O Deputado Estadual Augusto Castro (PSDB), está preocupado com os efeitos que os conflitos em Buerarema estão gerando, em discurso na Assembleia Legislativa na tarde dessa terça-feira (28/8), ele falou da disputa entre produtores rurais e indígenas da etnia tupinambá, onde os mesmos aguardam e pressionam o governo federal para realizar a demarcação ou revisão processo das áreas. Os índios passaram a invadir fazendas, e a resposta disso foi produtores rurais promovendo protestos no município e na BR-101.
Nesse caos vivido em Buerarema o deputado conclamou a formação de uma comissão de deputados estaduais e federais para discutir em audiência com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, em Brasília sobre a solução dos conflitos de terras no município.
“Não podemos viver nesse impasse, não adianta somente enviar policiais militares e civis, a Força Nacional de Segurança e a policia federal, se o principal agente articulador disso tudo é o governo federal. Estamos falando de 22 mil pessoas envolvidas diretamente nesse caos instalado no município”, declarou o deputado.
Fechamento da EBAL
Sobre o possível fechamento da central de distribuição da EBAL em Buerarema, o deputado Augusto Castro se mostrou bastante preocupado, e cobrou do governo a manutenção da unidade, que hoje gera cerca de 150 empregos diretos e 450 indiretos. Para o deputado é preciso acalmar a população pela a insegurança gerada no município, e o mesmo se comprometeu em procurar o secretário de Industria e Comercio para evitar mais desempregos na região.