Ex-presidente Bill Clinton faz palestra para estudantes em Salvador

O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton fez uma palestra voltada para universitários e professores neste sábado (7) em Salvador. Após o encontro com os estudantes no fim da tarde, o ex-presidente americano visitou o Pelourinho, assistiu a uma apresentação da banda percussiva Didá e tirou fotos com algumas pessoas no local. À noite, Bill Clinton seguiu para o Rio de Janeiro, onde participou neste domingo (8) do primeiro encontro latino-americano de sustentabilidade e inovações tecnológicas.

Bill Clinton visitou o Pelourinho (Foto: Divulgação)
Bill Clinton visitou o Pelourinho (Foto: Divulgação)

Encontro
O encontro realizado no hotel Sheraton reuniu cerca de 400 estudantes da Universidade Salvador (Unifacs), além de autoridades e personalidades da Bahia. Na ocasião, Bill Clinton falou sobre a amizade com Nelson Mandela.

A palestra teve como tema a educação no desenvolvimento do mundo e a globalização no avanço da educação. Estudantes Unifacs, que faz parte da Rede Laureate International Universities, à qual Bill Clinton é chanceler honorário, fizeram perguntas ao ex-presidente dos Estados Unidos.

O prefeito de Salvador, ACM Neto, Carlinhos Brown, a ialorixá Mãe Carmen, Vovô do Ilê, além de secretários municipais e estaduais, estiveram presente no evento.

Fonte: G1

Dia da Não-Violência contra a Mulher é lembrado com palestra em Itabuna

Na próxima segunda-feira (25) o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher será lembrado em Itabuna pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS –II). A unidade que funciona na rua Bela Vista, no Bairro Nova Ferradas, programou palestra para esta data a partir das 14 horas sobre o tema “A violência contra a mulher é questão social e de Saúde Pública” com a titular da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM), delegada Ivete Silva Santana Oliveira.

O evento é aberto ao público, que terá oportunidade ainda de conhecer mais sobre aspectos da Lei 11.340 – Lei Maria da Penha, tema que também será abordado pela delegada da Polícia Civil da Bahia. A coordenadora do CRAS II, Mônica Oliveira Cunha de Santana, ressalta a importância do acesso à informação porque o esclarecimento é também um meio de combate à violência de que a mulher é vitima.

Mônica Santana diz ainda que o 25 de novembro é um dia importante para a comunidade, especialmente a feminina, porque serve para lembrar e mobilizar a sociedade contra a violência à mulher. “Esta deve ser uma luta conjunta de todos aqueles que se comprometem na defesa de mulheres que em plena atualidade ainda são vítimas da violência, porque a maioria desconhece seus direitos”.

A coordenadora do CRAS –II lembra que a violência ocorre dentro de casa, na rua e no ambiente de trabalho. “Violência não é apenas agressão física, mas também psicológica e moral que diminui a autoestima fazendo com que as mulheres se sintam desprezíveis, além do que causam danos à sua própria saúde”.

VII Semana Jurídica da FTC inicia com apoio da OAB-Itabuna

A turma de direito da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna está envolvida na realização da “VII Semana Jurídica”, cujo tema principal vai debater sobre “A Constituição Federal Brasileira 25 anos depois: Desafios na Construção da Cidadania”. O evento está sendo realizado nos dias 18 e 19 deste mês pela comissão de formatura do 7º semestre e está recebendo o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção local. Os participantes que pagaram uma taxa de inscrição de R$ 30 terão acesso a dois minicursos e várias palestras.

Na abertura do evento, o diretor geral da FTC e professor do curso de direito, Lindomar Coutinho, relembrou a trajetória dos outros seis eventos, elogiando e agradecendo o apoio da OAB-Itabuna em todos eles, “se tornando uma parceira de fundamental importância”. “Quero agradecer a presença de todos que se inscreveram e dizer que a participação da Ordem dos Advogados em nossos seminários, vem reconhecer a importância de nosso curso para a região”, disse o diretor.

O presidente da OAB-Itabuna, Dr. Andirlei Nascimento, no uso da palavra, falou sobre a importância da Constituição em vigor, destacando os avanços conquistados, a exemplo das eleições diretas em todos os níveis, a definição da função social da propriedade privada urbana, a responsabilidade fiscal, os programas sociais e a garantia dos direitos individuais e coletivos. “ A constituição de 1988 é considerada uma constituição cidadã e suas emendas só vem deixa-la atualizada, acompanhando o desenvolvimento do país e seus 25 anos é comemorado com muito entusiasmo pela OAB, por reconhecer o seu valor”, disse Andirlei.

