Ônibus quebra e causa transtornos após sair de Itabuna

BR-415 – No início da manhã desta segunda-feira (26), um ônibus da Rota Transportes que seguia para Itapetinga após sair de Itabuna, quebrou ao chegar nas imediações de Itororó. A falha mecânica, provavelmente causada por falta de manutenção, deixou dezenas de pessoas à deriva e com seus compromissos profissionais e médicos comprometidos.

Foto/Informações: Alisson Aguiar.
Foto/Informações: Alisson Aguiar.

Segundo informações do motorista, ele sentiu que o carro estava ficando sem embreagem quando se aproximava de Itororó, verificou o barulho que vinha do motor. Ao olhar constatou que uma mangueira estava solta e vazando um liquido que fazia o veículo perder força. Depois de quase uma hora tentando, sem sucesso, colocar o ônibus em movimento, ele (o motorista) desistiu e informou que os passageiros deveriam esperar um novo carro que só passaria 1 hora depois, às 06h30. Detalhe, a maleta de ferramentas disponibilizada pela empresa faltavam instrumentos básicos como alicates e outros.

Uma passageira, de 68 anos, que não quis se identificar disse que ficou incomodada com a situação. “Olha a gente acorda cedo, se programa para fazer uma viagem para cuidar da saúde e tem que passar por isso? Ficar na beira de uma pista sem saber se vou chegar a tempo para minha consulta? Essa empresa tem carros melhores que sei, mas insiste em usar esses veículos velhos que só dão trabalho e atrasam a minha vida”, contou.

O novo carro anunciado pelo motorista chegou com 15 minutos de atraso e para surpresa de todos, era mais antigo que o veículo que quebrou (não tinha banheiro). A viagem seguiu, com todas as cadeiras ocupadas e mais de 20 pessoas em pé. Fato que revoltou outro passageiro. “O mínimo que podiam fazer é disponibilizar outro carro, mas não, colocaram todo mundo aqui, parecendo sardinha enlatada e como a gente tem compromissos, acaba aceitando para não perder a hora”, relatou.

Com a palavra a Rota Transportes…

Assessoria de Marcos Palmeira nega que ator tenha perdoado ladrão

Ator tirou foto com o ladrão (Foto: Keile Araújo/Blog Itororó Já)
Ator tirou foto com o ladrão (Foto: Keile Araújo/Blog Itororó Já)

O ator Marcos Palmeira se manifestou através de assessoria de imprensa negando que tenha perdoado um homem que furtou uma bolsa do seu amigo Roberto Freire. Segundo a assessoria, Marcos foi à delegacia de Itororó, a 500 km de Salvador, acompanhando Roberto, mas como não encontraram escrivão nem delegado, não registraram queixa.

Nesse momento, Lucas Cardoso, o responsável pelo furto, se aproximou e “pediu um abraço, pedindo em seguida desculpas ao Roberto. A fotógrafa da cidade registrou a cena e o espanto de Marcos”, diz a nota. O texto diz ainda que “em nenhum momento o ‘preso’ se ajoelhou pedindo perdão a Marcos (…) Ele não ‘perdoou’ o assaltante nem teve conhecimento sobre sua ficha criminal e seus antecedentes”.

Polícia Civil vai investigar furto de bolsa após ator perdoar ladrão

Ator tirou foto com o ladrão (Foto: Keile Araújo/Blog Itororó Já)
Ator tirou foto com o ladrão (Foto: Keile Araújo/Blog Itororó Já)

Após o ator Marcos Palmeira ter sido roubado neste domingo (12) em Itororó, em nota a Polícia Civil informou que será aberto inquérito para apurar as circunstâncias do roubo e que a 25 km, em Itapetinga, funciona o plantão policial nos fins de semana.

O ator Marcos Palmeira teve uma bolsa furtada depois que o ator deixou o carro aberto estacionado em uma praça. Um homem identificado como Lucas, de 30 anos, furtou a bolsa — com carteira, celular e uma pequena quantia em dinheiro. Os objetos pertenciam a um dos funcionários da Fazenda Cabana da Ponte, pertencente à família do ator.

Lucas acabou preso por agentes da Guarda Municipal e foi encaminhado à delegacia. Ao reconhecer o ator, Lucas pediu desculpas. A ocorrência não foi registrada porque na delegacia não tinha escrivão e nem delegado.

Marcos Palmeira é assaltado em Itororó, Guardas prendem suspeito e ator o abraça

Foto: Keile Araújo/Blog Itororó Já.
Foto: Keile Araújo/Blog Itororó Já.

Como de costume o ator Marcos Palmeira visita Itororó anualmente, onde rever amigos e familiares. Durante sua visita um ladrão aproveitou que o carro do ator estava aberto no Centro da cidade e furtou carteira, celular e uma quantidade de dinheiro neste domingo (12). Os objetos pertenciam a um funcionários da Fazenda Cabana da Ponte pertencente à família do ator.

Agentes da Guarda Municipal empreenderam busca para prender o suspeito e conseguiram detê-lo. O suspeito identificado como Lucas, de 30 anos foi algemado e conduzido até a Delegacia de Itororó onde prestou depoimento e pediu desculpas a Marcos Palmeira pelo ocorrido. Gentilmente o ator abraçou o ladrão e aceitou o pedido de desculpas.

Comentário em entrevista gera polêmica com Secretário de Saúde de Itororó

O secretário de saúde de Itororó, Marcelo Andrade, afirmou em entrevista para a rádio comunitária Itororó FM, que preferiu pagar às bandas que tocaram no Festsol 2013 do que pagar aos funcionários da prefeitura. A confissão gerou uma revolta entre moradores.

Segundo Marcelo, a expectativa era de pagar todos os funcionários até o dia 20 de junho para que pudessem passar o São João com o dinheiro garantido. “Mas infelizmente apertamos as contas e não conseguimos pagar, e selecionar uns e outros não seria justo”, diz o Secretário em entrevista. O comentário do Secretário gerou muita polêmica entre os moradores, pois os trabalhadores saíram prejudicados com essa decisão, já que a arrecadação municipal é baixa e o dinheiro que entra na cidade é curto, o suficiente para pagar os salários em dias e fazer alguns investimentos em melhorias.

“Esse governo não respeita os funcionários públicos, nunca respeitou. Agora quero ver de onde vão tirar dinheiro pra nos pagar. Essa atitude foi um tapa em nossa cara e pior que se reclamarmos somos perseguidos”, disse um empregado concursado da prefeitura de Itororó, que não quer ser identificado por medo de ser perseguido.

Os organizadores do movimento “Vem Pra Rua Itororó” disseram que esse é mais um motivo para o povo se manifestar e dizer não a esses “abusos de poder”. De acordo com alguns líderes do movimento, “a população não pode aceitar que o governo municipal prefira pagar de uma única vez um monte de artistas de fora da cidade (que vão gastar esse dinheiro em seus domicílios), sendo que esses valores poderiam ser parcelados, do que pagar os salários dos pais e mãe de famílias que trabalham para o município”.

“O pior é que a gente fica sem saber quem é o prefeito, quem é que manda na cidade. Se é Marco Brito, que o povo elegeu nas urnas, ou seus lacaios, que arrotam soberba por onde passa”, comenta um morador que ficou indignado com a declaração, mas não quer ser identificado por medo de represálias.

Segundo diz Marcelo Andrade, “Todas as bandas e todas as estruturas do São João foram pagas. Administrar com competência é isso; ter respeito com dinheiro público é isso”. O Secretário dá essas afirmações com a certeza de que foi coerente, pois garantiu um evento de qualidade para a população, embora esta não tenha recebido seu salário.