Vereadora de Ibicuí pode perder mandato após mudança partidária

Vereadora Ermínia tentou mudar de partido e agora sofre cassação (Foto: Divulgação)
Vereadora Ermínia tentou mudar de partido e agora sofre cassação (Foto: Divulgação)

A vereadora de Ibicuí, Ermínia Pereira (PT), pode perder o cargo por infidelidade partidária após ter deixado o PT e se aliar ao PNT na proposta de ampliação da base legislativa da prefeita Gilnay Santana (PNT).

Segundo informações, Gilnay teria dito à vereadora que ela poderia mudar de partido “sem medo de ser feliz”, pois não haveria problema. Porém, o Ministério Público Eleitoral não aceitou a mudança facilmente e pediu cassação de Ermínia.  O entendimento é de que ela não está amparada por nenhuma das exceções que permitem ao político mudar de partido no exercício do mandato.

Resta saber se a prefeita, que convenceu a vereadora a deixar o partido, cuidará agora de sua defesa.

Mistério com verba Federal em Ibicuí

Prefeita Gilnay Santana - PTN.
Prefeita Gilnay Santana – PTN.

A população e principalmente os trabalhadores da educação estão intrigados em Ibicuí. Tudo por causa do mistério em torno da destinação dada a uma verba do Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino (FNDE), que deveria bancar a formação de novas turmas do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os recursos, no montante de R$ 167 mil, chegaram a Ibicuí em dezembro de 2012, ainda no governo do prefeito Cláudio Dourado (PTB). Como não havia mais tempo para realizar o objeto do convênio, a execução ficou para a gestão seguinte, de Cornélio Morais (PDT).

O novo prefeito faleceu no dia 17 de junho, após firmar contrato com o Instituto Brasileiro de Cultura e Turismo Ltda. (Ibec), que tem sede em Ilhéus, para a capacitação de professores envolvidos no EJA. O valor do contrato foi de R$ 33.400,00.

Leia mais…

IBICUÍ: Gilnay Santana confirma São João

Em função da morte do prefeito de Ibicuí Cornélio (PDT), circulou a informações sobre o cancelamento do São João da cidade. Mas em contato com a vice-prefeita Gilnay Santana (PTN), ela informou que a festa está confirmada.

Já que a festa tem uma grande importância na economia da cidade e que Cornélio organizou a festa com bastante carinho.

“O são João de Ibicuí não pertence a cidade, e sim ao Brasil, por isso a festa está mantida. Vamos decretar feriado nesta terça-feira, dia do sepultamento do prefeito Cornélio, e luto de três dias. Será realizada uma interferência na quinta-feira, no encerramento da programação cultural.”, declarou Gilnay Santana

Por: Matheus Feitosa

Morre prefeito de Ibicuí, Cornélio Morais

Na madrugada desta segunda-feira (17) faleceu o prefeito de Ibicuí, Cornélio Morais (PDT), 50 anos, em um hospital de Vitória da Conquista. Cornélio teria passado mal na noite deste domingo e levado para Vitória da Conquista, onde foi internado na UTI.

Segundo informações, o prefeito de Ibicuí teve complicações em uma cirurgia realizada no estômago, e isso foi o que levou a sua internação.

Cornélio foi eleito em 2012 pela primeira vez prefeito de Ibicuí, tinha sido candidato em 2004 e 2008, mas sempre ficando na segunda colocação.

A vice-prefeita Gilnay Santana assumirá o cargo.