Informatização da Justiça

A OAB-Itabuna se tornou referencia em toda Bahia no que diz respeito à capacitação digital. A subseção grapiúna vem ministrando os cursos de Processo Eletrônico – ESAJ, PJE, EDOC e EPROC, gratuitamente em todo o Estado, em parceria com a OAB-BA e a CAAB, através da COMISSÃO DE DIREITO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Na tarde deste dia 18, Dr.ª Jurema Cintra, vice-presidente da OAB-Itabuna, ministrou o curso para os futuros bacharéis de direito que se inscreveram para o seminário.

O intuito destes cursos é capacitar cada profissional que trabalha na área do Direito, para que este esteja sempre apto a exercer suas funções com eficiência, deixando cada bacharel atualizado nos avanços tecnológicos. Dr.ª Jurema ressalva “que o judiciário brasileiro vem passando por uma grande revolução silenciosa, onde os papéis dos grandes volumes de processos estão dando lugar aos processos virtuais, deixando a justiça mais rápida e isso faz com os novos advogados tenham que começar a carreira dominando essa nova plataforma e que os antigos se esforcem para aprender, ou ficam para trás”.

ACI sedia palestra Motivacional e Vendas para o período natalino

Nesta quarta-feira (6) a Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) estará sediando a palestra de Motivação e Vendas para o Natal com o especialista em marketing e economia Carlos Alberto Carvalho. O evento tem parceria da Prefeitura Municipal de Itabuna, Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e Sebrae.

Avenida Cinquentenário (Foto: Divulgação)
Avenida Cinquentenário (Foto: Divulgação)

A exposição é voltada para os profissionais da área comercial e, de acordo com o presidente da ACI, Luiz Ribeiro, será uma oportunidade para que eles venham inovar e munir de ferramentas estratégicas na sua área de atuação. A entidade fica localizada na rua Osvaldo Cruz, nº 56, Edifício União Comercial, 10º Andar, no centro de Itabuna. Mais informações pelo telefone: (73) 3613-1171.

Aberto ciclo de eventos do Ministério Público, em Ilhéus

Foram abertos oficialmente, na noite de quarta-feira, 24, o III Congresso Nacional Diversidade, Ética e Direitos Humanos; o I Congresso Integrador Nacional do Programa o Ministério Público e os Objetivos do Milênio e a XVI Semana Jurídica da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

A série de eventos, que é composta por oficinas, mesas de discussões e palestras, se estende até sábado, 26, no hotel Praia do Sol e na UESC, em Ilhéus.

As atividades visam discutir, refletir, socializar, estimular e fortalecer os Direitos Humanos, com o foco na plataforma desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), resumida nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

O promotor de justiça, Clodoaldo Anunciação, idealizador do evento, falou sobre as expectativas. Nossa meta, de integrar instituições e pessoas, está sendo alcançada. Conseguimos reunir consagrados representantes do poder judiciário, instituições filantrópicas e educadores, além de ter conseguido grande participação popular. Com essa articulação, unimos a academia com o cidadão, visando potencializar a efetivação dos direitos humanos.

Leia mais…

Funcionários da Santa Casa de Itabuna engajados na Campanha “Outubro Rosa”

Na última terça-feira (15) os funcionários dos hospitais Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas participaram de uma programação da Campanha “Outubro Rosa”, onde receberam informações sobre o movimento internacional voltado para a divulgação de informações sobre o câncer de mama.

Santa Casa da Misericórdia de Itabuna aderiu ao Outubro Rosa (Foto: Divulgação)

No Hospital Calixto houve a realização de uma oficina comandada pelo Grupo Se Toque, além de sorteio de camisas da campanha, palestra ministrada pela assistente social Vitória Cunha e um café-da-manhã. Na oportunidade, Suely Dias, presidente do Se Toque, discorreu sobre os cuidados necessários para a prevenção do Câncer de Mama, os fatores de risco, entre outros pontos.

Suely Dias lembrou ainda que com o passar dos anos a doença tem atingido um número cada vez maior de jovens, principalmente em decorrência dos hábitos alimentares. “Esta é uma doença que tem atingido pessoas de todas as faixas etárias, sendo que no passado apenas as mulheres com mais de 40 anos estavam no grupo de risco”, lembrou. “Não existe uma causa única, existem sim vários fatores de risco. É preciso que a mulher tenha consciência da importância de realizar os exames, principalmente aquelas que possuem histórico da doença na família”, afirmou a presidente.

