Após tragédia, festa de São Pedro é mantida em Ibicaraí

O São Pedro de Ibicaraí está confirmado. Foi o que informou a Assessoria de Comunicação, agora a pouco, ao Diário Bahia. O prefeito da cidade, Lenildo Santana, decretou luto nesta quinta-feira (26), dia em que o evento seria aberto, após o acidente que matou dois operários da empresa responsável pela montagem do palco. O fato ocorreu no início da tarde de ontem (25). Portanto, a programação que estava prevista para hoje à noite, foi transferida para amanhã (27).

Dois homens morrem após serem eletrocutados em montagem de palco

Por pouco não atingiu a casa. Fotógrafo: Ednaldo Pinto.
Por pouco não atingiu a casa. Fotógrafo: Ednaldo Pinto.

Ibicaraí – Dois homens morreram eletrocutados durante a montagem de um palco para festa de São Pedro. O episódio aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (25), na Avenida principal da cidade.

A festa estava programada para esta quinta-feira (26).
A festa estava programada para esta quinta-feira (26).

De acordo com informações colhidas, as vítimas estavam montando uma estrutura metálica do palco, quando uma das barras inclinou-se e tocou em um dos fios de alta tensão. A descarga de aproximadamente 13 mil volts atingiu a dupla e um terceiro homem identificado como Caliomar Silva Cardoso, 33 anos, conseguiu se salvar.

Ainda de acordo com as informações, Robson Motan da Silva, de 27 anos, e Gilmar Pedrosa Silva, de 51, não resistiram e foram a óbito no local. Moradores dos bairros Daniel Gomes e São Pedro, respectivamente, em Itabuna. Caliomar ficou ferido e foi atendido no Hospital de Ibicaraí e, em seguida transferido para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem). Sua saúde é estável.

A Polícia Militar esteve presente e, logo acionou o Departamento de Polícia Técnica (DPT), de Itabuna. Após o levantamento de informações, foi notado que os funcionários da empresa de palcos, trabalhavam sem equipamentos de segurança.


Homem é preso com drogas em Ibicaraí

Por volta das 11h30min da última terça-feira (27), na Rua Anita Habib, Bairro do Corina Batista, Ibicaraí, foi abordado pela guarnição do P.E.T.O da 63ª CIPM o indivíduo conhecido como Pinóquio, que portava uma bucha de substância de entorpecente.

Perguntado pelos Policiais quanto ao local da compra da droga, Pinóquio levou os Policiais à residência de Salmo Costa Santos. Salmo foi abordado em sua casa e no momento da abordagem uma mulher se evadiu pelos fundos. O suspeito permaneceu com as 3 (três) crianças que estavam com ele na sala e não ofereceu resistência aos Policiais. Ele negou inicialmente que era traficante, alegando ser apenas usuário de maconha, afirmando também que não possuía drogas em sua casa, mas na revista realizada pelos policiais dentro da casa, foram encontradas 19 petecas de cocaína.

Saulo foi preso em flagrante por tráfico de drogas e conduzido à DP de Ibicaraí, onde a ocorrência foi registrada pelo agente Lúcio Ceuta.

Ex-carcereiro é executado a tiros após retornar de fazenda em Ibicaraí

Fotos inéditas: Ednaldo Pinto.
Fotos inéditas: Ednaldo Pinto.

Hamilton Batista dos Santos, de 61 anos, foi assassinato à sangre frio quando retornava para sua casa após colher frutas em uma fazenda localizada na zona rural de Ibicaraí. O crime ocorreu na tarde desta sexta-feira (28), e deixou os moradores do município assustados.

A lei do silêncio imperou na localidade, pois nenhum morador quis informar como o homicídio aconteceu. Suspeita-se que o assassino aguardava o ex-carcereiro e quando o viu deflagrou diversos tiros que foram fulminantes. Cerca de sete perfurações foram contabilizadas.

Agentes do Departamento de Polícia Técnica, sob o comando do perito, Paulo Libório, realizaram o levantamento cadavérico da vítima e encaminharam-no para o Instituto Médico Legal de Itabuna.

Carro bate em viatura da PM e para após bater em muro de condomínio no Jardim Vitória

Fotógrafo: Ednaldo Pinto.

Itabuna – Um carro de passeio colidiu em uma viatura da Polícia Militar, na manhã desta segunda-feira (10), no bairro Jardim Vitória.

A porta esquerda foi amassada, farol esquerdo destruído e o para-choque também.

Segundo informações de transeuntes, o carro Fiat – Uno (NYQ-2376), licenciado em Ibicaraí, seguia na rua Pernambuco em direção ao Jequitibá Plaza Shopping, quando colidiu lateralmente com a viatura da PM que passava pela rua Amazonas. Com o susto, a condutora do automóvel girou o volante, subiu na calçada  e só parou após bater no muro de um condomínio residencial.

