Neste domingo (26) uma equipe da Emasa começou uma obra na avenida Roberto Santos, bairro de Zizo em Itabuna. O detalhe é que só iniciaram a obra através de ordem judicial. Tudo isso porque há mais de dez anos uma senhora sofre com um esgoto que corre a céu aberto ao lado de sua residência [relembre aqui].

A senhora, que é diabética e tem os pés machucados, sofre com o mau cheiro do esgoto e corre riscos de infecção, pois, quando chove, a rua alaga e o esgoto invade a casa da mulher. Só depois de colocar a Emasa na Justiça que a empresa resolveu tratar o problema.

Porém, a Emasa não trabalha com boa vontade. A cerca de 100m da obra iniciada, na rua Bela Vista, mora o vice-presidente da associação dos moradores do Zizo, Cleidinaldo Lima Martins, onde há um buraco aberto pela própria Emasa onde o esgoto passa por debaixo das casas e invade os encanamentos das residências, poluindo a água. Nada foi feito sobre isso [relembre aqui].

Além disso, a cerca de 30 metros de onde a obra está sendo feita, há várias casas que não tem rede de esgoto! A máquina para a realização do serviço está na mesma rua, mas os funcionários se negam a fazer o encanamento. Segundo eles, é preciso pedir uma solicitação à Emasa. Vários pedidos já foram feitos, mas a empresa parece que ignora.

Enquanto isso, várias ruas de Itabuna permanecem sem água potável e sem rede de esgoto.