Primeira chamada de aprovados do ProUni é liberada

O Ministério da Educação divulgou na manhã desta segunda-feira (20) a primeira lista de selecionados com bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni) no primeiro semestre de 2014 (veja aqui). A documentação deverá ser apresentada pelos aprovados entre esta segunda e sexta (24), nas universidades em que conseguiram a bolsa.

O ministério fará uma segunda chamada no dia 3 de fevereiro, caso restem bolsas. Nesta edição, o Prouni recebeu 1.259.285 candidatos – número recorde – de acordo com balanço divulgado pelo MEC no último sábado (18). O número de inscrições chegou a 2.424.354. Cada candidato pode fazer até duas opções de instituição e curso.

Inscrições para o ProUni já estão abertas

Foram abertas nesta segunda-feira (13) as inscrições para a primeira edição deste ano do Programa Universidade para Todos (ProUni). O prazo termina às 23h59 de sexta (17). Para se inscrever, o candidato deve acessar o site do programa (clique aqui), onde pode escolher até duas opções de curso. A primeira chamada dos estudantes pré-selecionados será divulgada no dia 20 de janeiro e a segunda no dia 3 de fevereiro.

O programa é destinado a alunos que querem concorrer a bolsas de estudo, integrais ou parciais, em instituições particulares de educação superior. Pode participar da seleção o estudante que tenha feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido pelo menos 450 pontos na média das notas. Além disso, o candidato não pode ter nota 0 na redação e precisa ter cursado o Ensino Médio na rede pública ou com bolsa integral na rede privada.

Este ano, o edital do ProUni prevê uma alteração na lista de espera. Agora, o estudante que não for pré-selecionado nas duas chamadas regulares e quiser participar da lista terá de manifestar interesse pela internet e, em seguida, nas datas previstas em edital, comparecer à instituição de ensino na qual pretende estudar, com os documentos necessários.

Prouni inscreve a partir de segunda, oferecendo bolsas parciais e totais

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) deverão ser abertas na próxima segunda-feira (13) e poderão ser feitas até a sexta-feira seguinte (17) pelo site: http://prouniportal.mec.gov.br/ . A previsão de data é do Ministério da Educação (MEC). O ProUni é destinado aos estudantes que querem concorrer a bolsas de estudo em instituições particulares de educação superior.

Pode participar o candidato que tenha feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. O candidato não pode ter tirado zero na redação e precisa ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou conseguido bolsa integral em escola particular.

O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais nas instituições privadas de ensino superior. As integrais são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar de até três salários mínimos por pessoa. O bolsista parcial poderá utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear o restante da mensalidade.

Quem se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também pode se inscrever no ProUni.