Moradores reivindicam melhorias nas ruas de Itabuna

Não é novidade para ninguém que as ruas de Itabuna estão uma vergonha em vários sentidos, principalmente pela falta de saneamento básico e manutenção da pavimentação. Em meio as muitas denúncias que a redação do Blog do Tom recebe, mostraremos a situação na rua São Leopoldo, que fica no bairro Califórnia, em Itabuna.

Rua está cheia de problemas (Foto: Ednaldo Pinto)
Rua está cheia de problemas (Foto: Ednaldo Pinto)

A rua está cheia de buracos ao longo da ladeira, matos crescendo entre as residências e esgoto escorrendo a céu aberto. Quando chove, os bueiros entopem e a rua fica alagada, prejudicando a circulação de carros e proporcionando riscos à saúde dos cidadão. Segundo uma moradora que reside na localidade há mais de três anos, esses problemas estão lá desde quando ela se mudou.

Bueiro entope e rua alaga na chuva (Foto: Ednaldo Pinto)
Bueiro entope e rua alaga na chuva (Foto: Ednaldo Pinto)

Apesar de cobrar soluções da Prefeitura e insistir nisso, as autoridades não se pronunciam. O jeito é os próprios moradores colocarem a mão na massa e tentar resolver por si mesmo.

Duas mulheres brigam na avenida do Cinquentenário

Na manhã desta quarta-feira (30) duas mulheres brigaram na avenida Cinquentenário, em Itabuna. Na briga, uma vendedora de chips de celular chegou a receber cadeirada e as duas se enfrentaram, chamando a atenção de quem passava por perto.

Mulher dá cadeirada em outra (Foto: Ari Rodrigues)
Mulher dá cadeirada em outra (Foto: Ari Rodrigues)

A briga foi apartada por vendedores das proximidades.

As duas se agridem (Foto: Ari Rodrigues)
As duas se agridem (Foto: Ari Rodrigues)

Flagrantes de Ari Rodrigues e informações do Pimenta.

Cerca de 30 animais são encontrados mortos por dia em Feira de Santana

Uma média de 30 animais mortos são encontrados por dia (Foto: Divulgação)
Uma média de 30 animais mortos são encontrados por dia (Foto: Divulgação)

De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos de Feira de Santana (SESP) de janeiro a setembro deste ano foram removidos 5.213 cadáveres de animais de pequeno porte nas ruas da cidade, com uma média de 30 animais por dia. A Prefeitura também recolhe animais de grande porte – cavalos, bois, jumentos, entre outros.

A grande maioria dos animais que morre nas ruas é vítima de atropelos. Outros casos estão relacionados à velhice e a suspeitas de envenenamento. Conforme a secretaria, cães e gatos são os animais mais comuns neste serviço, porque além dos domésticos, existe uma grande população nas ruas.

O cidadão deve entrar em contato com a SESP imediatamente após ver um animal morto em via pública, antes que o cadáver entre em decomposição e provoque problemas ambientais graves – mau cheiro e a possibilidade de contaminação do lençol freático, por exemplo.

Camaçari: População acampa na rua para conseguir vaga em cursos

A partir da manhã desta sexta-feira (26) pais e alunos começaram a acampar em frente à sede da Secretaria de Cidadania e Inclusão (Secin) para conseguirem se inscrever em um dos cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Algumas pessoas contam que estão aguardando as senhas de atendimento desde quarta-feira (24). De acordo com uma estudante, as pessoas providenciaram uma lista para organizar a ordem de chegada.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Camaçari, as senhas serão distribuídas a partir das 7h deste sábado (27). O grupo será atendido a partir das 8h. Serão oferecidas 300 vagas para oito cursos: caldeireiro, ajustador mecânico, assistente de planejamento e controle de produção, eletricista instalador predial de baixa tensão, agente de observação de segurança na indústria, operador de sonda de perfuração, operador de computador, além de montador e reparador de computador.

Quem deseja se candidatar, deve ter entre 16 e 59 anos e ter concluído o Ensino Fundamental I. É necessário levar original e cópia dos documentos de identidade, CPF, comprovante de residência, atestado de escolaridade, cartão de inscrição do NIS (Número de Inscrição Social) e  PIS (Programa de Integração Social). A previsão de início das aulas é no dia 26 de agosto.

Moradores do Santo Antônio continuam com esgoto na porta de casa

Fotógrafo: Ednaldo Pinto
Fotógrafo: Ednaldo Pinto

Nesta manhã de terça-feira (23) moradores do bairro Santo Antônio fizeram outro manifesto reivindicando providências por parte da Emasa, que ficou de ajeitar os esgotos que correm a céu aberto na Rua Travessa, final da avenida Itajuípe. Na última quinta-feira (18) os populares fizeram uma manifestação fechando as ruas e pedindo a presença do prefeito. O secretário da Emasa esteve no local mas até agora nada vou resolvido.

A revolta dos populares é por conta de um esgoto que corre a céu aberto nesta rua, e, por consequência, a água suja cai na caixa d’água que abastece a rua e posteriormente sai nas torneiras das residências, pondo em risco a saúde das famílias.

Uma senhora, que tem um esgoto aberto na porta de casa, relatou sua situação. Confira no vídeo em instantes.