Bancos fecham amanhã e reabrem na sexta-feira

filas-bancoAs agências bancárias vão fechar amanhã (31), assim como no dia 1º de janeiro, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Hoje (30), os bancos abrem normalmente e farão todas as operações bancárias disponíveis ao público. Será o último dia útil do ano nas instituições financeiras: no dia 31, os bancos fecharão para realizar operações internas e balanços, sem expediente ao público nas agências.

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem no período em que os bancos ficarão fechados poderão ser pagas no próximo dia útil (2 de janeiro), sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ficar atentos porque só têm até hoje para comprovação de vida e a renovação da senha na rede bancária. A falta de renovação pode levar à interrupção do pagamento do benefício, até que a situação seja regularizada.

Acusados de homicídio são presos em Itabuna

Fotos Ednaldo Pinto
Fotos Ednaldo Pinto

Na tarde de terça-feira (7) a Polícia Civil de Itabuna agiu rápido, após o assassinato de Alexandre Souza de Oliveira, 20 anos, nas casinhas do bairro Mangabinha. Dois jovens identificados como Alex e Rafael Zumbi, foram presos como os principais suspeitos de cometerem o homicídio. Relembre o caso.

unnamed (1)
Identidade encontra na residência

Na residência de um terceiro suspeito, que fugiu com a chegada da polícia, foram aprendidos uma grande quantidade de maconha, um revólver calibre 32, a bicicleta da vítima, faca e uma identidade com o nome de Railaniel Cardoso dos Santos.

unnamed (3) unnamed (2)

Segundo informações policias, o crime teria ocorrido após os bandidos confundirem o Alexandre como um suposto rival.

Menor é baleada no bairro de Fátima

unnamed1

Itabuna registrar mais uma tentativa de homicídio, desta vez a menor Jéssica Azevedo de Carvalho Oliveira, de 16 anos, foi baleada com dois disparos de arma de fogo, na primeira travessa Senhor do Bonfim, no bairro de Fátima, neste domingo (6).

Segundo informações, a vítima estava na porta de casa com um amigo, mexendo no celular, quando passaram dois elementos numa moto e efetuaram os disparos.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU foi acionada e encaminhou a vítima para o Pronto Socorro do Hospital de Base.

Construtora de Itabuna é condenada a pagar R$ 300 mil

A Runa Patrimonial Ltda foi condenada pela 3ª Vara do Trabalho de Itabuna a pagar indenização de R$ 300 mil por danos morais coletivos, por descumprimento de uma série de normas de saúde e segurança do trabalho.

A sentença atende a pedido do Ministério Público do Trabalho na Bahia, que deu entrada na ação civil pública depois que a empresa, do ramo de construção civil, se negou a assinar termo de ajustamento de conduta, conforme informou o jornal a Região.

Segundo o inquérito do MPT, a Runa tem estrutura precária para acomodação de trabalhadores e descumpre normas de saúde, meio ambiente e segurança do trabalho, além de infringir a legislação trabalhista.

De acordo com o procurador Ilan Fonseca, a indenização tem caráter de punição aos danos provocados, mas serve como parâmetro para coibir situações semelhantes na sociedade. “Considero cada vez mais importante o papel pedagógico da indenização por danos morais, diante dos terríveis números revelados pelos dados oficiais sobre acidentes de trabalho no Brasil”, afirmou.

Um homem morre e outro é baleado em confronto com Guarda Municipal

Fotógrafo: Ednaldo Pinto.

Na manhã desta quinta-feira (05), um jovem de prenome George morreu e seu comparsa Diego Pereira Santos, ficou baleado em confronto com Guarda Municipal após assalto, na Avenida Bionor Rebouças, bairro São Roque, em Itabuna. A ação aconteceu após a dupla assaltarem um táxi no Centro Comercial e a vítima pedir socorro aos guardas.

10419806_471343896332797_697560135_n

Segundo informações, os Guardas inciaram uma perseguição e ao intercepta os bandidos, os mesmo atiraram contra a guarnição, que revidou. Os acusados, na fuga, ainda colidiram com outros veículos e com uma moto.

