Embasa em greve! Funcionários paralisaram atividades nesta segunda (13)

Os funcionários da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) entraram em greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira (13), paralisando as atividades da categoria, que realiza a campanha salarial, reivindicando o fechamento do acordo coletivo para 2015.

Com a paralisação das atividades, ficam suspensas as prestações de serviços como atendimento, ligação de água e esgoto, religação, corte de água, leitura de hidrômetro, obras, atividades administrativas, desobstrução de rede, além da correção de vazamentos, com exceção dos vazamentos de grande proporção.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente da Bahia (Sindae), os trabalhadores irão realizar assembleias no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador e unidades do interior do Estado.”

Funcionários do São Judas entram em greve por tempo indeterminado

Foto: Reprodução/Facebook.
Foto: Reprodução/Facebook.

Os 70 funcionários do Hospital Psiquiátrico São Judas, de Itabuna, decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. A paralisação começa na próxima segunda (11). A greve foi decidida em assembleia realizada na manhã desta terça (5). Os funcionários afirmam que ainda não foi pago o décimo terceiro salário do ano passado. Eles também cobram pagamento de férias, conforme informou o Pimenta.

“Irei abrir novas licitações para o transporte coletivo”, afirma Vane durante entrevista

O Prefeito de Itabuna, Claudevane Leite (PRB), concedeu uma entrevista ao vivo ao programa Balanço Geral – Record Bahia, apresentado por Tom Ribeiro, no início da tarde desta terça-feira (20).

O jornalista foi bem dinâmico ao apresentar a opinião da sociedade grapiunense através da Fã – Page, do programa no Facebook. Os internautas foram objetivos ao dizerem que querem sim uma licitação já.

Em seguida, Vane começou a falar da guerra travada pelos donos das empresas do transporte coletivo contra a Prefeitura Municipal. Segundo o gestor, “os empresários não querem mais dialogar, só querem que o reajuste seja aprovado, e a passagem suba para R$ 2,50. (Coisa que eles tentam desde janeiro deste ano).

O conflito de interesses é existente, porém, Vane ratificou que esse aumento é inviável e desnecessário, pois, o Governo Federal já reduziu impostos que a Associação das Empresas de Transportes Urbanos (AETU) pagava. Sendo assim, “não há argumentos plausíveis para que o aumento seja concedido”, concluiu o gestor.

A bronca dos proprietários das duas empresas é que as ruas da cidade têm muitos buracos, lama etc, e prejudica potencialmente os veículos em circulação. Não obstante, o Prefeito afirmou que o transporte coletivo em Itabuna tem deixado a desejar, por isso, é necessário abrir novas licitações para que empresas de fora ofereçam seus serviços. Dessa forma, aumentando a frota, dando mais conforto ao usuário, definindo novas linhas e atendendo aos anseios em geral da população.

A preocupação agora é uma nova paralisação dos transportes coletivos (ônibus/motoristas/cobradores). Se por um lado a Prefeitura não aumenta a passagem, por outro os empresários não aumentam os salários dos rodoviários, o que acarreta em greve. Logo, os itabunenses ficam a mercê, restando somente 30% da frota em circulação.

Com essa possibilidade, Claudevane pediu encarecidamente que os empresários sejam complacentes e não permitam que uma paralisação seja deflagrada. Pontuando que a licitação ocorrerá no início de Junho e que as empresas atuais também poderão concorrer livremente.

O QUE É LICITAÇÃO?

Licitação é o procedimento administrativo formal para contratação de serviços ou aquisição de produtos pelos entes da Administração Pública direta ou indireta. No Brasil, para licitações por entidades que façam uso da verba pública, o processo é regulado pelas Leis nº. 8.666/93 1 e 10.520/022.

POLÊMICA

Durante a entrevista, o apresentador Tom Ribeiro, perguntou ao Prefeito quem é que manda na cidade. De acordo com Tom, circula nos quatro cantos da cidade que o Prefeito não manda em nada, quem manda é o vice, e que ele não estaria vendo as coisas. Em resposta, Vane declarou que: “Quem manda sou eu, quando eu mando um secretário fazer ele faz, nunca existiu nenhuma situação de desrespeito a minha pessoa, a exemplo cancelei o Carvanal de Itabuna, em virtude da epidemia de dengue, violência gritante, população pedindo socorro, e a saúde na UTI.

