“Qual a função da prefeitura na nossa sociedade? Será que não dispõe de recursos para solucionar problemas básicos? Além de pagar pesados impostos, temos que arcar com obras do município?”.
É o que diz parte de um texto enviado por moradores de Ilhéus. No trecho da zona sul que fica entre a BA-001 (rodovia Ilhéus-Olivença) e a avenida Nossa Senhora Aparecida, os moradores improvisaram uma sinalização por conta dos buracos presentes na rua, buracos estes que a prefeitura de Ilhéus não toma nenhuma providência e a própria comunidade resolveu tapar.
O Texto ainda diz:
“Dessa forma, vale a pena refletirmos um pouco sobre as atribuições e funções da figura política do prefeito municipal. A elaboração de políticas públicas para saúde, educação, habitação, entre outros fatores pertinentes ao bem-estar e qualidade de vida dos municípios estão entre suas ações. Como representante do poder executivo, é o prefeito quem encabeça a administração da cidade, empreendendo a gestão da coisa pública, do controle do erário ao planejamento e concretização de obras, sejam elas em termos de construção civil ou da área social. Logo, pode parecer redundante, mas é preciso frisar a idéia de que o poder executivo é de fato aquele quem executa, coloca em prática um conjunto de intenções do governo, realiza determinada obra, projeto, programa ou política pública. Além disso, cabe ao prefeito não apenas sancionar as leis aprovadas em votação pela câmara, mas tanto vetar quanto elaborar propostas de leis quando achar necessário.
Sei que na pratica em Ilhéus não acontece nada, nada que venha minimizar as deficiências estruturais, revoltado parcelas da população no intuito de suprir o poder público tenta desesperadamente fazer o papel da ‘PREFEITURA’ ”.