Funcionários participaram de oficinas e palestras (Foto: Divulgação)
Funcionários participaram de oficinas e palestras (Foto: Divulgação)

Uso de álcool, fumo, sedentarismo e excesso de gordura foram apontados como alguns dos fatores de risco. Já a alimentação equilibrada, foi mencionada pela presidente do Grupo Se Toque como um desafio a ser vencido, por contribuir de forma efetiva para a prevenção da doença.

Direitos do paciente com Câncer

Já a assistente social Vitória Cunha aproveitou o momento para transmitir informações sobre os “Direitos do Paciente com Câncer”. A importância do cumprimento da Lei n° 12.732, de 22/11/2012, que garante o tratamento dos pacientes em um prazo de até 60 dias após ser detectada oficialmente a doença, foi um dos pontos abordados.

Os cuidados paliativos da doença e os principais direitos que são garantidos aos pacientes em tratamento de câncer, também foram abordados na palestra que foi encerrada com uma dinâmica interativa.

Congresso Baiano de Oftalmologia celebra Dia Mundial da Visão

Será iniciado nesta quinta-feira (10) em Ilhéus o VI Congresso Baiano de Oftalmologia (SOFBA) e VII Congresso da Sociedade de Oftalmologia de Feira de Santana (SOFS). O evento acontecerá no Cana Brava Resort Hotel e termina no dia 12 (sábado) com palestras, workshops e mesas redondas que reúnem os principais nomes da oftalmologia no Brasil. Esta será a primeira vez que Ilhéus sedia o evento.

Dr. Rafael acredita que este será o maior congresso baiano de oftalmologia já realizado (Foto: Divulgação)

De acordo como Dr. Rafael Andrade, presidente do VI Congresso Baiano de Oftalmologia, “este será o maior congresso baiano de oftalmologia já realizado com mais de 300 médicos oftalmologistas participantes. Serão abordadas as principais áreas da Oftalmologia como Catarata, Retina, Córnea, Cirurgia Refrativa, entre outras”.

A abertura do congresso, que coincide com a celebração do Dia Mundial da Visão, uma data criada pelo LIONS Internacional, que se celebra ações de saúde ocular no Mundo inteiro toda segunda Quinta Feira de Outubro, fazendo parte do “Programa Visão 2020: O Direito à Visão até 2020”, iniciativa conjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB).

Dr. Paulo Arruda é um dos oftalmologistas convidados (Foto: Divulgação)

O objetivo do programa é eliminar a cegueira evitável em todo o mundo até o ano 2020. Isso porque até 80% dos casos de cegueira resultam de causas previsíveis e/ou tratáveis, mas a cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo e uma criança perde a visão a cada minuto. São 285 milhões de pessoas no mundo vivendo com baixa visão ou cegueira. Desses, 39 milhões são cegas e 246 milhões têm moderada ou grave deficiência visual. No Brasil, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão, segundo dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Um dos conferencistas convidados o Prof. Dr. Paulo Augusta Arruda Mello, ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, atual uma das maiores autoridades em Glaucoma do Brasil ressalta que: “minhas expectativas com relação ao VI Congresso Baiano de Oftalmologia são as melhores possíveis: programação científica apurada, programação social rica, possibilidade de reunir colegas para discutir o atual momento da Saúde no Brasil e tudo isto tendo por moldura a cidade de Ilhéus. As perspectivas sobre o evento não podiam ser melhores”.

Ação Social

Para marcar o Dia Mundial da Visão, o Hospital de Olhos Beira Rio, em Itabuna, realizou em parceria com a Sociedade Baiana de Oftalmologia, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia e as Óticas um projeto de acuidade visual com cerca de 350 alunos de três escolas mantidas pelo Lions Clube. Os exames constataram que 50 estudantes precisam usar óculos, que foram entregues no ultimo dia 7.

Membros do DEV Mulher Itabuna prestigiam Maria da Penha em Salvador

Danielle e Bárbara conhecem Maria da Penha em Salvador
Danielle e Bárbara conhecem Maria da Penha em Salvador

Membros da Divisão de Combate a Violência Contra Mulher, a advogada Danielle Nobre e a psicóloga Bárbara Dantas estiveram presentes no lançamento da campanha “Compromisso e Atitude” em comemoração aos sete anos Lei Maria da Penha. O evento do Ministério Público da Bahia acontece na sede do MP em Salvador e contou com a presença da própria Maria da Penha, que palestrou sobre sua trajetória e o seu livro “Sobrevivi, Posso Contar”.