Homem é assassinado no bairro Califórnia

Foto: Ednaldo Pinto
Foto: Ednaldo Pinto

Silvano dos Anjos Oliveira, conhecido como “Pelezinho”, morador do bairro Santa Inês, foi assassinado na noite desta quarta-feira (16), na Rua Santa Maria, bairro Califórnia, em Itabuna.

Segundos informações de populares, dois homens chegaram e deflagraro diversos tiros de arma de fogo na vitima. O departamento de Policia Técnica esteve no local e fez o levatamento cadavérico.

Imagens Fortes!

Além da PM, professores estaduais e agentes da Polícia Civil anunciam paralisação

Foto: Ilustrativa
Foto: Ilustrativa

Os professores da rede estadual de ensino da Bahia  e Policiais Civis do estado, anunciaram paralisação de 24 horas nesta quarta-feira (16).

De acordo com informações da APLB-Sindicato, os professores irão participar de assembleia conjunta dos servidores públicos, que será realizada às 9h desta quarta, no ginásio de esporte dos Bancários, na Ladeira dos Aflitos, centro de Salvador. A assembleia é promovida pela Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab).

Os policiais civis da Bahia informaram também que irão paralisar as atividades a partir das 8h desta quarta-feira e só retomarão os serviços no mesmo horário do dia seguinte. Durante o período, segundo o sindicato da categoria, será mantido 30% do efetivo trabalhando no atendimento para prisão em flagrante, levantamento cadavérico, crimes contra a criança e contra a vida.

Os servidores afirmam que não aprovam o Projeto de Lei que define o reajuste dos funcionários do Estado parcelado em duas vezes e decidiram intensificar a mobilização.

Por meio da assessoria de imprensa, a Polícia Civil da Bahia informou que quem precisar ter acesso aos serviços prestados por investigadores e escrivães da Polícia Civil, nesta quarta-feira, deverá procurar os delegados titulares das Delegacias Territoriais e Especializadas, que estarão abertas, atendendo ao público.

Paralisação de Servidores Público por 24h

greve-mp
Foto Ilustrativa

Na próxima sexta-feira (28), segundo informações ocorrerá uma paralisação de todos os Servidores Público, por falta de acordo com o Governo do Estado. Em Itabuna o Complexo Policial só ira funcionar 30% do efetivo, atendendo apenas flagrantes e levantamento cadavérico, vão paralisar também Escolas Estaduais, funcionário do Judiciário,alguns funcionário da saúde, Detran e a Universidade Estadual de Santa Cruz.

Greve dos Correios entra no 8º dia

A greve dos Correios na Bahia entrou nesta sexta-feira (7) no oitavo dia. Os trabalhadores resolveram manter a paralisação, após uma assembleia realizada na tarde de terça-feira, 04, em Salvador.

Entre as reivindicações, está a manutenção do atual plano de saúde sem a cobrança de mensalidade. Nesse item, porém, os Correios já sinalizaram que haverá nenhuma mudança no atual plano e muito menos a cobrança de mensalidades. Os servidores reivindicam também a revisão do plano de cargos e salários.

Ao Diário Bahia, um funcionário dos Correios em Itabuna, informou que a categoria mantém 30% dos funcionários trabalhando, com o objetivo de manter em dia as entregas classificadas como prioritárias, como é o caso dos remédios. Ele ainda explicou que apenas o setor de entrega está paralisado.

A assessoria dos Correios recomenda à população que procure a sede dos Correios de sua cidade se precisar pegar alguma encomenda.

Coelba divulga nota de esclarecimento sobre greve

Desde a segunda-feira (13) que os funcionários da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) entraram em greve em Salvador e em outras 11 cidades do interior da Bahia, incluindo Itabuna [relembre aqui].

 

Nesta quarta-feira (15) a empresa divulgou uma nota de esclarecimento:

“A Coelba informa que foram iniciadas no dia ­ 17 de outubro de 2013 as negociações com o Sindicato dos Eletricitários da Bahia (Sinergia), visando a celebração do Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2015. A data base da categoria eletricitária é dia 01 de novembro e já foram realizadas 15 reuniões, todas conduzidas com muita responsabilidade, buscando equilibrar as expectativas dos colaboradores e a realidade empresarial.

