“Tatu” e “Gnomos”. É impossível ouvir estes nomes e não associar à Gincana Beneficente do Colégio Sistema de Itabuna. Iniciada no ano 2000, essa atividade escolar já mostrava seu diferencial ao pensar suas tarefas e provas desenvolvendo o raciocínio integrado, a construção coletiva, a participação da família, a solidariedade e a construção de valores morais e humanos.
O que começou como uma gincana escolar para comemorar o Dia do Estudante no mês de agosto ganhou grandes proporções ao longo de 14 anos de história. Tarefas elaboradas de forma lúdica e em sintonia com as tendências entre os jovens, aliando sempre a tecnologia com a educação, vem atraindo as atenções da cidade para este evento. No ano de 2013, por exemplo, com a postagem de dois vídeos educativos no Youtube, juntos já alcançaram mais de 600.000 acessos e ganharam repercussão nacional, em sites como globo.com (G1), Folha, além de sites especializados em educação e ENEM.
Apesar de toda disputa histórica entre as duas equipes, o ponto forte da gincana é fazer gestos concretos que possam beneficiar entidades beneficentes e a comunidade itabunense. Em cada Gincana Sistema são arrecadados mais de 1 tonelada de alimentos, materiais de higiene e limpeza; mais de 40 unidades de cobertor, 80 unidades de lençol, 200 unidades de camisa; 80 unidades de calça; 80 unidades de agasalhos; 70 pares de calçados; 300 fraldas descartáveis geriátricas e 300 fraldas descartáveis infantis, além de mais de 100 novos doadores para o banco de sangue de Itabuna.
Em 2014, as entidades escolhidas pelas equipes para a doação dos alimentos, materiais de higiene e peças de vestuário foram o Abrigo São Francisco de Assis, o SOS Canto da Criança, a Legião da Boa Vontade (LBV), além da doação de fraldas descartáveis infantis para o Hospital Manoel Novaes. Para o Prof. Dourado diretor do Colégio Sistema, a gincana é um momento de abrir a escola para à comunidade, integrando pais, alunos, professores e muitos ex-alunos que retornam ao colégio para participar desta competição. “É importante estimular nos jovens gestos concretos de solidariedade e de respeito”, enfatizou.
As provas são divididas em categorias: 1) Provas Beneficentes (com doação de sangue, livros, alimentos, roupas, calçados), as 2) Provas de Competição (jogos, esportes), 3) virotes e 4) caça ao tesouro. No ano de 2014, foram abordados temas como 100 anos de Dorival Caymmi, obras de João Ubaldo Ribeiro, Ariano Suassuna e interatividade com as redes sociais. A gincana Sistema 2014, aconteceu nos dias 01, 02 e 03 de agosto e teve a Equipe Tatu como a vencedora.