Estiveram ainda no evento a vice prefeita de Salvador, Célia Sacramento, a promotora e coordenadora do GEDEM (Grupo de Atuação em Defesa das Mulheres), Dra. Márcia Teixeira, a desembargadora Dra. Nágila Brito e a secretária da SPM (), Vera Soares.

As integrantes do DV Mulher aproveitaram a estadia em Salvador para conhecerem a sede da Superintendência de Políticas para as Mulheres e o Centro de Referência Loreta Valadares, reinaugurado no último dia 30 de setembro.

 

SEBRAE e prefeitura firmam parceria

O consultor André Portela palestrou à representantes das Secretarias Municipais.
O consultor André Portela palestrou à representantes das Secretarias Municipais.

Servidores e dirigentes de diversas secretarias participaram de uma palestra sobre “Estratégias de Implementação da Lei Complementar 123/2006” e acesso às compras governamentais nesta terça-feira (20) em Itabuna. Com o objetivo de dar conhecimento e ao mesmo tempo alinhar todas as secretarias quanto à implementação e funcionamento da política municipal de apoio às micro e pequenas empresas e ao empreendedor individual, a palestra foi feita pelo consultor André Portela e promovida pela Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo em parceria com o SEBRAE.

O consultor destacou a importância do estímulo para que empreendimentos de pequeno porte que já funcionam sem a devida regularização possam se formalizar e aumentar sua capacidade de geração de emprego e renda. André Portela elogiou a iniciativa da Prefeitura, que busca capacitar os servidores em relação à legislação, ao tempo em que oferece aos empreendedores a oportunidade de se adequarem à lei.

O secretário da Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins, enfatizou o esforço do governo municipal no sentido de gerar empregos na cidade, com um programa de atração de empresas e a adoção de políticas que incentivem os micro e pequenos empresários, lembrando que mais da metade dos empregos no Brasil são gerados pelo setor, que “só precisa de um olhar diferenciado, o que é uma diretriz do prefeito Claudevane Leite”. Como exemplo, o secretário menciona a Sala do Empreendedor, que funciona na prefeitura e presta esclarecimentos, apoio e encaminha documentação para os empreendedores interessados em sair da informalidade e desfrutar dos benefícios da legalidade.

Vigilância Sanitária orienta sobre a comercialização de alimentos

Aproximadamente 50 pessoas, a maioria vendedores itinerantes de espetinho nas ruas de Itabuna, receberam gratuitamente o curso de capacitação em higiene pessoal, manipulação de alimentos e cuidados com carrinho ou barraca. O curso foi ministrado no auditório do Sest/Senat e é parte do projeto Ambulante Legal, uma estratégia da Prefeitura de Itabuna para melhorar as condições de trabalho dos ambulantes e garantir a segurança alimentar do consumidor.

A partir de agora o consumidor poderá analisar se o ambulante está com o selo de qualidade da Vigilância Sanitária e confirmar se ele foi orientado sobre os devidos cuidados que devem ter na manipulação de alimentos, equipamentos e utensílios utilizados na sua comercialização.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Antonio Carlos Carvalho, explicou que os cursos do Ambulante Legal serão estendidos a outros segmentos, a exemplo de baianas e vendedores de acarajé, salgadinhos e bebidas. “Queremos dotar os vendedores de informações e preparo. Após visita aos locais de venda de espetinhos, percebemos a falta de higiene em alguns casos. Por isso estamos iniciando nosso projeto por este setor”, relatou.

Carvalho conta que, além do selo de qualidade, os ambulantes receberão uma carteira que os habilita para o comércio de alimentos. “Se o consumidor encontrar carrinhos que não tenham o selo e o vendedor sem a carteira vai precisar ter critério e decidir se consome ou não aquele alimento”. O coordenador avisa que aqueles ambulantes que não participaram desse curso devem procurar a Vigilância para se inscrever aos próximos.

O curso teve palestra da concluinte do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Aline Leite, que apresentou recentemente um trabalho científico sobre o tema e ensinou aos participantes a forma correta de lavar e desinfetar as mãos, armazenar o lixo e manipular alimentos e objetos enquanto trabalha nas ruas e em pontos da cidade.

1º Fórum das Feiras Livres de Itabuna tem data definida

A revitalização e a modernização das feiras livres de Itabuna são alguns dos temas que serão discutidos por feirantes, barraqueiros, produtores rurais e dirigentes de associações, além de consumidores, durante o 1° Fórum Municipal das Feiras Livres, programado para o próximo dia 21 no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC). O Fórum é uma iniciativa do Departamento de Associativismo e Cooperativismo da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima).

