Peça de motor do helicóptero que caiu destrói telha de casa

Após um helicóptero cair ao tentar pousar no aeroporto de ilhéus neste domingo (27) uma peça se desprendeu veículo e quebrou a telha da casa do pedreiro Lázaro Oliveira. “Um barulho enorme. Parecia que jogaram uma pedra no telhado. E eu saí na rua e não vi nada. Aí peguei a escada e subi no telhado. Quando eu chego no forro da casa, encontro a peça”, descreve.

Peça do motor que caiu em casa (Imagem: Reprodução/Rede Bahia)
Peça do motor que caiu em casa (Imagem: Reprodução/Rede Bahia)

A peça é um cilindro metálico com rosca e pino verde que faz parte do motor do helicóptero modelo AS 50, que caiu na pista do aeroporto Jorge Amado. A queda foi registrada por uma moradora. Nas imagens, é possível ver quando a aeronave perde o controle e vai de encontro ao chão.

Na aeronave estavam três tripulantes – o piloto e dois empresários de Aracaju que estavam na cidade a trabalho, mas ninguém se feriu. Segundo a Infraero, no momento do acidente, o piloto fazia um procedimento de teste. “Ele pediu autorização pessoal de apoio para fazer um voo e alguns testes com a aeronave”, afirma o superintendente Itaíbes Paiva.

Helicóptero com três ocupantes caiu no Aeroporto de Ilhéus (Foto: Sandro Andrade)
Helicóptero com três ocupantes caiu no Aeroporto de Ilhéus (Foto: Sandro Andrade)

O Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos afirmou que a peça soltou no impacto da aeronave com o solo. Dois peritos e o engenheiro da empresa fabricante da aeronave avaliam os destroços do helicoptero.

De acordo com a Infraero, apenas um dos três ocupantes foi levado a um hospital para exames, mesmo sem ferimentos aparentes.  Ainda segundo a estatal, o helicóptero não caiu de uma altura elevada e, por isso, não foram registradas vítimas graves.

O helicóptero ficou parcialmente danificado, com as paletas quebradas. Por volta das 20h do domingo, a aeronave foi retirada da pista com ajuda de um guindaste. Em razão do acidente, um voo que seguia para Vitória do Espírito Santo foi cancelado.

Fonte: G1