Secretário de Saúde deverá deixar a pasta até o dia 30

Plínio Adry fez o comunicado no início de junho, e já estaria esvaziando a gaveta do seu gabinete.
Plínio Adry fez o comunicado no início de junho, e já estaria esvaziando a gaveta do seu gabinete.

O Secretário de Saúde de Itabuna, Plínio Adry, já comunicou a cúpula do PCd B que ficará no cargo até o dia 30 de Junho. O “QG” comunista está tentando convencê-lo a mudar de idéia, mas a missão é quase impossível, conforme informou o blog Políticos do Sul da Bahia.

Com a saída de Plínio o prefeito Claudevane Leite (PRB), terá que administrar uma “crise” política. Já que ele pretende indicar para o cargo o médico Almir Gonçalves, já o PC do B tem pretensão de sugerir outro nome para assumir o comando da pasta de saúde.

Existe a possibilidade de uma nova composição, no caso o PC do B abriria mão da Saúde, e indicaria o titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR).

A lista da insatisfação com os Secretários de Itabuna

Pelo menos seis secretários municipais estão na “Lista da Insatisfação” do prefeito Vane do Renascer (PRB), de Itabuna. Homem de temperamento sóbrio, Vane só mantém alguns devido à indicação de partidos políticos. Na Lista da Insatisfação, os campeões são os secretários José Carlos Trindade (Assistência Social) e José Humberto Martins (Indústria, Comércio e Turismo).

O prefeito esperava mais do secretário, indicado pelo deputado federal Bispo Marinho (PRB), mas Trindade não conseguiu unir a equipe e pouco faz para levantar o governo, além de desconhecer dos temas ligados à Pasta. E a área social é a de maior apelo para Vane.

A avaliação interna de membros do PRB e do governo é de que Marinho deveria buscar alguém da cidade para o cargo, que conhecesse as pessoas e a cidade. Ajudaria mais o projeto político do deputado e o governo. Trindade vive em Itabuna de segunda a sexta-feira. É cliente VIP da Águia Branca na ponte rodoviária Salvador-Itabuna-Salvador. O secretário, no entanto, conta com boa rede de apoios na Câmara para compensar a ineficiência.

Já o secretário da Indústria e Comércio, José Humberto Martins, é classificado como “só pose”. Avalia-se que Martins não conseguiu aproximar o empresariado do governo e transformou Itabuna num grande camelódromo.

Vane desejaria que Jabes Ribeiro, prefeito de Ilhéus, responsável pela indicação do advogado pela cota do PP, permita a Vane a escolha de um nome em maior sintonia com o empresariado e conhecedor de políticas de desenvolvimento econômico. A chiadeira do empresariado é geral. Apenas a operação de limpeza visual da cidade foi um ponto a favor.

Leia mais…

Secretário e AGP discutem melhorias no atendimento de saúde

Plínio Adry recebeu documento com as reivindicações dos associados à AGP
Plínio Adry recebeu documento com as reivindicações dos associados à AGP

O secretário de saúde de Itabuna, Plínio Adry, recebeu na tarde de segunda-feira (2) uma comissão da Associação Grapiúna de Paraplégico (AGP) que levou uma pauta de reivindicações específicas para o setor de saúde. O secretário ouviu as necessidades, debateu sobre os principais problemas enfrentados e afirmou que as reivindicações são asseguradas por lei e serão cumpridas. “Muitos desses pleitos nós já havíamos antecipado, agora vamos dar encaminhamento aos demais. São pedidos justos”, disse Plínio.

O presidente da AGP, Bruno Santos Santana, explicou que a principal pauta de reivindicações é a acessibilidade e o atendimento prioritário para os deficientes físicos. “Saímos bastante satisfeitos com a conversa que tivemos com o secretário e esperamos que essa parceria se firme realmente, pois, pretendemos marcar novas reuniões. A conversa de hoje foi produtiva, discutimos muitos assuntos e necessidades do nosso dia a dia”, concluiu.

