Jogo online mostra como é a realidade do SUS

Não bastassem os problemas reais, o Sistema Ùnico de Saúde (SUS) também vive maus bocados na ficção. Um jogo chamado “SUS: The Game – Brazilian Hospital Simulador” tem satirizado o sistema virtualmente.

A façanha para o jogador é tentar ser atendido antes que a vida dele sucumbe. “Tenho a experiência de como é se sentir em um hospital público no Brasil (e provavelmente em qualquer país com hospitais em más condições ou mal administrados)”, informa a descrição do game. Mas tem outros desafios. “Só há um médico que pode tratá-lo, encontre-o ele ou ela antes que seja muito tarde. Ninguém se importa ou quer ajudá-lo, então boa sorte.”

O jogo começa como o personagem doente que chega a um hospital para ser atendido. Com uma barra de vida, o player tem que evitar que a barra encha e seu personagem morra. Se isso acontecer, a partida é reiniciada.

Para conhecer o jogo, clique aqui.

Informações do Infomoney

Dois homens são mortos durante partidas de futebol no Sul da Bahia

Dois homens foram mortos nesse final de semana durante partidas de futebol distintas no Sul da Bahia. No sábado (18), um jovem de 27 anos foi  baleado no final de um jogo com amigos, no município de  Guaratinga.

De acordo com a delegacia de Guaratinga, Gilcleide Virgem de Jesus foi surpreendido por um homem que o atingiu na região do abdômen. A vítima morreu no local. O autor do crime, identificado como Dione Lisboa Felício, 27 anos, é natural do município de  Itabela e está sendo procurado pela polícia.

Já no domingo (19), outro homem, de 37 anos, também foi morto a tiros em uma outra partida de futebol no Parque João Carlos III, em Porto Seguro. A vítima, que não teve identidade divulgada, foi atingida também por um homem enquanto jogava futebol com o amigos e parentes.

A polícia informou que os crimes não possuem relação entre eles e que  nenhuma das vítimas possuem passagem pela polícia e nem envolvimento com drogas.

Barcelona vence partida, mas Neymar se machuca no campo

Neymar saiu do campo carregado (Foto: Divulgação)
Neymar saiu do campo carregado (Foto: Divulgação)

Depois de vencer por 4 a 0 na partida de ida, no estádio Camp Nou, o Barcelona entrou em campo nesta quinta-feira (16) para cumprir tabela diante do Getafe, fora de casa, com a vaga às quartas de final da Copa do Rei praticamente garantida. A equipe fez mais que o necessário, venceu por 2 a 0, com dois gols de Messi, mas deixou o campo preocupada. Isso porque Neymar saiu contundido ainda no primeiro tempo e preocupa para as próximas partidas.

Aos 19 minutos de jogo, o atacante brasileiro arrancou para a linha de fundo e tentou cruzar, mas acabou torcendo o tornozelo direito. Ele precisou sair carregado de campo, sem sequer conseguir encostar o pé no chão. O Barcelona rapidamente informou que tratou-se de uma torção no tendão peroneal e que o jogador passará por exames nesta sexta (17) para saber a gravidade do problema.

Mesmo sem Neymar, o time catalão garantiu a vitória sem maiores dificuldades, diante de um adversário já combalido pelo resultado do primeiro jogo. Nas quartas de final, o Barcelona terá pela frente o Levante, em jogos que acontecerão nos dias 22 e 29 deste mês. Se avançar, enfrentará o vencedor do confronto entre Real Sociedad e Racing Santander. Nesta quinta, o Barcelona dominou no início e só diminuiu o ritmo após a lesão de Neymar. Mesmo assim, conseguiu abrir o placar ainda na etapa inicial.

Aos 43 minutos, Fàbregas encontrou Tello pela esquerda, o atacante cruzou e Messi chegou para desviar para as redes. Na etapa final, os visitantes passaram a administrar a partida, sem necessidade de ir em busca do segundo gol. Mas ele veio em um lance de genialidade de Messi. O argentino recebeu pelo meio, arrancou deixando dois marcadores para trás, passou pelo goleiro Codina e tocou para marcar um golaço.

