Grupo rende vigilante e explode caixa eletrônico em Urandi

Bahia – Um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal instalado dentro de uma farmácia no município de Urandi, sudoeste do estado, foi explodido na madrugada deste sábado (21).

De acordo com a Polícia Civil, quatro homens em duas motocicletas chegaram armados, renderam o vigilante da farmácia e quebraram a porta do estabelecimento. Em seguida os suspeitos explodiram o aparelho e fugiram. Segundo a polícia, ninguém se feriu. Não há informações sobre o valor da quantia que foi levada pelos assaltantes.

A quantia levada ainda não foi divulgada. Até o momento ninguém foi preso, a polícia investiga o caso.

Adolescente é esfaqueada no bairro Pedro Jerônimo

Av. Pedro Jorge - Bairro: Pedro Jerônimo.
Av. Pedro Jorge – Bairro: Pedro Jerônimo.

Itabuna – Uma adolescente identificada pelo prenome de Daiane foi esfaqueada no início da tarde desta quarta-feira (18), na Avenida Pedro Jorge, localizada no bairro Pedro Jerônimo.

Rua Senhor do Bomfim – Onde o acusado mora.

Atualizada às 16h04min

A menor foi identificada como Daiane Santos Pereira, de 14 anos. Segundo informações colhidas no local, a jovem mora com um homem de aproximadamente 55 anos, chamado Lorenzo. Hoje (18), desentenderam-se e Daiane resolveu voltar para casa da mãe na Bananeira, no entanto, o homem não apoiou a decisão e eles discutiram. A adolescente arrumou sua mochila e foi até um ponto de ônibus situado na Avenida para pegar um transporte coletivo.

Ainda de acordo com as informações, após alguns minutos de espera, Daiane foi surpreendida por Lorenzo a golpes de faca. Testemunhas que presenciaram a ação, afirmaram que a agressividade do homem foi tamanha, ao ponto de ao golpear a jovem, ele ainda movia a faca para a lateral, causando assim mais dor.

Moradores interviram na situação e ligaram para a Polícia e Samu. O acusado fugiu do local com receio de ser linchado por populares. Entretanto, policiais militares em uma rápida diligência conseguiram captura-lo. Após os primeiros socorros a adolescente foi encaminhada até o Pronto Socorro do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.

Agricultores enfurecidos agridem supostos índios

Buerarema – Cleiton Teles de Souza e Josevaldo de Jesus Souza foram agredidos nesta sexta-feira (30), por pequenos produtores que perderam suas terras no último conflito entre os tupinambás.

A motivação para às agressões foi a revolta dos agricultores ao verem a dupla supostamente indígena andando tranquilamente pelas ruas do município. Indignados, os trabalhadores sentiram-se afrontados e foram até os índios para tirar satisfação quando começaram a agredi-los, com pedras e madeiras. Na confusão, um dos índios sofreu um corte na cabeça e necessitou ser levado até o Posto da FSESP.

A Polícia Militar foi acionada e conteve os ânimos. Segundo o comandante da viatura, Ten. Nelito , após a chegada da guarnição a confusão parou, e os soldados Valadares e Teixeira, conduziram os supostos índio até a Delegacia, para a segurança dos mesmos.

Governo apresentará plano de modernização da PM nesta sexta-feira

images (4)

O governador Jaques Wagner, o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, irão anunciar os detalhes do Plano de Modernização da PM, nesta sexta-feira (11), às 9h, na sede da Governadoria, localizada no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

A proposta foi elaborado por um grupo de trabalho (GT), a fim de promover reforma administrativa através da reforma da Lei de Organização Básica e do Estatuto da PM.

Jovem baleado no bairro California

10151534_442402769226910_1950335573_n
Foto: Ednaldo Pinto

Na manhã desta terça-feira (1°), Lucas Machado Santos, 20 anos, foi baleado na Praça do bairro Califórnia, em Itabuna. A vítima ao se alvejado correu para o  Módulo Policial do bairro.

Segundo informações, o jovem foi assaltado por dois homens que levaram sua moto, ao sair deflagraram um disparo de arma de fogo nas costa na vítima. No momento da fuga os marginais jogaram um das armas que é de brinquedo encima de uma residência  e abandoram a moto do rapaz em um matagal, na Rua Aurora, em sentido ao bairro Parque Boa Vista.

10156903_442403392560181_2091299400_n
Foto: Ednaldo Pinto

Uma Unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) se deslocou até o local e encaminhando Lucas, para o Pronto Socorro do Hospital de Base.

 

PM baiana poderá entrar em grave

1

Os oficiais e praças da Polícia Militar do Estado da Bahia, realizarão uma assembleia no próximo dia 21, no espaço Wet´n Wild, na Avenida Paralela, em Salvador, para debater possível paralisação da categoria.