Duas unidades de saúde serão inauguradas

Em duas semanas as unidades de saúde Lavínia Magalhães, no bairro Conceição, e Amália Lessa, no Novo São Caetano, voltarão a funcionar. O secretário municipal da Saúde, Plínio Adry, assegurou nesta terça-feira (27) em entrevista ao programa Bahia Meio Dia, da TV Santa Cruz, que o compromisso da gestão é voltar o foco para as ações básicas da saúde e melhorar o funcionamento da rede de unidades de saúde nos bairros.

Plínio Adry relatou que o programa Requalifica UBS, do governo federal, já recuperou seis unidades e mais 11 serão inscritas no programa para que sejam reformadas e possam atender melhor à população. Ele disse ainda que está sendo providenciada uma empresa para fazer a manutenção dos equipamentos odontológicos. “Todos estavam em situação precária. Também conseguimos seis novos equipamentos com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab)”, informou o secretário de Saúde.

Quanto à grande demanda para exames e procedimentos, Plínio Adry explicou que Itabuna perdeu muito por ficar sem a gestão plena. O secretário teve reuniões com os prestadores de serviço da área de laboratórios e prometeu buscar na iniciativa privada as condições para que essa demanda seja atendida, pois de imediato o Município não pode atender. “Nosso desejo é que Itabuna volte a ser modelo de saúde para o Estado”, confia Plínio.

Em seu primeiro dia, Plínio Adry visita unidades de saúde

Nesta quinta-feira (8) em seu primeiro dia de trabalho após assumir o cargo da Secretaria de Saúde, o Dr. Plínio Adry visitou as unidades de saúde da Família Ubaldo Dantas, em Novas Ferradas, e Jorge Amado, no bairro Maria Matos. Já na sexta-feira (9), outras unidades de saúde serão visitadas, a exemplo da Lavignia Magalhães, no bairro Conceição, que apesar de reformada ainda não entrou em atividade. O objetivo das visitas é saber o estado das unidades, verificar quais as demandas de cada uma e analisar as condições para colocar as unidades em funcionamento ou melhorar o atendimento.

O secretário Plínio Adry lembra que a atenção básica é a porta de entrada não apenas para a promoção à saúde, mas também para organizar o fluxo na rede de atenção à ela. Ele acredita que pelo menos 80% dos problemas de saúde da população sejam resolvidos se a atenção básica funcionar como deve. “Se isso acontece, vamos ter menos inchaço em outros pontos de atendimento, a exemplo dos hospitais, daí a importância de prioridades e investimentos nesse setor”, acentuou.

O clínico geral Osvaldo Pereira, que atende pacientes na Unidade de Saúde da Família Jorge Amado, no bairro Maria Matos, deu as boas vindas ao secretário e mostrou-se confiante e entusiasmado diante das perspectivas de melhoria na saúde pública em Itabuna. Ele também se colocou à disposição da Secretaria da Saúde para ajudar, nem que seja com “sugestões simples”, como qualificou, para que a saúde pública funcione plenamente e deixe a comunidade itabunense bem atendida e satisfeita.

“É desse entusiasmo e parceria de pessoas comprometidas com a causa que precisamos. Vamos buscar mais apoios para realizarmos um bom serviço em favor da saúde das pessoas”, afirma o secretário, que esteve acompanhado da diretora da Atenção Básica, Lucina Pinheiro. O secretário voltou a reafirmar que sua prioridade será a atenção básica na rede pública de saúde para que funcione plenamente e atenda as necessidades e carências imediatas da comunidade.

“Vamos usar os insumos médico-hospitalar, os profissionais existentes no momento e aproveitar os novos selecionados pela Prefeitura. Além disso, vamos executar projetos para no curto, médio e longo prazos mudar essa realidade que hoje compromete a qualidade de vida da população”, disse Plínio.

O secretário da saúde disse ainda que não existem milagres que possam resolver todos os problemas ao mesmo tempo, especialmente em um setor complexo como a saúde, mas, segundo ele, com ações prioritárias será possível mudar o quadro e dotar o município de um serviço de melhor qualidade como deseja o prefeito Claudevane Leite e a população merece. “A situação vai melhorar a partir de agora, não tenho dúvida, estou muito confiante”, afirmou.