Fonte: Correio24H

Santo Antônio é campeão do Campeonato Interbairros 2013 de Itabuna

Na noite de sábado (14) no Estádio Luis Viana Filho a equipe do Santo Antonio venceu por 4 a 3 a cobrança de tiros livres diretos da marca do pênalti, após empatar em 1 a 1 com o João Soares no tempo normal de jogo, na disputa do titulo do Campeonato Interbairros de Futebol 2013. O evento foi promovido pela Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Itabuna.

Goleiro  recebe a taça ao final do jogo (Foto: Pedro Augusto)
Goleiro recebe a taça ao final do jogo (Foto: Pedro Augusto)

A partida entre as seleções do Santo Antonio x João Soares foi eletrizante nos dois tempos do jogo. No primeiro, os ataques iniciais foram promovidos pelo João Soares que tentou fazer o placar, mas enfrentou forte marcação do time adversário. Na metade dos 45 minutos, o Santo Antonio fez algumas alterações como a entrada de Pedro e Robinho emlugar de Rafael e Pedro, respectivamente, o que deu mais ofensividade ao esquema de jogo e segurou o placar em zero a zero.

Na volta para o segundo tempo, os técnicos promoveram poucas alterações. O Santo Antonio pressionou e aos 14 minutos marcou um a zero comum tiro da cabeça da grande área desferido por Vinicius para o fundo das redes do goleiro Papito, do João Soares. Dois minutos depois, num vacilo da zaga do Santo Antonio, após bate-rebate, Tarcísio mandou a bola para as redes do goleiro Murilo decretando o empate em um a um.

Campeão do Interbairros 2013 Santo Antônio (Foto: Pedro Augusto)
Campeão do Interbairros 2013 Santo Antônio (Foto: Pedro Augusto)

A partir dos 18 minutos, o jogo ficou ainda mais eletrizante com jogadas duras, ataques fulminantes e boas defesas dos goleiros para desespero dos atacantes, técnicos e torcedores que só faltavam entrar em campo. Os dois times tentaram modificar o placar de qualquer maneira, mas não tiveram êxito, apesar de o árbitro Wanderlei Alves ter dado quatro minutos de prorrogação.

Na disputa de cinco tiros livres diretos da marca do pênalti, o Santo Antonio converteu com Dito, Robinho, Ninja e Vininicius, enquanto Raul perdeu para o goleiro Papito, que fez boa defesa. Já o vice-campeão João Soares assinalou gols com Tarcisio, Dico e Geo, enquanto Fábio e Paulinho ficaram nas mãos do bom goleiro Murilo, que acabou erguendo a taça de campeão – 2013 do Campeonato Interbairros de Futebol.

Brasileirão termina com briga entre torcedores

A briga generalizada deste domingo (8) na Arena Joinville, em Santa Catarina, terminou com três detidos para averiguação e quatro torcedores foram encaminhados para o Hospital Municipal São José – um deles já recebeu alta enquanto outros três seguem internados com traumatismo craniano. Entre os presos está o vascaíno que aparece nas imagens de TV portando uma barra de ferro com prego na ponta, identificado como Leone Mendes da Silva, 23 anos. A pancadaria interrompeu a partida entre Atlético-PR e Vasco.

Torcedor Leoni é flagrado com uma barra de ferro com um prego na ponta (Foto: Giuliano Gomes/Estadão)

Além de Silva, os outros vascaínos detidos foram Jonathan Santos, 29 anos, e Arthur Barcelos de Lima Ferreira, 26. Eles estavam escondidos dentro de um dos ônibus oriundos do Rio de Janeiro e foram detidos pela Polícia Militar. A barra de ferro com prego também foi apreendida. Os três vascaínos foram transferidos para o Presídio Regional de Joinville e responderão por tentativa de homicídio, crime contra o patrimônio público e por ferir o artigo 41B do Estatuto do Torcedor (incitar violência no estádio).

Torcedor do Vasco parte para o ataque (Foto: Heuler Andrey/AGIF)

A pancadaria nas arquibancadas interrompeu a partida entre Atlético-PR e Vasco aos 16min do primeiro tempo. Após mais de uma hora de paralisação, o jogo foi retomado e os paranaenses venceram por 5 a 1, confirmaram a vaga na Copa Libertadores e decretaram o rebaixamento vascaíno.

