Notinhas: Informações e reclamações enviadas por leitores

Unidade de saúde roubada

Segundo um funcionário da Secretaria de Saúde de Itabuna, nesta madrugada de terça-feira (3) o Posto de Saúde do Bairro Nova Califórnia foi assaltado. Os bandidos levara, tudo, inclusive uma geladeira. A fonte se diz indignada, pois tem presenciado os esforços do prefeito e do secretário de saúde em arrumar as unidades de saúde da cidade.

Falta d’água

Um leitor do final de linha do São Caetano denuncia a falta de água na localidade por mais de 15 dias. Segundo ele, já entrou em contato com a Emasa e nada foi solucionado até o presente momento. Uma outra leitora afirma que falta água há mais de 15 dias no loteamento Gegeu Rocha, bairro Fonseca.

Contas altas

Ainda falando sobre a Emasa, uma assalariada de 80 anos reclama sobre os constantes aumentos em suas contas de água. A leitora do blog diz que, com ela, moram mais três pessoas e há apenas um banheiro em casa. Eles tomam banho uma vez por dia e evitam lavar roupa na máquina, justamente para economizar água. Acontece que, mesmo reduzindo os gastos, o valor das contas aumentam. Antes, a mulher pagava cerca de 43 reais, mas hoje o valor ultrapassa os 120. Ela enviou nos enviou um comparativo de valores:

Julho = 73,73
Agosto = 88,58
Setembro = 94,31
Novembro =101,66
Dezembro =123,71

A senhora mora na rua Macário dos Reis, no bairro Santo Antonio.

Igreja roubada

A Igreja Batista do Parque Boa Vista, localizada na Rua 17, foi vítima de assalto por duas vezes na semana passada. Segundo leitora do blog, o ladrão entrou na igreja e levou todas as lampadas e toalhas de mesa. Neste final de semana voltaram a invadir a igreja, desta vez arrombando a porta, e roubaram todos os microfones e a mesa de som. Populares pedem que a policia faça ronda com maior frequência na região, pois mais assaltados e até fatalidades podem ocorrer.

Esgotos atormentam moradores do Zizo

Não é novidade que muitos dos bairros de Itabuna vem passando por problemas de saneamento básico. No Zizo os moradores estão sofrendo com um problema que é comum na cidade inteira: esgotos.

Cleidinaldo mostra o buraco aberto com esgoto (Foto: Ednaldo Pinto)
Cleidinaldo mostra o buraco aberto com esgoto (Foto: Ednaldo Pinto)

O vice-presidente da associação dos moradores do Zizo, Cleidinaldo Lima Martins, há um buraco aberto pela Emasa onde o esgoto passa por debaixo das casas e invade os encanamentos das residências, poluindo a água. Este caso acontece na rua Bela Vista.

Esgoto invade encanamentos e suja água das residências (Foto: Ednaldo Pinto)
Esgoto invade encanamentos e suja água das residências (Foto: Ednaldo Pinto)

Ainda no Zizo, há um esgoto geral da Emasa que passa entre duas residências e termina no fundo de um prédio. Além do mau cheiro e a presença de bichos, a água do esgoto está prejudicando uma pilastra do prédio, o que pode comprometer na estrutura e até causa uma tragédia posteriormente.

Esgoto termina entre duas casas (Foto: Ednaldo Pinto)
Esgoto termina entre duas casas (Foto: Ednaldo Pinto)

O Blog do Tom está aberto para receber as reclamações dos leitores e publicar aqui para mostrar as reivindicações dos moradores. Itabuna está sendo comandada por uma nova gestão e é necessário mostrar os problemas que são constantes no município.

Prédio está sendo prejudicado com esgoto (Foto: Ednaldo Pinto)
Prédio está sendo prejudicado com esgoto (Foto: Ednaldo Pinto)

Problemas na rede FTC não são apenas em Itabuna

Foto Satélite - FTC Salvador.
Foto Satélite – FTC Salvador.

Nos últimos meses acompanhou-se na mídia grapiunense manchetes sobre as dívidas da FTC em Itabuna, sendo do conhecimento de muitos que as matérias veiculadas tratavam do entrave entre e a Prefeitura Municipal e a Instituição privada. Pelo fato do ‘pequeno’ grande atraso no pagamento do aluguel do imóvel, e nesse período surgiram comentários que os acadêmicos ficariam sem a conclusão de seus cursos.

Em Salvador, segundo relata o site BN – Bahia Notícias, a data em que se comemora o Dia do Professor, foi marcada por uma paralisação de advertência pelos docentes da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) nesta terça-feira (15). Eles reivindicam o pagamento dos salários que estão atrasados e reclamaram por conta do feriado, que não foi cumprido na instituição. O ato recebeu o apoio dos funcionários, que também estão sem receber dinheiro.

Secretário e AGP discutem melhorias no atendimento de saúde

Plínio Adry recebeu documento com as reivindicações dos associados à AGP
Plínio Adry recebeu documento com as reivindicações dos associados à AGP

O secretário de saúde de Itabuna, Plínio Adry, recebeu na tarde de segunda-feira (2) uma comissão da Associação Grapiúna de Paraplégico (AGP) que levou uma pauta de reivindicações específicas para o setor de saúde. O secretário ouviu as necessidades, debateu sobre os principais problemas enfrentados e afirmou que as reivindicações são asseguradas por lei e serão cumpridas. “Muitos desses pleitos nós já havíamos antecipado, agora vamos dar encaminhamento aos demais. São pedidos justos”, disse Plínio.