10405887_471344266332760_1470887030_n

A Polícia Militar  foi acionada juntamente com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que prestou os primeiros socorros aos feridos e encaminhou para o Pronto Socorro do Hospital de Base.

10417164_471344599666060_1986445716_n

Atualizado às 17h01min

Informações exclusivas que chegaram até a nossa redação relatam que, Diego Pereira (baleado), pegou o táxi na rodoviária da cidade com destino ao bairro de Fátima. Chegando nas imediações da Casa do Japonês, Diego informou ao taxista que um amigo estava aguardando e que iria também no veículo. A partir daí o motorista começou a desconfiar, porém, seguiu com a corrida.

Arma utilizada pelos criminosos.

Ainda segundo informações, ao chegarem no final da Avenida Ilhéus, a dupla disse que era para ir pelo fundo do Hospital Manoel Novaes e que parariam em um restaurante ali próximo para fazerem o lanche. Apesar de desconfiado, o taxista obedeceu e ao reduzir a velocidade do carro o assalto foi anunciado: “perdeu, perdeu, sai fora“.

Os criminosos saíram em fuga com o táxi, entretanto, uma viatura da Guarda Municipal passava no momento e percebeu toda situação. Logo, uma perseguição foi iniciada e lamentavelmente teve o desfecho acima descrito.

Professora luta há 4 anos para ter energia em casa

Do Blog do Gusmão

A professora de biologia Deborah Pizzatto mora na Fazenda Aritaguá, ao lado da Cabana da Empada, no distrito de Ponta do Ramo, em Ilhéus. A casa dela não tem energia elétrica. Nessas condições, exercer a docência, a que se dedica com tanto empenho, é um desafio árduo para essa paranaense de 33 anos.

Formada na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e servidora pública concursada do governo estadual, Deborah leciona há 3 anos na Escola Estadual Antônio Cruz, em Serra Grande – Uruçuca, onde trabalha com aproximadamente 300 estudantes do ensino médio.

Deborah Pizzatto, professora da rede estadual, corrige provas iluminada por uma lâmpada fraca alimentada por energia solar.

A professora tem miopia. Recentemente foi submetida a duas cirurgias. À noite, planeja e corrige atividades escolares com o auxílio de uma lâmpada de led de 3 watts, ligada a um sistema de captação de energia solar. Antes, trabalhava à luz de velas.

A casa onde Deborah mora com a filha de 5 anos fica a 1.300 metros da rodovia Ilhéus-Itacaré (BA-001). No local, há mais oito residências sem energia elétrica. A fiação da rede não está distante.

Para fazer “vitaminas” para a filha de 5 anos, Professora Deborah usa um liquidificador movido a manivela.
Para fazer “vitaminas” para a filha de 5 anos, Professora Deborah usa um liquidificador movido a manivela.

A professora protocolou três pedidos na Coelba para participar do programa “Luz para Todos”, do governo federal. Em 2010, trocaram o protocolo nº 9100134552 pelo o de outra pessoa. No ano seguinte, informaram que foram no local e não encontraram nenhuma casa sem energia (protocolo 9100297190). Há dois anos registrou o pedido de nº 9100322266 que está em andamento.

Desde 2010 a casa da Professora aguarda a tão sonhada energia elétrica. Ao lado: Deborah Pizzatto, sua filhinha de 5 anos, a gata Pérola e o cachorro trovão.

No último dia 14, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva lembrou a importância do “Luz para Todos”, que já beneficiou mais de 15 milhões de brasileiros. O valor socioeconômico desse dado é inquestionável. Portanto, não é justo criticar os problemas do programa sem considerar os êxitos.

De qualquer forma, ainda há muito por fazer. No caso particular de Ilhéus, sintomas da desigualdade no acesso à energia elétrica são muito visíveis.