Polícia tenta deter torcedores (Foto: Joka Madruga/Futura Press)
Polícia tenta deter torcedores (Foto: Joka Madruga/Futura Press)

Antes da partida, três atleticanos foram presos em uma confusão nas imediações do estádio. São eles Tiago Luiz Meira e Cláudio Barbosa da Silva Júnior, ambos de 23 anos, e um garoto de 16 anos. Todos passarão pela triagem na Central de Polícia.

Jogadores do Bahia festejam triunfo em cima do rival Vitória

Bahia venceu por 2 a 0 (Foto: Divulgação)
Bahia venceu por 2 a 0 (Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (9) chuvosa o Bahia venceu seu rival Vitória por 2 a 0 na Arena Fonte Nova. “Fiz o gol na oportunidade que tive e ajudei o nosso grupo. Estou muito feliz por isso. O jogo foi difícil, mas conquistamos o nosso objetivo”, disse o atacante Fernandão, que agora soma 12 gols no Brasileiro. “Nada melhor do que ganhar um jogo em cima deles”, completou o volante Hélder, que fez seu 150º jogo com a camisa do Bahia.

Com a vitória, o Bahia pulou para a nona colocação, agora com 36 pontos, um a menos que o rival, que é o sexto. Na próxima rodada, o Bahia visita o Goiás no Serra Dourada, enquanto o Rubro-negro recebe o Coritiba, no Barradão.

Brasil derrota Portugal por 3×1

Brasil ganhou o amistoso por 3 a 1 / Foto: Jared Wickerham/GETTY IMAGES NORTH AMERICA

Depois de golear a Austrália, a Seleção Brasileira passou por um teste mais duro nesta terça-feira (10): diante de Portugal, o time nacional teve dificuldades por causa do clima quente entre os jogadores e também pelo gol marcado por Raul Meireles. Mas a equipe de Felipão mostrou poder de reação para vencer por 3 a 1, em amistoso disputado em Boston, nos Estados Unidos.

A vitória confirma a boa fase do Brasil, que ainda deve disputar quatro jogos até o final do ano – duas partidas estão confirmadas, contra Coreia do Sul e Zâmbia, nos dias 11 e 15 de outubro, respectivamente. Mais dois jogos devem ser agendados para novembro. Por fim, em 2014, antes da convocação para a Copa do Mundo, um amistoso deve acontecer em março.

Já Portugal ainda precisa se preocupar com a classificação para o Mundial de 2014. Nesta terça, a seleção mostrou muito interesse e vontade no amistoso, apesar do jogo ser “fora de hora” – eles estão ameaçados de ir para a respescagem das Eliminatórias e decidirão o futuro em dois jogos em outubro.

Foi no começo da partida que ficou mais evidente esse clima quente entre os jogadores, já que houve faltas duras dos dois lados e discussões de Neymar com Pepe e João Pereira. Mas Portugal resolveu jogar bola primeiro, principalmente com Raul Meireles. Primeiro ele acertou a trave em um cabeceio, aos 11min, e depois abriu o placar: Maicon errou ao recuar a bola para Júlio César, e o volante apareceu livre na área para fazer o gol com apenas um toque.

Mas o susto fez o Brasil também se concentrar no jogo e reagir com muita vontade e qualidade. Tanto que o empate já saiu seis minutos depois: após cobrança de escanteio de Neymar pela esquerda, Thiago Silva cabeceou bonito e com muita força para empatar o jogo.

Na comemoração do gol, Thiago Silva foi abraçar e apoiar Maicon, mas uma nova falha do lateral quase resultou em gol de Nani, de cabeça, aos 31min. Porém, Neymar resolveu acabar sozinho com a tensão brasileira no jogo. Aos 34min, ele arrancou pelo meio, passou entre dois defensores portugueses em velocidade e decretou a virada com um golaço.

Com a intenção de melhorar a defesa, Portugal voltou para o segundo tempo com Luís Neto no lugar de Pepe, mas não adiantou. Já aos 4min, Neymar lançou na ponta esquerda para Maxwell, que deixou Jô na cara do gol para marcar mais uma vez.

Era o que o Brasil precisava para desmotivar de vez os portugueses, que não conseguiram mais assustar o goleiro Júlio César. Felipão viu o time nacional recuar e promoveu as entradas de Oscar, Hernanes e Alexandre Pato para melhorar o andamento da partida, que já estava quase sonolenta. O Brasil voltou a empolgar, teve chances em jogadas aéreas e também apostou em dribles para levantar a torcida, que gritou “olé” nos minutos finais.

