Polícia prende os suspeitos de incendiar carros em Itabuna

Fotógrafo: Ednaldo Pinto.
Fotógrafo: Ednaldo Pinto.

Na manhã desta quinta-feira (30) a polícia prendeu Jackson da Silva, vulgo “Gibi”, e Mateus das Neves Matos, suspeitos de incendiar carros nas avenidas Amélia Amado e J. S. Pinheiro no última dia 22 de janeiro [relembre aqui]. Os dois foram presos na travessa Juca Leão.

Na quarta-feira (29) Anderson Soares Albuquerque, de 19 anos, o “Anjinho”, foi preso suspeito de incendiar dois carros na segunda-feira (16) [relembre aqui]. Todos têm passagens pela polícia.

"Anjinho"
“Anjinho”

Há a suspeita de que a ordem para os incêndios tenha partido do Conjunto Penal de Itabuna.

 

Pneus de ônibus explodem durante incêndio em protesto

Durante uma reintegração de posse de um conjunto residencial do Minha Casa Minha Vida, em Vitória da Conquista nesta terça-feira (28) dois homens atearam fogo em um ônibus. Por causa do incêndio, os pneus do veículo explodiram e moradores ficaram assustados com o barulho.

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

Foi preciso o reforço de outro carro do Corpo de Bombeiros para apagar as chamas. A desocupação de cerca de 30 casas foi determinada pela Justiça. Os imóveis teriam sido invadidos nos últimos meses. Representantes da Justiça, da Caixa Econômica Federal e da Polícia Militar não quiseram falar sobre o que ocorreu.

O cobrador da empresa de ônibus teve queimaduras de segundo grau e foi levado para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. De acordo com a assessoria do hospital, o quadro dele é estável.

Acompanhe o vídeo:

Informações do G1

Dois carros são incendiados em Itabuna

Carro ficou destruído (Foto: Resenha da Cidade)
Carro ficou destruído (Foto: Resenha da Cidade)

Na noite desta segunda-feira (27) mais dois carros foram incendiados em Itabuna na rua G, travessa Juca Leão. Segundo moradores, dois adolescentes em uma bicicleta incendiaram os veículos e fugiram após um cachorro da vizinhança correr atrás deles.

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar esteve no local. Os dois carros estavam parados em frente a uma oficina. Um ficou totalmente destruído, já o outro foi atingido pelas chamas parcialmente.

Na semana passada dois carros foram incendiados em Itabuna, na avenida Amélia Amado e na avenida J. S. Pinheiro [relembre aqui]. A polícia investiga se há ligação entre os crimes.

Justiça determina que escombros da boate Kiss sejam removidos

O juiz Ulysses Fonseca Louzada, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Santa Maria, determinou nesta semana que os escombros da boate Kiss sejam removidos. Porém, de acordo com a decisão emitida no último dia 2, a medida só deve ser tomada após a realização de um completo levantamento fotográfico com a medição e a descrição de cada peça que integrava a estrutura do prédio, o que deve ser feito por peritos do Instituto Geral de Perícias (IGP).

Boate pegou fogo após apresentação com sinalizadores (Foto: Divulgação)
Boate pegou fogo após apresentação com sinalizadores (Foto: Divulgação)

A decisão também exige que antes da remoção dos escombros, peritos do IGP colham amostras de substâncias que entraram em combustão. Entre elas estão o gesso inferior e superior e a lã de vidro que permeava as duas placas de gesso no teto — conforme solicitado pela defesa do réu Mauro Londero Hoffmann, sócio da boate – e materiais que revestem a parte superior do palco e proximidades – pedido feito pela defesa de outro sócio da Kiss, Elissandro Callegaro Spohr.

Em função da necessidade destas etapas, ainda não há data para que a remoção dos escombros ocorra de fato. De acordo com Paulo Henrique Corrêa da Silva, advogado da Econn Empreendimentos de Turismo e Hotelaria, proprietária do prédio, a limpeza será feita por empresa especializada contratada pela Eccon.

