Universitários realizam a 1ª Feira de Saúde no bairro de Zizo

Fotógrafo: Ednaldo Pinto.
Fotógrafo: Ednaldo Pinto.

Estudantes do 9º semestre de Enfermagem de uma Faculdade de Itabuna promoveram na manhã deste sábado (24), uma Feira de Saúde à comunidade do bairro de Zizo. O encontro aconteceu no posto Jhon Leahy, localizado na Avenida Bela Vista.

O objetivo do evento foi contemplar os moradores da localidade com aferição de pressão arterial, dosagem de aglicemia, aplicação de flúor,  vacinação com atualização dos cartões de vacina, além de aulas de dança com educadores físicos, serviços de beleza com uma equipe do Biboca Cabeleleiro, e entrega de preservativos masculinos.

Alguns atendimentos aconteceram dentro da unidade de saúde familiar, e outros em uma tenda montada em uma transversal da via. O público ficou satisfeito com a qualidade do atendimento e a dedicação dos acadêmicos em presta-los.

Uma viatura da Secretaria de Transportes e Trânsito Muniicpal (SETTRAN), esteve presente para controlar possíveis congestionamentos que poderiam ocorrer ao longo da via, entretanto, tudo ocorreu de forma pacífica e o trabalho social foi desenvolvido pelos universitários.

Vigilância Sanitária interdita posto de saúde no Santa Inês

Cozinha do posto totalmente irregular para uso (Imagem: Reprodução/Rede Bahia)
Cozinha do posto totalmente irregular para uso (Imagem: Reprodução/Rede Bahia)

Nesta quinta-feira (21) a Vigilância Sanitária de Itabuna interditou a unidade de saúde Corbiniano Freire no bairro Santa Inês. Os agentes que fiscalizaram o local encontraram infiltrações no teto da unidade, falta de água e banheiros sem condições de uso.

O risco de contaminação é grande devido a quantidade de insetos que caem do teto. O ar-condicionado da sala de vacinação está queimado. Além disso, na sala onde funciona a recepção, parte do forro está despencando e na unidade os dois extintores de incêndio que existem estão vencidos – um deles venceu em 2007.

Moradores da cidade cobraram melhorias na unidade e acionaram a Vigilância Sanitária, que foi ao local. A Secretaria Municipal de Saúde foi procurada, mas ninguém foi encontrado para comentar o caso.

Mais um posto de saúde sucateado em Itabuna

Rua Bela Vista, bairro Zizo. Fotos: Ednaldo Pinto.
Rua Bela Vista, bairro Zizo. Fotos: Ednaldo Pinto.

O Posto de Saúde – Dr. John Leahy, localizado na rua Bela Vista no bairro Zizo, está passando por péssimas condições de infraestrutura e constantemente falta itens e medicamentos para serem distribuídos aos moradores da localidade.

Durante a tarde desta quinta-feira (31), o repórter fotográfico, Ednaldo Pinto, esteve no posto para registrar a situação de calamidade em que a unidade de saúde se encontra. São inúmeros problemas, dentre eles; cadeiras quebradas, outras enferrujadas, ventiladores quebrados, instalações elétricas sem manutenção com sério risco de ocorrer um curto interno e provocar um incêndio, paredes úmidas precisando de pintura, descarga de banheiro quebrada, falta de capinagem passando ratos, baratas e até cobras, arquivos jogados, ar-condicionado embalado que poderia ter sido instalado para regular a temperatura de medicamentos que necessitam de refrigeração, além disso, há cerca de 3 meses falta medicação para os moradores.

Sai secretário, entra secretário e os problemas nas unidades básicas de saúde em Itabuna continuam. Acumulam-se pessoas a cada vez mais nos hospitais da cidade, acarretando em superlotações, e fazendo com que os hospitais rejeitem o atendimento, sendo que pequenos casos poderiam ser solucionados nesses postos.

As perguntas que ficam são, será que o problema será resolvido? Até quando isso irá acontecer? Onde está o Prefeito para tomar providências?

Exclusivo: Vândalos invadem e depredam unidade de saúde do São Pedro

Nesta manhã de quinta-feira (24) funcionários que chegaram para trabalhar na unidade de saúde do bairro São Pedro tomaram um susto. O lugar estava completamente revirado, com documentos, medicamentos e aparelhos espalhados pelo local recém-reformado. O lugar estava depredado e com sinais de arrombamento. Nada foi roubado.

Salas foram reviradas e bagunçadas (Foto: Ednaldo Pinto)
Salas foram reviradas e bagunçadas (Foto: Ednaldo Pinto)

Não há informações sobre suspeitos.

Moradores do Nova Ferradas interditam BR-415 em manifesto

Fotógrafo: Ednaldo Pinto

Nesta manhã de sexta-feira (19) os moradores do bairro Nova Ferradas bloquearam o trânsito da BR-415, sentido Ibicaraí, em protesto contra o posto de Saúde Dr. Ubaldo Dantas. As reivindicações são de melhorias para o posto, que se encontra em péssimas condições e com falta de atendimento adequado.

O engarrafamento tomou a pista, e carros só poderiam passar se houvesse pessoas doentes. A Polícia Militar este no local para garantir a segurança de todos nesta manifestação pacífica.

A moradora Rosa, a líder no grupo de manifestantes, pede que a prefeitura construa um posto de saúde no bairro, pois o que tem é alugado e se encontra em péssimas condições. “É tudo enferrujado! A maca, cadeira do dentista rasgada, cupins nas paredes, janelas quebradas, geladeira quebrada, piso… Não tem nada que possa atender à saúde”, diz a moradora.

A rodovia foi liberada por policiais rodoviários estaduais depois que o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro, chegou ao local em nome da prefeitura para conversar com os moradores. Segundo ele, uma reunião será marcada para a próxima segunda-feira (22) para debater o assunto com secretários.

Moradores do Novo Horizonte protestam contra posto de saúde

Fotógrafo: Ednaldo Pinto
Fotógrafo: Ednaldo Pinto

Na manhã desta sexta-feira (19) moradores do bairro São Roque e Novo Horizonte ocuparam o posto de saúde Dr. Jacinto Cabral e realizaram um protesto contra as condições em que o lugar se encontra. Segundo os manifestantes, o posto foi abandonado há mais de um ano. Duas unidades estão sendo atendidas no que sobrou do lugar.

O que os moradores cobram é que a prefeitura reinaugure o posto para que haja um bom atendimento, pois, segundo eles, o posto já foi reformado mas continua abandonado, atendendo pessoas de bairros diferentes sem ser condições para isso. Além da falta de médicos e medicamentos, bagunça tomou conta do espaço, onde duas lixeiras sustentam uma pia, salas estão reviradas e até uma cobra foi encontrada.

Posto de saúde do Pedro Gerônimo é invadido por vândalos

Fotógrafo: Ednaldo Pinto

Moradores do bairro Pedro Gerônimo, em Itabuna, se queixam da presença de vândalos na Unidade de Saúde da Família Dr. João Monteiro. Segundo relatos, os meliantes pulam o pequeno portão que dá acesso aos fundos do posto e utilizam o local para consumo de drogas e atos vandalistas, além de pularem o muro das casas vizinhas e roubarem objetos que encontram nos quintais.

Os moradores fazem apelo para que as autoridades alteiem o muro e o portão da unidade, evitando assim que qualquer um possa invadir a área, o que prejudica a segurança de moradores do bairro.