Informações: ZeroHora

Seleção Brasileira volta a jogar nesta terça-feira

Felipão elogia a seleção e se diz confiante
Felipão elogia a seleção e se diz confiante

Nesta terça-feira (10) a seleção brasileira volta a jogar novo amistoso contra Portugal, em Boston, nos Estados Unidos. Depois da vitória do Brasil por 6 x 0 sobre a Austrália no último sábado (7) no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, jogadores e comissão técnica comemoraram o resultado positivo.

“Jogamos em um ritmo muito bom, não parecia um amistoso, o time se comportou como na Copa das Confederações. É dessa maneira que vamos para Boston jogar contra Portugal. Vocês estão de parabéns”, elogiou o treinador Luiz Felipe Scolari.

Felipão ressaltou que, independentemente da expressão do adversário e do resultado, o importante na partida foi que a Seleção Brasileira jogou em ritmo de competição, próprio de uma equipe que está se preparando para a Copa do Mundo. O que aconteceu, principalmente, no primeiro tempo. Na segunda fase, segundo o técnico, houve uma quebra de ritmo, o que ele considerou natural, devido às muitas substituições efetuadas.

O treinador não poupou nos elogios a Ramires, jogador que voltou à Seleção Brasileira, teve boa atuação e ainda marcou um gol.

“Ele é um jogador muito ágil, chega à frente para as jogadas de ataque e 10 segundos depois já está voltando para marcar. É um jogador moderno e que pode ser muito útil… Moderno e versátil”, acrescentou o técnico.

Bernard, que completou 21 anos neste domingo (8), também mereceu uma análise do técnico. “Joga pelos dois lados do campo, tem velocidade e muita consciência tática. Está aproveitando bem as oportunidades”, disse.

Brasil e Portugual se enfrentam no Gillette Stadium, às 22 horas.

Jogadores prestigiam 2ª rodada do Interbairros

Fotógrafo: Ednaldo Pinto
Fotógrafo: Ednaldo Pinto

No último domingo (11), Dia dos Pais, aconteceu a segunda rodada do Campeonato Interbairros de Futebol promovido pela Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Itabuna. As partidas atraíram muitos desportistas e torcedores que movimentaram com sua alegria e vibração os campos de várzea dos bairros Jardim Primavera, Pedro Jerônimo, Vila das Dores, São Lourenço, Lomanto Junior e Maria Matos.

Segundo avaliação do coordenador técnico do Interbairros, Paulo Roberto Rezende, houve equilíbrio técnico entre as equipes participantes da rodada. O maior número de gols foi assinalado no jogo entre Sinval Palmeira 3 x 2 Jorge Amado, no campo do bairro Maria Matos (Rua de Palha), que também registrou maior presença de público nas arquibancadas e alambrados juntamente com os campos dos bairros Pedro Jerônimo e São Lourenço.

A Secretaria de Esportes e Recreação registrou tranqüilidade total em todos os campos, que tiveram a segurança e o policiamento a cargo de policiais militares do 15° Batalhão de Polícia Militar parceira da Prefeitura no evento.

Tranquilidade total, com a cobertura do 15º BPM e Guarda Civil Municipal em todos os campos. Nos 11 jogos disputados foram marcados 28 gols. Amanhã serão divulgados os jogos da próxima rodada no dia 18.

Os times Zizo e Vale do Sol deixaram o jogo empatado em 0x0. Animação não faltou entre a torcida e os jogadores. Acompanhe as fotos desta partida:

Psicologia explica por que jogo Candy Crush é tão viciante

Em maio deste ano o game Candy Crush Saga ultrapassou Angry Birds e se tornou o jogo mais popular do mundo para as plataformas Facebook, iOS e Android. Os 50 milhões de usuários jogam mais de 600 milhões de vezes por dia.

Mas qual o motivo para esse sucesso? A ciência explica.

Lançado em novembro de 2012 pela empresa King, Candy Crush gera mais de 600 mil dólares ao dia por meio das compras que os jogadores podem fazer para passar dos níveis mais difíceis.

Tudo isso para completar uma tarefa que parece simples: juntar doces da mesma cor em um tabuleiro. Os criadores insistem que dá para completar o jogo sem desembolar nada, mas as ferramentas à venda geram muito dinheiro para a empresa.

