Ônibus quebra e causa transtornos após sair de Itabuna

BR-415 – No início da manhã desta segunda-feira (26), um ônibus da Rota Transportes que seguia para Itapetinga após sair de Itabuna, quebrou ao chegar nas imediações de Itororó. A falha mecânica, provavelmente causada por falta de manutenção, deixou dezenas de pessoas à deriva e com seus compromissos profissionais e médicos comprometidos.

Foto/Informações: Alisson Aguiar.
Foto/Informações: Alisson Aguiar.

Segundo informações do motorista, ele sentiu que o carro estava ficando sem embreagem quando se aproximava de Itororó, verificou o barulho que vinha do motor. Ao olhar constatou que uma mangueira estava solta e vazando um liquido que fazia o veículo perder força. Depois de quase uma hora tentando, sem sucesso, colocar o ônibus em movimento, ele (o motorista) desistiu e informou que os passageiros deveriam esperar um novo carro que só passaria 1 hora depois, às 06h30. Detalhe, a maleta de ferramentas disponibilizada pela empresa faltavam instrumentos básicos como alicates e outros.

Uma passageira, de 68 anos, que não quis se identificar disse que ficou incomodada com a situação. “Olha a gente acorda cedo, se programa para fazer uma viagem para cuidar da saúde e tem que passar por isso? Ficar na beira de uma pista sem saber se vou chegar a tempo para minha consulta? Essa empresa tem carros melhores que sei, mas insiste em usar esses veículos velhos que só dão trabalho e atrasam a minha vida”, contou.

O novo carro anunciado pelo motorista chegou com 15 minutos de atraso e para surpresa de todos, era mais antigo que o veículo que quebrou (não tinha banheiro). A viagem seguiu, com todas as cadeiras ocupadas e mais de 20 pessoas em pé. Fato que revoltou outro passageiro. “O mínimo que podiam fazer é disponibilizar outro carro, mas não, colocaram todo mundo aqui, parecendo sardinha enlatada e como a gente tem compromissos, acaba aceitando para não perder a hora”, relatou.

Com a palavra a Rota Transportes…

Passageiros se frustram com empresa de ônibus

Leitores do Blog do Tom estão fazendo reclamações contra a Rota Transportes com uma certa frequência. Após a semana de festas, os passageiros estão expondo as situações constrangedoras que passaram com funcionários da empresa.

A primeira reclamação é de uma mulher que sofreu grande constrangimento com a família ao voltar de Itacaré no dia 1º de janeiro. Segundo relato, ela e a família compraram as passagens para viajar às 17h25, porém, ao entrarem no ônibus perceberam que outros passageiros já haviam sentado nas poltronas marcadas nas passagens compradas.

Indignada, a mulher tentou falar com o motorista, que não resolveu nada e disse que a família não poderia viajar em outro veículo porque as etiquetas já estavam com ele. O problema seria que a funcionária da Rota vendeu a mesma passagem para mais de uma pessoa, pois a enumeração das poltronas disponíveis já estavam ocupadas . A mulher relata ainda que desceu do ônibus para tentar resolver as coisas, mas enquanto isso, o motorista começou a sair com as bagagens da mulher dentro do veículo. Após ameaçar ir à delegacia, a leitora e sua família conseguiram um outro ônibus para seguir viagem, sendo que durou quatro horas.

Um segundo leitor, morador de Santa Catarina, estava aguardando um ônibus na agência da Rota na avenida Inácio Tosta Filho, em Itabuna, quando precisou ir ao banheiro. Uma funcionária do local informou que o banheiro da agência só poderia ser utilizada por funcionários e impediu o rapaz de o sanitário, sendo que ele estava muito apertado para urinar. Indignado, o leitor começou a filmar a situação para denúncia.

Mesmo implorando, o pedido foi então. O leitor foi caminhando até o Hospital Manoel Novaes, onde o banheiro é aberto ao público.

Vídeo

Descaso de motorista da Rota revolta passageiros

Atraso e atitude de motorista revolta passageiros (Foto: Divulgação)
Atraso e atitude de motorista revolta passageiros (Foto: Divulgação)

Segundo denúncia feita ao Blog do Tom por uma moradora de Itajuípe, um motorista da Rota Transportes teria agido com má conduta na noite desta segunda-feira (16). De acordo com o relato, a linha Itabuna-Itajuípe tem sofrido atrasos nos horários, o que causou um conflito.

O ônibus marcado para as 18:30 só foi chegar ao ponto de Itabuna às 19:30. Por conta do atraso, havia muitos passageiros no veículo e a cada ponto enchia mais. Em certo momento, o motorista resolveu não abrir as portas e disse que só sairia de lá quando chegasse um ônibus extra, o que fez com que alguns pulassem a catraca. Porém, sensibilizados com o prejuízo que a cobradora iria sofrer, pagaram a ela, já que não tinha nada a ver com a atitude do motorista.

O fato é que o ônibus atrasou e o condutor tratou mal os passageiros. Esta é uma situação que vem se tornando comum em Itabuna, onde motoristas de ônibus urbanos e intermunicipais têm tratado passageiros com ignorância e descaso.

Acidente envolvendo ônibus da ROTA mata evangélico na BR-415

A manhã desta quarta-feira (23), iniciou de forma trágica. Um dono de padaria que seguia com um veículo tipo Kombi na altura do Condomínio Jardim das Acácias, colidiu lateralmente com um ônibus da ROTA que faz linha intermunicipal.

A colisão aconteceu próximo a Churrascaria Los Pampas - saída para Ilhéus. Fotos: Ednaldo Pinto.
A colisão aconteceu próximo a Churrascaria Los Pampas – saída para Ilhéus. Fotos: Ednaldo Pinto.

De acordo com informações policiais, Gilvan Matos do Nascimento, de 26 anos, perdeu o controle da KOMBI invadiu a pista contrária e bateu lateralmente com o ônibus, fato que provocou sua morte instantaneamente. Gilvan saiu do Salobrinho (Ilhéus), e viria até um fornecedor da cidade para compra de pães para o seu estabelecimento. O motorista da ROTA, identificado como Augusto ficou ferido e precisou ser encaminhado até o HBLEM [Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães].

O Corpo de Bombeiros esteve no local, e após um pré-levantamento nos veículos, verificou-se que o eixo da KOMBI rompeu e levou o condutor a perder a direção.

Gilvan era membro da Igreja Batista Jordão, do Japu, zona rural de Ilhéus.

Imagens Fortes!

A galeria dessa matéria foi escondida por conter cenas muito fortes.Você pode ver as fotos clicando no botão abaixo somente dentro do post.