Moradores plantam árvore em ladeira esburacada

A ladeira principal do bairro de Zizo, rua Bela Vista, que dá acesso à avenida Pedro Jorge, está uma vergonha. Por conta da falta de pavimentação na rua, os  moradores plantaram uma árvore em um dos buracos abertos para chamar a atenção dos motoristas e principalmente da prefeitura.

Árvore foi plantada em um dos buracos (Foto: Ednaldo Pinto)
Árvore foi plantada em um dos buracos (Foto: Ednaldo Pinto)

A rua Bela Vista faz parte da linha de ônibus que vai do Conceição ao Zizo, e os buracos aumentam o risco de acidente na localidade.

Ladeira está cheia de buracos (Foto: Ednaldo Pinto)
Ladeira está cheia de buracos (Foto: Ednaldo Pinto)

Moradores de Ilhéus questionam: “Qual a função da Prefeitura?”

“Qual a função da prefeitura na nossa sociedade? Será que não dispõe de recursos para solucionar problemas básicos? Além de pagar pesados impostos, temos que arcar com obras do município?”.

 

É o que diz parte de um texto enviado por moradores de Ilhéus. No trecho da zona sul que fica entre a BA-001 (rodovia Ilhéus-Olivença) e a avenida Nossa Senhora Aparecida, os moradores improvisaram uma sinalização por conta dos buracos presentes na rua, buracos estes que a prefeitura de Ilhéus não toma nenhuma providência e a própria comunidade resolveu tapar.

O Texto ainda diz:

“Dessa forma, vale a pena refletirmos um pouco sobre as atribuições e funções da figura política do prefeito municipal. A elaboração de políticas públicas para saúde, educação, habitação, entre outros fatores pertinentes ao bem-estar e qualidade de vida dos municípios estão entre suas ações. Como representante do poder executivo, é o prefeito quem encabeça a administração da cidade, empreendendo a gestão da coisa pública, do controle do erário ao planejamento e concretização de obras, sejam elas em termos de construção civil ou da área social. Logo, pode parecer redundante, mas é preciso frisar a idéia de que o poder executivo é de fato aquele quem executa, coloca em prática um conjunto de intenções do governo, realiza determinada obra, projeto, programa ou política pública. Além disso, cabe ao prefeito não apenas sancionar as leis aprovadas em votação pela câmara, mas tanto vetar quanto elaborar propostas de leis quando achar necessário.

Sei que na pratica em Ilhéus não acontece nada, nada que venha minimizar as deficiências estruturais, revoltado parcelas da população no intuito de suprir o poder público tenta desesperadamente fazer o papel da ‘PREFEITURA’ ”.

Esgotos atormentam moradores do Zizo

Não é novidade que muitos dos bairros de Itabuna vem passando por problemas de saneamento básico. No Zizo os moradores estão sofrendo com um problema que é comum na cidade inteira: esgotos.

Cleidinaldo mostra o buraco aberto com esgoto (Foto: Ednaldo Pinto)
Cleidinaldo mostra o buraco aberto com esgoto (Foto: Ednaldo Pinto)

O vice-presidente da associação dos moradores do Zizo, Cleidinaldo Lima Martins, há um buraco aberto pela Emasa onde o esgoto passa por debaixo das casas e invade os encanamentos das residências, poluindo a água. Este caso acontece na rua Bela Vista.

Esgoto invade encanamentos e suja água das residências (Foto: Ednaldo Pinto)
Esgoto invade encanamentos e suja água das residências (Foto: Ednaldo Pinto)

Ainda no Zizo, há um esgoto geral da Emasa que passa entre duas residências e termina no fundo de um prédio. Além do mau cheiro e a presença de bichos, a água do esgoto está prejudicando uma pilastra do prédio, o que pode comprometer na estrutura e até causa uma tragédia posteriormente.

Esgoto termina entre duas casas (Foto: Ednaldo Pinto)
Esgoto termina entre duas casas (Foto: Ednaldo Pinto)

O Blog do Tom está aberto para receber as reclamações dos leitores e publicar aqui para mostrar as reivindicações dos moradores. Itabuna está sendo comandada por uma nova gestão e é necessário mostrar os problemas que são constantes no município.