Segundo reportagem da BBC, a explicação para esse vício sem precedentes tem, sim, explicação.

O game é feito com características para estimular o usuário a jogar compulsivamente. Segundo o professor de psicologia e ciências cognitivas Tom Stafford, da Universidade de Sheffield (Grã-Bretanha), o vício em Candy Crush está relacionado ao fenômeno psicológico conhecido como efeito Zeigarnik.

O psicólogo russo Bluma Zeigarnik fez uma análise e descobriu que os garçons costumam memorizar os pedidos dos clientes até que tudo esteja na mesa. É como se a tarefa incompleta grude na memória. Mas quando a comida e a bebida vão para a mesa, os garçons esquecem dos pedidos.

Esse fenômeno não vale apenas para os garçons. Cada nível do Candy Crush é uma tarefa, como um pedido a ser entregue ao cliente no restaurante. O jogador sente a mesma urgência de resolver o problema.

Há outro agravante. O Candy Crush dá cinco vidas ao jogador. Quando acabam, é preciso esperar 30 minutos para voltar a ganhar uma vida. Durante esse tempo, o problema fica sem resolução. Essa lógica reforça a ideia de que o usuário deve voltar todos os dias. E se o jogador quiser acabar com a a ansiedade, pode migrar de plataforma, como do tablet para o smartphone, e conseguir novas vidas instantaneamente.

Jogo do clássico Bahia e Vitória acontece no domingo

O jogo será na Arena Fonte Nova
O jogo será na Arena Fonte Nova

A rodada do brasileirão no próximo domingo (21) terá o clássico baiano entre Bahia e Vitória, marcando a boa fase das duas equipes. O Vitória ocupa a vice-liderança do campeonato e o tricolor está na sétima colocação.

Pelo lado do Bahia, o técnico Cristovão Borges efetuou algumas mudanças na equipe, sem contar com Fahel, Diones e Marquinhos, que estão suspensos. O comandante tricolor promoveu as entradas de Feijão, Hélder e Wallyson. Na sua estreia como titular, Wallyson espera corresponder dentro de campo. O jogador admite a superioridade técnica do rival Vitória e dá a receita de como pode superar essa desvantagem. “Não temos jogadores famosos, mas estamos bem preparados fisicamente. Os jogadores aqui querem mostrar o seu trabalho”, comenta.

Já o Vitória conta com a boa fase do argentino Max Biancucchi , artilheiro do campeonato com seis gols. O time vai com força máxima em busca da liderança do campeonato, o volante Michel fala destaca a importância do jogo “estamos numa crescente, na segunda colocação no campeonato, uma vitória no clássico dará ainda mais confiança para equipe no decorrer do campeonato”.

A rodada também é marcada pelo clássico carioca entre Fluminense e Vasco, e grandes jogos ente equipes em diferentes momentos na competição.

Itabuna e Astro se enfrentam neste sábado

O Itabuna Esporte Clube vai enfrentar o Astro de Feira de Santana neste sábado (29) no Estádio Luiz Viana Filho , em partida válida pela última rodada da fase de classificação do Grupo 2 do Campeonato Baiano da Segunda Divisão.

Com cinco pontos somados em toda competição o Astro finaliza sua participação na ultima colocação do Grupo 2, já para o seu adversário o Itabuna a partida tem uma grande importância pois o time itabunense  depende de pelo menos um empate para garantir a segunda colocação do grupo.

Para o duelo contra o time feirense, o treinador Rodrigo Fonseca não poderá contra com o volante Cláudio, suspenso pelo terceiro cartão amarelo e com o lateral esquerdo Ney Lima, que está no DM – Departamento Médico recuperando de lesão. Durante a semana o time azulino ganhou reforços para a partida, o goleiro Vandré, o zagueiro Jeferton, o meia Mateus Castro e o atacante Pedrão, principal reforço do Dragão do Sul para a reta final da competição.

“Mesmo o jogo não tendo valor no que se refere à classificação, temos que pelo menos fazer uma boa partida e finalizar a competição de cabeça erguida, e uma vitória vai fazer muito bem para o grupo. A partida não será fácil já que vale e muito para o Itabuna, mas temos que entrar em campo com muito profissionalismo e responsabilidade e lutar pelo resultado positivo”, disse o técnico Ado Almeida.