O para-brisa foi arremessado ao chão.
O para-brisa foi arremessado ao chão.

Com o impacto da colisão, a motorista, Azinete Oliveira de Araújo, de 65 anos, sofreu um pequeno ferimento no rosto e precisou ser atendida por uma equipe do SAMU.

Azinete sendo encaminhado para o Hospital.

Agentes da Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN) realizaram o registro da ocorrência. Policiais Civis do Departamento de Polícia Técnica estiveram presentes para fazer um levantamento de informações, pois, se tratava de um veículo pertencente a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia.

Passageira que estava no Fiat, também foi atendida pelo SAMU.

Policial Militar morre após colidir em caminhão na BR-415

Policial deixa esposa e filho.

Ibicaraí – Um grave acidente foi registrado na tarde desta segunda-feira (13). Segundo informações um carro Chevrolet – Prisma (HFF 7671), licenciado em Almenara – Minas Gerais, seguia para Itabuna quando bateu em uma F-4000 que seguia no sentido contrário.

Acidente frontal do carro (Foto: Ednaldo Pinto)
Acidente frontal do carro (Foto: Ednaldo Pinto)

O condutor do automóvel era o Policial Militar, Robson Santana Borba, de 32 anos, atuante em Itapetinga-BA. morreu devido a colisão, o carona identificado como Diego da Silva Nascimento, de 30, foi encaminhado para o Hospital de Base em Itabuna em estado grave.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), juntamente com o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna deslocaram-se até o local. Além disso, o Corpo de Bombeiros prestou auxilio devido as ferragens.

 

Homens são presos em Ibicaraí após roubarem carro

Dois homens foram presos na manhã de ontem (27) em Ibicaraí. Eles foram identificados como Everton Luiz Alves e Alexsandro Ferreira do Amor Divino e são acusados de cometer um assalto na BR-415, próximo ao trevo de Itapé. Na ação foi roubado um carro modelo Strada de placa JOE 7030 e cor vinho.

Os dois foram presos após assalto a carro (Foto: Ednaldo Pinto)
Os dois foram presos após assalto a carro (Foto: Ednaldo Pinto)

Após o crime a polícia de Ibicaraí foi acionada e efetuou a prisão depois de uma perseguição. Foram encontrados na posse dos dois acusados um revólver calibre 38 e uma pistola de ar comprimido.

Armas apreendidas com os acusados (Foto: Ednaldo Pinto)
Armas apreendidas com os acusados (Foto: Ednaldo Pinto)

Segundo a polícia, em abril deste ano Everton foi preso com um carro roubado e maio foi detido ao furtar um caminhão. Além disso ele é procurado pela polícia de Minas Gerais por latrocínio (roubo seguido de morte). Everton se identificava como Sandro Vinícius nas vezes em que foi preso.

Homem é morto em Cajueiro de Ibicaraí

Um homem de prenome Diego foi morto a tiros na manhã desta quarta-feira (13) em Cajueiro de Ibicaraí. Segundo informações que chegaram à nossa redação, o acusado de ser mandante do crime é Manoel, e ainda não foi capturado pela polícia.

Ao que se sabe, um homem chegou em um carro e deflagrou seis tiros contra Diego usando uma pistola calibre 380.

Aguarde maiores informações a qualquer momento.

Prefeitura de Ibicaraí queima lixo e moradores reclamam

Segundo moradores de Ibicaraí, a prefeitura local queima o lixo recolhido todas as noites, poluindo e prejudicando a cidade com a fumaça que se espalha pelas ruas. Este ato é um descaso com a população que exerce os direitos tributários e também com o meio ambiente.

Lixo é incinerado todos os dias em Ibicaraí (Foto: Tribuna de Ibicaraí)
Lixo é incinerado todos os dias em Ibicaraí (Foto: Tribuna de Ibicaraí)

O lixo da cidade é depositado inadequadamente com a simples descarga de resíduos sólidos e líquidos sem qualquer tipo de tratamento seletivo, expondo ao ar, solo, subsolo, ao rio próximo e acarreta danos ambientais incalculáveis para as futuras gerações.

Não é de hoje que a situação se repete. Leia uma matéria feita em 2012 pelo blog Tribuna de Ibicaraí.

Cabeça e uma das mãos de homem decapitado são encontradas

A cabeça e uma mão estavam em um saco plástico / Foto: Ednaldo Pinto
A cabeça e uma mão estavam em um saco plástico / Foto: Ednaldo Pinto

Nesta terça-feira (3) a polícia de Ibicaraí encontrou a cabeça e uma das mãos de um corpo que foi encontrado na segunda-feira (2) em uma área rural do município. Os membros são de Ailton Lopes da Silva, de 40 anos, morador do bairro Conceição em Itabuna. Ailton havia sido sequestrado no domingo (1º) no centro da cidade. [Imagem chocante] Leia mais…

Ibicaraí: Moradores fazem caminhada pedindo justiça

"Keu" foi atingido por quatro tiros. O assassinato ainda não foi identificado.
“Keu” foi atingido por quatro tiros. O assassinato ainda não foi identificado.

