Quadro clínico aponta morte cerebral do Jornalista Juarez Nunes

(Foto: Reprodução/Facebook)

Itabuna – Ficou mais delicado o quadro clínico em que se encontra Juarez Nunes, jornalista antigo no solo grapiunense. Ele segue internado no Hospital Calixto Midlej Filho (Santa Casa), e só consegue respirar com a ajudar de aparelhos.

Os médicos responsáveis pelo caso iniciarão uma bateria de exames nas próximas horas, com objetivo de diagnostica-lo e preveni-lo de mais transtornos, já que segundo informações, sofreu morte cerebral.

Santa Casa cadastra doadores de médula óssea

O Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna realizará uma campanha para cadastrar novos doadores no Registro Nacional de Doador de Medula Óssea (Redome).

A Santa Casa pretende cadastrar mil doadores. A Campanha será realizada entre os dias 16 e 18 de maio, através de parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), além de contar com o apoio de clubes de serviços, igrejas, CDL e Prefeitura Municipal.

Seja um doador

Qualquer pessoa que tenha entre 18 e 54 anos e boa saúde pode doar medula óssea. Basta preencher um formulário com os dados pessoais e autorizar a coleta de uma amostra de sangue para testes.

Na sexta (16), sábado e domingo, o cadastro será realizado das 8 às 17 horas, no Ambulatório de Oncologia Pediátrica do Hospital Manoel Novaes. Não é necessário estar em jejum.

Santa Casa de Itabuna comemora dia do rim com 100 transplante

No próximo dia 13 de março, dia Mundial do Rim, o Serviço de Diálise e Transplante Renal da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) tem muito o que comemorar. Além de impulsionar a estatística de transplante renal na Bahia em 2013, o Serviço chega ao seu 100o. transplante, o que é uma marca extraordinária para uma cirurgia que começou apenas no último trimestre de 2012. Itabuna presta serviço de nefrologia a 120 municípios circunvizinhos, extrapolando a abrangência da região cacaueira.

Com Salvador praticamente desmobilizada no que se refere ao transplante renal nos últimos anos, Itabuna, atualmente, é o principal pólo de realização dessa cirurgia na Bahia. Historicamente, a Bahia não realizava mais de 40 transplantes renais por ano, apesar de já ter tido três hospitais fazendo este procedimento(Espanhol, Ana Nery e Português, atualmente, Ana Nery, São Rafael e Espanhol retomaram o serviço de transplantes).

A CAMPANHA

Em 2014, o Serviço de Diálise e Transplante Renal da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna adere a campanha anual da Sociedade Internacional de Nefrologia e da Federação Internacional de Fundações do Rim. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção da doença renal, que é considerada uma epidemia silenciosa. No dia 13 pela manhã, acontecerá uma mobilização na área externa do Hospital Calixto Midlej (Santa Casa) com ações lúdicas que visam a conscientização da prevenção renal. Nos dias 11, 18 e 25, também no período da manhã, as ações de conscientização acontecerão no ambulatório do Hospital Manoel Novaes e serão voltadas para os pacientes que já realizaram o transplante renal. O grande objetivo é conscientizar a fim de aumentar a sobrevida do enxerto renal para os transplantados.

A médica Neyde Vinhático, coordenadora do Serviço de Diálise e Transplante Renal da SCMI, diz que as ações foram planejadas de forma lúdica. “Na quinta-feira, dia 13, das 9 às 11h30min, usaremos a temática carnavalesca para transmitir nossa mensagem com o lançamento do Bloco do Rim, que terá personagens como o Dr. Rim e os agentes nocivos: hipertensão, diabetes e fumo”, diz Neyde Vinhático.

Silenciosa, a doença renal acomete entre 10 e 15% da população adulta, conforme ficou comprovado em pesquisas realizadas nos últimos anos. “É importante evitar excessos na alimentação”, diz a dra. Neyde Vinhático. Sal, gordura e carne vermelha podem ser os grandes vilões da doença renal. Além disso, preventivamente, as pessoas devem praticar exercícios e hidratar-se, não fumar, fazer exames regularmente e não usar medicamentos sem orientação médica.

Dirigido pelo médico nefrologista Almir Alexandrino juntamente com a também nefrologista Neyde Vinhático, o Serviço de diálise e Transplante Renal da SCMI atende a mais de 270 pacientes e é considerado um dos mais modernos do interior do Estado. Foi o primeiro a atuar na prevenção, diagnóstico e tratamento e, por causa disso, é hoje o único centro do Estado – e o segundo em toda região Nordeste – que reúne esse conjunto de serviços para tratamento da insuficiência renal crônica.