O presidente da AGP, Bruno Santos Santana, explicou que a principal pauta de reivindicações é a acessibilidade e o atendimento prioritário para os deficientes físicos. “Saímos bastante satisfeitos com a conversa que tivemos com o secretário e esperamos que essa parceria se firme realmente, pois, pretendemos marcar novas reuniões. A conversa de hoje foi produtiva, discutimos muitos assuntos e necessidades do nosso dia a dia”, concluiu.

Moradores do Novo Horizonte protestam contra posto de saúde

Fotógrafo: Ednaldo Pinto
Fotógrafo: Ednaldo Pinto

Na manhã desta sexta-feira (19) moradores do bairro São Roque e Novo Horizonte ocuparam o posto de saúde Dr. Jacinto Cabral e realizaram um protesto contra as condições em que o lugar se encontra. Segundo os manifestantes, o posto foi abandonado há mais de um ano. Duas unidades estão sendo atendidas no que sobrou do lugar.

O que os moradores cobram é que a prefeitura reinaugure o posto para que haja um bom atendimento, pois, segundo eles, o posto já foi reformado mas continua abandonado, atendendo pessoas de bairros diferentes sem ser condições para isso. Além da falta de médicos e medicamentos, bagunça tomou conta do espaço, onde duas lixeiras sustentam uma pia, salas estão reviradas e até uma cobra foi encontrada.

Cidades do interior da Bahia em onda de protestos

Foto: Ednaldo Pinto

Manifestantes de toda a Bahia também foram às ruas ontem em, pelo menos, 16 cidades. No entanto, diferentemente do que aconteceu em Salvador, com muito “quebra-quebra”, os protestos transcorreram de forma pacífica em todas as localidades – incluindo Feira de Santana, Valença, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Itaberaba e Porto Seguro. Além dessas cidades, manifestações ocorreram em Mundo Novo, Juazeiro, Jacobina, Itabela, Paulo Afonso, Teixeira de Freitas, Brumado, Itabuna, Ilhéus e Seabra.

Em Feira de Santana, a 108 quilômetros de Salvador, os manifestantes saíram da Praça do Colégio Gastão Guimarães em direção ao prédio da prefeitura. A estimativa da PM é que 10 mil pessoas tenham participado. “Tudo foi muito tranquilo. Nos solidarizamos com a pauta nacional, mas também reivindicamos questões locais, como a melhoria da educação e a redução da taxa de iluminação pública”, contou a professora Lucélia Marinho, 31 anos, uma das participantes.

Já em Jequié, no Sudoeste do estado, mais de seis mil pessoas foram às ruas, segundo a PM. Os manifestantes, que pintaram a máscara no rosto, percorreram ruas da cidade até chegar na Praça da Câmara Municipal. “Não somos os cara-pintadas, mas muita gente usou isso como protesto. Cantamos o Hino Nacional várias vezes, pedimos por novos livros e por uma educação melhor”, descreveu o servidor público Luciano Medina, 29.

Em Porto Seguro, os participantes estimaram que cerca de quatro mil pessoas  compareceram  à manifestação. “Estamos unindo forças para reivindicar não só pela passagem. É pela saúde, é pela educação. E desde o início deixamos claro que não queríamos violência”, disse o comerciante Samaicon Sousa, um dos organizadores do movimento.

Em Itabuna cerca de 3 mil pessoas saíram as ruas para exigirem seus direitos. O manifesto partiu da praça do bairro São Caetano e fizeram uma pausa em frente a prefeitura para entregarem um documento com reivindicações ao prefeito. Em seguida caminharam até o centro da cidade, encerrando no final da avenida Juracy Magalhães. A Polícia Militar acompanhou todo a manifestação, que foi pacífica.

Manifestantes devem conversar com prefeito na próxima terça-feira

Controlador geral Oto Matos recebe e assina documento. Foto por Wilson Oliveira

Na próxima terça-feira (25), às 9 horas da manhã, o prefeito Claudevane Leite deve receber o grupo da Anel (Assembleia Nacional dos Estudantes Livres), que representam os movimentos sociais que defendem melhoria nos sistema de transporte público municipal. Na tarde desta quinta-feira (20) durante o manifesto,   um documento contendo reivindicações foi entregue a uma comissão do governo formada pelo Controlador-Geral Oto Mattos, Procurador-Geral Harrison Leite, secretária da Administração Mariana Duarte, da Fazenda Marcos Cerqueira e do Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro.

As demandas apresentadas pelos movimentos incluem a redução da tarifa; realização de uma auditoria no sistema; melhoria da qualidade do serviço prestado pelas empresas Cachoeira e São Miguel, com aumento e renovação da frota; além de implantação de equipamentos de mobilidade urbana, como ciclovias, a extensão da meia passagem para estudantes de curso de Ensino à Distância, abertura das discussões para estudar a implantação do passe livre, regulamentação de transporte alternativo, a exemplo de moto-táxis, a abertura de licitação para nova empresa de ônibus, melhor acessibilidade à deficientes, entre outras questões.

EXCLUSIVO: Itabuna se prepara para novo manifesto

Na tarde desta quinta-feira (20) acontece um novo manifesto em Itabuna com a população reivindicando seus direitos. A proposta é concentrar o grupo a partir das 14 horas na praça do São Caetano e em seguida caminhar para a prefeitura, onde entregarão um documento ao poder público negando o aumento da passagem de ônibus sem que seja revisto todo o contrato da empresa. De acordo com o Cel. Reis, do Comando de Policiamento Regional (CPR/Sul), cerca de 300 homens da Polícia Militar vão acompanhar o manifesto para garantir a segurança das pessoas e dos manifestantes. Daqui a pouco no Blog do Tom, entrevista com um dos organizadores do manifesto. Segundo informações, já existe um pequeno grupo formado no São Caetano.