Moradores de Ilhéus questionam: “Qual a função da Prefeitura?”

“Qual a função da prefeitura na nossa sociedade? Será que não dispõe de recursos para solucionar problemas básicos? Além de pagar pesados impostos, temos que arcar com obras do município?”.

 

É o que diz parte de um texto enviado por moradores de Ilhéus. No trecho da zona sul que fica entre a BA-001 (rodovia Ilhéus-Olivença) e a avenida Nossa Senhora Aparecida, os moradores improvisaram uma sinalização por conta dos buracos presentes na rua, buracos estes que a prefeitura de Ilhéus não toma nenhuma providência e a própria comunidade resolveu tapar.

O Texto ainda diz:

“Dessa forma, vale a pena refletirmos um pouco sobre as atribuições e funções da figura política do prefeito municipal. A elaboração de políticas públicas para saúde, educação, habitação, entre outros fatores pertinentes ao bem-estar e qualidade de vida dos municípios estão entre suas ações. Como representante do poder executivo, é o prefeito quem encabeça a administração da cidade, empreendendo a gestão da coisa pública, do controle do erário ao planejamento e concretização de obras, sejam elas em termos de construção civil ou da área social. Logo, pode parecer redundante, mas é preciso frisar a idéia de que o poder executivo é de fato aquele quem executa, coloca em prática um conjunto de intenções do governo, realiza determinada obra, projeto, programa ou política pública. Além disso, cabe ao prefeito não apenas sancionar as leis aprovadas em votação pela câmara, mas tanto vetar quanto elaborar propostas de leis quando achar necessário.

Sei que na pratica em Ilhéus não acontece nada, nada que venha minimizar as deficiências estruturais, revoltado parcelas da população no intuito de suprir o poder público tenta desesperadamente fazer o papel da ‘PREFEITURA’ ”.

FTC dificulta realização de matrículas em Itabuna

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

Estudantes da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) de Itabuna estão revoltados com a inadimplência de funcionários do órgão de ensino. Segundo relatos, a faculdade distribui 150 senhas por dia a partir das 8h30 para a realização de matrícula, porém, às 9h não há mais fichas.

O problema é que há pessoas que chegam às 5h da manhã para garantir atendimento, e além disso, quem trabalha durante o dia só tem disponibilidade à noite, quando não tem mais atendimentos.

As matrículas serão encerradas na próxima sexta-feira (10). Será que alunos vão ficar sem estudar por falta de atendimento durante todo o dia?

Passageiros se frustram com empresa de ônibus

Leitores do Blog do Tom estão fazendo reclamações contra a Rota Transportes com uma certa frequência. Após a semana de festas, os passageiros estão expondo as situações constrangedoras que passaram com funcionários da empresa.

A primeira reclamação é de uma mulher que sofreu grande constrangimento com a família ao voltar de Itacaré no dia 1º de janeiro. Segundo relato, ela e a família compraram as passagens para viajar às 17h25, porém, ao entrarem no ônibus perceberam que outros passageiros já haviam sentado nas poltronas marcadas nas passagens compradas.

Indignada, a mulher tentou falar com o motorista, que não resolveu nada e disse que a família não poderia viajar em outro veículo porque as etiquetas já estavam com ele. O problema seria que a funcionária da Rota vendeu a mesma passagem para mais de uma pessoa, pois a enumeração das poltronas disponíveis já estavam ocupadas . A mulher relata ainda que desceu do ônibus para tentar resolver as coisas, mas enquanto isso, o motorista começou a sair com as bagagens da mulher dentro do veículo. Após ameaçar ir à delegacia, a leitora e sua família conseguiram um outro ônibus para seguir viagem, sendo que durou quatro horas.

Um segundo leitor, morador de Santa Catarina, estava aguardando um ônibus na agência da Rota na avenida Inácio Tosta Filho, em Itabuna, quando precisou ir ao banheiro. Uma funcionária do local informou que o banheiro da agência só poderia ser utilizada por funcionários e impediu o rapaz de o sanitário, sendo que ele estava muito apertado para urinar. Indignado, o leitor começou a filmar a situação para denúncia.

