Unidade do SESP começa a ser restaurada

Na tarde desta segunda-feira (18) a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Itabuna (Sedur) deu início a pintura e as revisões das redes elétrica e hidráulica da Unidade Básica de Saúde José Maria de Magalhães Neto, mais conhecida como SESP. Durante o feriado prolongado uma equipe com mais de 10 servidores realizou a limpeza geral no imóvel onde funciona a unidade de saúde após interdição da UBS na semana passada para realização de melhorias e ajustes na infraestrutura.

Salas e corredores da F-Sesp passaram por limpeza geral no feriadão (Foto: Pedro Augusto)
Salas e corredores da F-Sesp passaram por limpeza geral no feriadão (Foto: Pedro Augusto)

Os pacientes devem procurar atendimento para os serviços de vacinação, tuberculose, hanseníase e vacina anti-rábica no primeiro andar da Policlínica Dois de Julho, onde a equipe da UBS atende, temporariamente. Já os serviços da rede de frios continuarão a funcionar no mesmo local, ao lado da 7ª DIRES. A previsão de retorno das atividades da UBS José Maria de Magalhães Neto é a primeira quinzena de dezembro.

A enfermeira Taiana da Silva, gerente da unidade básica, explicou que o material dos pacientes de tuberculose com baciloscopia positiva será recebido na guarita da UBS por um funcionário credenciado. A medida é necessária para assegurar que não haja contágio, visto que é grande a circulação de pessoas na Policlínica Dois de Julho, que funciona na mesma praça.

Em breve a USB será reformada (Foto: Pedro Augusto)
Em breve a USB será reformada (Foto: Pedro Augusto)

Aqueles pacientes que ainda necessitem atendimento podem procurar qualquer unidade de saúde do município. Posteriormente, a unidade Maria de Magalhães Neto será reformada pelo programa requalifica UBS, com recursos do governo federal.

Av Cinquentenário passa por limpeza de bueiros

Foto: Wilson Oliveira

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Itabuna (Sedur) realizou esta semana alguns serviços de limpeza em bueiros e bocas de lobo da avenida Cinquentenário. A iniciativa foi tomada pela prefeitura por conta dos alagamentos na avenida que ocorrem em períodos chuvosos, consequência dos bueiros entupidos.

De acordo com o Departamento de Limpeza Pública da Sedur, 90% da rede está entupida, o que torna o serviço mais complexo e demorado. Em algumas operações, o setor já encontrou pedaços de madeira, cascas de coco, sacos plásticos, panos e inúmeras garrafas Pet de todos os tamanhos.  O Secretário de Desenvolvimento Urbano, engenheiro Marcos Monteiro, diz que é fundamental o contato direto com a população. “A proposta da atual gestão é conscientizar a população sobre a importância de manter a cidade sempre livre de todo o tipo de poluição e doenças”, ressalta.