No último dia 10, a Coelba apresentou mais uma proposta para fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho. A proposta apresentada é de dois anos e está condicionada à aceitação dos itens econômicos e sociais, bem como atende às reivindicações dos colaboradores: aumento real para os empregados, abono significativo e Plano de Saúde com apartamento e reajustes anuais com base na variação dos custos médicos e sinistralidade, conforme praticado pelo mercado.

A EMPRESA ESTÁ ADOTANDO TODAS AS PROVIDÊNCIAS PARA

GARANTIR A CONTINUIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS”.

Funcionários do CICOM de Itabuna podem entrar em greve

CICOM de Itabuna
CICOM de Itabuna

Funcionários do Centro Integrado de Comunicação (CICOM) de Itabuna estão ameaçando entrar em greve pela falta de pagamento do 13º e pelo atraso nos salários. Segundo eles, o Grupo Fort, responsável pelo pagamento, não está cumprindo com sua obrigação.

O CICOM é um serviço terceirizado para a Polícia Militar onde há várias call center, ou centrais de chamadas, atendendo ligações do 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) e 197 (Polícia Civil). A empresa é de Marina Bacela, responsável por liberar o pagamento para os funcionários.

Segundo denúncias, além de ter atrasado nos salários, há pessoas que não chegam a receber vale transporte. Além disso, a escala de trabalho seria totalmente errada e são ameaçados pela dona da empresa por conta das reivindicações. Fontes afirmam que há gente beneficiada por ser preposta da Marina Bacelar.

Se o CICOM entrar em greve, chamadas de emergências podem ser perdidas por conta da falta de responsabilidade de empresários.

Funcionários da Coelba entram em greve em 12 cidades

A partir desta segunda-feira (13) os funcionários da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) entraram em greve em Salvador e em outras 11 cidades do interior da Bahia. Em Juazeiro, no norte do estado, foram afetados setores como atendimento, departamento comercial e operações, mas as chamadas de urgência estão sendo atendidas.

Após reunião na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), em Salvador, o sindicato da categoria e a empresa não entraram em consenso a respeito dos reajustes no plano de saúde dos funcionários.

A Coelba disse que até agora já foram feitas 15 reuniões com a categoria e está em negociação com o sindicato para fechar o acordo coletivo. A empresa disse ainda que está adotando todas as providências para garantir a prestação dos serviços.

Além de Juazeiro e Salvador, funcionários da Coelba também estão parados em Camaçari, Itabuna, Teixeira de Freitas, Bom Jesus da Lapa, Barreiras, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Eunápolis, Paulo Afonso e Serrinha.

Aeronautas podem entrar em greve a partir desta semana

A situação nos aeroportos do país pode ficar complicada a partir da próxima sexta-feira (20). Em um comunicado enviado à imprensa nesta terça-feira (17), o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), que representa pilotos, copilotos e comissários de voo, diz ter recusado a proposta das empresas aéreas e decidiu entrar em estado de greve.

De acordo com a SNA, a classe reivindica melhorias econômicas e sociais que já foram propostas em assembleia. Nesta quarta-feira (18), uma nova rodada de negociações entre a categoria e o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) deve acontecer e, caso as negociações não avancem, a situação pode realmente ficar complicada.

Ao portal iBahia, a assessoria de imprensa regional da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) afirmou que desconhece a situação e que irá apurar a decisão do sindicato para se posicionar sobre o assunto.

Confira na íntegra o comunicado enviado pelo SNA.

“Comunicado Oficial Sindicato Nacional dos Aeronautas

Na tarde desta sexta-feira (13/12), durante Assembleias realizadas nas cinco bases do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), instituição que representa pilotos, copilotos e comissários de voo, a categoria recusou a proposta das empresas aéreas, decidiu entrar em estado de greve, com indicação de paralisação do setor na próxima sexta-feira (20).

Na quarta-feira (18), acontecerá uma nova rodada de negociações entre o SNA e o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), com o intuito de reivindicar melhorias econômicas e sociais propostas nas Assembleias de hoje”.