Prédio está sendo prejudicado com esgoto (Foto: Ednaldo Pinto)
Prédio está sendo prejudicado com esgoto (Foto: Ednaldo Pinto)

Moradores do Jardim América II elegem síndico no próximo domingo

Condomínio Jardim América I (Foto: Carol Garcia/GOVBA)
Condomínio Jardim América I (Foto: Carol Garcia/GOVBA)

No próximo domingo (17) das 8h ás 15h acontece a votação para síndico do Residencial Jardim América II no espaço de lazer do condomínio. A chapa 1 é encabeçada por Givaldo Correia Lau (Gil) e pede a todos, que já tenham se mudado ou não, que compareçam para exercer o direito democrático de eleição.

Após empossamento, o sindico poderá tomar as primeiras medidas como segurança, manutenção, conservação, lazer, etc.

Moradores de Itabuna reclamam da Emasa

Itabuna deixa a desejar no saneamento básico / Foto: Ednaldo Pinto
Itabuna deixa a desejar no saneamento básico / Foto: Ednaldo Pinto

Não é de hoje que itabunenses se veem indignados com a situação das ruas da cidade e denúncias ao Blog do Tom. Segundo moradora do bairro Santo Antônio, em Itabuna, um cano fornecedor de água estourou no meio da travessa Guanabara, na avenida Itajuípe. Esta é a terceira semana que moradores ficam sem receber água em casa e a Emasa não compare ao local.

Já no bairro Pedro Jerônimo, um senhor faz apelo para que a Emasa trate do cano de esgoto que estourou nos fundos de sua casa. Segundo ele, morador da rua Pedro Jorge, 297, a água do esgoto chega a entrar dentro de casa, fazendo perder móveis. Além disso, insetos, como a lacraia, entram na residência através dos canos. O senhor e uma vizinha estão sendo bastante prejudicados.

Na rua Castro Alves, bairro São Caetano, um canal com encanações de esgoto atrapalha a vida de moradores por conta do mal cheiro, animais peçonhentos e o risco à saúde.

Ibicaraí: Moradores fazem caminhada pedindo justiça

"Keu" foi atingido por quatro tiros. O assassinato ainda não foi identificado.
“Keu” foi atingido por quatro tiros. O assassinato ainda não foi identificado.

Familiares e amigos convidam a todos da região a participarem de uma caminhada pedindo justiça pelo assassinato do dentista, Cleidson Dias Cardoso, 31 anos, que foi morto a tiros na porta de casa em Ibicaraí no dia 8 de julho deste ano. A caminhada será realizada no dia 29 de agosto (quinta-feira) às 16:00 horas, com saída da praça Henrique Sampaio. Os organizadores pedem que usem camisa de cor preta.

Quem quiser pode confirmar presença pelo Facebook.

Manifestação no Bairro de Fátima nesta quinta-feira

Moradores do Bairro de Fátima, em Itabuna, estão organizando uma manifestação para as 17 horas desta quinta-feira (22) na rua São Francisco. Segundo o “Crispim do Táxi”, acidentes acontecem com frequência nesta localidade por falta de sinalização. A ideia do protesto é interditar a pista e chamar a atenção de autoridades para que instalem um semáforo na rua. Os manifestantes convidam taxistas e moto-taxistas para participarem do ato.

Moradores interditam J.S. Pinheiro em manifesto

Fotógrafo: Ednaldo Pinto

No início da noite desta terça-feira (23) os moradores da travessa Antônio Carlos Magalhães interditaram a avenida J.S. Pinheiro, próximo à faculdade Unime, durante manifestação. O manifestantes reivindicaram melhorias na localidade. Tendo a avenida fechada, os motoristas precisaram usar como desvio a travessa em questão, que se encontra em péssimas condições de pavimentação.

Vários objetos foram incendiados na área para fechar a pista. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados para controlar a situação.

Moradores do Santo Antônio continuam com esgoto na porta de casa

Fotógrafo: Ednaldo Pinto
Fotógrafo: Ednaldo Pinto

Nesta manhã de terça-feira (23) moradores do bairro Santo Antônio fizeram outro manifesto reivindicando providências por parte da Emasa, que ficou de ajeitar os esgotos que correm a céu aberto na Rua Travessa, final da avenida Itajuípe. Na última quinta-feira (18) os populares fizeram uma manifestação fechando as ruas e pedindo a presença do prefeito. O secretário da Emasa esteve no local mas até agora nada vou resolvido.

A revolta dos populares é por conta de um esgoto que corre a céu aberto nesta rua, e, por consequência, a água suja cai na caixa d’água que abastece a rua e posteriormente sai nas torneiras das residências, pondo em risco a saúde das famílias.