Os PMs cobram do governo do Estado o reajuste anual do salário, em correção ao índice de inflação, o pagamento da reposição das perdas com a Unidade Real de Valor Monetário (URV) – transição para o Real, em 1994, o plano de carreira, mudanças no estatuto e reestruturação da classe.

Segundo informações do tenente-coronel Edmilson Tavares, vice-presidente da associação Força Invicta, o último contato com o governador Jaques Wagner aconteceu no dia 21 de fevereiro, em que foi solicitado um prazo até o mês de abril para que as demandas fossem atendidas. “O prazo legal para efetuar qualquer mudanças significativa é até 8 de abril. Pedimos que o prazo seja revisto”, pontuou o representante do oficiais, em entrevista ao Bahia Notícias. Segundo ele, não está descartado uma paralisação.

Universitários reclamam da falta de segurança na Av. JS. Pinheiro

Foto Reprodução/Google Maps.
Foto Reprodução/Google Maps.

Itabuna – A redação do Blog do Tom Ribeiro foi informada sobre um assalto que ocorreu na noite desta quinta-feira (20), na Avenida JS. Pinheiro.

Segundo relatos, um grupo de estudantes deslocavam-se de um Campus para outro quando foram surpreendidos por vários adolescentes que anunciaram o assalto. Ainda de acordo com as informações, os ladrões que aparentavam estarem armados, foram hostis e exclamaram – “perdeu, passa o celular vagabunda!” Os universitários ficaram bastante assustados com a situação, sendo que alguns entraram em estado de choque.

Indignada, uma estudante desabafou “Que cidade é essa?? Poxa velho! Eu dou o meu suor, trabalho, estudo, corro pra ter as minhas coisas e ouço que perdi aquilo que lutei, e trabalhei pra conseguir!

A segurança na localidade é precária. Poucas viaturas da Polícia Militar são vistas durante o horário citado. Seria agradável e seguro que rondas noturnas fossem feitas para coibir a violência.

Polícia Militar prende suspeitos de tráfico de drogas

Na madrugada deste último sábado (25) dois suspeitos por tráfico de drogas foram presos na rua Londrina, bairro São Pedro, em Itabuna. Emerson Francisco dos Santos e Antonio da Silva foram capturados pela guarnição da ROTAM após denúncias de haveria ponto de tráfico na localidade.

Suspeitos de tráficos de drogas presos em um barraco (Foto: Ednaldo Pinto)
Suspeitos de tráficos de drogas presos em um barraco (Foto: Ednaldo Pinto)

Os suspeitos tentaram fugir com a chegada da polícia, mas foram presos. Com eles foram encontrados 21 papelotes de maconha, cinco papelotes de cocaína e 75 pinos de crack, além de uma balança de precisão, R$ 60,00, dois celulares e sacos plásticos para comercialização das drogas.

Material apreendido pela ROTAM (Foto: Ednaldo Pinto)
Material apreendido pela ROTAM (Foto: Ednaldo Pinto)

Homens armados são presos em flagrante em Itabuna

Na noite deste sábado (18) a Polícia Militar prendeu Ricardo Batista Santos Oliveira. Ele preso no Pau Caído portando um revólver calibre 38. Ricardo já tem passagem pela polícia e foi autuado por roubo.

Já no bairro do Zizo, a guarnição da CETO realizou abordagens e apreendeu com Jonathans Bezerra Calixto, vulgo “Ninho Cão”, um revólver calibre 38 municiado.

Funcionários do CICOM de Itabuna podem entrar em greve

CICOM de Itabuna
CICOM de Itabuna

Funcionários do Centro Integrado de Comunicação (CICOM) de Itabuna estão ameaçando entrar em greve pela falta de pagamento do 13º e pelo atraso nos salários. Segundo eles, o Grupo Fort, responsável pelo pagamento, não está cumprindo com sua obrigação.

O CICOM é um serviço terceirizado para a Polícia Militar onde há várias call center, ou centrais de chamadas, atendendo ligações do 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) e 197 (Polícia Civil). A empresa é de Marina Bacela, responsável por liberar o pagamento para os funcionários.

Segundo denúncias, além de ter atrasado nos salários, há pessoas que não chegam a receber vale transporte. Além disso, a escala de trabalho seria totalmente errada e são ameaçados pela dona da empresa por conta das reivindicações. Fontes afirmam que há gente beneficiada por ser preposta da Marina Bacelar.

Se o CICOM entrar em greve, chamadas de emergências podem ser perdidas por conta da falta de responsabilidade de empresários.

