A convenção conjunta do PSDB, DEM, PMDB e PROS reuniu lideranças de vários municípios baianos, entre eles o prefeito de Buritirama, Arival Viana (PP), que já declarou o seu apoio a Paulo Souto (DEM), cuja candidatura ao governo do Estado foi homologada hoje (19).
O vice-prefeito Judson Ferreira (PSDB) e o deputado estadual Augusto Castro (PSDB), que também teve sua candidatura à reeleição homologada, prestigiaram a convenção da oposição. Até o momento 17 partidos apoiam a chapa da Oposição liderada pelo ex-governador Paulo Souto.
O líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Carlos Sampaio (SP), anunciou que representará contra Dilma Rousseff na Justiça Eleitoral via Procuradoria-Geral da República. Ele a acusa de usar a máquina governamental com propósitos eleitorais ao enviar mensagem natalina aos servidores públicos federais.
De acordo com Sampaio a iniciativa de Dilma caracteriza “abuso de poder”. “Nenhum outro candidato teria acesso aos endereços de todos os funcionários públicos federais para poder enviar correspondências natalinas similares”, disse, em nota. E acrescentou: “…a ação ilegal configurou, na realidade, promoção pessoal visando angariar votos para sua candidatura em 2014. E tudo isso foi feito, ao que tudo indica, com dinheiro público.”
Mensagens enviadas por Dilma pelo Twitter (Imagem: Reprodução)
A presidente escreveu no último dia 23 em seu twitter a seguinte mensagem:”É com carinho e reconhecimento que me dirijo aos servidores federais depois de um ano de trabalho árduo, e também de muitas conquistas. As vozes dos que foram às ruas querem melhores serviços públicos, mais médicos, mais educação, mais transporte de qualidade, mais segurança. Cabe a todos nós, servidores públicos, responder essas vozes”.
O deputado Augusto Castro (PSDB) pediu ao secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, que priorize o município de Potiraguá no planejamento para envio de uma viatura para a Polícia Militar e para o aumento do efetivo que atua no distrito de Itaimbé (Coreia).
Através de Indicação o parlamentar informou que a única viatura que o município dispunha foi destruída em acidente ocorrido em meados de setembro passado. Acrescentou, ainda, que a comunidade do distrito Itambé vive momentos de insegurança porque só contam com dois policiais e, por estar em áreas próxima a rodovias, tem sofrido ações de delinquentes.
A aceleração e consequente cumprimento do cronograma da obra de reconstrução da rodovia estadual BA 670, no trecho compreendido entre Potiraguá e a BR 415 (imediações de Palmeirinha) também foi cobrada por Augusto Castro.
Em Indicação ao diretor geral do Derba, Saulo Pontes, o deputado destaca que a ordem de serviço foi assinada pelo governador em novembro de 2012 e que, entretanto, o avanço da obra é insignificante. Informações sobre o prazo para conclusão dos trabalhos também foram solicitadas ao dirigente do Derba.
Em discurso realizado nesta segunda-feira (7) o Deputado Federal Jutahy Junior afirma que o PSDB está em um bom momento, já que as eleições de 2014 podem terminar com o ciclo Lula-Dilma após o ex-Governador José Serra reafirmar seu compromisso com o partido e a ex-Senadora Marina Silva decidir ingressar ao PSB para apoiar a candidatura de Eduardo Campos.
PSB e PSDB enfrentarão o PT em 2014 (Foto: Divulgação)
Para Jutahy, “essa é uma decisão extremamente relevante para o processo político, porque agora nós temos dois blocos poderosos de enfrentamento ao PT: um é o PSDB, unido, e o outro é o PSB, fortalecido. E é importante ressaltar que o PSB, nesses 12 anos praticamente de lulopetismo, de Governo Lula-Dilma, teve inclusive Ministros seus no Governo do Presidente Lula, e a própria Marina também foi Ministra. Então, são forças que saem do Governo e que participam do processo, fortalecendo o campo da oposição”, dirscursa.
O partido quer terminar com o ciclo por motivo ético e moral. “Nada é mais representativo daquilo que aconteceu nesses 12 anos do que a questão do mensalão. Não há nada mais representativo do enfrentamento que se precisa ter nesse campo ético, porque o mensalão foi uma afronta às instituições, foi a coisa mais gritante e vergonhosa que já existiu num processo político democrático no nosso País”, diz o Deputado
Segundo ele, outra questão seria o encerramento do ciclo econômico baseado na ideia de crédito e consumo. Ele afirma que “o Brasil não tem capacidade mais de crescer baseado simplesmente em crédito e consumo e necessita uma nova Liderança para trazer o início de um novo ciclo econômico que tenha a capacidade de fazer o Brasil crescer como merece”.
O deputado conclui dizendo que o Governo Federal, no ciclo Lula-Dilma, diminuiu sua capacidade de investimento na saúde do Brasil em praticamente 10%, fazendo aumentar a participação dos Estados e Municípios. “Nós temos aí as concessões paralisadas, num conflito de ideologia, de incompetência, numa junção desses dois fatores. […] No meu Estado, por exemplo, nós estamos diante de uma situação gravíssima em relação à BR-101. Não conseguem fazer a duplicação porque não sabem se é por dinheiro público, se é concessão e a forma de se fazer essa concorrência. Nós temos lá já anunciada a conclusão da ferrovia Oeste-Leste e não temos nenhum porto pronto no Porto Sul, nem a ferrovia com nenhum trilho entre Luís Eduardo Magalhães e Caetité”, disse.
Jutahy acredita que agora, com dois blocos poderosos de enfrentamento ao PT, o país pode ficar mais esperançoso com as próximas eleições.
O deputado estadual Augusto Castro (PSDB), declarou seu apoio às manifestações que estão ocorrendo em todo o país, inclusive na Bahia. Em seu perfil no Facebook Augusto disse estar feliz em ver que a juventude da nossa Bahia não está adormecida, como muitos imaginavam e parabenizou a todos os cidadãos que estão se mobilizando neste momento em Itabuna, Ilhéus, Ipirá, Salvador….
“Sei que a luta principal, que deu inicio às manifestações em São Paulo, está ligada ao transporte coletivo. Mas outras bandeiras também estão sendo defendidas, como educação pública de qualidade, hospitais e postos de saúde de prontidão para atendimento aos cidadãos, investimentos em cultura e esportes pra tirar nossos jovens da ameaça das drogas, investimentos em segurança para garantir que cada pessoa possa circular nas ruas sem medo de assalto… Estou com vocês. Como num feixe de varas, juntos nós somos mais fortes e podemos construir dias melhores”, declarou o parlamentar.
O deputado Augusto Castro (PSDB), em discurso hoje (12) na Assembleia Legislativa da Bahia, cobrou do Governo do Estado providências para o pagamento das indenizações dos produtores rurais da região de Itapé que tiveram suas terras desapropriadas para a construção da Barragem do Rio Colônia. Até o momento o máximo pago foi de 10% do valor da desapropriação. “Sem terras e sem recursos para investir em nova área os produtores enfrentam dificuldades que repercutem em toda a região, a exemplo do desemprego”, alertou o parlamentar. Em sua opinião, se os recursos das indenizações já estavam previstos no PAC, é fundamental que sejam efetivadas para garantir a manutenção e a abertura de novos empregos.
Em seu pronunciamento, o deputado também destacou a importância dessa barragem para que seja garantida a estabilidade do abastecimento de água em Itabuna, permitindo, inclusive, a instalação de novas indústrias que tenham como critério a regularidade do fornecimento de água na região.