Novo secretário de saúde visita postos de saúde em reforma

Vistoria às obras de Reforma da sede do Samu. Foto: Pedro Augusto.
Vistoria às obras de Reforma da sede do Samu. Foto: Pedro Augusto.

O secretário de Saúde, Eric Ettinger, iniciou a semana com reuniões com a equipe e realizando vistorias às unidades de saúde que passam por reformas. Segundo Ettinger, o objetivo da primeira semana de trabalho à frente da Secretaria de Saúde é traçar um diagnóstico das necessidades do setor, identificando problemas e fazendo encaminhamentos para que as soluções aconteçam rapidamente.

O secretário visitou as obras das unidades de saúde do Maria Pinheiro, Pedro Jerônimo e do Samu-192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), em seguida, Eric Ettinger reuniu-se com o médico Paulo Bicalho, presidente da FASI, e com diretores do Hospital de Base.

Visitação ao Hospital de Base.
Visitação ao Hospital de Base.

O secretário assegura que a prioridade da Secretaria Municipal de Saúde continua sendo a melhoria da Atenção Básica e isso inclui cuidar dos equipamentos. “É preciso olhar o bem público com carinho. Devemos inaugurar e manter essas unidades em bom funcionamento. Manutenção é um investimento que tem retorno e garante a sequência dos serviços“, disse Eric em conversa com operários na obra da unidade de saúde do Maria Pinheiro.

Visitação ao posto em Reforma do Bairro Pedro Jerônimo.
Visitação ao posto em Reforma do Bairro Pedro Jerônimo.

Homem com suspeita da gripe H1N1 internado no Hospital de Base

Com a chegada do inverno, sofremos mais com gripes e resfriados. Por isso, é preciso estar atento a tomar alguns cuidados principalmente contra a gripe do tipo A.

Na tarde desta segunda-feira (8) a nossa redação foi informada sobre um homem que está internado no Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães com suspeita do vírus influenza H1N1. 

Informações dão conta que o paciente é um idoso e está internado em uma área isolada do Centro de Tratamento Intensivo – CTI. Paulo Bicalho, médico e diretor do Hospital conversou com a nossa redação e esclareceu sobre o atual estado de saúde do idoso, e quais medidas iriam ser tomadas, foi afirmado que:

As providências já foram adotadas com relação ao caso, e o paciente será transferido para Salvador.

Entenda do que se trata

O que é influenza A (H1N1)?

A influenza A é uma doença respiratória aguda, acarretada pelo vírus pandêmico (H1N1).

Formas de contágio

Este novo subtipo do vírus Influenza é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e do contato com secreções respiratórias de pessoas ou superfícies infectadas. Grupos de riscoa) População indígena aldeada;
b) Gestantes;
c) Pessoas portadoras de doenças crônicas;
d) Crianças maiores de seis meses até os dois anos de idade;
e) População de 20 a 39 anos.

Dicas de Prevenção

Mantenha superfícies limpas com Pato Limpa Limo e Pato Limpador de Banheiro, seus aliados contra o vírus H1N1 e cultive hábitos de higiene, tais como:

– Lave as mãos com água e sabonete, principalmente após tossir ou espirrar;
– Cubra o nariz e a boca com um lenço descartável após tossir ou espirrar;
– Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
– Pessoas com qualquer gripe não devem freqüentar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas;
– Procure seu médico ou a unidade de saúde em caso de gripe para diagnóstico e tratamento adequados;
– Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial a saúde.