Polícia Militar e Civil fazem operação em busca de criminosos

Imagem ilustrativa (Foto: Ednaldo Pinto)
Imagem ilustrativa (Foto: Ednaldo Pinto)

Na manhã desta quarta-feira (8) a Polícia Militar e Civil de Itabuna cercaram os bairros Fonseca, Pedro Jerônimo e Gegéu Rocha em uma operação para prender tres criminosos conhecidos como “Tacinho”, “Zói Grande” e “Lukinha”.

A delegada Katiana Amorim afirma que os procurados são parte do grupo do traficante “Bardo”, morto em uma troca de tiros no dia 13 de dezembro [relembre aqui].

Vídeo mostra PMs sendo humilhados durante curso na Bahia

Um vídeo disponibilizado por um policial militar mostra o nível de exigência a candidatos durante o curso para ingresso na Companhia de Polícia Ambiental. As imagens mostram policiais sendo humilhados, levando tapa na cara e são impedidos de portar comida e água.

No começo desta semana, quatro policiais militares passaram mal em um teste de aptidão física realizado no Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas, para o Curso de Operações Policiais Especiais (Copes). Dois deles morreram e um se encontra em estado grave no Hospital São Rafael, em Salvador. O tenente Joserrise Mesquita de Barros, 30 anos, precisará de um transplante de fígado.

Exclusivo: Menor é esfaqueado durante expediente de trabalho

Fotos inéditas: Ednaldo Pinto.
Fotos inéditas: Ednaldo Pinto.

Itabuna Na tarde desta quinta-feira (21), dois homens entraram em uma construção na Rua Santa Maria, popularmente conhecida como ‘ladeira do maria pinheiro‘, nas mediações do bairro Pedro Jerônimo, e com uma faca em punho tentaram matar um adolescente de 15 anos que estava trabalhando.

Desesperado, o menor correu até o módulo policial do bairro, onde militares prestaram assistência à ele. Ele sofreu 4 perfurações de faca, com isso, um paramédico auxiliar do SAMU esteve no local para realizar os primeiros socorros. Após o pré-atendimento a vítima foi levada até o Hospital de Base em um carro particular.

Homens assaltam pousada em Ipiaú e dois morrem em confronto com a PM

Dois assaltantes foram mortos em confronto com a Polícia Militar na noite desta quarta-feira (13) no bairro Dois de Dezembro em Ipiaú. Segundo informações do site Giro em Ipiaú, três criminosos assaltaram a Pousada Belíssima, no bairro Santana, e na fuga encontrou uma viatura da PM. Em seguida os bandidos fugiram em direção ao bairro Dois de Dezembro.

Carro utilizado pelos bandidos (Foto: Divulgação: Giro em Ipiaú)
Carro utilizado pelos bandidos (Foto: Divulgação: Giro em Ipiaú)

O veículo utilizado pelos indivíduos derrapou numa curva próximo ao Colégio Modelo e bateu em um meio-fio. Os assaltantes abandonaram o carro e tentaram fugir a pé. Na fuga, eles trocaram tiros com uma Guarnição do ECO do 1ª Pelotão da 55ª CIPM. A PM revidou e atingiu Ailton de Jesus Santos, vulgo “Ito”. Ele foi socorrido até o Hospital Geral de Ipiaú mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade hospitalar. Os outros dois comparsas de Ito conseguiram fugir.

Na mesma noite a polícia conseguiu localizar um dos integrantes da quadrilha escondido em uma residência na 3ª Travessa da Dois de Dezembro. A família que mora no imóvel deixou o local e os policiais tentaram convencer Fabian Vieira Santos a se entregar, no entanto, o jovem resistiu a prisão e atirou contra os policiais. O assaltante foi baleado no confronto e morreu minutos depois no HGI. De acordo com a polícia, Fabian era um dos maiores assaltantes de banco da Bahia. Ele teria saído da prisão recentemente. O terceiro criminoso, que não teve o nome divulgado, está foragido.

CETO recupera carro roubado em poucas horas

O Polo foi levado até as dependências do Complexo Policial de Itabuna para ser devolvido a quem de direito. Foto: Ednaldo Pinto.
O Polo foi levado até as dependências do Complexo Policial de Itabuna para ser devolvido a quem de direito. Foto: Ednaldo Pinto.

Itabuna – Na noite deste sábado (2), um carro tipo Polo – VW, cor: prata, foi roubado no bairro Santo Antônio. Imediatamente a vítima acionou a polícia militar, e agentes lotados da CETO, conseguiram recuperar o automóvel nas mediações do Lotamento Santa Helena, área situada próximo ao bairro São Lourenço.

De acordo com os policiais, ao chegarem no loteamento viram o veículo roubado e logo foram surpreendidos a tiros pelos ladrões, que após efetuaram os disparos abandonaram o carro e fugiram a pé tomando rumo ignorado.