Dr. Plínio Adry assume cargo na Secretaria de Saúde

Na tarde desta quarta-feira (7) o pneumologista Plínio Ferreira Adry assumiu o cargo da de Secretário de Saúde em uma solenidade com presença de autoridades. Segundo ele, somente aceitou retornar à cidade pelo seu compromisso com a atenção básica de saúde. No mês de julho, o ex-secretário Renan Araújo foi exonerado pelo prefeito Claudevane Leite.

“Tenho certeza de que com as unidades em atividade plena, o trabalho aparece e a população fica satisfeita” disse Plínio em discurso de posse. O médico recordou sua luta como secretário de saúde entre 1989 e 1992 para a municipalização dos serviços em Itabuna. “Tivemos muitos problemas no início, já que a cidade não tinha hospital público e a hierarquização do Sistema Único de Saúde exigia. Então, iniciamos o projeto do Hospital de Base, que atualmente está sendo recuperado pelo médico Paulo Bicalho com o apoio decisivo do prefeito Claudevane Leite”, disse, acrescentando que, com a atenção básica funcionando, os postos de saúde voltarão a ser “portão de entrada do sistema”, a sua principal finalidade.

Mesmo reconhecendo avanços na gestão municipal da saúde, o prefeito Claudevane Leite disse que as coisas não estão ainda como deseja. “Conseguimos recuperar algumas unidades básicas, a urgência e emergência do Hospital de Base, o Centro de Referência à Doença Falciforme (Cedorf), mas ainda é pouco. O desafio é fazer a atenção básica operar com todas as unidades com exames e consultas médicas para atendimento da população. Este será o desafio doutor Plínio, mas o senhor contará com o apoio do governo”, afirmou o prefeito.

Vane disse que o retorno da plena para a gestão da saúde é bom, mas não significa a solução de todas as questões referentes ao atendimento da população. “Tenho certeza de que Itabuna deseja sucesso na sua gestão da Saúde, já que você é um profissional experiente, com mais de 60 anos de idade e o vigor da juventude. Vamos ter cobranças, mas estou certo de que seu amor à profissão e o seu desejo de ver a população atendida perto de casa serão responsáveis pelo seu sucesso frente ao desafio”, destacou o prefeito de Itabuna, acrescentando que a contratação de mais de 300 profissionais através de seleção pública reforça a atenção básica.

A solenidade contou com a presença da prefeita de Itajuipe, Gilka Badaró, que veio trazer o abraço ao seu conterrâneo Plínio Adry, o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, o representante do Conselho Regional de Medicina e vice-provedor da Santa Casa de Misericórdia, Almir Alexandrino. Ainda, secretários da Educação, Dinalva Melo do Nascimento; da Industria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins; do Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Junior; de Assuntos Governamentais e Comunicação, Cleide Sousa Oliveira; da Assistência Social, José Carlos Trindade; de Esportes e Recreação, Evans Maxwel Silva; presidente da FICC, Roberto José da Silva; da Emasa, Ricardo Campos; e da Fasi, Paulo Bicalho.

Também prestigiaram a solenidade, os vereadores Aldenes Meira, presidente da Câmara Municipal, César Brandão, líder do Governo; Pastor Francisco Edes; Glaby Andrade, Geraldo Barbosa, Antonio Cavalcanti, Walter Socorrinho, Joilson Rosa, Jairo Araújo e Valéria Moraes, e o representante da ABIH, Eduardo Fontes Neto.

Novo secretário de saúde toma posse nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (7) o prefeito Claudevane Leite (PRB) dará posse ao novo secretário municipal de Saúde, Plínio Adry. A solenidade ocorrerá às 17 horas na Secretaria de Saúde, à rua Barão do Rio Branco, 112, Centro.

No dia 26 de julho, o prefeito exonerou o secretário Renan Araújo. A exoneração se deu por conta do baixo rendimento de Renan na secretaria, o que resultou em várias denúncias. Enquanto isso, alguns nomes são discutidos para assumirem o cargo. O prefeito Vane estaria bastante insatisfeito com o seu desempenho e tinha comunicado ao presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, sobre uma possível mudança.