Bancos fecham amanhã e reabrem na quinta-feira

As agências bancárias vão fechar nesta terça-feira (31) assim como no dia 1º de janeiro de acordo com Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Hoje (30) os bancos abrem normalmente.

A federação lembra que, nos dias em que as agências estiverem fechadas, os clientes poderão usar os canais alternativos de atendimento para fazer operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem no período em que os bancos ficarão fechados poderão ser pagas no próximo dia útil (2 de janeiro), sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou em correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).

Agências bancárias têm horário especial no fim de ano

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias vão fechar no último dia útil do ano, 31 de dezembro, assim como em 1º de janeiro. Os bancos também fecham no Natal.

De acordo com a Febraban, no dia 24 de dezembro, os bancos podem estabelecer horários especiais, desde que garantam ao público um atendimento mínimo de duas horas. Na véspera do Natal, as agências localizadas nos estados que seguem o horário de Brasília irão abrir ao público das 9h às 11h. Nesse horário vão funcionar as agências do Espírito Santo, de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, do Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, São Paulo, do Tocantins e Distrito Federal.

As agências localizadas em estados com diferença de três horas em relação a Brasília irão atender ao público das 7h às 9h. Em agências localizadas nos demais estados, o atendimento será das 8h às 10h, seguindo o horário local.

A Febraban lembra que, nos dias em que as agências estiverem fechadas, os clientes poderão utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV por assinatura, por exemplo) e os carnês que vencerem nestas datas poderão ser pagas no próximo dia útil (26 de dezembro e 2 de janeiro), sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou em correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).

Comércio de Itabuna funciona até mais tarde em dezembro

Comércio funciona até mais tarde (Foto: Divulgação)
Comércio funciona até mais tarde (Foto: Divulgação)

A partir do dia 9 de dezembro o comércio de Itabuna ficará aberto até às 20h inicialmente, podendo se esticar até às 22h em algumas datas. Além do acordo de calendário com as datas especiais de funcionamento, o reajuste salarial dos comerciários foi firmado em 7% entre o sindicato da categoria e o Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Itabuna (Sindicom).

A previsão é que até o fim do ano o comércio registre um aumento de cerca de 60% no fluxo de pessoas. De acordo com estimativas do Sindicom, consumidores de aproximadamente 100 municípios vizinhos devem passar por Itabuna nesta época.

Horário de verão começa no próximo domingo e Bahia não adere

A Bahia não vai aderir ao horário de verão este ano mas parte dos serviços que segue o horário de Brasília terá a rotina alterada. No país, o horário de verão começa neste próximo domingo (20) e segue até o dia 16 de fevereiro de 2014. Fique atento às mudanças.

Mudança ocorrerá de 20 de outubro à 16 de fevereiro (Foto: Divulgação)
Mudança ocorrerá de 20 de outubro à 16 de fevereiro (Foto: Divulgação)

Bancos
O funcionamento das agências bancárias em Salvador e na região metropolitana não vai mudar. Mas, nas demais regiões do estado, o atendimento bancário será antecipado em uma hora, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraran).  Em relação aos caixas eletrônicos, o prazo para as operações no equipamento ou pela internet segue o horário de Brasília. Por isso, será antecipado em uma hora.

Loteria
Os apostadores da Caixa Econômica Federal só poderão efetivar os jogos uma hora antes do habitual, porque as loterias seguem o horário de Brasília. As apostas, portanto, devem ser feitas até as 18h.

Correios
Os Correios afirmam que o horário-limite de postagem dos objetos (para envio no mesmo dia) obedece o horário oficial de Brasília e será antecipado em uma hora. Por isso, a postagem do Sedex no Teminal de Carga de Salvador (Teca) passa de 21h para 20h; no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, de 20h para vas 19h; e na Pituba de 19h para as 18h.

Aeroporto
Os voos não sofrem alterações. Segundo a Infraero, os voos obedecem a marcação de Brasília, porém as próprias companhias aéreas fazem a readequação do horário para o local. Com isso, o horário que aparecer no bilhete é o do voo que sai da Bahia.

Horário de verão
Os dez estados afetados são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal. Norte e Nordeste não participam do horário de verão. Tocantins e Bahia, que aderiram ao horário em anos anteriores, também ficarão de fora da mudança.

Informações: G1

Horários de coleta de lixo são definidos em Itabuna

Novas caixas de lixo da Biosanear
Novas caixas de lixo da Biosanear

Atendendo a determinação da Prefeitura de Itabuna, a Biosanear, empresa vencedora da licitação da limpeza pública, começou a adotar as medidas exigidas em contrato para assegurar a melhoria na qualidade dos serviços de coleta de lixo da cidade. Entre os objetivos está o de evitar lixo espalhado nas ruas e a proliferação de doenças, como hanseníase. Nesta quinta-feira (12) a empresa iniciou uma campanha de conscientização para que os moradores coloquem o lixo em horário próximo ao da passagem dos caminhões (veja as tabelas abaixo produzidas pela Biosanear).

A campanha começa pelo Banco Raso, com distribuição de panfletos e envio de cartas, principalmente, para os moradores do Conjunto Habitacional BNH, um dos maiores condomínios da cidade. Nas proximidades do Centro Administrativo Firmino Alves, onde funciona a Prefeitura, também será intensificada a fiscalização pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Sedur.

O diretor do Departamento de Limpeza Pública da Prefeitura de Itabuna, Vicente José da Silva, explica que outra medida importante é a substituição de caixas coletoras e distribuição de novas em pontos estratégicos da cidade. Os primeiros beneficiados com a colocação dos equipamentos foram os moradores dos bairros Nova Califórnia, Corbiniano Freire e Novo Horizonte.

Além dos bairros, Vicente está preocupado com a limpeza no centro da cidade. Ele apela principalmente aos donos de restaurantes que não coloquem o lixo na rua depois que os caminhões passarem ou muito tempo antes. “Porque o tempo que o lixo fica sem ser recolhido pode ser remexido e se espalhar. Depois do horário, o lixo vai ficar na rua e isso prejudica o trabalho e, principalmente, a população”.

Horários definidos

De acordo com a gerente da Biosanear, Paula de Queiróz Leal, a distribuição das caixas coletoras facilita o lado da empresa e também o lado dos moradores e deixou a coleta de lixo mais eficiente. Já nas feiras-livres do São Caetano, Califórnia e Centro Comercial as caixas coletoras foram trocadas. “Mas é importante que as pessoas coloquem o lixo em horário próximo ao do recolhimento”, pede a gerente. Nesta quarta-feira, a empresa começou a divulgar os horários de coleta nos bairros e no centro da cidade.

Paula de Queiróz afirma que a tendência é a melhoria na qualidade dos serviços e avisa que às segundas-feiras, eventualmente, pode ocorrer um pequeno atraso no horário da passagem dos carros compactadores porque a quantidade de lixo produzido no final de semana é maior.

Segundo o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Vicente José da Silva, a Prefeitura estará atenta para que a empresa mantenha e amplie a qualidade dos serviços. “O prefeito Claudevane Leite cobra diariamente a melhora no serviço e é isso o que estamos querendo da Biosanear, que vem cumprindo com o planejado. Em pouco tempo a população vai ver uma cidade bem mais limpa”, afirma.