Termina nesta sexta pré-cadastro de mototaxistas e motofretistas

Nesta sexta-feira (10) termina o prazo para que sejam pré-cadastradas as motocicletas com placas com final 9 e 0. O serviço de pré-cadastramento de mototaxistas e motofretistas teve início na segunda-feira (6). Com o procedimento, a Settran busca verificar a quantidade de profissionais que prestam serviço de transporte de passageiros e de mercadorias na cidade.

Mais de 580 profissionais realizaram o pré-cadastro na Settran (Foto: Wilson Oliveira)
Mais de 580 profissionais realizaram o pré-cadastro na Settran (Foto: Wilson Oliveira)

O pré-cadastro pode ser realizado das 8h30min as 12h e das 14h às 17h30min, na sede da Settran, no bairro Lomanto. O profissional deve apresentar originais da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – categorias A, AB ou superior – além do Certificado de Registro e Licença do Veículo (CRLV).

Numa segunda etapa será feita a convocação para cadastro definitivo em 700 vagas legalizadas e fiscalizadas pela Settran. A realização do pré-cadastro garante prioridade na definição daqueles que vão operar o serviço, o que deve ocorrer em até 90 dias, segundo a estimativa do diretor do Departamento de Transportes da Settran, Tomás Fernandes.

Regras e fiscalização

Segundo o diretor, o serviço de mototaxis e motofrete será organizado por meio de Centrais nos bairros e pontos estratégicos no Centro da cidade. Diferente do que atualmente acontece os veículos deverão ser guardados em garagens e não poderão ficar expostos nas ruas ou em passeios. A Settran vai elaborar plano tarifário de acordo com a distância percorrida e distribuir tabelas em todas as Centrais.

Após a formalização do serviço, a Settran contará com o apoio das Policias Civil e Militar, bem como da Polícia Rodoviária Federal e Estadual para a fiscalização de acordo com as regras do Código de Trânsito Brasileiro. Será exigido dos profissionais: plotagem da motocicleta, fardamento do condutor e curso de capacitação, que será oferecido pelo Sest/Senat. As medidas serão disciplinadas em um decreto em até 180 dias a partir da publicação da Lei nº 2.260.

Também será necessário apresentar antecedentes criminais e equipamentos de segurança e a higienização quinzenal de capacetes conforme padrão a ser estipulado no curso de capacitação. O diretor do Departamento de Transportes, Tomás Fernandes, lembra ainda que segundo a lei aqueles que mantêm transporte remunerado irregular cometem infração gravíssima e serão punidos com apreensão do veículo.

Homem é morto a tiros no próprio carro em Porto Seguro

Carro onde Antônio foi morto (Foto: Divulgação/ Radar64)
Carro onde Antônio foi morto (Foto: Divulgação/ Radar64)

Na manhã deste domingo (15) um homem identificado como Antônio Ferreira Gomes Filho, 44 anos, foi morto a tiros dentro do próprio veículo em Porto Seguro. De acordo com populares, Antônio seguia de carro pelas imediações da feira do bairro Baianão quando foi interceptado por uma moto com dois suspeitos, que efetuaram os disparos.

Duas viaturas do SAMU foram chamadas para socorrem a vítima, mas não resistiu e morreu no carro. Segundo a Polícia Civil, o homem trabalhava como mototaxista na cidade.

Após cometerem o crime, os suspeitos fugiram.

Mototaxista é sepultado e colegas fazem manifesto em Itabuna

Na manhã desta quarta-feira (16) o corpo do mototaxista José Urbano de Oliveira Simões, 41 anos, morto a tiros na terça-feira (15) quando saía de sua central de moto-táxis na avenida Juracy Magalhães em Itabuna [relembre]. Após o sepultamento, os mototaxistas da cidade se reuniram e estão fazendo um protesto pelas ruas de Itabuna reivindicando mais segurança.

Mototaxista é baleado e morto na avenida Juracy Magalhães

Na manhã desta terça-feira (15) José Urbano de Oliveira Simões, 41 anos, foi morto a tiros quando saía da sua central de moto-táxis na avenida Juracy Magalhães, próximo ao supermercado Meira, em Itabuna. De acordo com informações, dois homens em uma moto atiraram em José Urbano e acertaram dois disparos – na axila e abdômen – e uma mulher que estava no ponto de ônibus foi atingida na mão e levada para a Santa Casa. O mototaxista morreu no local.

DPT faz perícia na avenida Juracy Magalhães (Foto: Ednaldo Pinto)
DPT faz perícia na avenida Juracy Magalhães (Foto: Ednaldo Pinto)

A polícia ainda não sabe se a vítima tem envolvimento com drogas, mas segundo testemunhas e familiares, José era uma pessoa de bem e pode ter sido morto durante um possível assalto. O crime está sendo investigado.

 

Imagens Fortes!

A galeria dessa matéria foi escondida por conter cenas muito fortes.Você pode ver as fotos clicando no botão abaixo somente dentro do post.

Passo 3: Vandame é preso com pistola 9mm de uso exclusivo do Exército

O terceiro passo da Operação Plutão foi inédito. Cristiano Almeida Mendes, 39 anos, o famoso ‘Vandame’ foi preso no centro da cidade, com uma balança de precisão e uma pistola 9mm em sua cintura. [Acompanhe o primeiro e segundo passo].

Foto: Ednaldo Pinto.

Segundo o Delegado Evy Paternostro, Vandame é o mototaxista que deu fuga a criminosos após homicídios na cidade. Pelo menos em seis corpos removidos pelo DPT [Departamento Polícia] de Itabuna, foi encontrada perfurações de balas desferidas por uma pistola 9mm. Ainda de acordo com o Delegado, para total confirmação um novo exame de balística será feito nos cadáveres.

Todos os documentos da moto estavam em dia, entretanto, pelo seu uso em delitos, ela foi apreendida e será leiloada para a União.

 

9mm - uso exclusivo do Exército Brasileiro.
9mm – uso exclusivo do Exército Brasileiro.

Polícia Militar prende mototaxista com revólver e cocaína

Um jovem identificado como Jeremias Ferreiras Carvalho foi preso, e um menor apreendido no final da tarde desta quinta-feira (29), no bairro Vila Anália, em Itabuna.

Após uma denúncia feita por moradores que homens estavam vendendo drogas em uma casa, os policiais militares foram até o local e durante uma revista pelo imóvel foi encontrado um revólver calibre 32 com 4 munições, 100 gramas de cocaína escondidos dentro de um pote de fermento, mais 15g em uma embalagem plástica já pronta para ser comercializada, além de duas motos que foram levadas até o Complexo para checagem das placas.

Fotos: Ednaldo P.

Os dois rapazes foram conduzidos até a 6ª Coorpin – Delegacia da cidade. O menor depois de ser ouvido foi liberado e uma fiança foi arbitrada para Jeremias, mas, até o momento não foi paga. Ainda segundo a polícia, ele é mototaxista no bairro e utilizava este meio para transportar drogas.