltar rojões próximo a copa de árvores e fiações elétricas.
– Não colocar nenhum tipo de objeto (garrafas, latas, etc) em cima da bomba.
– Nunca usar a própria caixa de fósforo para acender quaisquer que sejam os fogos de artifício.

– Em caso de queimaduras não coloque nenhum tipo de remédio sobre o local afetado. Lave o local com água fria em abundância, cubra com um pano limpo e úmido e remova a pessoa acidentada imediatamente para o hospital mais próximo.

Coleta de lixo será alterada devido ao São João

Devido aos festejos juninos, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) decidiu alterar temporariamente,a coleta domiciliar de lixo na zona urbana de Itabuna. Excepcionalmente, a coleta será feita exclusivamente no domingo, 23. Com isso, não haverá a coleta na segunda-feira, 24.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro, afirma que oito caminhões compactadores, duas caçambas e uma retroescavadeira, além do serviço de varrição de ruas com toda a sua equipe, estarão em atividades no domingo para a limpeza da cidade. Na terça-feira, 25, o Departamento de Limpeza Pública vai executar um “faxinaço” em toda a cidade.

Forró integra turma da melhor idade aos festejos juninos

A turma da terceira idade assistida pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras – I) da Secretaria da Assistência Social de Itabuna participou de um arrasta-pé promovido nesta terça-feira (18) pela coordenação da unidade no Jardim Grapiúna. No “Arraiá do Cras” não faltaram comidas típicas como bolo, canjica, milho e amendoim cozido, sucos de frutas e o tradicional forró pé-de-serra.

A animação musical foi comanda pelo DJ Naldinho que também puxou a quadrilha junina com mais de 100 participantes caracterizados de caipira. “Essa festa está melhor do que eu esperava. Eu adoro o São João”, disse a bem animada Maria Luiza Batista, 79 anos, residente no bairro Pedro Jerônimo. A sua parceira de na dança Valdice Celestino Batista, 66 anos, também era só animação. “Eu não perderia por nada”, brincou.

O DJ Naldinho, voluntário do Cras, ressaltou a importância do evento principalmente para os idosos e parabenizou a iniciativa da prefeitura em proporcionar alegria e diversão para a turma da terceira idade. “É fundamental que os idosos convivam no meio social, sejam incluidos, participem de uma festa tão animada como o São João, sintam-se integrados e reconhecidos como cidadãos”, disse.

Convidado para o forró do idoso, o coordenador da Unidade de Psiquiatria do Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães, Edvaldo Santos, também destacou a importância dessa integração, já que esse tipo de atividade lúdica, além de prazerosa, funciona como uma terapia. “Eventos dessa natureza estimulam o convivo em grupo, diverte, motiva e ajuda o ego destas pessoas que na maioria das vezes vivem sozinhas”, assinalou.

A diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Luciana Seara, reforça a opinião de Edvaldo Santos e afirma que um momento festivo e alegre como o proporcionado pelo forró ajuda a devolver a dignidade de pessoas muitas vezes maltratadas pela vida ou pela própria família. “Não é o fato de estarem na terceira idade que deixaram de fazer parte do contexto social”, enfatiza.

Segundo a coordenadora do Cras – I, Cíntia Sisnane Célia Souza, a unidade atende adolescentes, gestantes, crianças e idosos que participam dos diversos programas nas áreas sociais, da saúde e da educação mantidos pela Prefeitura. O grupo também participa de atividades físicas, oficinas pedagógicas e de palestras ministradas por profissionais de diversas áreas.

Banco de Sangue de Itabuna intensifica campanhas de doação no pré-São João

O Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna tem intensificado as campanhas de doação de sangue, tendo em vista uma maior demanda de transfusões de sangue nesta época do ano. Trata-se do período dos festejos juninos, marcado, tradicionalmente, pela presença de fogueiras de São João e fogos de artifício, época em que se intensificam também o número de casos de acidentes e queimaduras de grande porte.

No Banco de Sangue de Itabuna, além de uma maior demanda, esta época do ano é também marcada pela baixa na quantidade de doações de sangue, motivada pelas viagens e férias escolares. Atualmente, cerca de 50 bolsas de sangue são captadas por dia, enquanto o ideal seria a captação de 60 bolsas.

“No entanto, no mês de junho, a captação diária chega a cair 50%, o que nos deixa em grande déficit de fornecimento de bolsas de sangue para transfusão”, declarou o coordenador de captação, Rosildo Ribeiro.

Doação de Sangue

Atendendo no ano de 2012 a 197 municípios, o Banco de Sangue de Itabuna é classificado como o segundo maior centro captador de sangue de todo Nordeste, ficando atrás somente da capital baiana, Salvador. “Ainda assim, é a alta demanda por transfusões de sangue, tendo em vista estarmos em uma cidade que reúne serviços referência em todo interior baiano para alta e média complexidade”, declarou Rosildo Ribeiro.

Entre as estratégias desenvolvidas, o estabelecimento de parcerias com clubes de serviços, empresas, organizações não-governamentais, igrejas, entre outros setores. Assim, é destaque o trabalho junto à Igreja Adventista de Itabuna, com o Projeto Vidas por Vidas; à Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd); ao Rotary Club; ao Lions Clube; além de Tiro de Guerra e a empresa Rota Transportes.

Requisitos para doação:

Estar em boas condições de saúde; ter idade entre 18 a 67 anos incompletos (também podem doar a partir de 16 anos acompanhado de responsável); apresentar documento de identificação com foto; peso igual ou superior a 50 quilos; estar alimentado; não ter comportamento de risco e estar em repouso noturno.

O Banco de Sangue de Itabuna funciona em prédio anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas; e aos sábados, das 7 ao meio dia. Mais informações pelo telefone: (73) 3214-9126.