Pré-candidatura da presidente Dilma à reeleição acontece em fevereiro

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Nesta segunda-feira (27) o presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou que o partido lançará a pré-candidatura da presidente Dilma Rousseff à reeleição em 10 de fevereiro, dia em que a sigla comemora 34 anos. “Nossa proposta é transformar o dia 10 de fevereiro, que é o aniversário do PT, em uma cadeia nacional para marcar o início da campanha da presidente Dilma e o início do nosso engajamento, do nosso apelo para as mobilizações sociais”, disse.

O lançamento oficial da campanha, porém, só poderá ser feito a partir de julho. O pré-lançamento acontecerá em um evento na capital paulista, com a participação do ex-presidente Lula. Ainda de acordo com o comandante do partido, os diretórios regionais devem fazer eventos que marquem as comemorações pelo aniversário da sigla e o início da pré-campanha presidencial entre os dias 7 e 10 de fevereiro.

Em nota oficial, o PT afirma que o “objetivo inarrável” é a reeleição da presidente e que seu segundo mandato deve ter “novas e maiores conquistas para o povo brasileiro”.

Informações do jornal Folha de São Paulo

Bolsa Família completa dez anos e Governo comemora

Nesta quarta-feira (30)  a presidente Dilma Rousseff e vários ministros participam de cerimônia em comemoração aos dez anos do Bolsa Família. O evento será às 11h no Museu da República. Também estarão presentes parlamentares e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Atualmente, 13,8 milhões de famílias recebem o Bolsa Família, o que representa  50 milhões de pessoas.  Com o programa, 36 milhões de brasileiros saíram da linha de pobreza extrema.

Como parte das comemorações, será lançado às 16h, também no Museu da República, o livro Programa Bolsa Família – Uma Década de Inclusão e Cidadania. A iniciativa é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Ministério do Desenvolvimento Social.

O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos e presidente do Ipea, Marcelo Neri, e a ministra Tereza Campello apresentam a obra. Os artigos reunidos na publicação traçam um panorama da evolução do programa, resgatam as principais contribuições do Bolsa Família para as políticas de assistência social e apresentam dados sobre seu impacto nos indicadores de saúde, educação e proteção social e na redução da pobreza.

Deputado afirma que ciclo Lula-Dilma deve acabar em 2014

Em discurso realizado nesta segunda-feira (7) o Deputado Federal Jutahy Junior afirma que o PSDB está em um bom momento, já que as eleições de 2014 podem terminar com o ciclo Lula-Dilma após o ex-Governador José Serra reafirmar seu compromisso com o partido e a ex-Senadora Marina Silva decidir ingressar ao PSB para apoiar a candidatura de Eduardo Campos.

PSB e PSDB enfrentarão o PT em 2014 (Foto: Divulgação)
PSB e PSDB enfrentarão o PT em 2014 (Foto: Divulgação)

Para Jutahy, “essa é uma decisão extremamente relevante para o processo político, porque agora nós temos dois blocos poderosos de enfrentamento ao PT: um é o PSDB, unido, e o outro é o PSB, fortalecido. E é importante ressaltar que o PSB, nesses 12 anos praticamente de lulopetismo, de Governo Lula-Dilma, teve inclusive Ministros seus no Governo do Presidente Lula, e a própria Marina também foi Ministra. Então, são forças que saem do Governo e que participam do processo, fortalecendo o campo da oposição”, dirscursa.

O partido quer terminar com o ciclo por motivo ético e moral. “Nada é mais representativo daquilo que aconteceu nesses 12 anos do que a questão do mensalão. Não há nada mais representativo do enfrentamento que se precisa ter nesse campo ético, porque o mensalão foi uma afronta às instituições, foi a coisa mais gritante e vergonhosa que já existiu num processo político democrático no nosso País”, diz o Deputado

Segundo ele, outra questão seria o encerramento do ciclo econômico baseado na ideia de crédito e consumo. Ele afirma que “o Brasil não tem capacidade mais de crescer baseado simplesmente em crédito e consumo e necessita uma nova Liderança para trazer o início de um novo ciclo econômico que tenha a capacidade de fazer o Brasil crescer como merece”.

O deputado conclui dizendo que o Governo Federal, no ciclo Lula-Dilma, diminuiu sua capacidade de investimento na saúde do Brasil em praticamente 10%, fazendo aumentar a participação dos Estados e Municípios. “Nós temos aí as concessões paralisadas, num conflito de ideologia, de incompetência, numa junção desses dois fatores. […] No meu Estado, por exemplo, nós estamos diante de uma situação gravíssima em relação à BR-101. Não conseguem fazer a duplicação porque não sabem se é por dinheiro público, se é concessão e a forma de se fazer essa concorrência. Nós temos lá já anunciada a conclusão da ferrovia Oeste-Leste e não temos nenhum porto pronto no Porto Sul, nem a ferrovia com nenhum trilho entre Luís Eduardo Magalhães e Caetité”, disse.

Jutahy acredita que agora, com dois blocos poderosos de enfrentamento ao PT, o país pode ficar mais esperançoso com as próximas eleições.

Baiana ex-candidata a vereadora é eleita Miss Bumbum nos Estados Unidos

A baiana Milena Santos foi eleita Miss Bumbum em um concurso que aconteceu na última sexta-feira (19) em Miami, nos Estados Unidos. De acordo com os organizadores do evento, o concurso contou com a presença do ator Scotti Disick, cunhando de Kim Kardashian e do Rapper Fat Joe.

Milena Santos, que já se candidatou três vezes para vereadora na capital baiana, disse que a iniciativa de se inscrever no concurso partiu de sua mãe, que mora nos Estados Unidos há 18 anos. “Eu queria fazer uma coisa diferente esse ano, e comentei com minha mãe. Como ela mora lá, viu a divulgação do concurso e me avisou. Então ela me inscreveu e cheguei lá dias antes do concurso”, disse.

Milena, que tem mais duas irmãs americanas, contou que sempre passa férias por lá. Ela disse que, após ter vencido o concurso, a agenda está cheia de compromissos, como participação em programas de televisão. “Não sei ainda se vou fazer um ensaio nu para alguma revista. O futuro só a Deus pertence”, conta.

Política
No início da noite da quarta-feira (24), Milena participou do seminário promovido pelo PT, em Salvador. No evento, ela conseguiu conversar com o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

“Consegui realizar o sonho de conhecer Lula, no evento. Nunca fiquei tão nervosa na frente de um homem em toda a minha vida, como fiquei ontem. Na verdade, estou tremendo até agora. Ele foi um fofo, quando me viu com a faixa do concurso, disse aos seguranças: ‘Deixa a Miss Bumbum passar”, revelou Milena.

Com o jargão “Tudo pelo Esporte”, Milena se candidatou à vereadora de Salvador em três eleições, em 2004, 2006 e 2008. “Fui a primeira suplente e tive 4 mil votos”.

Na campanha, ela aparecia ainda com uma bola de futebol da mão. Sobre o futuro na política, ela diz: “O futuro a Deus pertence. Amo fazer política e já faço trabalho social há muito tempo. Não tem nada certo, mas não quero deixar a política”.

A edição brasileira do concurso começa no dia 01 de agosto com a divulgação das 27 representantes dos estados brasileiros. Segundo a produção do concurso, só as 15 mais votadas no voto popular irão para final em novembro.

Fonte: G1