Acidente próximo a Santa Luzia, deixa vítima fatal

Fotógrafo: Ednaldo Pinto
Fotógrafo: Ednaldo Pinto

Nesta segunda-feira (19), um grave acidente aconteceu próximo a Santa Luzia, onde um veículo Corsa colídio com uma moto. Magnaldo Sousa Santana, 34 anos, que pilotava a motocicleta, morreu no local, já sua filha de 8 anos, que estava na garupa, está internada em estado grave no Hospital Manoel Novais, em Itabuna.

Imagens Fortes!

Acidente na Av Princesa Isabel causa congestionamento no trânsito

Exclusivo

Fotos: Blog do Tom.

Itabuna – No início da tarde desta quinta-feira (8), Yarley Cruz Reis, de 19 anos, ficou lesionado após colidir com a sua motocicleta (Wuyang – Jet +),  no fundo de um carro VW – Gol, licenciado em Vitória da Conquista.

De acordo com informações colhidas no local, o condutor do Gol saia do Itabuna Trade Center, e fez uma manobra de conversão para à Avenida, pegando a preferencial – sua direita. Quando foi surpreendido por um impacto na traseira do veículo. O motorista percebeu que um jovem havia colidido nos fundos do automóvel e havia caído no chão. De imediato, ele parou para prestar socorro a Yarley que se queixava de fortes dores na perna esquerda.

Policiais Militares lotados da ROTAM prestaram auxílio ao jovem e logo acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e uma equipe da Secretaria de Transportes e Trânsito Municipal (SETTRAN).

Amigos de Yarlei também o ajudaram até a chegada do socorro. Os pais foram informadas e também estiveram no local.

Após os primeiros atendimentos ele foi encaminhado para o Pronto Socorro do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM). O trânsito ficou congestionado durante alguns minutos.

 

Homem é executado na travessa Juca Leão

Foto: Ednaldo Pinto
Foto: Ednaldo Pinto

Na manhã desta segunda-feira (05), já se começou a semana violenta, Jaílson da Silva, morador da Vila das Dores, foi assassinado com três tiros na cabeça, na rua Juca Leão, próximo ao cruzamento da Av. José Soares Pinheiro, em Itabuna.  Segundo informações, os bandidos passarem em uma moto, já chegaram atirando, não dando nenhuma chance de reação á vítima.

Foto: Ednaldo Pinto
Foto: Ednaldo Pinto

O homem possivelmente é pintor, pois suas roupas estavam surja de tintas, mas populares informaram que Jaílson já teve envolvimento com o mundo do crime.

Imagens Fortes!

Homem é assassinado no bairro Califórnia

Foto: Ednaldo Pinto
Foto: Ednaldo Pinto

Silvano dos Anjos Oliveira, conhecido como “Pelezinho”, morador do bairro Santa Inês, foi assassinado na noite desta quarta-feira (16), na Rua Santa Maria, bairro Califórnia, em Itabuna.

Segundos informações de populares, dois homens chegaram e deflagraro diversos tiros de arma de fogo na vitima. O departamento de Policia Técnica esteve no local e fez o levatamento cadavérico.

Imagens Fortes!

Assaltantes são presos usando farda de Colégio

download (2)

Na noite de quarta-feira (09), foram presos Washington Oliveira da Silva, 21 anos, e Stevie, acusados de rouba um celular de uma mulher, na rua do Paty, bairro São Caetano, em Itabuna. A dupla, que estava de bicicleta, trajava camisa do Colégio Félix Mendonça para enganar as vítimas, que são várias, segundo a polícia.

Washington e Stevie usavam bonés por baixo das camisas para simular armas de fogo.

Prefeitos baianos aderem à paralisação nacional e fecham as portas nesta sexta-feira

Prefeitura de Itabuna2

As prefeituras de todo Brasil fecham as portas nesta sexta-feira (11) para denunciar a atual situação de crise financeira das administrações municipais. Segundo informações do Blog Pimenta o Prefeito Claudevane Leite, de Itabuna, também confirmou a paralisação, mas de forma diferenciada: apenas a área administrativa não prestará atendimento externo. Postos de saúde e escolas funcionarão normalmente.