A proposta do evento, segundo o Diretor do Departamento de Associativismo e Cooperativismo, Claúdio Mendes, visa a discussão e elaboração de um documento para fortalecedor as ações da Prefeitura, principalmente pela decisão do prefeito Claudevane Leite em promover a reforma das feiras livres dos bairros São Caetano, Fátima/Califórnia, Mangabinha e Centro Comercial de Itabuna.

“As palestras programadas para o evento vão focar, principalmente, a dinamização e organização das feiras, com prioridade para as ações de políticas públicas, em atendimento às solicitações dos empresários”, frisou o diretor. O Fórum também discutirá importantes questões como segurança pública, inspeção sanitária e segurança alimentar, estrutura física, instalações sanitárias e higiene, iluminação, além da divisão econômica setorial e metodologia mercadológica.

O secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Lanns Almeida Filho, informou que a Prefeitura está firmando convênios com o SEBRAE e outros órgãos para a elaboração de projetos e busca recursos para investimentos no setor, visando não apenas a rentabilidade dos comerciantes, mas também o aprimoramento e a garantia de produtos de qualidade ao consumidor.

Lanns acredita que o diálogo entre o poder público e representantes do segmento econômico fortalecerá a busca de soluções para o remodelamento das feiras, o que, segundo ele, atrairá mais investimentos. “Além disso, haverá o retorno dos consumidores às feiras livres, já que haverá uma nova realidade com a oferta de gêneros alimentícios de primeira qualidade totalmente seguros e inspecionados”, afirmou.

Além das palestras, uma mesa-redonda vai acolher as propostas dos participantes para a elaboração da “Carta dos Feirantes”. O documento, segundo o secretário, é que vai nortear as ações para a reformulação das feiras livres. “Identificados os problemas vamos nos concentrar em ações que nos possibilitem a criação de uma Central Municipal de Abastecimento, contribuindo para o aumento da receita municipal”, disse o secretário.

III Conferência Municipal de Cultura discute pauta de ações

Apresentação de abertura do evento. Foto por: Thiago Pereira

Foi iniciada na noite da última sexta-feira (5) em Itabuna a III Conferência Municipal de Cultura no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), reunindo mais de duas centenas de pessoas. Este ano o tema foi “Desafios do Sistema Municipal de Cultura” e sua programação direcionada para diversos objetivos, principalmente definir as prioridades para o setor no município.

A professora Maria de Lurdes Netto Simões (Tica Simões), representante territorial do Conselho Estadual de Cultura, fez a palestra de abertura quando falou sobre a importância dos conselhos municipais de cultura como instrumentos de participação e planejamento de políticas públicas em prol da cultura. Para ela, discutir com a população, saber seus anseios para a cultura é fundamental para se criar um plano nacional de cultura.

O secretário de Planejamento e Tecnologia, vice-prefeito Wenceslau Júnior, disse que é necessário ampliar os investimentos em cultura e garantiu que a administração municipal está buscando recursos não só nas esferas estadual e federal, mas também internacional. Wenceslau lembrou que junto com o prefeito Claudevane Leite esteve em audiência com o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, quando foram discutidos diversos pontos referentes à área cultura, entre eles a retomada das obras do teatro municipal e do centro de convenções.

“Temos que buscar uma coesão em torno das prioridades na área cultura e o governo vai trabalhar para que Itabuna volte a ser referência em cultura, já que daqui saíram grandes ícones da cultura estadual e nacional, como escritores atores, músicos dentre outros agentes culturais”, diz Wenceslau. Já o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC, Roberto José da Silva, destacou o empenho do prefeito Claudevane para a adesão da cidade ao Sistema Nacional de Cultura  e para a realização da Conferência, que considera instrumento fundamental para formatação e solidificação da área em Itabuna.

O presidente do Fórum Municipal de Cultura, Ederivaldo Benedito, disse que com a realização desta Conferência, Itabuna está dando um salto de qualidade, já que há mais de 10 anos o Conselho Municipal de Cultura estava desativado. “Este é um momento importante para toda sociedade e os artistas, principalmente quando temos a oportunidade discutir propostas para Itabuna”, explicou Bené.

No sábado, durante todo o dia, várias atividades foram desenvolvidas no Colégio da Ação Fraternal de Itabuna (AFI), dentre elas, a retrospectiva fotográfica do primeiro dia da Conferência, a formação de grupos setoriais, apresentação da metodologia para os trabalhos em grupos e a assembléia plenária para aprovação de propostas e escolha das ações prioritárias para formulação do Plano de Ações Estratégicas para a cultura de Itabuna.