Uma senhora, que tem um esgoto aberto na porta de casa, relatou sua situação. Confira no vídeo em instantes.

Após manifestação em Nova Ferradas, secretário promete melhorias

Fotógrafo: Ednaldo Pinto
Fotógrafo: Ednaldo Pinto

O Secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro, e o Secretário da Assistência Social, Silas Alves, estiverem na manhã desta sexta-feira (19) no bairro Nova Ferradas depois que moradores realizaram um protesto e fecharam a BR-415, reivindicando melhorias no bairro e um novo posto de saúde Dr. Ubaldo Dantas. Os representantes da prefeitura classificaram como justas as cobranças feitas pelos moradores, entre as quais a urbanização do bairro, construção de uma nova unidade de saúde, contratação de médicos e fornecimento de remédios gratuitos.

Marcos Monteiro explicou aos moradores que a prefeitura acaba de comprar, com recursos próprios, maquinário para promover melhorias nos bairros e nas estradas de zona rural. O secretário disse ainda que o trabalho de encascalhamento e patrolamento de ruas do bairro Nova Ferradas será iniciado nos próximos dias após as melhorias que já estão sendo feitas no acesso entre Ferradas e a comunidade de Itamaracá.

Os secretários informaram também que medidas estão sendo adotadas para o pleno funcionamento da atual unidade básica de saúde do bairro, que chegou a ser interditada esta semana pelos moradores. “Fechamos o posto de saúde porque há anos que a unidade está precisando passar por melhorias. Os ex-prefeitos prometeram, mas nunca cumpriram a promessa”, reclamou a moradora Zélia Maria dos Santos.

Licitação

O secretário Marcos Monteiro lembrou aos moradores que a prefeitura precisa seguir os trâmites legais para a realização de processo licitatório para a construção da nova unidade de saúde do Nova Ferradas, que é a principal reivindicação. O chefe de gabinete da Prefeitura de Itabuna, Silas Alves, reforçou no dialogo com os moradores que entende a cobrança que eles fazem, mas que não é possível realizar obras de um dia para o outro. “Há todo um procedimento que precisa ser observado”, assinalou.

De acordo com Silas, o prefeito Claudevane Leite já se comprometeu em resolver o problema da unidade de saúde do bairro. “Só que a construção de uma nova unidade demanda tempo. Por isso, precisamos encontrar uma solução em curto prazo para que a população não fique sem atendimento médico até uma solução definitiva”, justificou. Os moradores interditaram a BR-415 por mais de duas horas, o que gerou engarrafamento de mais de cinco quilômetros das duas pistas.

Moradores do Novo Horizonte protestam contra posto de saúde

Fotógrafo: Ednaldo Pinto
Fotógrafo: Ednaldo Pinto

Na manhã desta sexta-feira (19) moradores do bairro São Roque e Novo Horizonte ocuparam o posto de saúde Dr. Jacinto Cabral e realizaram um protesto contra as condições em que o lugar se encontra. Segundo os manifestantes, o posto foi abandonado há mais de um ano. Duas unidades estão sendo atendidas no que sobrou do lugar.

O que os moradores cobram é que a prefeitura reinaugure o posto para que haja um bom atendimento, pois, segundo eles, o posto já foi reformado mas continua abandonado, atendendo pessoas de bairros diferentes sem ser condições para isso. Além da falta de médicos e medicamentos, bagunça tomou conta do espaço, onde duas lixeiras sustentam uma pia, salas estão reviradas e até uma cobra foi encontrada.

Moradores apresentam sugestões de obras em bairros de Itabuna

Nesta terça-feira (16) a partir das 14 horas no Colégio Ciso, Bairro de Fátima, inicia a primeira de quatro audiências públicas para as autoridades da cidade ouvirem as reivindicações dos moradores e incluí-las nas prioridades do governo municipal. As propostas servirão para a elaboração do Plano Plurianual Participativo (PPA), que será encaminhado para a Câmara de Vereadores até 31 de agosto e terá validade para o período de 2014 à 2017.

O Secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Júnior, explica que os moradores terão a oportunidade de apresentar a lista de prioridades para os bairros, incluindo obras, ações e serviços. Eles também vão conhecer o texto base do PPA, que recebeu as primeiras modificações indicadas pelos participantes da oficina realizada na faculdade Unime na última sexta-feira (12).