Passados mais de dez meses da tragédia que deixou 242 mortos, a fachada da boate Kiss ainda tem diversos cartazes com fotos das vítimas e mensagens deixadas por familiares e amigos.

Fonte: Uol 

Homem tenta matar mulher e filhos ateando fogo em apartamento

Um incêndio no começo da manhã desta terça-feira (19) assustou os moradores do condomínio Vida Nova, no bairro Califórnia. Gabriel Wesley Souza Venturin, de 35 anos, foi acusado de atear fogo no próprio apartamento. O Corpo de Bombeiro de Itabuna controlou as chamas a tempo.

O incêndio aconteceu no térreo (Foto: Ednaldo Pinto)
O incêndio aconteceu no térreo (Foto: Ednaldo Pinto)

Segundo informações, Gabriel, usuário de drogas, teria trancado a esposa e os filhos – dois adolescentes e duas crianças – e ateou fogo no colchão em que dormia na sala. As chamas atingiram apenas a cozinha e ninguém ficou ferido. Esta não seria a primeira vez que ele inicia um incêndio.

A cozinha ficou destruída (Foto: Ednaldo Pinto)
A cozinha ficou destruída (Foto: Ednaldo Pinto)

Gabriel foi autuado pelos crime de incêndio e por violência doméstica.

Justiça ouvirá sobreviventes da boate Kiss a partir de dezembro

Nesta segunda-feira (18), a Justiça recebe os dados de 25 sobreviventes do incêndio ocorrido na boate Kiss, em Santa Maria (RS), em Janeiro deste ano. De acordo o Juiz Ulysses Fonseca Louzada, da 1ª Vara Criminal de Santa Maria, responsável pelo caso, o depoimento das vítimas será marcado para dezembro, antes do recesso do Judiciário.

No mês passado, a Justiça determinou uma limpeza e descontaminação da boate para avaliar se é possível realizar uma reconstituição do incêndio que deixou ao menos 242 mortas. Louzada enviou um ofício à prefeitura de Santa Maria e pediu que a limpeza da área fosse feita sem que a estrutura do prédio fosse comprometida. Após a descontaminação, o mesmo juiz deve decidir se a reconstituição será feita.

A boate ainda está lacrada com tapumes. A Brigada Militar disponibiliza que ao menos um policial faça a segurança na boate 24 horas por dia para preservar o local até que a Justiça determine a liberação.

Incêndio

A casa noturna estava cheia na hora que o fogo começou. Cerca de mil pessoas estariam no local. O incêndio provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência. Os donos não tinham qualquer autorização do Corpo de Bombeiros para organizar um show pirotécnico na casa noturna. O alvará da boate estava vencido desde agosto de 2012, afirmou o Corpo de Bombeiros. (Com r7)

Homem ateia fogo em sofá de casa e corpo de bombeiro controla incêndio

Na noite desta terça-feira (5) um incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros de Itabuna em uma casa na rua Bela Vista, bairro Sarinha. A casa seria vazia, contendo apenas dois sofás, sendo que um deles foi incendiado.

Corpo de Bombeiros controlou incêndio (Foto: Ednaldo Pinto)
Corpo de Bombeiros controlou incêndio (Foto: Ednaldo Pinto)

Segundo testemunhas, o fogo teria sido provocado por Tiago Costa, 30 anos, morador da casa.

fogo

Os vizinhos relatam que Tiago enfrenta problemas com o vício em drogas e acreditam que a ação foi cometida por este motivo. O homem está desempregado e já teria vendido móveis da residência.

Incêndio atinge áreas da região Oeste e da Chapada Diamantina

Focos de incêndio atingem diversas cidades da região oeste do estado e da Chapada Diamantina, segundo informações de brigadistas voluntários do local e da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema). Segundo o órgão, Barra é a cidade mais afetada.

