Vídeo mostra momento em que médica persegue casal de irmãos em Salvador

Câmeras de segurança flagraram o exato momento em que a médica Kátia Vargas Leal, 45 anos, perseguiu e jogou o carro contra o casal de irmãos Emanuel e Emanuelle Gomes Dias, de 22 e 23 anos, que morreu na hora.

O acidente aconteceu nesta sexta-feira (11). Segundo relatos de testemunhas, os irmãos teriam discutido com Kátia antes do ocorrido. A médica permanece sob custódia no Hospital Aliança.

Nas imagens, aparece claramente o carro da médica indo em direção à moto dos jovens, antes dela se chocar contra um poste e matar os dois na hora.

Entenda o caso

Duas pessoas morreram, na manhã desta sexta-feira (11), em um acidente que envolveu uma motocicleta e um carro na Avenida Oceânica, no bairro de Ondina, em Salvador.

Foto: Correio.
Foto: Correio.

Segundo informações, as vítimas, os irmãos Emanuel e Emanuelle Gomes Dias, de 22 e 23 anos, respectivamente, bateram contra um poste e morreram na hora. Já a motorista do automóvel, a médica oftalmologista Kátia Vargas Pereira, 45,  (irmã das vítimas) perdeu o controle após a colisão, invadiu a calçada e bateu nas grades de proteção do hotel. Ela recebeu atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas ainda não há informações sobre o seu estado de saúde.

Irmãos.
Irmãos.

Segundo o Correio, testemunhas informaram que os envolvidos teriam tido uma breve discussão após a profissional de saúde fechar o motociclista em uma sinaleira cerca de 200 metros antes do acidente. Conforme o titular da 7ª Delegacia Territorial (DT/Rio Vermelho), Acácia Nunes, disse que ainda era cedo para confirmar a hipótese.

Médica - Acusada de bater na moto propositalmente, matando os irmãos.
Médica – Acusada de bater na moto propositalmente, matando os irmãos.

Congresso Baiano de Oftalmologia celebra Dia Mundial da Visão

Será iniciado nesta quinta-feira (10) em Ilhéus o VI Congresso Baiano de Oftalmologia (SOFBA) e VII Congresso da Sociedade de Oftalmologia de Feira de Santana (SOFS). O evento acontecerá no Cana Brava Resort Hotel e termina no dia 12 (sábado) com palestras, workshops e mesas redondas que reúnem os principais nomes da oftalmologia no Brasil. Esta será a primeira vez que Ilhéus sedia o evento.

Dr. Rafael acredita que este será o maior congresso baiano de oftalmologia já realizado (Foto: Divulgação)

De acordo como Dr. Rafael Andrade, presidente do VI Congresso Baiano de Oftalmologia, “este será o maior congresso baiano de oftalmologia já realizado com mais de 300 médicos oftalmologistas participantes. Serão abordadas as principais áreas da Oftalmologia como Catarata, Retina, Córnea, Cirurgia Refrativa, entre outras”.

A abertura do congresso, que coincide com a celebração do Dia Mundial da Visão, uma data criada pelo LIONS Internacional, que se celebra ações de saúde ocular no Mundo inteiro toda segunda Quinta Feira de Outubro, fazendo parte do “Programa Visão 2020: O Direito à Visão até 2020”, iniciativa conjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB).

Dr. Paulo Arruda é um dos oftalmologistas convidados (Foto: Divulgação)

O objetivo do programa é eliminar a cegueira evitável em todo o mundo até o ano 2020. Isso porque até 80% dos casos de cegueira resultam de causas previsíveis e/ou tratáveis, mas a cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo e uma criança perde a visão a cada minuto. São 285 milhões de pessoas no mundo vivendo com baixa visão ou cegueira. Desses, 39 milhões são cegas e 246 milhões têm moderada ou grave deficiência visual. No Brasil, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão, segundo dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Um dos conferencistas convidados o Prof. Dr. Paulo Augusta Arruda Mello, ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, atual uma das maiores autoridades em Glaucoma do Brasil ressalta que: “minhas expectativas com relação ao VI Congresso Baiano de Oftalmologia são as melhores possíveis: programação científica apurada, programação social rica, possibilidade de reunir colegas para discutir o atual momento da Saúde no Brasil e tudo isto tendo por moldura a cidade de Ilhéus. As perspectivas sobre o evento não podiam ser melhores”.

Ação Social

Para marcar o Dia Mundial da Visão, o Hospital de Olhos Beira Rio, em Itabuna, realizou em parceria com a Sociedade Baiana de Oftalmologia, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia e as Óticas um projeto de acuidade visual com cerca de 350 alunos de três escolas mantidas pelo Lions Clube. Os exames constataram que 50 estudantes precisam usar óculos, que foram entregues no ultimo dia 7.