Ministério da Saúde realiza teste rápido de HIV em Ilhéus

Está sendo intensificando em Ilhéus a oferta do Teste Rápido Diagnóstico HIV como parte da campanha “Pra viver melhor, é preciso saber”, patrocinada pelo Ministério da Saúde. O mês de dezembro é marcado pelo Dia Mundial de Luta contra AIDS, que aconteceu no dia 1º.

Nesta sexta-feira (6) a ação foi promovida no Mutirão da Cidadania, realizado no bairro Hernani Sá em parceria com a ONG Nepsi. Na próxima segunda-feira (9) os testes serão oferecidos no posto do Programa de Saúde da Família (PDF) do bairro Nossa Senhora da Vitória.

O mutirão do teste rápido será realizado também na terça-feira (10) no Centro de Saúde Sarah Kubitschek, no Malhado. Além de disponibilizar o Teste Rápido Diagnóstico HIV, serão também distribuídos preservativos e folhetos informativos sobre os cuidados com a prevenção à Aids.

Apesar da expectativa de qualidade de vida dos portadores do HIV ter melhorado, o número de infectados ainda é crescente, sobretudo entre jovens e mulheres. Nesse sentido, o Ministério da Saúde vem adotando campanhas para o enfrentamento da epidemia de HIV/AIDS, incentivando, por meio do contexto da nova política de Aids, o diagnóstico precoce do HIV como uma estratégia que ajude as pessoas a viverem com mais qualidade, além de indicar o tratamento gratuito como um direito garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Após o mutirão, o teste rápido de detecção do HIV continuará sendo disponibilizado na sede do Centro de Tratamento e Acompanhamento de DSTs e AIDS, que funciona na Avenida Canavieiras, 253, no térreo do prédio da 6ª DIRES, centro da cidade, em horário integral.

Aniversário de Itabuna terá mutirão da saúde

No próximo dia 27 de julho, véspera do aniversário da cidade, das 7h ao meio dia, será realizado no Espaço Cultural Josué Brandão, na Câmara de Vereadores de Itabuna, o I Mutirão da Saúde. O evento, que faz parte das comemorações pelos 103 anos do município, vai disponibilizar orientações e serviços de saúde para a comunidade.

A população terá acesso a balcão de informações sobre o Cartão de Saúde, doenças e acidentes de trabalho, atividades educativas de prevenção e orientação a saúde bucal, com distribuição de kits com escova e creme dental; além de atendimento com 10 consultórios móveis dos Voluntários do Sertão, teste de glicemia e técnicas de primeiros socorros com a equipe do SAMU 192.

Autorizações de exames laboratoriais serão facilitadas, assim como mamografia e ultra sonografia mamária, parte da Prevenção do Câncer de Mama e Colo Uterino em parceria com o Grupo Se Toque. Terá ainda orientação para prevenção e realização de Teste Rápido DST/AIDS e hepatites virais, além de captação de doadores de sangue para o Hemocentro da cidade.

Consultas e avaliação oftalmológica com acuidade visual, rastreamento de glaucoma, glicemia capilar em parceria com o Hospital de Olhos Beira Rio, Day Horc e Fundação Regina Cunha.

Também será oferecida avaliação fonoaudiológica em parceria com o Centro de Saúde Auditiva de Itabuna (Cesai). Avaliações para cirurgias bariátricas, atendimento com anestesista e cardiologista; angiologista, endocrinologista e pneumologista. Uma equipe multifuncional com psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta ficará a disposição da população. Será apresentado um vídeo sobre cirurgia bariátrica e equipamentos relacionados à cirurgia. A Fundação Jose Silveira vai colaborar com um baú de serviços que inclui: ultra som; mamografia; ginecologia; odontologia.

Novos equipamentos e mobiliários

As Unidades Básicas de Saúde de Itabuna vão receber mais de 200 itens como armários, mesas, porta-soro, bebedouro, cadeiras, longarinas, além de medicamentos, insumos e equipamentos. A parceria foi assegurada pelo secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, em reunião com o secretário Renan Araújo. A parceria garante melhorias para as Unidades Básicas de Saúde que estão em fase final de reforma.

Ainda como parte da programação de aniversário no dia 27/07 acontece a inauguração da emergência reformada do Hospital de Base, às 11 horas. O secretário, Renan Araújo, adiantou que nas próximas semanas passa a funcionar, temporariamente, a Central de Regulação de Leitos na sede da Secretaria de Saúde até que se encontre um lugar definitivo.