As cidades afetadas no oeste do estado são: Barra, Barreiras, Baianópolis, Cristópolis, Cocos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi e Wanderlei. Já na Chapada Diamantina, as regiões afetadas são: Serra do Barbado, Rio de Contas, Andaraí, Lençóis, a Área de Proteção Ambiental (APA) de Maribus-Iraquara, Piatã e Capão, este último em processo de rescaldo.

Um grupo de 60 homens, entre bombeiros e voluntários, trabalha para tentar conter as chamas, que se espalham rapidamente por causa dos ventos fortes e da vegetação seca – a região passou quase três meses sem receber chuva intensa. Hoje, porém, voltou a chover na área, o que deve auxiliar o combate ao incêndio.

Nova regra obriga divulgação dos alvarás de estabelecimentos de show

Oito meses após o incêndio da Boate Kiss em Santa Maria (RS) que levou à morte 242 pessoas em janeiro deste ano, o Ministério da Justiça publicou nesta quarta-feira (25) uma portaria que obriga a transparência maior de estabelecimento de lazer, cultura e entretenimento ao consumidor. Em 90 dias, shows, festas e eventos deverão apresentar em seus ingressos, nos sites e em qualquer material de divulgação o número e a validade do alvará de funcionamento.

A boate Kiss pegou fogo após um cantor que se apresentava disparar um sinalizador de pirotecnia / Imagem: Divulgação
A boate Kiss pegou fogo após um cantor que se apresentava disparar um sinalizador de pirotecnia / Imagem: Divulgação

 

“Hoje o alvará está na gaveta de alguém, se existe”, afirmou a secretária nacional de defesa do consumidor do Ministério da Justiça, Juliana Pereira. Além da impressão nos ingressos, as informações também deverão ser expostas de maneira clara na entrada dos estabelecimentos, assim como a capacidade máxima do local.

“O que podemos regulamentar é que o consumidor brasileiro tenha o direito de ter em seu ingresso, no site, o número e a validade do alvará. Isso assegura a obrigação de dar a transparência”, explicou. O estabelecimento que descumprir a nova regra será punido nos termos do Código de Defesa do Consumidor.

A multa pode chegar a R$ 6 milhões.

(Informações do Bahia Notícias)

Garoto de 2 anos morre carbonizado em incêndio

Uma vela causou o incêndio em uma casa localizada na rua Jorge Amado, bairro Lomanto, na noite deste domingo (22).

A casa não tinha energia elétrica, por isso, era necessário o uso das velas.
A casa não tinha energia elétrica, por isso, era necessário o uso das velas.

Após a vela cair sobre roupas, chamas de fogo alastraram-se por todo imóvel causando a carbonização de uma criança que estava sozinha. Daniel Moreira dos Santos Alexandria, de apenas 2 anos, sofreu queimaduras de segundo e terceiro grau, e morreu por asfixia devido a fumaça.

Fotos: Léo Machado.

De acordo com relatos de uma vizinha, outra criança estava dentro da casa, todavia, ela conseguiu retira-la a tempo, mas, infelizmente não pôde ajudar a outra.

Incêndio deixa parte interna de prédio parcialmente destruída

Fotógrafo: Ednaldo Pinto
Fotógrafo: Ednaldo Pinto

Um indivíduo invadiu um prédio comercial localizado na rua Amazonas, bairro Jardim Vitória, área nobre de Itabuna, na manhã desta terça-feira (2).

Com o intuito de roubar fios de cobre o ladrão atrapalhado acabou causando curto circuito na rede elétrica do edifício, fato este que gerou um incêndio no térreo do prédio que ainda está inacabado.

Uma unidade do Corpo de Bombeiros foi notificada e esteve no local para inibir o fogo que estava alastrando-se por toda área. Policias Militares realizaram uma busca incessante nas redondezas e conseguiram capturar o meliante que tem passagens por furtos e roubos. Com isso o larapio foi levado para o Complexo Policial onde foi instaurado mais um inquérito. Art. 155 (Furto) – Código Penal Brasileiro.