Motorista é rendido, deixado em matagal e tem produtos da Natura roubados

O carro utilizado pelo motorista era um Fiorino (Foto: Imagem ilustrativa/Divulgação)
O carro utilizado pelo motorista era um Fiorino (Foto: Imagem ilustrativa/Divulgação)

Nesta terça-feira (7) o motorista de uma transportadora dos produtos Natura teve sua carga roubada enquanto fazia uma entrega no bairro Califórnia, em Itabuna. Segundo informações, homens renderam o motorista e o levaram para um matagal desconhecido. Cerca de 16 caixas com produtos foram roubadas.

O motorista conseguiu ir até o Complexo Policial e registrar queixa após ser deixado no matagal.

Descaso de motorista da Rota revolta passageiros

Atraso e atitude de motorista revolta passageiros (Foto: Divulgação)
Atraso e atitude de motorista revolta passageiros (Foto: Divulgação)

Segundo denúncia feita ao Blog do Tom por uma moradora de Itajuípe, um motorista da Rota Transportes teria agido com má conduta na noite desta segunda-feira (16). De acordo com o relato, a linha Itabuna-Itajuípe tem sofrido atrasos nos horários, o que causou um conflito.

O ônibus marcado para as 18:30 só foi chegar ao ponto de Itabuna às 19:30. Por conta do atraso, havia muitos passageiros no veículo e a cada ponto enchia mais. Em certo momento, o motorista resolveu não abrir as portas e disse que só sairia de lá quando chegasse um ônibus extra, o que fez com que alguns pulassem a catraca. Porém, sensibilizados com o prejuízo que a cobradora iria sofrer, pagaram a ela, já que não tinha nada a ver com a atitude do motorista.

O fato é que o ônibus atrasou e o condutor tratou mal os passageiros. Esta é uma situação que vem se tornando comum em Itabuna, onde motoristas de ônibus urbanos e intermunicipais têm tratado passageiros com ignorância e descaso.

AETU adéqua Lei do Motorista no transporte público de Itabuna

A Associação das Empresas de Transportes Urbanos (AETU) com apoio da Secretaria de Transportes de Itabuna (SETTRAN) está adequando o Sistema Municipal de Transporte Urbano e Rural de acordo com a Lei Federal nº 12.619 de 30 de abril de 2009 que dispõe sobre o exercício da profissão de motorista.

Dentre outras providências, está sendo implantado o descanso mínimo de 1 hora (e máximo de 2h), que podem ser divididos em intervalos menores, o que implicará em paradas de 10 à 20 minutos ao fim de cada viagem. A fiscalização de transporte do município está se empenhando para que a adequação ocorra sem prejuízo aos usuários, realizando testes e adaptações em todas as linhas, efetuando as paradas de descanso sempre nos pontos finais, acompanhada por fiscais e cumprindo com eficácia o horário programado de todas as linhas, firmando ainda o compromisso de disponibilizar a tabela de horários para a comunidade ao fim do processo de adaptação à Lei do Motorista.

Ônibus passa por quebra-mola e passageira fratura coluna

Não há informações se o motorista foi imprudente no trânsito (Foto: Imagem ilustrativa/Divulgação)
Não há informações se o motorista foi imprudente no trânsito (Foto: Imagem ilustrativa/Divulgação)

Uma mulher de 59 anos sofreu uma fratura na coluna quando estava dentro de um ônibus urbano em Feira de Santana. Segundo a família de Zumira de Jesus Barbosa, o acidente aconteceu após o veículo passar por um quebra-mola.

Fabiane Barbosa, filha da passageira, conta que ao passar pela estrutura urbana, Zumira foi projetada para cima e caiu do banco do veículo. Ela quebrou um dos ossos da coluna e teve que ser internada no Hospital Geral Clériston Andrade. Segundo Fabiane, o médico da unidade informou que a mãe dela precisa ser transferida para Salvador, onde deverá fazer uma cirurgia para colocar uma prótese.

Fabiane reclama que a Empresa Princesinha, responsável pelo transporte da passageira, não forneceu assistência médica à família. “Propuseram que a gente arcasse com a cirurgia e, em seguida, a gente fosse ressarcido, mas não tem como”, afirma. Segundo Fabiane, o custo de uma cirurgia desse tipo está entre R$ 60 mil a R$ 100 mi.

De acordo com Roque Gomes, gerente da empresa de ônibus, o seguro já foi acionado para que a mulher possa fazer a cirurgia. “A empresa acionou o seguro no dia do acidente e estamos nos comunicando com a asseguradora, para que ela possa, de alguma forma, intervir nesse processo e fazer com que essa cirurgia seja realizada o mais rápido possível”, afirma Gomes.

A Secretaria de Saúde da Bahia informou que Zumira de Jesus conseguiu uma vaga em um hospital de Salvador para fazer a cirurgia, e deve ser transferida para a capital baiana ainda nesta quarta-feira (16).

Fonte: G1