A iniciativa de fechar as prefeituras foi deliberada pelo Conselho Político da Confederação Nacional dos Municípios, no dia 27 de janeiro em Alagoas, com a participação de presidentes de associações municipalistas estaduais de todo o país.

Em Salvador, a diretoria da União dos Municípios da Bahia (UPB), reunirão prefeitos, deputados e senadores para discutir as principais reivindicações dos gestores. Durante esse encontro, os prefeitos questionaram os parlamentares sobre o posicionamento deles em relação a propostas em tramitação no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa de interesse dos municípios.

Prioridades

Entre as prioridades listadas pelos prefeitos estão: a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional PEC 39/2013, que aumenta em dois pontos percentuais os repasses ao Fundo de Participação dos Municípios; a reformulação da lei do ISS – Imposto Sobre Serviço para que o tributo fique com o município do tomador do serviço ao contrário do que ocorre hoje; Apreciação pelo Supremo Tribunal Federal da Lei dos Royalties do Petróleo.  A pauta inclui ainda o “encontro de contas” com o INSS. Atualmente, o pagamento de dívidas previdenciárias está atrelado aos repasses do FPM, que pode e tem sido retido pelo atraso de pagamento das parcelas negociadas. Entretanto, há débitos também da Previdência com os municípios e somente um ajuste de contas favoreceria liquidação da dívida. Por fim, os prefeitos exigem do Congresso Nacional a criação de mecanismos legais que evitem a desoneração de impostos que compõem o FPM, a exemplo do IPI – Imposto sobre Produto Industrializado.

Jovem é atingido durante troca de tiro com a polícia

Foto: Ednaldo Pinto
Foto: Ednaldo Pinto

Itabuna – Willian da Silva Santos, 20 anos, morador do bairro Pedro Jerônimo, foi baleado nesta terça-feira (08), quando entrou em confronto com a Policia Militar. Segundo informações policias, a vítima estava junto com outro rapaz, quando uma viatura da Polícia Militar fazia ronda na Av. Pedro Jorge.

Foto: Ednaldo Pinto
Foto: Ednaldo Pinto
O acusado foi baleado na perna, atendido no Hospital de Base e encaminhado ao Complexo Policial. Em seguida, ele retornou ao Hospital de Base por estar sangrando muito. A arma que ele utilizou para atirar contra os policiais, que não ficaram feridos, foi apreendida.
Foto: Ednaldo Pinto
Foto: Ednaldo Pinto

Cobra é encontrada em ponto de ônibus da Av. J.S Pinheiro

Foto: Alex Rodrigues
Foto: Alex Rodrigues

Nesta segunda-feira(07) uma coisa inusitada aconteceu na Av, José Soares Pinheiro, em Itabuna. Uma cobra de tamanho grande foi encontrada no ponto de ônibus da Avenida, em frente ao Colégio Modelo.

Segundo informações, isto ocorreu por conta do matagal que ocupa o ponto, deixando-o em estado de abandono.  As criticas são muitas dos estudantes e moradores que pegam transporte nesta localidade, questionasse que ficam exposto a esta situação, podendo acontecer o pior, de uma cobra dessa pica alguma pessoa.

O animal foi capturado por um homem que passava pelo local.

Foto: Alex Rodrigues
Foto: Alex Rodrigues

Homem é preso com moto roubada e uma pistola ponto 40

Foto: Ednaldo Pinto
Foto: Ednaldo Pinto

Itabuna – Landerson Silva Almeida, 20 anos, foi preso no bairro Vila das Dores, nos barracos que fica no semi anel próximo a Churrascaria Los Pampas, nesta segunda-feira (07). O acusado estava com uma moto Fan preta, placa JSO 1212, de 125cc, roubada, uma pistola ponto 40 e 14 munições intactas.

Foto: Ednaldo Pinto
Foto: Ednaldo Pinto

Esta moto foi tomada em assalto no bairro Santo Antônio no domingo (7). Os assaltantes chegaram à frente de uma central de mototáxi e tentaram roubar uma moto, mas o dono acionou o alarme e fugiu. Com isso um dos assaltantes entrou na central e roubou a moto de um mototaxista que estava no local.