Horário de verão começa no próximo domingo e Bahia não adere

A Bahia não vai aderir ao horário de verão este ano mas parte dos serviços que segue o horário de Brasília terá a rotina alterada. No país, o horário de verão começa neste próximo domingo (20) e segue até o dia 16 de fevereiro de 2014. Fique atento às mudanças.

Mudança ocorrerá de 20 de outubro à 16 de fevereiro (Foto: Divulgação)
Mudança ocorrerá de 20 de outubro à 16 de fevereiro (Foto: Divulgação)

Bancos
O funcionamento das agências bancárias em Salvador e na região metropolitana não vai mudar. Mas, nas demais regiões do estado, o atendimento bancário será antecipado em uma hora, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraran).  Em relação aos caixas eletrônicos, o prazo para as operações no equipamento ou pela internet segue o horário de Brasília. Por isso, será antecipado em uma hora.

Loteria
Os apostadores da Caixa Econômica Federal só poderão efetivar os jogos uma hora antes do habitual, porque as loterias seguem o horário de Brasília. As apostas, portanto, devem ser feitas até as 18h.

Correios
Os Correios afirmam que o horário-limite de postagem dos objetos (para envio no mesmo dia) obedece o horário oficial de Brasília e será antecipado em uma hora. Por isso, a postagem do Sedex no Teminal de Carga de Salvador (Teca) passa de 21h para 20h; no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, de 20h para vas 19h; e na Pituba de 19h para as 18h.

Aeroporto
Os voos não sofrem alterações. Segundo a Infraero, os voos obedecem a marcação de Brasília, porém as próprias companhias aéreas fazem a readequação do horário para o local. Com isso, o horário que aparecer no bilhete é o do voo que sai da Bahia.

Horário de verão
Os dez estados afetados são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal. Norte e Nordeste não participam do horário de verão. Tocantins e Bahia, que aderiram ao horário em anos anteriores, também ficarão de fora da mudança.

Informações: G1

Bahia ficará fora do horário de verão novamente

O governador Jaques Wagner confirmou nesta quarta-feira (11) que a Bahia não fará parte do horário de verão que começa no último trimestre de 2013. A afirmação foi feita durante a coletiva em que o governo anunciou novos voos internacionais para Salvador. A decisão acompanha a do ano passado, quando o estado também ficou de fora, depois de uma polêmica – Wagner chegou a anunciar a adesão da Bahia, mas por conta da pressão voltou atrás e mudou de ideia.

A Bahia aderiu ao horário no governo João Durval em 1985 e só deixou de participar em 2003, quando o então governador Paulo Souto (DEM) realizou uma pesquisa que revelou que 57% da população era contra adiantar o relógio. O estado ficou de fora do horário por oito anos, mas em 2011 Wagner realizou outra pesquisa e anunciou que o estado iria voltar a aderir. A decisão provocou a ira dos sindicatos de trabalhadores, que o acusaram de não se importar com as pessoas que acordam cedo para trabalhar e teriam que enfrentar a falta de claridade nas ruas.