Wenceslau destaca ainda que os moradores poderão contribuir com as políticas públicas para os próximos quatros anos. “Durante as audiências para o Plano Plurianual Participativo serão apresentadas as prioridades do governo municipal para áreas como educação, saúde, desenvolvimento urbano, esporte, mobilidade urbana e desenvolvimento social. Agora queremos ouvir os moradores”, diz o secretário.

Bairros

Para a 1ª audiência foram convocados os moradores dos bairros de Fátima, Califórnia, Santa Inês, João Soares, Nova Califórnia, Vila das Dores (Canecos), Parque Verde, Monte Cristo, Parque Boa Vista e Antique. A segunda audiência pública será realizada na quarta-feira, 17, no bairro Jardim Primavera, no CAIC Jorge Amado, quando devem participar os moradores dos bairros São Caetano, Jaçanã, Sarinha Alcântara, Vila Anália, Novo São Caetano, Jardim Primavera, Novo Jaçanã, Carlos Silva, Fonseca, Novo Fonseca, Vale do Sol, Santa Clara e Santa Catarina.

Na quinta-feira, 18, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães serão ouvidos os moradores do Lomanto Júnior, Odilon, Emanoel Leão, Novo Horizonte, São Loureço, Santo Antônio, Nova Itabuna, Campo Formoso, Urbis IV, Jorge Amado, Morumbi, Ferradas, Nova Ferradas e Sinval Palmeira.

Na sexta-feira, 19, na Escola Lions Clube Itabuna Sul, no bairro Conceição, vão opinar e discutir a temática os moradores do Centro, Conceição, Vila Zara, São Judas, São Pedro, Pedro Jerônimo, Marinha Pinheiro, Zizo, Banco Raso, Jardim Vitória, Góes Calmon e Pontalzinho. As audiências serão realizadas sempre das 14 às 18 horas.

Moradores denunciam esgoto a céu aberto no bairro Sarinha

Fotos enviadas por morador

A redação do Blog do Tom recebeu uma denúncia sobre uma rede de esgoto que corre a céu aberto há cerca de quatro meses na rua Corbiniano Freire, bairro Sarinha. Segundo informações dos próprios moradores, o esgoto estourou e está transbordando, causando mau cheiro na rua, atrapalhando a rotina da vizinhança e atraindo insetos, além de ser uma fonte de doenças. E o lixo não está sendo coletado no local, pois o carro de coleta não desce mais à rua.

Os moradores, que pagam os impostos em dia, incluindo a taxa de esgoto, ficam indignados com a falta de atenção das autoridades. A Emasa já recebeu reclamações dos prejudicados mas não tomou nenhuma providência até o momento. Fica registrado aqui o apelo dos itabunenses que são ignorados e esperamos que a empresa tome alguma providência.

Continua aberto buraco feito pela Emasa no Zizo

Fotógrafo: Ednaldo Pinto

Há mais de 15 dias a Emasa abriu um buraco no bairro do Zizo para fazer alguns reparos, mas até agora o buraco não foi fechado e ameaça ceder o asfalto. Ônibus e caminhões não podem subir a rua pelo risco apresentado. Os moradores do bairro reclamam pela falta de assistência e responsabilidade da empresa que abriu a cratera para realizar serviços e deixou do mesmo jeito. Com as chuvas o buraco pode se alargar, deixando a rua em risco.

Problema com rua do Sarinha será resolvido

Transitar pela rua Bom Jesus da Lapa em direção ao Colégio CAIC era um tormento para os moradores do bairro Sarinha Alcântara. Após reclamações, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) iniciou nesta segunda-feira (17) a construção de uma passarela que interligará os dois lados da rua.

O diretor de Obras da Sedur, Fernando Sales, disse que a passarela terá uma estrutura metálica com laje de cimento armado, com oito metros de comprimento e 1,60 metros de largura, com corrimão para dar mais segurança aos transeuntes. O diretor garantiu que em até 30 dias a passarela já estará à disposição dos moradores.

Morador do bairro há mais de 20 anos Wilde Sena informou que no local os seus vizinhos fizeram uma ponte de tábua, que se deteriorou com as chuvas. Também colocaram dois postes para a travessia que agora serão substituídos pela passarela que começa a ser construída pela Prefeitura.

Os estudantes do colégio CAIC residentes no Sarinha Alcântara, que sentiam enorme dificuldade em transitar, agora tem motivos para comemorar. Segundo a estudante Andréia Moraes vários colegas dela até já caíram dentro do canal principalmente à noite. “Agora, mesmo a noite, poderemos passar sem medo de cair no canal”, observou.