Funcionários passam Natal sem o 13º terceiro

FTC Itabuna não paga funcionários

FTC

A Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) de  Itabuna não pagou os 13º salário dos colaboradores e professores. Segundo informações, a direção informou que não tem previsão para o pagamento.

Em função disso os professores estão dispostos a não lançarem as notas da prova final na caderneta eletrônica até o pagamento do 13º salário. Com isso os estudantes serão prejudicados, já que vão passar o natal com a expectativa do resultado das provas.

Prefeitura

Alguns secretários de Itabuna acabaram não recebendo o 13º salário por opção do prefeito Claudevane Leite. O salário liquido do secretário no município é de R$ 13 mil, com o pagamento do 13º no mês de dezembro o salário seria de R$ 26 mil.

Mas o prefeito decidiu não pagar o 13º salário aos secretários e seguiu a orientação da procuradoria jurídica do município. Vale lembrar que no governo passado o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), determinou que os secretários devolvessem o 13º salário.

Santa Casa

Os servidores da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna denunciam que estão sem receber o 13º salário. De acordo com os funcionários, nenhuma parcela foi paga e não há previsão para o pagamento. O prazo máximo determinado por lei encerrou na sexta-feira (20).

Ainda com base nos funcionários, um aviso foi colocado no mural no final da tarde de sexta-feira (20) que décimo só será pago após o natal.

Escolha de Itabuna para receber faculdade é comemorada por Augusto Castro

O deputado Augusto Castro comemorou a inclusão de Itabuna entre as 12 cidades pré-selecionadas pelo Ministério da Educação (MEC) para receber cursos de medicina, iniciativa que também faz parte do Programa Mais Médicos.

A nova graduação será em instituições de ensino superior privado. Para o parlamentar Itabuna está apta para ser aprovada na segunda fase, quando as localidades deverão cumprir requisitos de infraestrutura. “Nossa cidade tem quatro hospitais, sendo três filantrópicos e um municipal que atendem a 120 municípios da região Sul”, destaca Augusto Castro.

O resultado final da seleção será divulgado pelo MEC no dia 20.

Funcionários da Santa Casa de Itabuna engajados na Campanha “Outubro Rosa”

Na última terça-feira (15) os funcionários dos hospitais Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas participaram de uma programação da Campanha “Outubro Rosa”, onde receberam informações sobre o movimento internacional voltado para a divulgação de informações sobre o câncer de mama.

Santa Casa da Misericórdia de Itabuna aderiu ao Outubro Rosa (Foto: Divulgação)

No Hospital Calixto houve a realização de uma oficina comandada pelo Grupo Se Toque, além de sorteio de camisas da campanha, palestra ministrada pela assistente social Vitória Cunha e um café-da-manhã. Na oportunidade, Suely Dias, presidente do Se Toque, discorreu sobre os cuidados necessários para a prevenção do Câncer de Mama, os fatores de risco, entre outros pontos.

Suely Dias lembrou ainda que com o passar dos anos a doença tem atingido um número cada vez maior de jovens, principalmente em decorrência dos hábitos alimentares. “Esta é uma doença que tem atingido pessoas de todas as faixas etárias, sendo que no passado apenas as mulheres com mais de 40 anos estavam no grupo de risco”, lembrou. “Não existe uma causa única, existem sim vários fatores de risco. É preciso que a mulher tenha consciência da importância de realizar os exames, principalmente aquelas que possuem histórico da doença na família”, afirmou a presidente.

Funcionários participaram de oficinas e palestras (Foto: Divulgação)
Funcionários participaram de oficinas e palestras (Foto: Divulgação)

Uso de álcool, fumo, sedentarismo e excesso de gordura foram apontados como alguns dos fatores de risco. Já a alimentação equilibrada, foi mencionada pela presidente do Grupo Se Toque como um desafio a ser vencido, por contribuir de forma efetiva para a prevenção da doença.

Direitos do paciente com Câncer

Já a assistente social Vitória Cunha aproveitou o momento para transmitir informações sobre os “Direitos do Paciente com Câncer”. A importância do cumprimento da Lei n° 12.732, de 22/11/2012, que garante o tratamento dos pacientes em um prazo de até 60 dias após ser detectada oficialmente a doença, foi um dos pontos abordados.

Os cuidados paliativos da doença e os principais direitos que são garantidos aos pacientes em tratamento de câncer, também foram abordados na palestra que foi encerrada com uma dinâmica interativa.