Familiares e amigos convidam a todos da região a participarem de uma caminhada pedindo justiça pelo assassinato do dentista, Cleidson Dias Cardoso, 31 anos, que foi morto a tiros na porta de casa em Ibicaraí no dia 8 de julho deste ano. A caminhada será realizada no dia 29 de agosto (quinta-feira) às 16:00 horas, com saída da praça Henrique Sampaio. Os organizadores pedem que usem camisa de cor preta.

Quem quiser pode confirmar presença pelo Facebook.

Ibicaraí: PMs do PETO passam por curso de nivelamento técnico

Equipe do PETO passa por treinamentos especiais.
Equipe do PETO passa por treinamentos especiais.

A 63ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Ibicaraí, comandada pelo Major PM Waldilson Cerqueira, promoveu um curso de Nivelamento Técnico Operacional para os Policiais Militares que servem no Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO).

O curso aconteceu entre os dias 15 e 18 de agosto, totalizando uma carga horária de 72 horas de instrução. O Nivelamento Técnico Operacional é um rápido curso de aperfeiçoamento e tem por finalidade atualizar os conhecimentos técnicos e melhorar o discernimento tático, condicionando o policial para a execução de ações e operações Policiais Militares de maior complexidade, tais como: Abordagens (urbana e rural); Uso Progressivo da Força; Emprego de Agentes Químicos; Gerenciamento de Crise; Tiro Tático Policial e outros procedimentos operacionais.

Apesar do relativo esgotamento físico e mental, próprios de um Nivelamento Técnico Operacional intensivo, os aspirantes PM Gessé Cerqueira dos santos Adenilson Ribeiro dos Santos, respectivamente Coordenador e Instrutor do curso, deixam claro que o treinamento do Policial Militar é muito importante para melhorar cada vez mais e Segurança Pública, tornando a Polícia Militar da Bahia mais atuante e eficaz.

Ibicaraí: Família de dentista morto realiza Caminha Pela Paz

Na próxima quarta-feira, 17 de julho, Cleidson Dias Cardoso (Keu), que foi morto na porta de casa no último dia 8, em Ibicaraí, completaria 32 anos de idade. Como forma de manifestar a favor da paz e homenagear Keu, a família Dias Cardoso realizará uma Caminhada Pela Paz, com saída do Fórum da cidade e seguindo para a Praça Henrique Sampaio, a partir das 16:00h. A família convida a todos que busquem a paz para fazer parte desta caminhada. Recomenda-se o uso de camisa branca.

Ibicaraí: Dentista é morto na porta de casa

Na madrugada desta segunda-feira (8) o dentista Cleidson Dias Cardoso, também conhecido como Keu, 31 anos, foi morto na porta de casa, em Ibicaraí. De acordo com a Polícia Civil, o crime ocorreu por volta de 1h30min, quando a vítima chegava em casa, no centro da cidade.

Ainda segundo a polícia, foram disparados quatro tiros contra o dentista – dois o alvejaram no tórax e na mão. A vítima chegou a ser levada para o Hospital Regional, mas já chegou à unidade de saúde sem vida.

A polícia informou que há a suspeita de que o crime foi cometido por vingança após uma briga na qual o dentista estava envolvido, em uma festa da cidade.

O corpo dele deve ser sepultado na terça-feira (9). Segundo a polícia, a família informou que vai aguardar a chegada da mãe da vítima, que mora em Rondônia.

Atualizado: Manifestantes interditam a BR-415

Fotógrafo: Ednaldo Pinto
Fotógrafo: Ednaldo Pinto

Nesta quarta-feira (3) pela manhã foi realizado um protesto por moradores do bairro Campo Formoso e proximidades na BR-415, estrada que liga Itabuna à Ibicaraí. O trânsito ficou completamente parado por horas depois que os manifestantes fecharam a pista próximo ao posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). O protesto é para reivindicar  quebra-molas do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) para evitar possíveis acidentes no local.

Diversos itens pneus e galhos de árvores foram queimados para interditar a BR, o que causou um grande engarrafamento com cerca de 15 Km. De acordo com moradores, após a reforma da pista, os quebra-molas que foram retirados não foram colocados de volta, causando diversos acidentes na localidade.

A polícia militar e o corpo de bombeiros de Itabuna estiveram no local para acompanhar a manifestação, que só foi encerrada após a presença da Polícia Rodoviária Federal, que após autorização do DNIT, informou que os quebra-molas serão reinstalados dentro de 10 dias.