Mesmo implorando, o pedido foi então. O leitor foi caminhando até o Hospital Manoel Novaes, onde o banheiro é aberto ao público.

Vídeo

Notinhas: Leitores do Blog botam a boca no trombone

Esgoto

Na Rua 24, bairro Parque Boa Vista, tem um esgoto aberto tomando a rua. O esgoto fica em frente à casa de um leitor, que está indignado com essa situação. O mau cheiro e bichos têm incomodado os moradores.

Esgoto aberto na Ruffo Galvão

Já na Ruffo Galvão, centro de Itabuna, tem um outro esgoto, aberto há 1 ano.

Asssalto

Por volta das 18h30 desta terça-feira (3) uma mulher foi assalta na rua Macário Reis, bairro Santo Antônio. Segundo a mãe da vítima, o ladrão em anunciou o assalto em uma moto e pediu a bolsa da mulher. Ele fugiu levando os pertences dela. A mãe conta que constantes assaltos acontecem nesse horário no mesmo lugar, momento em que pessoas de bem retornam de seu trabalho e são surpreendidos por marginais. Ela faz um apelo para que a Polícia possa dar mais segurança aos moradores.

População Itajuipense fica sem atendimento médico

A população de Itajuípe está pedindo socorro pela saúde pública. Uma manifestação foi realizada para reivindicar salários atrasos e uma equipe médica presente no Hospital Dr. Montival Lucas, que está quase sendo fechado por falta de atendimento. A prefeitura provavelmente recebe o dinheiro, mas não é aplicado adequadamente…

Usuários itabunenses do SUS mostram insatisfação com a saúde

Nesta manhã de quinta-feira (10) um senhor chamado Carlos César de Oliveira Santos, morador de Pedro Jerônimo, veio ao Blog do Tom mostrar sua indignação com a saúde pública de Itabuna. Segundo ele a unidade de saúde do bairro São Pedro não está atendendo pacientes. “Depois do canal não atende, não tem médico”, diz Carlos. Ele se queixa que tem exames marcados há mais de dois meses e até agora não conseguiu ser atendido.

Pessoas de Itabuna e outras cidades dormem em filas para conseguir cota em marcação de exame (Foto: Divulgação)
Pessoas de Itabuna e outras cidades dormem em filas para conseguir cota em marcação de exame (Foto: Divulgação)

Uma outra acusação séria é de uma mulher que não quis se identificar. De acordo com ela, sua tia de 68 anos foi diagnosticada com um nódulo no seio. O problema é que, em pleno Outubro Rosa, mês de campanha em prevenção ao Câncer de Mama, a Santa Casa só disponibilizará os primeiros procedimentos para usuários do SUS no final de janeiro de 2014. O mesmo acontece para fazer uma ultrassonografia no estômago. Outros exames são difíceis e demorados para serem marcados. Segundo a denunciante, a tia dela tem evitado sair de casa, pois cada “não” ouvido nas unidades é um susto para ela

Carlos César fez questão de dizer: “Eu tô lembrado do dia em que Tom perguntou ao prefeito no antigo Alerta Total qual seria o primeiro projeto na gestão de Vane. O prefeito respondeu que o primeiro projeto seria na saúde e agora a saúde está pior!”.

Esgoto estourado prejudica moradores do Monte Cristo

Um residente da rua E, no bairro Monte Cristo, fez uma denúncia ao Blog do Tom. Segundo o morador, a rede de esgoto que passa nesta rua está estourada na porta de sua casa desde dezembro do ano passado, precisando construir uma passarela por cima do esgoto para poder entrar na residência. Indignado, o senhor chegou a abrir oito chamados na Emasa, chegando a ir ao escritório central. A empresa já enviou equipes ao local por diversas vezes, mas até o momento nada foi resolvido. No último dia 3 de junho, este morador entrou com uma queixa no ministério público, mas ainda não foi atendido. O mal cheiro no local é insuportável e o esgoto atrai insetos e roedores, prejudicando a saúde de moradores. Fica aqui um apelo para que a Emasa e autoridades possam dar um jeito nessa situação. As fotos foram enviadas pelo morador.