Trifil corta benefício natalino e revolta funcionários

Trifil corta benefício à funcionários (Foto: Divulgação)
Trifil corta benefício à funcionários (Foto: Divulgação)

Após 13 anos de auxílio alimentício para a ceia de Natal, a fábrica da Trifil em Itabuna resolveu cortar o ticket de alimentação. A decisão pegou os funcionários de surpresa, que pararam os serviços por dois dias seguidos durante 1 hora.

Mesmo tendo a produção e o lucro reduzidos, a empresa não se abalou com a paralisação e o sindicato resolveu anunciar uma greve para os meses de janeiro e fevereiro, época em que a fábrica gera maior lucro. A bola de neve estaria tão grande que resultou na demissão de duas pessoas de alto nível.

O ticket de alimentação com o valor de R$ 85,00 era dado para cada funcionário na época natalina como forma de bonificação. Com o corte do benefício, os funcionários estão revoltados pela falta de consideração da empresa, visto que o trabalho na fábrica é pesado demais e oferece riscos. Em setembro deste ano um funcionário teve morte instantânea ao cair dentro de uma caldeira no momento do expediente [relembre aqui].

Prestadores de Serviço fazem manifestação

Fotógrafo : Ednaldo Pinto

Mais de 250 funcionários da Secretária Estadual de Educação da área da Direc 7 em Itabuna, afirmam que são mais de cinco meses sem receber salários.Segundo eles,fizeram um acordo com o governo baiano e o governo não foi fiel a esse acordo. Também questionam sobre as mas qualidades de trabalho , falta de planos de Saúde e etc.  Foram “Ameaçados” pela coordenadora da Direc a não paralisar o trabalho, mas , a direção do sindicato tomou uma determinação para os trabalhadores ocuparem por tempo indeterminado até que eles recebam o salário. No momento esta ocorrendo uma reunião para decidir como ficara a situação.

Funcionários do Banco do Nordeste encerram greve

Os funcionários do Banco Nordeste do Brasil decidiram encerrar nesta terça-feira (15) a greve que acontecia há 27 dias. A decisão foi tomada em assembleia da categoria realizada em Salvador. Um dia antes os trabalhadores da Caixa Econômica Federal finalizaram o movimento.

Greve foi encerrada nesta terça-feira, 15 (Foto: Divulgação)
Greve foi encerrada nesta terça-feira, 15 (Foto: Divulgação)

De acordo com o sindicato, a garantia da Participação nos Lucros e Resultados (PRL) Social, de 3%, é um dos benefícios conquistados durante  mobilização. A entidade afirma que quase 100% das 300 agências do banco, no país, aderiram ao movimento grevista. Os funcionários dos bancos privados e do Banco do Brasil, que também participaram da mobilização, tinham encerrado a greve na sexta-feira (14).

Acordo
Na madrugada de sexta-feira (11), o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) chegaram a um acordo para encerrar a paralisação. Os principais pontos do acordo, segundo a Contraf-CUT, são 8% de reajuste (1,82% de aumento real); 8,5% (2,29%) de reajuste para o piso da categoria, e compensação pelos dias parados pela greve de até uma hora por dia (entre segunda e sexta-feira) até o dia 15 de dezembro.

Bancários chegam a acordo e podem encerrar greve

O Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) chegaram a um acordo na madrugada desta sexta-feira (11) para encerrar a greve da categoria que completou 22 dias na quinta (10), informou a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). A decisão agora terá de ser levada às assembleias locais para ser votada porá fim à paralisação se aprovada.

Greve pode acabar após votação em assembleias locais (Foto: Divulgação)
Greve pode acabar após votação em assembleias locais (Foto: Divulgação)

Segundo a Contraf-CUT, cidades de São Paulo, incluindo a capital, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Sul vão realizar assembleias na tarde desta sexta. Demais sindicatos do país vão realizar assembleias até segunda-feira (14).

Os principais pontos do acordo, segundo a Contraf-CUT, são 8% de reajuste (1,82% de aumento real); 8,5% (2,29%) de reajuste para o piso da categoria, e compensação pelos dias parados pela greve de até uma hora por dia (entre segunda e sexta-feira) até o dia 15 de dezembro.

Fonte: G1